sexta-feira, 28 de junho de 2019

E não é o caso de Zófimo. O que ele sabe que possa comprometer Armando Guebuza, e por tabela a Frelimo, para o Ministério da Justiça fechar os olhos a esta ilegalidade?

Uma vergonha que estes Frelos praticam e que por isso pagarão muito caro
Justiça Nacional
9 h
Carta a Joaquim Veríssimo!
Excelência senhor ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos. Desculpa. Não lhe queremos tomar o seu atarefado tempo. Só queremos um esclarecimento para melhor compreensão. O senhor ministro está em altura de nos poder explicar porquê Zófimo Muiuane, condenado a 24 anos de prisão pelo assassinato da sua esposa Valentina Guebuza, foi transferido da BO para a Cadeia Civil? Zófimo está em cumprimento da pena e o Tribunal Superior do Recurso voltou a confirmar a sua condenação.
A Cadeia Civil não é para o cumprimento da pena. É para os que estão presos preventivamente. E não é o caso de Zófimo. O que ele sabe que possa comprometer Armando Guebuza, e por tabela a Frelimo, para o Ministério da Justiça fechar os olhos a esta ilegalidade? Pelo crime que ele foi condenado, que envolve arma de fogo, o senhor ministro sabe que ele devia estar na BO, portanto, uma cadeia de máxima segurança. Não na Cadeia Civil para apreciar as cores das capulanas da senhora Helena Taipo.
E o caso de Zófimo não é isolado. Temos os das dívidas ocultas que foram transferidos para Língamo, um "hotel" para repousarem. O senhor ministro deve estar equivocado. Esses indivíduos não merecem palmadinhas nas costas. A corrupção é um crime violento e é praticado por gente perigosa. A corrupção mata. Mata no "My Love" que o povo é obrigado a subir. Mata na falta de paracetamol nos hospitais públicos. Mata nas estradas que não têm manutenção adequada. Mata para os que são obrigados a viverem nas lixeiras por falta de habitação melhor. Há vidas que não são educadas adequadamente por falta de escolas ou pagamento atempado aos professores. O facto de o corrupto não ver a vítima que ele produz, não o torna menos perigoso. Ele também é criminoso como qualquer outro.
Por exemplo, porquê Paulo Zucula não foi transferido para o Língamo ou para a Cadeia Civil? Sabe o senhor ministro que nas cadeias de Maputo existem presos a cumprir penas e que são oriundos de outras províncias moçambicanas e que já pediram para ir cumprir as suas penas nas cadeias das suas províncias de origem e nada? Nunca conheceram um despacho. É só silêncio. Muitos deles não têm famílias aqui em Maputo. Passam fome nas cadeias. Não têm visitas. Isto é o que se chama dois pesos e duas medidas.
Se a cadeia é para a corrigir certos comportamentos indignos, como é que o senhor acha que o Ndambi Guebuza poderá corrigir-se se, na cadeia, vive à grande e à francesa? A Justiça, em Moçambique, não tem olhos vendados, que simboliza a imparcialidade. A Justiça, em Moçambique, vê. Sabe distinguir, com ajuda de pessoas como o senhor Joaquim Veríssimo, o rico do podre. São pessoas, como o senhor, que nos atrasam na História.
O senhor transmite a ideia de que está a favor desses corruptos, de alguns criminosos. Por que não age? O senhor não está nesse cargo só para as benesses do poder. Qualquer um, nesse caso, podia ocupar o mesmo cargo. O senhor é um servidor público e não cúmplice de quadrilhas de malfeitores.
Se o senhor não vê "game", demita-se!
(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Sem comentários: