terça-feira, 18 de junho de 2019

Ossufo Momade não merece confiança do povo. Ele não está preocupado em ganhar eleições, e sim em cumprir com sucesso "outros acordos" e beneficiar-se do que lhe foi garantido.

Nito Prazeiroso
Um teatro à moda Ossufo e Nyusi
Em primeiro ligar quero pedir desculpas ao povo Moçambicano pela publicação que fiz há dias, pedindo que Ossufo Momade seja perdoado os seus pecados de má gerência do partido e lhe concedida uma chance para as eleições de 15 de outubro. Com as revelações dos militares da RENAMO, fica suspenso o perdão até que ele se pronuncie e prove a existência física e espiritual dos militares tido como por ele mortos.
Em segundo lugar quero esclarecer ao público, em resposta aos pronunciamentos do Manteigas, porta-voz da RENAMO, que todos os militares considerados desertores das fileiras ainda pertecem ao partido e devem ter o mesmo tratamento com os outros: devem ser desarmados pacificamente, ainda que o Ossufo e o Manteigas os rejeitem. Não se pode falar de desertores na hora de comida. Aliás, quem deserta toma duas atitudes alternativas: ou deixa a arma volta junto à sua família, ou vai se filiar ao "adversário". Não foi o caso dos vários militares da RENAMO que foram destituídos, marginalizados e tratados como animais. Outro ponto importante é que na serra da Gorongosa não existem fileiras. Desertaram das fileiras, que fileiras?? Lá só existem homens acantonados e à espera de entregarem armas ao governo, independentemente da sua opinião, ou mesmo que mudem do partido. Já não devem ser considerados homens da RENAMO, mas sim moçambicanos que, com a morte de Dhakama, já cumpriram a sua missão de luta pela democracia. Se a RENAMO pretender formar fileiras militares, que comece agora e não use aqueles. Aqueles já têm um acordo que os espera e que não deve depender da vontade de Ossufo nem de Manteigas. Libertem aqueles homens, e não os usem mais como vossos, por que eles provaram que não estão mais para servirem interesses da RENAMO, mas sim do estado.
Infelizmente, o futuro dos militares está comprometido porque os militares têm pela frente um traidor. Senão vejamos:
1. Porque razão Ossufo destituiu o estado maior general da RENAMO e fez movimentações de militares sabendo que o destino desses é entrega-los ao governo para o devido tratamento de acordo com os consensos?
2. Por que razão e com que intenção Ossufo não assumiu apenas o papel de facilitador/mediador entre o governo e os militares da RENAMO sem mexer na estrutura que lá existia, uma vez que os acordos com Afonso Dhlakama já existiam?
3. Por que razão Ossufo encara o DDR como um projecto da sua familia e não do governo e militares "da RENAMO"?
4. Por que razão os militares que exigem o cumprimento integral dos acordos alcançados com Afonso Dhlakama para o DDR são marginalizados e até mortos?
Estas questões, levam-nos a conclusão de que Ossufo Momade é um enviado para tornar a RENAMO uma UNITA de Moçambique. O objetivo principal é aniquilar os pilares e desorganizar os restantes militares tal que sejam desarmados levianamente sem que assumam comandos no SISE, nas FAdm's e na Polícia.
Isso é obra de Ossufo com a pessoa com quem negoceia secretamente. Em troca disso, Ossufo lhe é reservado um futuro melhor como deu entender uma das partes após mais uma ronda secreta.
Ossufo Momade não merece confiança do povo. Ele não está preocupado em ganhar eleições, e sim em cumprir com sucesso "outros acordos" e beneficiar-se do que lhe foi garantido.
Não percebo como é que Nitafa Ni Nomo, Muzungu Ndinzi e companhia, tentam usar a peneira para tapar o sol. A verdade já veio à tona. Melhor desistirem dessa advocacia. Lembram-se que vocês foram os primeiros a denunciarem a venda do partido RENAMO e o maquiavelismo do Ossufo?? Até o preço vocês escreveram. Hoje, confirmam-se as vossas denúncias. Ossufo está a cumprir com essa missão oculta: reduzir a RENAMO a uma UNITA.
Para terminar, quero sublinhar que a demora na resposta por parte de Ossufo indicia algo estranho, pois as acusações dos militares são gravíssimas. Só para lemprar, de acordo do o general Nyongo, Ossufo quebrou as tréguas e matou militares, Um deles é o general Jossefa, 5 tiros, no dia 3 de Junho. Esta barbaridade, a ser verdade, acontece dia depois de Ossufo ter também negociado a lei de amnistia com o PR e garantido que até agosto se assinasse o acordo de cessar-fogo. Parece que nos quer fazer entender que até lá já terá silenciado todos os que exigem o cumprimento integral dos acordos com Dhlakama e, dessa forma, as condições estarão criadas para um desarmamento à sua maneira e sem contemplações.
Acorda RENAMO

Sem comentários: