quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Em Moçambique, o cargo mais importante a ser ocupado por um cidadão não exige diploma de nível superior


Onde começa a maior fraude de uma nação?
Em Moçambique, o cargo mais importante a ser ocupado por um cidadão não exige diploma de nível superior. O cargo do Presidente da República, a figura mais importante para a manutenção da democracia e da política nacional.
De acordo com a Constituição moçambicana, todas as pessoas podem votar e ser votadas, ou seja, não existem restrições educacionais ou sociais para que uma pessoa possa se candidatar ao cargo de presidente do país, aqui é onde a configuração do estado começa a ficar torta e dá brechas porque, mesmo, para o cargo de um simples PCA é imprescindível ter diploma de ensino superior. Como um chefe de estado pode entender assuntos sublimes tão complexos como a economia que é uma ciência muito dinámica e exige grande competência para poder tomar-se decisões certas, se for um analfabeto funcional? Como um presidente pode dirigir um conselho de ministros cheio de tecnocratas se ele não entende nada de análise nem tem noção da complexidade interdependente do funcionamento do estado, como pode ser presidente de um estado se nada entende do direito, da economia e de relações internacionais. A fraude ao eleitor começa aqui, porque escolhemos pessoa que não tem conhecimentos suficientes para o cargo que vai ocupar e o mais importante da nação, e como esse indivíduo compreende que ele é um simples espantalho vai depender completamente de tecnocratas que o podem enganar e induzí-lo a erros
Comentários
  • Elísio de Sousa Alvaro Simao Cossa, há um pequeno problema que vejo no teu raciocínio. Tente perceber que pelas funções constitucionais de um PR ele sempre precisará ser assessorado nas varias matérias que lhe compete intervir. Se ele tivesse que conhecer com o mínimo de profundidade todas matérias que estão na sua alçada teria, no mínimo, que ser um sábio com memória equiparável à um processador de milhões de terabytes para entender ao mesmo tempo das tendências tecnológicas de Silicon Alley, da produção de arroz na China, nas políticas belicistas da primeira república da Coreia do Norte, entender do Direito Penal do Futuro de Figueiredo Dias, deveria o PR conhecer ainda com muita profundidade todas teorias relativas ao aquecimento global, efeitos positivos e negativos da evolução da inteligência artificial, conhecer a tendência das Bitcoins e ainda saber decifrar as potencialidades e fraquezas de cada um dos Emirados Estados Árabes. Acha mesmo que um PR Licenciado tem competência e capacidade para, sozinho, saber de tudo isso? É muita ingenuidade pensar-se que um Presidente da República deve ser um técnico. A política e a academia são dois campos completamente autônomos e por vezes antagônicos. Um Presidente de um país dirige e faz gestão dos quadros que têm nas diversas áreas. Não é necessariamente um militar, um académico, um escritor, um comerciante, um julgador, um desportista. Nada disso caracteriza um PR. O PR deve ater-se na gestão dos talentos existentes em cada país, sem que o mesmo tenha de se imiscuir nas tecnicidade dos outros. Claro que pode sempre propinar com base na sua experiência pessoal mas não no esqueçamos que um PR é um ser humano que deve ter limitações que devem ser colmatadas pelos respectivos assessores, conselheiros, Ministros, Governadores, Administradores, PCAs, etc etc. 
    Não existe nenhuma licenciatura para se ser PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
    5
    • Jaime Langa "O equívoco de Alvaro Simao Cossa" dava um bom texto de reflexão.
    • Alvaro Simao Cossa Eu sei do que falo mas concordo com vossas ideias, existem países como Deus manda que tem este cargo vedado para gente com ensino super
      1
    • Jaime Langa Alvaro Simao Cossa verdade mas não se pode assumir como fonte ou jurisprudência o facto de existirem esses países. Há outros como o nosso que isso não tem valor.
      1
  • Alvaro Simao Cossa Estimado amigo Elísio de Sousa um presidente sem ensino superior é um elemento que ocupa um cargo sem ter as minimas competências para apreciar e julgar o que lhe é conferido. O ensino terciário é o nível mais elevado dos sistemas educativos, referindo-se normalmente a uma educação realizada em universidades, faculdades, institutos politécnicos, escolas superiores ou outras instituições que conferem graus académicos ou diplomas profissionais para entender minimamente o funcionamento geral do universo, seria justo se o alto magistrado da nação tivesse ensino superior facultaria-lhe mais possibilidade de entender seus assessores. Assessorar = auxiliar e não adestrar. Em alguns paises exige-se ensino superior mesmo para ser um simples director de uma empresa pública.
  • Egidio Vaz Perspectiva platónica das coisas. Até porque ajuda
    2
  • Gilberto Correia Meu caro Alvaro Simao Cossa existem muitos “analfabetos” com ensino superior e muita gente competente e brilhante sem licenciatura. 

    Essa sobrevorização da educação formal superior há muito que é desmentida por exemplos concretos. Só para dar um exemp
    lo na área económica para que tanto apelas, Bill Gates abandonou o curso em Harvard para criar a Microsoft que o tornou o homem mais rico do mundo. A sua empresa tem uma produção e um orçamento muito maior do que muitos países, incluindo Moçambique, e o líder não tem ensino superior. 

    Existem outros meios superiores de adquirir competências e habilidades específicas. Assim como temos muitos licenciados e até Doutores que estudaram muito tempo e não as adquiriram. 

    Creio que com essa colocação subestimas o papel de ferramentas importantes para o desepenho do papel de Chefe de Estado no Século XXI como a Liderança, habilidade comunicacional, carisma, persuasão, saber escutar, flexibilidade, capacidade de aceitar e adaptar-se às mudanças, empatia, elevado quociente de inteligência social e emocional, entre outros, que não se adquire especificamente nas Universidades.
    Ocultar 13 respostas
    • Gabriel Muthisse Este meu irmão não costuma ser tão teimoso. Habituou-nos a ponderar ideias diferentes. Desta vez estou espantado. Este deve ser o décimo post a insistir nesta ideia que não se sustenta em qualquer investigação ou pesquisa seria. O mundo é muito mais que a universidade
      8
    • Luis Mucave Gabriel Muthisse ,o nosso irmão anda equivocado.
      1
    • Alvaro Simao Cossa E todos paises que vedam este cargo para gente com ensino superior andam equivocados. Concordo irmãos Gabriel MuthisseJaime Langa e Luis Mucave que estou equivocado, mas com o tempo chegaremos à mesma conclusão, muitos paises do mundo desenvolvido vedam exclusivamente por lei este cargo para gente com ensino superior
      1
    • Jaime Langa Alvaro Simao Cossa é uma decisão desse país e na sua conjuntura é conjunto valores pode até dar certo mas isso não é teoria geral são casos.
    • Alvaro Simao Cossa São aptidões convalidadas. Mesmo Portugal que é um pais onde existe o analfabetismo, fora daquelas 7500 assinaturas exigidas, o ensino superior é obrigatório para ser Presidente
    • Gabriel Muthisse Há alguma Constituição que, expressamente, veda o exercício de funções governativas a não doutores? Alvaro Simao Cossa pode indicar alguns?
    • Gabriel Muthisse "O que é preciso para ser candidato a Presidente da República?

      Agência LUSA11 Dez, 2005, 10:11 | País


      Ser português, ter mais de 35 anos e 7500 assinaturas a propor a candidatura presidencial são as condições mínimas exigidas pela Constituição e pela lei eleitoral para concorrer ao mais alto cargo do Estado.
      A Constituição Portuguesa define apenas, no seu artigo 4º, que "são elegíveis para a Presidência da República os cidadãos eleitores, portugueses de origem, maiores de 35 anos".

      Se os cidadãos portugueses no gozo de todos os seus direitos civis e políticos podem aspirar a ser presidentes, as condições práticas para avançar com uma candidatura presidencial não são fáceis.

      A Lei Eleitoral do Presidente da República determina que quem quer candidatar-se terá de apresentar um mínimo de 7.500 assinaturas e um máximo de 15.000.

      Essa documentação inclui uma declaração de propositura do candidato e uma certidão de capacidade eleitoral de cada um dos apoiantes, que se pede na junta de freguesia da área de residência.

      No caso de conseguir juntar as 7.500 assinaturas, o candidato terá depois que angariar dinheiro para a campanha eleitoral, dado que o Estado só concede subsídios depois das eleições e apenas a quem alcançar um mínimo de cinco por cento dos votos.

      Além dos candidatos apoiados pelos partidos, em todas as eleições surgem outras personalidades a tentar concorrer."

      Alvaro Simao Cossa, pode indicar-nos a lei que, em Portugal, veda os não doutores de concorrerem ao cargo de PR?
      3
    • Gabriel Muthisse Alvaro Simao Cossa, um amigo acaba de me informar que, pelas pesquisas que fez, só a mui democrática Turquia é que veda os não doutores de concorrerem ao mais alto cargo da nação.

      Nem Portugal, nem USA, nem França, nem Espanha, nem Suíça, nem Noruega,
      Ver Mais
      2
    • Jaime Langa Gabriel Muthisse mutsetselele. Ensaiou uma brincadeira de mau gosto.
  • Alvaro Simao Cossa Gabriel Muthisse esse que fez essa pesquisa não falou a verdade. Existem países como Nicaragua onde até exigem estudar fora e ou ter sido diplomata no estrangeiro. Na Rússia e na Ucrânia nem se imagina ser presidente sem ensino superior. Em Portugal exige-se ter ensino superior.https://www.sitedecuriosidades.com/.../quais-paises...
    Quais países exigem diploma universitário para ocupar o cargo de presidente?
    SITEDECURIOSIDADES.COM
    Quais países exigem diploma universitário para ocupar o cargo de presidente?
    Quais países exigem diploma universitário para ocupar o cargo de presidente?
    • Inácio Repolho Sr.Alvaro Alvaro Simao Cossa,acaso Humberto Ortega,actual Presidente de Nicarágua tiene estudios Universitarios?
      Como está la situación del País?
    • Gabriel Muthisse Ortega nasceu em uma família de classe média da cidade de La Libertad, no departamento de Chontales. Seus pais, Daniel Ortega e Lidia Saavedra, eram opositores do regime de Anastasio Somoza. Sua mãe foi presa pela Guarda Nacional de Somoza por estar com posse cartas de amor que, de acordo com a polícia, eram mensagens políticas codificadas. Ortega tem dois irmãos: Humberto, ex-general e escritor, e Camilo, morto em combate em 1978.

      Ortega iniciou cedo na luta política. Ele só cursou até a sexta série do ensino fundamental e aos quinze anos já havia sido preso por subversão política.[6

      From Wikipedia.

      Como Alvaro Simao Cossa pode ver, o Presidente da Nicarágua não tem estudos universitários
  • Manusse José Caro Alvaro Simao Cossa, a maioria das pessoas entendem que a educacao escolar/formal superior faz a diferenca. Porem, nao pode ser o factor determinante para o exercicio de um dado cargo governamental. O mundo tem n exemplos para refutar a sua tese. Na antiguidade antes de criarem-se universidades (pois estas sao evento do periodo medieval - assim reza as historias: universal, da educacao e das ideias pedagogicas) haviam reis/actualmente presidentes, todavia, nao era um must/ought que eles tivessem a instrucao superior possivel naquele tempo (embora Platao tivesse sonhado assim), porem, exerceram suas funcoes devidamente. Idem nos dois periodos que sucederam a antiguidade (falo dos periodos medieval e moderno). E, ate recentemente, mesmo algos pedagogos tais como Ivan Illich defendem educacao sem escolas, nao sera' o ensino superior (a propria escola) um evento historico do homem?
  • Gabriel Muthisse Alvaro Simao Cossa, indica as leis/constituicao. Custa? Se está previsto é só trazerem os artigos relevantes.

    Falaste de Portugal, demonstrei-te que não é verdade. Nos casos que referes traz os artigos relevantes. Só isso.


    Mas, seja como for, nenhum país de tradição democrática exige isso. O direito de eleger e ser eleito, sem qualquer descriminação, faz parte dos direitos universais. Salvo em algumas ditaduras.

    Traz as leis relevantes
    3
  • DA Silva Sisal Ensino super nao é nada... Os verdadeiros líderes têm mentes superiores...

1 comentário:

Castro Niquina disse...

Eu chamaria isto, de uma falsa propaganda. Já que pensar constitui uma liberdade humana, eu respeito, porém, não dou mérito o seu pensamento porque para mim antes das universidades já existiam os governos, apenas elas apareceram para ajudar a melhorar acção dos governantes. Nestes países fala-se do Samora como exemplo no campo de governação, mas morreu sem nunca ter espreitado alguma universidade, hoje o pais foi vendido por pessoas que frequentaram universidades. Antes de consumirmos os posts primeiro levemos ao laboratório para sua analise, sob risco de nos deitar na fogueira como indivíduos cegos.