sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

O julgamento oculto

O julgamento oculto

As pessoas estão preocupadas: Manuel Chang vai mesmo ser julgado? A grande pergunta é realmente uma outra: afinal, “onde” vai ele ser julgado? Essa pergunta esconde uma outra interrogação que é seguinte: “quem” vai finalmente julgar o ex-ministro? Reina a percepção que, lá fora, a justiça será mais rigorosa. Que lá fora se evitará uma certeira lavagem de culpas depois de uma alegada lavagem de dinheiro. E todos sabemos: mundo anda demasiado sujo por causa de tanta lavagem. 


Outras preocupações se juntam: mas é só ele? E os outros? E quando se pergunta por esses outros olha-se não para o lado mas para cima. Quer-se dizer: os que mandavam no Chang. Nunca se falou tanto de um julgamento que ainda está por haver. As pessoas falam porque estão obviamente cansadas dos julgamentos que ficam sempre por acontecer. E agora, este Manuel Chang, com ou sem culpa formada, resume num só nome todos os nomes dos que permaneceram acima da justiça.  Manuel Chang é um nome que se passou a dizer no plural. 


Partilho dessas interrogações. E tenho mais uma: não é apenas do julgamento de Chang que estamos a falar. Estamos a falar do julgamento de milhões de moçambicanos. De um julgamento que nunca chegou a acontecer mas do qual resultou uma sentença contra todos nós, condenando-nos a pagar uma dívida de milhões de dólares que terão ido parar aos bolsos de uns poucos nacionais e estrangeiros. Existe, pois, para além uma dívida oculta, um julgamento oculto. Esse julgamento produziu a mais insólita das sentenças: os que foram roubados foram declarados culpados e intimados a indemnizar os que roubaram. Não foram apenas os moçambicanos em idade adulta que foram punidos: foram os filhos, os netos e todos os que, antes de saber o que é dinheiro, já sabem o que é estar endividados. 


Já que houve um julgamento sem tribunal nem juiz que haja agora um novo veredicto em que sejamos ilibados dessa punição. Moçambique e moçambicanos merecem libertos dessa ilegal sentença. 


PS – Circulam por aí textos que são indevidamente imputados à minha pessoa. Outros  como Teodato Hunguana queixam-se do mesmo. Haverá, ao que tudo indica, uma fábrica de falsificação de textos de opinião. Por favor, a todos os leitores peço: não divulguem textos sem ter antes confirmado a sua autoria. O que dá força aos cobardes falsificadores de textos é a nossa apressada ingenuidade. Não nos tornemos cúmplices dessas desavergonhadas mentiras. 


Egidio Vaz
7 h ·
Membros da Renamo que tinham ido ao congresso já estão a comentar. Já têm rede, sinal de que estão já dentro da área de cobertura do sinal de telefonia móvel. As fotos é que são poucas. Queria poder ver onde dormiam.

115115

87 comentários

Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

Ira

Partilhar

Comentários


Xavier Uamba Não interessa. O importante é que já aconteceu. Tem o lider. As restantes coisas vamos ver em Outubro.
10
Ocultar isto


Gosto
· 7 h

Mamina Algy Aly Natu 😂😂😂😂😂tou a render
Vc gosta de cutucar
Ocultar isto


Gosto
· 6 h


Waka Matsolo Mamina Algy Aly Natu, amor mal resolvido.
1
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Mario Fiosse Waka Matsolo kkkkkk. Ta mal. Era um amor muito forte
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Mauricio Meque Não viste tendas ?
1
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Jose Albino Zeplien Tenho as fotos de onde dormiam, 1000changs por cada foto
4
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Hassan Nordino Engenheiro Você é um tolo
2
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Canuma S. Canuma mais Egidio nao seria motivo de orgullo que provincia central nao tenha Rede movel....! espero que em marco o meu prefossor consiga purificar as fileiras....!
2
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Santinho J. Dos Santos Jr. No relento ,eles estao abituados.
Nao se sentem bem na cidade.
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Meque José Meque Devíamos abraçar a campanha da CIP eu não pago as dividas ocultas. Deixe a RENAMO em paz.
Ocultar isto


5


Gosto
· 6 h


Canuma S. Canuma Egidio nao tem odio.
1
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Santinho J. Dos Santos Jr. Todos nós sabemos.,mesmo tu sabes...
1
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Jonas Joaquim Tambem ouvi comentário de um dos perdizes ido da Serra sobre palavrões bla bla bla, ecos da chamada reuniao magna, sao coisas próprias de grandes reuniões que tomam decisões que agradam uns e desagradam outros.
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Jose Cossa E aparece o chefe da ala militar a falar daquele forma ameaçadora e com cara de quem dormiu mal..
1
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Inacio Fernando Dias Perder seu tempo a falar d Renamo,fala d PGR , Manuel Chang etc estamos a espera d seu parecer seu lambe bota
6
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Caló Sueia Outras coisas....
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Rebeca Cipriano Mashava Você provoca, sabe!?! Kkkkkk
1
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Hermenegildo Chapala Mais pq as pessoas tem dúvidas que a Frelimo vence em Outubro, acham que ter líder e não ter na RENAMO faz alguma diferença? O verdadeiro Povo da Frelimo está no campo conhecem o valor deste Partido e os feitos que cada dia sentem diretamente
3
Ocultar isto


Gosto
· 6 h


Célio Barros O Massikine Hermenegildo Chapala agradeça quando acordas e consegues ter tudo ao seu dispor e evite falar de povo e de coisas que não sabes e não conheces.😏
3
Ocultar isto


Gosto
· 5 h

Hermenegildo Chapala Célio Barros O Massikine , e você tem que ser lúcido antes dizer algo!??? Oque eu não conheço? E nem sabes oque na verdade faço para os que mais precisam? Não sou igual a vocês que só lamentam não correm, irmão um dia procura saber de mim, não trabalho no estado ninguém me deu emprego e não sabes de verdade quanto dou um pouco de mim para os verdadeiros necessitados, esqueça saiam da preguiça vamos correr srs
Ocultar isto


Gosto
· 4 h

Hermenegildo Chapala Também deixa me concentrar de verdade com coisas sérias
Ocultar isto


Gosto
· 4 h

Célio Barros O Massikine Não preciso do teu perfil aqui, e nem queiras saber o meu, aliás nem perguntei onde trabalhas e com o que trabalhadas e nem tenho porque procurar saber de ti. Acredito que se fazes algo pensas que és único a fazer, e evite me chamar de preguiçoso porque trabalho para este estado e sei o que é viver no campo onde as famílias dormem, acordam e vivem na incerteza. Reclamo porque sei que o Governo do dia pode dar e fazer mais doque já faz.
Ocultar isto


Gosto
· 2 h

Eugénio Alves Ngonhamo Sinceramente, lá onde não tem red também é Moçambique.
5
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Francisco Albino Inrugula Dá algumas passeatas nos prédios do alto maé e veja como dormem os jovens que apoiam a FRELIMO e quantos são...não precisas ir a gorongosa para saber que existem pobres neste país
8
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Jonas Joaquim Na tua opiniao a FRELIMO deve distribuir casas aos seus membros? so podes um inocente no verdadeiro sentido.
Ocultar isto


Gosto
· 6 h


Francisco Albino Inrugula És incoerente, comentei a publicação do compatriota por vaiar as condições dos membros do outro partido sem olhar a do partido que ele apoia, se estás nestas condições venha a namAacha tem talhões de sobra e é Moçambique.
3
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Mahomed Hanif Gafur duma coisa posso garantir em hoteis de 5 estrelas nao foi so isso basta
2
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Daniel Antonio



DISNEY GIF

Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Nanthula Nanthula Hs Eu acho k era mais sensato preocupar se com a falta de sinal de rede das operadoras dentro do territorio onde em cada km2 ha pessoas vivendo do que preocupar-se com sacrificios de pessoas k lutam pra um fim. Todos partidos passaram por isto no passado, alias, esse é o mocambique real k teima nao mudar desde 1975.
1
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Rildo Rafael Mbuya Egidio Vaz maprovoco..

Kkkkk
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Agast Mandu Isso já aconteceu e não nos interessa mais. A nossa preocupação agora é do ladrao que está nas celas de África do Sul, quererem trazer a Moçambique. Isso seria o cúmulo
2
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Li Oliveira Suas novelas as vezes tem uns capítulos que me irritam.
7
Ocultar isto


Gosto
· 6 h


Félix Esperança Bem dito, pequena bela Li!
1
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Boa Favorito Com isso ganharia o que?
Ocultar isto


Gosto
· 6 h

Alvin Allenn Inisio Sr.comente mais sobre seu partido que desgracou nos
Nossos filhos estão condenados a desgraça por causa de gente da sua cúpula
Comente sobre gatunos do seu partido deixe a renamo em paz
Não foi a renamo que indivíduo o país. ...m
Ocultar isto


Gosto
· 5 h


Hermenegildo Chapala Alvin Allenn Inisio me parece que precisa se ilucidar...... Estão muito confundidos com a ressonância, vai trabalhar deixa de culpar as terceiras, pessoas as mães do mercado, as que vende bebida tradicional conseguem instruir seus filhos e dar um passo para frente que depois viram derigentes desse País, e não se esqueças que os corruptos sabem dessa sociedade , seu cunhado, irmão, primo, Visinho Sogro e..... Quem os prepara é essa sociedade e vocês se beneficiam disso, não nos atrapalhem
Ocultar isto


Gosto
· 3 h

Alvin Allenn Inisio A carapuça serviu te também paciência
Ocultar isto


Gosto
· 2 h

Heras Heras Heras O senhor já ultrapassou a barreira do ridículo. Deve ser ignorado
1
Ocultar isto


Gosto
· 5 h

Pablo Osvaldo Osvaldo e nao morreu ninguem?alguem voltou com malaria?apostolo da desgraça...
1
Ocultar isto


Gosto
· 5 h

Alvin Allenn Inisio Quer aparecer falando mal dos outros o povo não está preocupado com suas tolices que escreves .
A justiça será feita insaguinariosss gstunos foraaaaaa
1
Ocultar isto


Gosto
· 5 h

Jasmin Rodrigues Your view is Despicable!!! You need to refrain from views like this!! Who cares how they were sleeping? Thats called sacrifice for a cause! Se es lambebota nao esperes que todos assim o sejam! Vergonhoso!!
Voce so vai ao congresso para dormir na cama de 5 estrelas???
2
Ocultar isto


Gosto
· 5 h

Jasmin Rodrigues Cheers to you!
Ocultar isto




Gosto
· 5 h

Raimundo Chau Epa. Mas vc pa
Ocultar isto


Gosto
· 5 h

Zafyl Wakhenda Amado irmão e compatriota Egidio vaz se o tu és lambe botas está noite terás um bom sonho
Mas se não és lambe botas terás um sonho ruim!
Que DEUS te ilumine
Te amo meu irmão!
Ocultar isto


Gosto
· 5 h

Agnaldo Cumbane Qtal valtar para a primária bro?
Ocultar isto


Gosto
· 5 h

Abu Casanova Mahmud Esse assunto já comemos, digerimos e dormimos sobre ele, agora queremos saber sobre aquele assunto que nos tira sono, aquele em que o único cordeiro é Chang, o assunto em que Nyusi não meteu a mão, não sabe nada sobre o taco que nos empobreceu ainda mais, sobre esse assunto, escreva
2
Ocultar isto


Gosto
· 5 h


Hussein Nácir Rupava Abu Casanova Mahmud já se esgotaram as ideias kkk
Ocultar isto


Gosto
· 3 h

Francisco Jose EV, como "tem provoco"
Ocultar isto


Gosto
· 5 h

Grillo Comilão Estás muito involucrado em assuntos da Renamo, irmão. Leave these people alone
2
Ocultar isto


Gosto
· 5 h


Hussein Nácir Rupava Grillo Comilão ele está a fazer pão dele. A agenda está definida kkkk
Ocultar isto


Gosto
· 3 h

Tinave Munguambe Munguambe Oh Dr. Egídio queremos comentários do caso Chang
Ocultar isto


Gosto
· 5 h

Aiuba Oliveira Mtw É pena que este é o último Congresso a realizar-se na Serra, porque em Outubro a Renamo ganhará as eleições presidenciais.

Se não, diria-te:

Da próxima, vá à Gorongoza participar!

Assim, não precisará fazer fofocas falsas.
3
Ocultar isto


Gosto
· 5 h
· Editado(s)

Vasco Zefanias Khossa Detalhe, membros da RENAMO são moçambicanos tanto quanto o Chang da roubalheira oculta!...
1
Ocultar isto


Gosto
· 5 h

Renaldo Reagan Constâncio Simango Dormiam na cela do Manuel chang...
2
Ocultar isto


Gosto
· 5 h

Izilda Savio

Ocultar isto


Gosto
· 5 h

Cornelio Raul As pessoas e o mato.
Ocultar isto


Gosto
· 4 h

Bartolomeu Tchamo Não foi por acaso que escolheram O Momma, ele é um herói por ter aceite viver naquelas condições desde a morte do Dlakas.
Ocultar isto


Gosto
· 4 h


Abrao Domingos Mobrica Kkkkk
Ocultar isto


Gosto
· 2 h

Nito Prazeiroso Egidio Vaz Pode ser um mau vizinho. Daqueles que espreitam do muro para ver o dia-a-dia do vizinho. O bisbilhoteiro da zona.
2
Ocultar isto


Gosto
· 4 h
· Editado(s)

Gervasio Silverio aqueles tipos tem um programa. Acautele-se
Ocultar isto


Gosto
· 4 h

Jojo Joao Manuel Esta a fugir do assunto Chang porque sabes muito bem o envolmimento do "Principe Nyusi" ao querer rebocar -o . Essa forma de fugir com agulha no rabo ja' nao funciona estamos em 2019, Ano da Revolucao Juvenil convista a mofar os Camaradas Ilegais .
1
Ocultar isto


Gosto
· 4 h

Che Sambila Egídio Vaz tem atitudes de um ladrão profissional que de tanto ser viciado, quando não encontra algo para satisfazer seus apetites, prefere roubar a própria camisa.
5
Ocultar isto


Gosto
· 4 h

Lukuekue Amani Sem agenda... manda vir novas chefao parece que anda muito isolado... 😊 😊 😊
Ocultar isto


Gosto
· 4 h

Lukuekue Amani https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2756527441239384&id=100006464660535
Ocultar isto


Gosto
· 4 h

Delio Mabulambe EV, o congresso não contou com a habitual "mão" do erario público, dai não ter havido tanta pompa. E digo mais, os teus Cmdas pseudo-jornalistas pouco ou nada falaram do evento. Lembro-me que, aquando do lançamento do livro do General do primeiro tiro, até cobriram em directo como se dum evento de interesse nacional se tratasse.
3
Ocultar isto


Gosto
· 4 h


Maldonado Pedro os carros do concelho municipal na cidade de Nampula?
Ocultar isto


Gosto
· 2 h

Amonge Rafael Macuacua E sobre a bomba atomica que o Estado maior general da perdiz mandou não vais comentar?
Ocultar isto


Gosto
· 4 h

Manasseis Nhachungue Kikiki
Ocultar isto


Gosto
· 3 h

Alzira Magalhaes Gostam do mato
Ocultar isto


Gosto
· 3 h

Quim Xavier Igual modo aos Guerrilheiros da FRELIMO durante seu 1° Congresso dentro do território Moçambicano.
2
Ocultar isto


Gosto
· 3 h

Rage Sinate
😂😂😂
Ocultar isto


Gosto
· 3 h

Santos Alfredo Os postos desse ilustre enjoam ultimamente. Acredito que quer ser candidato a deputado em 2019
Ocultar isto


Gosto
· 3 h

Da Cruz Afinal não havia rede... Mas vcs souberam de coisas de lá.. Kkkk estranho
5
Ocultar isto


Gosto
· 2 h


Maria João Marques só ouviram a dos tiros, 😂😂😂😂😂acho tão estranho este voyeurismo por latrinas e lugares onde dormir 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 pa mor da santa !
1
Ocultar isto


Gosto
· 2 h

Da Cruz Heheeheh. Qualquer coisa de excêntrico tem eles...
1
Ocultar isto


Gosto
· 2 h

Estevao Mawelele Junior Não curtam posts deste senhor ....Eu lhe conheço ele não é lambe botas mas sim gosta de de agitar as redes ....Kkkkk os gajos que mamam ele não fala deles ...Os relatórios escamuteados que não refletem a verdade ....Concentrem-se com o amigo de Jean Boustani ...ensetiva-lo a aceitar Delação Premiada ....
1
Ocultar isto


Gosto
· 2 h
· Editado(s)

Catman Mandlazi Promovendo a Renamo Resistência Nacional Moçambicana a custo zero.
Ocultar isto


Gosto
· 2 h

Mimoso O Hermen

Ocultar isto


Gosto
· 1 h

Octavio Rafael Só agora têm rede porque as operadors foram obrigadas a cortar sinal na área durante o evento. . . Simples. . . Agora que tudo acabou, o sinal voltou.
Ocultar isto


Gosto
· 1 h

Ti Vitó Deviam estar a dormir em tendas improvisadas ou até mesmo em suas viaturas porém dormiam um sono tranquilo, sono de quem não andou envolvido em calotes, sono de gente humilde que quer travar a robalheira desenfreada dos lesa pátria. Houve democracia naquela Serra e nós apartidários, apreciamos isso. O resto é resto!
7
Ocultar isto


Gosto
· 1 h

Manuel Agostinho Bem acomodados sono profundo. Bom taxo...
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 1 h

Belizario Cumbe Os canais de televisão é que prestaram um mau serviço. Deviam ter mostrado como chegaram à serra, onde dormiram, o que comiam, quem cozinhava, a origem dos produtos alimentares, como eram conservados e, o mais importante, como cuidavam da higiene pessoal. Havia tanta coisa pra contar...
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 1 h


Judite Felipe Chirrinza E tu ganharia o quê com isso.
Ocultar isto


Gosto
· 54 min

Belizario Cumbe Informação de interesse público meu irmão. A Renamo organizou um congresso no mato, por isso é interessante saber como foram tratadas as questões logísticas. Ou não faz ideia do que significam 1000 pessoas reunidas no meio do nada durante três dias.
Ocultar isto


Gosto
· 51 min

Sergio Joaquim Egidio vaz vc e um cu
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 58 min

Joao Fulana Kkkkkkkkk, em Gorongosa, tem algum hotel 5 estrelas? Faça favor sr academico. Mesmo lá em Mutarara, onde você nasceu, não tem hotel de duas estrelas. Você só conheceu hotel de 3 estrelas em Blantyre. Ntseh.

Sem comentários: