domingo, 13 de janeiro de 2019

ELES TE INVOCAM MAS DISCORDAM DAS TUAS OBRAS!

ELES TE INVOCAM MAS DISCORDAM DAS TUAS OBRAS!
Reflectindo sobre alguns episódios internos do Partido rumo ao VI Congresso. O tempo de jejum pelo o poder foi longo, pois o tempo do seu mandato meu saudoso Líder foi longo e alguns acho que já reclamavam por dentro de seus corações.
A tua partida precoce, está hoje a trazer ao decima esse cenário, onde alguns querem o poder a todo o custo por ser seu de natureza, ou seja querem past copy, por outra palavras o transpasse.
Força os Estatutos, forçam as directrizes, pisam tudo e todos, são os mais que outros, criam ambiente de convivência menos pacífico, não obedecem aos órgãos e nem suas decisões, pois para eles o órgão eras tu ou meu saudoso e tudo o que constitui não vale.
Escolheste o Paulo Vahanle para ser o Candidato lá em Nampula, eles discordaram, disseram que ele era não político, não podiam servir para nada, não era de discursos, não era carismático, não tem presença e muito mais. Infelizmente, eles haviam se esquecido de que tu eras o Líder com visão, sabias o quanto vale o homem.
Tomaste a decisão, alguns abandonaram o Partido, ficaram em casa, zangaram contigo, disseram que Nampula vamos perder por uma derrota asfixiante, esmagadora e retumbante, o slogan da frelimo já era dos de dentro. Mas tu conhecias bem a sua segunda casa Nampula e os seus irmãos de adopção. Foste avante e venceu com Paulo Vahanle, eles ficaram envergonhados mas não se conformaram.
Escolheste o General Ossufo Momade lá de Nampula para ser o maior entre seus colegas, o confiou várias tarefas militares e políticas, antes da tua parte, o chamaste e deste a missão de reorganizar o Partido e conversar com os governos locais para espalhar mensagem da paz. Ele fez com êxito.
E. Aquela reunião de Setembro 2017, lá na Serra, tu, desmontou do pódio ou da tribuna todos os membros da Comissão Politica Nacional para sentarem na primeira fila da plateia, ficaste sozinho, e em jeito real de demonstrar o maior entre todos seus filhos, chamaste o General Ossufo Momade pra sentar ao teu lado, e porque eras estratega, não querendo demonstrar o pensamento, chamaste o mais velho Manuel Pereira e para as mulheres não se zangarem, chamaste uma. E disseste, paço a citar" A RENAMO É UM PARTIDO FORTE, SOMOS DO CENTRO DIREITA, SOMOS DEMOCRATAS, O PODER NÃO É REGULADO, UM DIA POSSO NÃO EXISTIR, PREPAREM-SE, POIS DENTRE VOCES DEVERA SAIR UM LIDER, PARA CONTINUIDADE " fim da citação.
Naquele jantar em privado na tua machessa, nos perguntou se alguém havia entendido o que havias feito e dito de dia naquela reunião, ficamos calado, voltaste a repetir e eu cito"SAIBAM NÃO SOU DE FERRO, OS MEUS DIAS ESTAO A CHEGAR, NO SEIO DE VOCES DEVERA SAIR UM LÍDER" para dar continuidade. Fim da citação.
Hoje 8 meses após sua partida, eles dizem que o General Ossufo Momade, aquele que tu meu saudoso Líder, escolheu para viárias missões, não serve, não é nada, não merece. Mas antes da tua partida ele servia e era nada.
Do mesmo jeito que rejeitaram o Paulo Vahanle, hoje rejeitam o General Ossufo Momade, mas todos estes são frutos da tua visão meu saudoso Líder, afinal, eras bom ou não, foste líder visionário ou não, aos escolher essas pessoas e porque razão, os dois sendo de Nampula, são vistos como pessoas que não podem liderar os destinos do Partido?
Quando é que vai o General demonstrar que tem competência e pó serve se não lhe for dado o escopo e martelo? Hoje o Paulo Vahanle está ai a dirigir, ganhou e convenceu. Nampula está ai, a RENAMO ganhou e convenceu, mas alguém teima em dizer que os macuas não são nada, não merecem o poder de direcção máxima no Partido, o General Ossufo só servir para consolar em tempos de lágrimas, mas na hora de taxo ele deve sentar no chão.
O elegeram para acantonar nas montanhas, onde estão os outros, hoje eles passeiam pelo país a dizerem que são os melhores que outros. Ele a sacrificar na chuva da montanha, eles no ar condicionado e nos carros que ganharam pela Assembleia graças ao sangue dos pés descalços que estão lá com aquele que falam mal nos seus encontros.
Hai meu saudoso, onde tu estás, veja eles, usam o seu nome, mas promovem desunião e fomentam intrigas entre irmãos. Dizem que são seus seguidores, mas nenhuma coisa que fazem tem algo a ver contigo.
Espero que esse espírito, termine na Vila da Gorongosa e que na tenda do Congresso, entrem com cabeças lavadas para perceberem o valor tua obra.
Repouse meu saudoso!
Pela paz e consolidação da democracia, a vitória é certa.
Comentários
  • Artur Fumo Hoje choramos por ti papa Afonso, hoje vivemos oque sempre dizia que a frelimo esta cheio de gatunos, um muito obrigado por nos abrir a vista
  • Augusto DosSantos Pelembe Parabéns ,um bom desabafo,como um bom cristão isso é necessário
  • Sepultura Dos Anjos G. Ossufo estamos com você.
    Nenhuma descrição de foto disponível.
  • Horacio Mobana Obrigado, ilustre Domingo Gundana
    1
  • Arlindo Francisco João Vicente Para mim, dos três "3" candidatos a presidente do partido, todos são fortes. E os congressistas irão decidir por VOTOS quem irá dirigir o partido.
    É verdade que cada um tem a sua paixão por esse ou aquele candidato, mas repito: OS CONGRESSISTAS IRÃO 
    DECIDIR.
    Eu, como cidadão até gostaria de ver todos esses três "3" candidatos a apresentar o seu manifesto de governação caso vença as eleições. Porque, não basta dizer que vou me Inspirar no Dhlakama, pois, cada ser é um ser e cada momento é um momento.
    Termino a apelar aos candidatos para que apresente nos o vosso manifesto de governação, havendo dificuldades para tal, podem delegar uns dos seus apoiantes para o fazer.

    ________________
    Cada ser é um ser e cada momento é um momento.
    4
    Escreve uma resposta...

  • Clementina Bomba Mto obgda por recuar no tempo, Eu tbm não me esqueço das palavras do nosso querido saudoso presidente, na reunião de Gorongosa Em setembro de 2017.
    4
  • Yaqub Sibindy Não vou comentar, porque às minhas lágrimas superam a minha concentração! Gundana não escreveu nada, invocou extractos das memórias do tempo do LÍDER! Quem tem coração que sinta por si próprio, Se quer inovações na Renamo ou quer dirigir a RENAMO, seguindo às pegadas do Líder inesquecível AFONSO MARCETA MACACHO DLHAKAMA MUYAMBO!
    8
  • Pedro Levy Levy Obrigado! Por nós fazer recordar quão o nosso saudoso presidente Afonso Dhlakama foi líder estratégico.
    3
  • Simon Muteerwa Domingos Gundana GUNDANA GUNDANA ESTÁS DE PARABÉNS EIS FORTE... OBRIGADO... Sem comentários.. MUITO OBRIGADO
    6
  • Simon Muteerwa Assim é que é ser político maduro e que sabe o que quer e o que ta fazer mais uma vez MWAITA BASA
    3
    Escreve uma resposta...

  • Agostinho Augusto Esse interino militarmente pode ser bom mas na Política é um off, q sejam francos meus senhores, nunca ouvi um discurso palpável dele na AR.
    1
    • Domingos Gundana Agostinho Augusto, Meu amigo, a Assembleia da República tem 250 Deputados, tenta fazer estatística ou vai pedir informação de quantos falam nos 5 anos da sua vigência. 

      A liderança não é discurso e muito menos falácia, o falar muito pode ajudar a incu
      tir nas pessoas alguma coisa, mas não o que te leva a ser um Líder excelente. Sabes porque razão não fala? 

      Quando Samora foi a Tanzânia e se tornou Presidente de Moçambique Independente, alguém tem seu discurso do antes? Mas temos bons discursos do após. Se for ele líder vai discursar e será o irmão a escrever o que ti falo hoje.
      2
    Escreve uma resposta...

  • Aly Assuad Sued Grande presença
    1
  • Fernando Matouassanga Matouassanga Obrigado por teres recordados esses episodios importantes deixados por saudoso presidente a luz do dia . Espero que os irmaos entendam e compreendam que tudo tem o seu tempo. È necessario saber esperar. Se entendessem,se lessem e se anslizassem bem o contexto,esperariam pelos proxomos Congressos.
    4
  • Pires M'buana Kalembo Pois é! Li e recordei um lider de visão e de estratégias, algo viu nele.
    1
  • Isaias Nyamunda Grande desabafo
    1
  • Raul Novinte Falou tudo caro resistente!.............
    2
  • Sebastiao Mabote GUNDANA COLEGA TU ES FOFOQUEIRO.TU FALAS MUITO E CERTA POUCO. TUAS IDEIAS COMO.MEMBRO DA RENAMO VAI NOS INFORMAR LA NO CONGRESSO PORQUE NOS DA RENAMO SE CONHECEMOS BEM.NAO MENTIR PARA PESSOAS PROMOVENDOS ALGUMAS FIGURAS.EVITA LA COLEGA.OBRIGADO.
    • Domingos Gundana Sebastiao Mabote, Massoko, kikikiiiiii gostei dessa FOFOQUEIRO, acho bom nome, mas apenas madoda, relatei o que está acontecer e o que aconteceu na minha presença e testemunhado por aqueles que estiveram. Se isso é fofoca me perdoa. 

      Mas entendo a últ
      ima parte do comentário, acho eu retira a introdutória, pois acredito que me apelidou fofoqueiro, porque estou a promover algumas figuras só por isso, mas a história é real. 

      Quanto a questão da promoção ou não de figuras, não deve ser nenhum problema neste momento, pois todos os interessados estão a fazer o quê podem, e nós como membros estamos a ouvir cada, tanto nas reuniões que são realizadas ou aqui nas redes sociais e até nas conversas de esquina. 

      O que acontece é isso, quando não falamos do que o irmão ao lado quer, somos chamados nomes. Se estivesse a falar do que deseja, tenha a máxima certeza que o apelido teria sido outro e bem bonitinho. 

      Se todos esperassem congresso para dizer alguma coisa, epha estaríamos bem Unidos e sem pequenos conflitos de interesses. Abraço ilustre e agradeço a observação
      6
    Escreve uma resposta...

  • Simon Muteerwa GUNDANA TENS MUITAS RAZÕES CONTÍNUA.. QUEM PODIA FAZER O QUE ELIAS ESTÁ FAZER NOS TEMPOS DO HERÓI DLHAKAMA... ABSOLUTAMENTE NINGUÉM... A NOSSA APOSTA ESTÁ NO RESPEITO PARA COM TODOS COMBATENTES, POLÍTICOS NA CLANDESTINIDADE, TRANSPARÊNCIA NOS FUNDOS DO PARTIDO ISTO É SUA UTILIZAÇÃO, QUOTIZAÇÕES ETC, O QUE NUNCA FOI FEITO. .COM OSSUFO IRÁ ACONTECER... OS OUTROS PODERAM CONCORRÊR DEPOIS DOS CINCO ANOS. NÃO QUEREMOS PRESIDÊNCIA SEM FIM. GUNDANA FORÇA.. NADA DE QUERE INVENTAR NOVA RESOLUÇÃO AFIM DE QUERER ALOJAR OS INTERESSES DE ALGUEM, QUERER MUDAR O QUE A COMISSÃO POLÍTICA DECIDIU SOBRE O PERFIL DO CANDIDATO. CHEGA CHEGA FOMOS TOLERANTES
    2
  • Simon Muteerwa Nao gastar o seu rico tempo com os que pensam que são donos da RENAMO... A RENAMO é um partido nacional
    2
  • Tomas Jose KKKKKKKKKK. Esses madoda fazem me rir. Tem papo de Madodas
  • Calisto Meque Meque Domingos Gundana Faço das suas palavras as minhas disse tudo e isso chama se democracia.
    TRÉGUA COM OS MEUS DE CÁ!
    Boa noite meus caros Resistentes, tenho fé que todos estão bem porque o Senhor nosso Criador é maravilhoso e cuida de nós, por isso vos saúdo na certeza disso.
    Hoje a esta hora em que todos estão se preparando para alguns amanhã cedo pegarem a estrada rumo a Gorongosa, sim ao nosso VI Congresso que terá um marco histórico e poderá ser indelével nos corações de cada um, tanto para os que vão assim, como para os que ficam.
    Todos teremos o espírito e pensamentos na reunião, orando pelos viajantes na esperança de que cheguem bem e que a cerimónia corra sem sobre saltos.
    O motivo dois que me leva a escrever é, nos últimos dias, ou seja desde da realização do Conselho Nacional, muitos membros, começaram a se identificar com os prováveis Candidatos a Presidente do Partido, nessa identificação, cada um foi falando do que pensa sobre outros e até em algum momento com excessos de zelo que poderão ter ofendido sensibilidades de outros.
    Hoje, quero pedir para que haja tréguas ou se possível, o fim desse tipo de acções e passarmos a pensar no Partido, pois no Presidente já pensamos e cada um terra o seu tempo de reflexão após ouvir os seus manifestos no terreno.
    Quando falo de pensar no Partido, estou a falar de pensar comum num objectivo comum, algo que nos une, a Perdiz. Os Candidatos até à votação são um instrumento de divisão, mas precisamos nos conter e pensar em nós como Partido, tudo o que nos une se chama RENAMO e mais nada, o Presidente que vier da RENAMO será outro factor de união, cabendo a ele essa tarefa, mas se nós estivermos Unidos como Partido as diferenças na escolha são fácil de ultrapassar.
    Hoje devem terminar as nossas contendas, hoje devemos viajar nos mesmos autocarros sem um olhar de amargura, entre irmãos só porque não concorda ou concorda com meu desejo.
    Abraço e boa viagem a todos.
    Para consolidação da democracia, só Unidos venceremos.
    Deus nos cuide
    Comentários
    • Xavier Antonio Em todos processos de escolha as pessoas vão divididas por opções: uns acham que o melhor é aquele, outros aquleoutro, assim sucessivamente, mas tudo termina quando for eleito aquele que reunir maior sufrágio. É sobre esse que todos devem se juntar e prestar os seus contributos. Não existe inimigo. Existe, sim diferentes opções. Típico duma democracia. 
      O A, B, C..., todos se unem e navegam numa única embarcação rumo a concretização dos objetivos comuns.
      Quero felicitar a todos pela contenção e sabedoria com que preparam esse processo, porque, sendo primeira vez na história do partido ir eleger outro timoneiro, na sequência da perda de vida do seu líder histórico, o pior teria acontecido. 
      Abraço a todos!
    • Joaquim Gove Bom trabalho aos 'Perdizes'. Que o encontro seja grande e que esta família saia dele grande, apresentando-se para Moçambique como uma organização renascida de um exercício democrático real para viver de/uma democracia de facto.
      Que Deus acompanhe à todos e todas e que guie-vos para a paz verdadeira.
    • Sepultura Dos Anjos viva Elias Dlhakama
    Escreve um comentário...
    GUSTAVO MAVIE!

    Na TVM, a escovar, escovar, não sei o que tomou. Kikikiiiiii
    Comentários
    Escreve um comentário...
    MEUS PARABÉNS AOS COMPATRIOTAS!
    deixem me hoje render a minha homenagem aos meus heróis, sim, os meus compatriotas que a 4 anos lutamos juntos, oramos juntos solicitando a justiça Divina para que tocasse na consciência da justiça humana e que fosse concretizada a nossa indignação.
    Quero dizer a todos que participaram e estão a participar na marcha, plantão no tribunal Sul Africana e os que estarão também de plantão no dia 22 no tribunal Norte Americana. Os governos Americano e Sul Africano, o meu obrigado.
    Estou triste por me encontrar longe de Maputo e pela essa razão não pude participar, mas tenho fé que só foi o começo da marcha e da manifestação, porque ela só será dada como fim, quando os 18 que a Advogada de diabos nos anunciou.
    Penso eu que apartir da partida do Chang para os Estados Unidos, a nossa tarefa por cá, será torcer para que tudo seja feito no sentido de responsabilização da sua participação e recuperação dos danos causados a nós desde que o empregado do povo através da sua bancada na Assembleia da República nos imputou a culpa levando nos a pagar o que não comemos.
    Temos três destinos para direcionar as nossas vozes a nossa marcha nos próximos tempos. Tal como os nossos vovos lá de Maputo Província que se sentiram injustiçados.
    1 - Marcha até o Gabinete do Presidente Nyusi, vamos exigir a exoneração da Procuradora da República, pois ela demonstrou não ter estofo para enfrentar o regime. E a necessidade de exoneração do actual governador de Sofala, antigo ministro do interior para que deixe de ter imunidade e seja chamado ao tribunal;
    2 - Marcha até à Procuradoria, exigir da instrução preparatória dos processos e que sejam constituídos arguidos as pessoas arroladas no relatório da Kroll, sejam acusadas e levadas a barra do tribunal já enquanto o Chang esteja a ser julgado; e
    3 - Marcha para o Gabinete da Presidente da Assembleia da República, exigir a realização com urgência da Sessão Extraordinária a Assembleia para a revogação dos instrumentos que aprovaram para as dividas serem imputadas ao estado;
    Não vamos parar até todos irem ao xilindro, até o que já pagamos ser repatriado de volta a casa e apresentado aos moçambicanos e sabermos qual será o destino dos valores, pois não se pode confiar ao ladrão o produto do seu roubo.
    A luta continua, foi assim que nos ensinaram, então vamos usar o que nos ensinaram para os colocar na linha.
    Ontem mentiram que o futuro era melhor, mas depois vieram nos dizer que éramos pobres absolutos. Com o andar do tempo, fomos chamados de pobres mentais, porque não percebemos o esquema de roubo que estávamos a ser metidos, para eles era dado adquirido que ludibriaram nos como uma nação e que ninguém saberia do escândalo.
    Deus é paí e hoje, os últimos a rir poderão ser os que mais terão o sorriso real. Juntos venceremos os tiranos, xiconhocas, candongueiros, venda e lesa pátrias, inimigos do desenvolvimento.
    Paz e união!
    Aquele abraço da parte certa.
    Comentários

Sem comentários: