quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

DA CONSPIRAÇÃO INTERNACIONAL E A SORTE DE MOÇAMBIQUE: do saber manejar os instrumentos da cooperação internacional

Egidio Vaz
12 h ·

DA CONSPIRAÇÃO INTERNACIONAL E A SORTE DE MOÇAMBIQUE: do saber manejar os instrumentos da cooperação internacional

Tenho lido e ouvido por aí muita “lata” sobre a conspiração internacional para manter o país aos níveis de subdesenvolvimento actual. Quero logo à partida, dizer que tais alegações não passam de pura mentira. Mas há mais, tais mentiras e teorias de conspiração são resultado da nossa incompetência de nos ajustar ao mundo de forma rápida e, mais sinistro que isso, resultante do que em inglês se conhece por “job protection”ou “proteção do status quo”.
A maioria dos que falam do interesse das potências hegemónicas querendo subjugar países pobres como o nosso, na verdade, está interessada em manter os actuais níveis de (in)competência seja porque fazem parte da classe ou elite dirigente, latu sensu, ou porque não sabe como tirar proveito da actual conjuntura internacional caracterizada pela multipolaridade e um sistema anárquico.

Vou dar um exemplo, se calhar ajude. EMATUM, MAM, PROINDICUS

Venderam aos moçambicanos um medo, o medo de que o país tinha muitos recursos por proteger ao longo da costa e nas nossas águas oceânicas, etc. E é verdade. Mas foi a eficácia desse medo que os permitiu contrair dividas em nome dos moçambicanos com objectivo único de se locupletar. De 2011 a 2019 passam 8 anos e só agora, que a estória está completa, é que podemos compreender que na verdade, apesar da necessidade de proteção, as dividas foram contraídas com outro interesse. Mas ao longo dos 8 anos, fizeram-se esforços para lavar a cabeça dos moçambicanos de que o EUA, Reino Unido ou mesmo China, para além de não gostarem de nós, conspiram contra nós. Objectivamente isto é falso.

Nas relações internacionais, as relações entre estados são guiadas por interesses. O único país que fez mal a Moçambique é Portugal, ao ter nos colonizado anos e anos; ao ter nos roubado de cara, os nossos recursos; ao ter obrigado a mulher moçambicana a manter relações sexuais a força com o branco português, ao ter obrigado o moçambicano a trabalhar sem pagar (xibalo), ao bater os moçambicanos com açoites especiais (palmatória) e mesmo assim, ao não ter pedido desculpas. Quando alcançamos a nossa independência, fizemos as nossas escolhas e tivemos que arcar consequências. Mas agora, vivemos um período pós-vestefaliano, essencialmente caracterizado pela constitucionalização da ordem global internacional. É preciso saber manejar as ferramentas da interdependência, cooperação internacional e multilateralismo.

Não basta cingir a nossa argumentação em clichés e chauvinismo barato tais sejam “gesta libertária”, “Geração 25 de setembro”, “Soberania” ou “autoestima”. Isso é miopia. Devemos ser smart, inteligentes. Usar a ciência ao serviço da governação e em tudo o que significa serviço público.
A América quer nossos recursos porque eles têm plano com o nosso gás. Querem usá-lo. Tal é o interesse dos russos, chineses, japoneses, etc. Querem comprar o gás para usá-lo. O gás ocorre em Moçambique mesmo antes do colonialista português deixar o país. Desde então a essa parte, está no subsolo. As nossas picaretas, machados ou pilão, não bastam para tirar o gás. Aliás, houve na década de 70 do sec. XX incêndios no Búzi e outras zonas de Inhambane inexplicáveis. Na verdade, era o gás querendo ser extraído. Não conseguimos. Ao nosso lado, estão Tanzânia e Malawi, também com o mesmo recurso. É só nós dizermos aos americanos que não queremos e eles vão para outro sítio. O que quero dizer com isso é de que nós devemos sozinhos saber tirar melhores proveitos dos recursos que possuímos. E quando ocorrer mal, não devemos culpar os outros.

Existem exemplos de países que, com mesmos recursos cooperam melhor com os EUA: Singapura, Taiwan, a própria China, Rwanda, Índia, por ai em diante. Esses, também cooperam com Rússia, India, China, Reino Unido e estão a prosperar. Porque é que nós temos sempre que achar que são os EUA nos querem mal, quando somos nós próprios que aceitamos o suborno? O que essa narrativa ajuda a preservar?

Os EUA, Canadá, Reino Unido, China, Rússia oferecem melhores oportunidades para nossa integração económica e promoção do desenvolvimento internacional. Através do PEPFAR, os EUA salvam vidas em Moçambique, oferecendo dinheiro para aquisição de medicamentos para doentes de Sida. Estragamos, por nossa incompetência, uma boa oportunidade de financiar o desenvolvimento nacional através da iniciativa MCC, Millenium Challenge Corporation. Por cinco anos, desde 2007-2012 Moçambique recebeu aproximadamente US$500 milhões em ajuda externa (não é divida) para financiar vários projectos de desenvolvimento de Moçambique. Nós moçambicanos roubamo-nos entre nós até tornar-se evidente que, à luz do regulamento deste mecanismo, não era possível renovar o compacto. Fomos culpados. Poderíamos ter renovado este compacto por mais cinco anos. Mas não. Roubamo-nos. Tentamos enganar a quem nos financia. Desvirtuamos as regras de gestão. E o dono do dinheiro disse chega. É para falar mal da América assim?

As pessoas que roubaram esse dinheiro estão vivas, em Moçambique e estão saudáveis, querendo mais.
EXISTE UM mecanismo de facilitação de exportação de produtos para EUA, chamado AGOA. O nosso empresariado esta aproveitar essa oportunidade em que medida? A CTA é fortemente financiada pela USAID, num esforço para aquilatar os padrões de ambiente de negócio que sejam competitivos. Estão a fazer mal?

Não digo que tudo o que as potências internacionais fazem para os países pobres é bom e tem apenas por objectivo alavancar as economias por caridade. Não. Mas a verdade é que a própria pobreza nossa é prejudicial aos países ricos. Esses ricos não conseguem se quer fazer negócios connosco por nossa múltipla pobreza. Nenhum árabe pode fazer negócios connosco. Ele fala por exemplo em vender 50 mil computadores por ano. Moçambique não é capaz de importar isso. Por sermos pobres.

Para além de maioritariamente incompetentes, somos fracos frente ao dinheiro. Roubamos muito. O Jornal Noticias de hoje publicou uma longa lista de arguidos envolvidos no roubo. Nós não precisamos de nenhuma América para vir nos bombardear. Nós nos bombardeamos entre nós. E isso não tem nada a ver com partido. São indivíduos.

Quando um alto dirigente rouba milho do armazém destinado a vítimas de calamidades, não está apenas a punir vitimas da Renamo ou MDM. Estão lá também camaradas assolados pelas cheias. Quando alguém arquitecta um calote para onerar o estado, não está apenas a punir apartidários e membros da sociedade civil. Fomos todos nós, povo, desde membros da Frelimo, MDM, Renamo, etc., que sofremos com esse isolamento e bloqueio internacional. Portanto, esse camarada ladrão, está a prejudicar outros camaradas também, com quem senta e faz vivas a Frelimo e abaixo corrupção. Por isso, não vejo nenhum motivo para associar ladrões à Frelimo. A Frelimo é também vítima desses mbavas. E são esses mbavas que andam a insinuar e a influenciar a opinião pública de que o país está na mira dos interesses internacionais que conspiram contra nós. É mentira. Façamos a nossa parte. E depois, deixemos a história falar por si.

Abaixo corrupção. A todos níveis, tal como o nosso Presidente proclama sempre.




335335

167 comentários66 partilhas

GostoMostrar mais reações
Partilhar

Comentários


Rildo Rafael A narrativa cai em terra...Excelente leitura Egidio Vaz
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 12 h

Fernando Costa Só o bom senso e a lucidez nos podem ajudar a sair disto. Este artigo de opinião revela que ainda pode haver esperança.
2
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 12 h

Rodrigues Tembe Muito profundo! Muito de acordo.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 12 h

Enock Adriano Certo!!!👋👋👋👋👋👋👋👋
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 12 h

Rildo Rafael Vicente Manjate...Acompanha este texto do Egidio Vaz
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 12 h


Vicente Manjate Rildo Rafael, estou a acompanhar e acho que Manuel Chang vai ser exportado no âmbito do AGOA, como ajuda dos EUA à justiça moçambicana, livre de taxas e tatifas.
4
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Lenon Arnaldo Subscrevo
4
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Samuel Lissane Isto sim é consensual. Mesmo os da Frelimo, Renamo, MDM podem concordar.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Lukuekue Amani Algumas pessoas devem sair do cenário para que o país seja refrescado...

São muitos e a única coisa que sabem dizer e justificar é: fazendo bem ou mal, temos legitimidade de estar aqui a fazer nos é que libertamos "isto" bla bla bla...

Se a viva voz se diz isso, já se imagina até que ponto essas pessoas chegam (no oculto). O tempo já está a trair alguns (a lucidez está em declínio).
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h
· Editado(s)

Saide Maria Domingos E o video qui o sr postou daquele camarada dando aula de sapincia economica como será????
2
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h


Vagner Basilio Saide Maria Domingos kkkkk
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Mulopwana Murrom'pwe Mbuya Egidio Vaz parece que acordaste de vez... Para ja onde te encontro para te entregar as 6 "medias" manicas? Gajos que eescrevem bem merecem o nosso respeito..Very good
3
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Marcell Manuel Marrime Subscrevo
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Vagner Basilio
🤓🤓🤓
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Joao Fulana Boa narrativa ilustre. Mas, se a FRELIMO estivesse preocupado com o bom nome do partido, e da nação, se distanciaria desses infiltrados. Mas, faz ao contrário, os protegendo. Talvez por serem os maiores contribuintes. Os bons no partido FRELIMO, nem espaço pra opinarem não tem.
5
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Macedo Mário Franque Alface Certíssimo.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Pedro David e Silva Fala-se muito e pouco se faz.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Samuel Nhantumbo Caro Egidio Vaz finalmente voltaste a ser académico
2
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Anselmo Fernando Moiane Permita me partillhar esta reflexacao ó prof. Egidio Vaz
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Juma Aiuba Egidio Vaz, quando você escreve conectado com a sua alma, eu consigo perceber. Dá para ver que você não fez nenhum esforço adicional, fora do intelectual, académico e espiritual, para escrever estas linhas. Vê-se o Egídio neste post. Não estou a dizer que você está certo ou errado, não é isso que costumo fazer aqui. Parabéns! Usar a ciência a favor da governação, e eu acrescento: a favor da revolução, também. Abraços mbuya.
19
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h
· Editado(s)

Gilberto Correia Excelente.
5
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Ricardo Xavier Parabéns Egídio Vaz. Tenho dito
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Nelson Maulate Estranha o Partido em nenhum momento distanciar se dessas manifestações dos seus quadros que bloqueam Moçambique..
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Wa Ka Mabjaia Mbavas.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Tinave Munguambe Munguambe Excelente texto Dr. subscrevo
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h
· Editado(s)

Arsenio Constantino Um texto que diga de passagem, excelentíssimo! Gostei de ler esta reflexão, é isto que nós temos de esclarecer a certos cépticos.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Tinave Munguambe Munguambe Nos mocambicanos temos k ver o EUA como um parceiro estrategico para alavancar a nossa economia, rumo ao desenvolvimento
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h
· Editado(s)

Melo Antonio Odanene Sabias palavras. ..
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Artur Afonso Pelembe Mais uma surpresa pela positiva dr.sempre existe deseinformadores nesse processo.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

بالتازار كويمبرا Camarada Rock venha ler isto 😂😂😂
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Nito Prazeiroso É os nossos machados e picaretas não são capazes de explorar o gás que temos... Precisamos do outro que também tem interesses. Cooperação é um jogo de interesses. É assim mesmo. Obrigado EV
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Albano Manuel Comissario Comissario "A Frelimo é também vítima desses mbavas" BRAVO, só que a propria Frelimo não toma medidas a esses mbavas. É aí onde assume a culpa.
2
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Qual deles tomaria medidas ao outro desde 1990 para cá?O nivel em que chegamos desde a base (distrito) ate o topo, todos eles ocupam aquelas posicoes graca ao nepotismo e corrupcao acentuada. Numa escolinha algures nesta perola amada, o pai è director, o filho è pedagogico e a mae è chefe da secretaria. Imagine quem o chefe dos RHs? O sobrinho orfao que cresceu com o tio que é director.Se formos a subir de nivel para a Provincia, escandalo mais perigoso.Prefiro parar!
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 3 h

Jonas Joaquim As conspiracoes existem e sempre existirao disso nao duvides
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Paulo Gundana O prof JJC devia ler este post do historiador q hoje acordou bem disposto
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Laura Souto Linda reflexão caro Egídio Egidio Vaz. Parabéns.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Junior M Nkanone Melhor publicação que li este ano, uma reflexão profunda que toca na ferida que todos tentamos esconder. Parabéns
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Nelson Junior O que me deixa mais triste é isto: sabemos de os dirigentes sao seres humanos: podem falhar ou pecar, mas o que nao se compreende é que, um Partido que se intitula ser um governo do povo e para o povo nao tenha coragem e força de vir em publico e pedir deculpas ou perdao ao povo..afinal, isto nos demonstra que a Frelimo nao tem respeito ao povo Moçambicano...O Chang era quadro senior do Governo...O Chang é membro senior da Frelimo...O Chang é um deputado,porem nenhum e nenhum e nenhum lider da Frelimo, do governo,ou do Parlamento da bancada da Frelimo abriu a "boca"...Mas, o que é isto??...e em Outubro vao pedir votos ao mesmo povo??..Onde estao as Graças( as ditas Mamas da Naçao)?..onde estao as Macamos, que com o dinheiro do Povo viaja em mercedes de Benz luxuosissimo??..Onde andam os Chissanos,de que dia e noite nos enchem o saco com a unidade nacional?..Onde estao os Velosos, os Oscares; os Rebelos...Todos calados!...Quem cala, consente!...afinal voces tambem pertencem a este grupo de mafiosos...Shame on you!
4
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h


Nelson Junior sem conrair tanto, duvido que tudo isto seja motivado pela pobreza, pois se vamos ver os factos, os grandes ladroes do bem publico nao sao pobres...O Chang nao era e nao um pobre...o mesmo eu diria sobre o Zimba ou a Taipo...O pobre dos distritos raramente rouba algo do bem publico..nao sei, talvez tenha razao!...O guebuza nao é um pobre...enfim
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Malume, desculpa, mas sobre os distritos tem de fazer uma pesquisa aturada e sem pressa. Sao os que servem e servem-se do pouco destinado ao povo.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 2 h

Pedro Damião João Damião Valeu apenas ter lido este poste. Bem haja...
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Mário Horácio Estupenda reflexão Professor!
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Casimiro Macuvele Contra factos não ha argumentos.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Narciso Sandulane Apoiado Mbuia Vaz.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Adelson Rafael Mbuya Egídio no seu melhor, excelente!
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

André Cardoso Eu tinha jurado não elogiar-lhe mais caro Egidio Vaz, mas ohh, quem sabe sabe. Parabéns!
Não fosse a sua capacidade de mudar daqui para aqui. Pode crer que haveria gente a fazer pressão para que lhe fosse dado uma pasta no governo! Admiro sua capacidade.
5
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Jenito Florindo Andrade "....financiar o desenvolvimento nacional através da iniciativa MCC, Millenium Challenge Corporation...."
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Nelson Lopes Wou
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Sonya Mondlane Falou e disse. Parabéns EV.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Jenito Florindo Andrade "...UM mecanismo de facilitação de exportação de produtos para EUA, chamado AGOA."
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Momad Momad Caro EV, a pergunta que não quer sucumbir é a seguinte, tendo este calote avalizado como divida da nação moçambicana pelos deputados da assembleia da república representando a bancada da FRELIMO, como dissociar o grande partido, desse calote.
6
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Cuinica Nelson Se a FREL é mesmo vítima, diga - me, dr. O que esta organização tem feito contra os camaradas ladrões? Mais, lembra - se que parte do dinheiro do caso " aeroporto " foi para a reabilitação da escola do partido?
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h
· Editado(s)

Pascoal Isaias Quando uma pessoa ainda gosta do seu país e tem instrumentos académicos escreve assim. Mais 6 manicas
2
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Jenito Florindo Andrade Parabens pelos exemplos ilucidativos, os EUA, tem sido generosos para este paiis.....
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Heras Heras Heras Nem mais
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Edsson Frederico Naleve Tô completamente de acordo...
Hoje escreveu muita coisa boa!!
Meus parabéns meu caro!
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Zeiss Lacerda Agora sim escreveu Egidio Vaz, embora o final fosse previsível. Então é melhor ‘girar’ esses mbavas do Partido e todos os que se parecem com eles. Mbora fazer a faxina geral. O papo está muito bom e estamos a acompanhar, mas queremos ver “câmeras, luz, acção” = todo o bandido tem que morrer, ‘se matar’ ou ‘ser exportado’, tal como em qualquer bom filme.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h


Paulino Da Fonseca Fanheiro Zeiss Lacerda ñ seria ele sem esse final... largamente previsível KkkKk caso pa dizer.... ele quero ficar bem por dentro e fora....
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 4 h

Agast Mandu Já vem ele Egídio Vaz com seus textos longos, esquece que nem todos aqui são historiadores.

Em que status está o processo do nosso Gatuno, MC?
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Inacio Fernando Dias A FRELIMO e culpada sim não podemos desassociar isso Chang i os outros são da FRELIMO aliás os deputados que aprovaram são da FRELIMO senhores nao se enganem a culpa é da FRELIMO
4
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Bruno Mendes Belo texto
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 11 h

Adriano Novela Interessante.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Beto Chivite Edson Filipe Djifuu, apologista da teoria de conspiração, vem cá!
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Bruno Mendes Infelizmente os tais mbavas são os próprios chefes do tal dito partido, Moçambique esta ser governado por mafiosos sim mafiosos que nem os italianos
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Mauro X Paulo "Para além de maioritariamente incompetentes, somos fracos frente ao dinheiro. Roubamos muito"...FACTO!!!
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Antonio Romao Cossa Wau! É um texto muito maravilhoso e k toca o coraçao de qualquer cidadao. Espero k os srs. Gustavo Mavie e Juliao Cumbane leiam e mudem de discursos de ora EUA està a conspirar para os Africanos.
2
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h
· Editado(s)


Manuel Julai Excelente texto.
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Gervasio Silverio EISHIII! Brother você escreve, mas hoje escreveu de vez. Esse texto é impressionante por ser acomodado na verdade. Muita força mano. Para além daqui onde mais posso localizar o super artigo? Se tiver paciência pedia pra lançar pra meu endereço email: gervasiosilverio@gmail. Gostei imenso e ter o texto para sempre seria um grande prazer. Obrigado
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Helder David Gostei do post! Mas o partido tem que saber peneirar e sepaarar os bons dos maus.
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h


Manuel Julai O bandido eh quem controla as peneiras, eh algo profundo isto.

Esta Frelimo ja nao eh aquela Frente do Povo.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Phini Waka Mahluza A frelimo distancia se de ladroes entao porque nao lhes julga??afinal qual é a funsao da procuradoria
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Nurmamade Satar Adam Uma aula importante...
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h


Manuel Julai Subscrevo, importantissima.
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Jossias Gimo Meu parabens pelo texto,Egideo Vaz.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Naity Bule Frelimo são todos ladroes.
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Nanrupa Magoado Mataka Egídio Vaz, Falou bem. Mas tire conclusão que FRELIMO=Associação de o ladrões. Mesmo as dívidas para serem pagas por nós todos foi a FRELIMO no Parlamento que aprovou. Os de MDM e RENAMO, negaram sempre.
4
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Jose Cossa Viva!
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Silva Cuamba Volto dentro em breve trazer evidências
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Vasco Manhica Certíssimo Dr EV. A pobreza faz de nós pessoas com raciocínio limitado à barriga. Não há respeito pelo bem público.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Diamantino Cadeado




GIPHY


Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Alexandre Mjunior Quiçá agora entendam que, é mesmo para o boi dormir. Parabéns ilustre
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Pedro de Sousa Dava para 19 valores o artigo.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Sergio Baloi Sergio grande texto meu amigo virtual só pecou em querer elibar a Frelimo como EV se os tipos aprovaram no parlamento que nos somos os legítimos devedor desta dívida mesmo sabendo que os calotes e os gatunos que estão dentro do partido foram eles que contraíram dívidas não o povo? Partido frelimo Vaz sabe quem são os leza pátria porque nunca os tirou de lá? Na história da frelimo não conheço ninguém que já foi expulso do partido por causa da alta corrupção... Logo o partido comunga com gatunos do povo.
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Felix Junior Julião João Cumbane Eu acredito no Egidio Vaz, não nas suas teorias de conspiração do Ocidente.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Martins Joao Chirungo Ainda estou controlando guebuza aki em vunduzi volto ja
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Vicente Cossa Excelente reflexão mano Egídio.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Sérgio Gimo Bem dito.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Gildo Boane Boane Muito bem falado!!! Existem camaradas dentro do partido que estão a ser vítimas dessa gang de delapidadores e por pertencerem àquela organização misturamos todos...
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Mondlane Calane Dzovo Kito Estou a mandar isto para o e-mail do Trump.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Mauro Matsi Matsi Introducao, desenvolvimento bem feitos....na conclusao tenho minhas reticencias.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Valnir Fiel Brilhante e oportuna análise.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Ali Omar 19.5/20
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Fausto Julio Dias Gostaria de ver um nosso aqui a rebater esse longo texto de EV, infelizmente todos estão rodeados de culpa pelos erros cometidos com seus membros
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Leonardo Paulino Zavala Parabéns Dr Egídio vaz, muito bem falado bem articulado.falo certo
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h

Emanuel Rungo Rubem Ucucho France Mendes
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 10 h


France Mendes O argumento é válido. Apesar da afirmação incontestável da sua abordagem, estaria a 100% se ele não estivesse totalmente convicto de que os americanos não tem os interesses que muitos pensam. Há um ponto que gostei também quando o mesmo afirmou que a elite vem preparando a mente da população, vem manipulando a mesma fazendo do americano um vilão, ponto válido também mas falha em afirmar isso de forma categórica. Até então ninguém ao certo sabe quais reais interesses desse Estado. Como vai manipular essa situação a seu interesse, porquê querem resolver esse assunto do jeito deles sem expectadores no país deles. Não se pode deixar nem por um segundo o Chang sozinho com os americanos, se o quiserem podem o ter mas tudo tem de ser feito com o conhecimento de todos
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 9 h

Simao Benzane Se a Frelimo ee vitima deve se pronunciar e denunciar outros que estao involvidas nesta ladroagem porque estao dentro do partidao. Este partidao esta podre deve desaparece è.
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 9 h

Vasco Mauelele Eu pergunto :
1-existe a geopolítica?
2- seu significado.
3- existe a globalização?
4- seu significado.
5- Mas nós AFRICANOS, somos capazes de perceber o significado de MADE IN ?
Onde é que vai terminar o que produzem os AFRICANOS e porquê ????
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 9 h

Manucho Novele Parabéns tens de partilhar com o Prof esse pensamento. E não se esqueça:
"A democracia não é um sistema feito para garantir que os melhores sejam eleitos, mas para impedir que os ruins fiquem para sempre"- Margaret Thatcher
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 9 h

Dinis Tivane Associar os calotes à FRELIMO não é correcto. Sim, todavia, o regime vigente é da FRELIMO e aqui já não há como dividir. Não estou a soletrar nomes e dizer que são estes e aqueles. Estou a dizer que a gang tem nome. É que se fosse para falar de coisas boas do tipo A FRELIMO É QUE FEZ E A FRELIMO É QUE FAZ está tudo bem e são todos num só, mas quando se fala do grande mal que fazem à nação já não é a FRELIMO são alguns? Quem então? Não é membro da FRELIMO? Não tem assento na CP? Não é ou foi membro do governo? A narrativa correcta é A FRELIMO tem que mudar. Mudam eles, muda o País...

De qualquer forma saúdo o grande texto. Todos nós temos estado a tentar ou mesmo a dizer o mesmo sempre e sempre. Não há nação nenhuma que nos quer mal...
6
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 9 h
· Editado(s)

Momade Ali Great!
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· Ver Tradução
· 9 h

Tchya Jaques Nkomo 👏👏👏👏 grande abordagem.
Parabens dr EV.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 9 h

Zacarias Boane Qual PR, qual que? Esse he uma das figuras que deve ser responsabilizada neste rombo todo...
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 9 h

Calvino Cumbe

Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 9 h

John Lewis Uazoe Madjedje Alves Veja irmão essa análise imparcial
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 9 h

Madjedje Alves John Lewis Uazoe analise como a tua que acha q america é sua amiga e nao olha para a historia? Nao é melhor tu olhares para a histpria e se perguntar em que pais da africa teve petroleo e amaerica n fez guerra e tirar suas conclusões?
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 9 h


Daniel Raul Que tirem todo gas se for possivel os americanos..mas que tambem levem todos gatunos as celas ja que este pais nao tem justica aos peixes grandes.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 9 h

John Lewis Uazoe Existem também paises que tem petróleo que não foram atacados! Países com líderes carismáticos por mais pequenos q sejam não são atacados porque as suas ideias são alinhadas com os valores da sua população.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 9 h

Daniel Raul Qual recurso ja te beneficiou neste pais???
O gas de temane???as pedras preciosas que estao em manica e cabo delgado??ou mesmo cahora basa???
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 9 h

Jaime Guambe Bravo!
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 9 h

Shany Cagendra Dr Egudio gostaria que respondesse as seguintes perguntas;
1- quando Obama reconheceu o erro da intervenção dos EUA na líbia o que que pretendia?
2- como é que está a Libia hoje ?
3- qual foi o motivo que evocaram quando entraram na Libia ?
4- vislumbras alguma semelhança com o estado moçambicano ?
5- o que me diz sobre os ataques em cabo delgado?
6- qual é a origem dos rebeldes da libia ?
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 9 h

Valter Chiziane Sinto muito é discordar contigo Egídio Vaz, mx aqui não vejo como separar a frelimo dos seus indivíduos dirigentes pois nem essas ditas dívidas ocultas todos deputados da frelimo aprovaram na AR sabendo q eram ilegais. Em muitos outros casos d corrupção a frelimo nunca deu as cara a criticar o comportamento dos seus indivíduos, mx sim foi sempre madrinha da gatunagem aqui.
Sinceramente falando Egídio Vaz, na frelimo eu duvido de que não ha corrupto.
2
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 9 h

CJ Bila Finalmente esplêndido. É a teoria de ordens superiores para legitimar nossas vontades. No caso vertente, o inimigo externo... muito bem visto. Finalmente... sistema mundo capitalista, temos que nos integrar, sob pena de sermos sempre os cowboys...
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 9 h
· Editado(s)

Julio Cossa Concordo plenamente com a análise do Dr Vaz. Acontece, porém, que o que assistimos é o culminar de décadas de uma gestão ruinosa protagonizada por dirigentes de uma FRELIMO que, em 1975 afirmou-se partido de massas mas que depois da morte de Samora, revelou-se um antro de criminosos impunes distribuídos do governo central aos chefes de quarteirão.
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 9 h

Sergio Paiva bem dito
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 8 h

Lenine Daniel Great!!!
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 8 h

Ido Alfred Vamos tomar um.vinho ?
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 8 h

Evaristo Cumbane Bem dito
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 8 h

Graciano Egidio Francisco Boss Viva camarada Egidio Vaz abaixa o lambebotismo.
3
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Ernesto Nhaule Mas quando o mano EV vai a RM ou TVM não fala nesse tom...
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h


Egidio Vaz Ernesto Nhaule escrevo melhor do que falar.
2
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Egidio Vaz Ernesto Nhaule outro motivo é que lá eu respondo a peeruntas. Aqui eu reflicto
2
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Egidio Vaz Ernesto Nhaule se tivesse que ser eloquente lá começaria por refazer as perguntas
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Rodrigues Juliao Ernesto Mano la vce fala a temer medo de perder teu futuro cargo de secretario de estado de tete
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Egidio Vaz Rodrigues Juliao Ernesto e acha que aqui não estão a ler? Digo esses que podem me fazer secretário do estado
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Rodrigues Juliao Ernesto Veremos se melhora nas proximas entrevistas
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 5 h

Manuel Momade Momade Manuel MANO EGITIO VAZ,uma parte podes mi fazer intender melhor?
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 3 h

Calton da Costa VAZ, NÃO ESTAS AQUI A QUERER FALAR DA MALDICÃO DOS RECURSOS NATURAIS NAO RENOVAVES?
O SISTEMA INTERNACIONAL É UMA LUTA DE QUEM NAO ARISCA NAO PETISCA. COM ISSO, SERA QUI NAO HA UM PLANO INTERNACIONAL DAS POTENCIAS ARMAMENTISTA NA VENDA DE ARMAS PARA A LUTA E BUSCA DOS RECURSOS EM MOZAMBIQUE?
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Rodrigues Juliao Ernesto Seja bem vindo au mundo da verdas sr vaz
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Eliseu Soares Parabens Egidio desta vez disseste algo que tocou comigo e com muitos de nos. Na verdade o que nos como povo podemos dizer e que as dividas foram contraidas pela Frelimo, os deputados sempre disseram que as dividas eram ocultas (ilegais), a propria Frelimo legalizou as dividas. Sabendo que dentro existem os lesa patrias porque nao os suspendeu do partido? Ha tantos ladroes que ate vao as reunioes do comite central, ao congresso e com muito orgulho. Esta ai Chang Ex Ministro, deputado e Administrador na assembleia da Republica. Tantos lesa patrias elogiados dentro do partido Frelimo. Limpeza no partido sao falacias, porque os proprios quadros seniores sao os que fomentam a teoria do roubo e os outros seguem e nada acontece. Pode ver a nivel dos Ministerios, provincias, ate localidades isto me parece que foi uma ordem superior, roubem ao povo. Esta situacao alastra se ate aos secretarios dos bairros nos que estamos nesses bairros em expansao sinceramente. Varias empresas de dirigentes da Frelimo sao contratadas para execucao de obras publicas (escolas, hospitais, estradas, etc) simplesmente desaparecem e as pessoas sao identificaveis e um execesso de impunidade. Nos aqui fora o que diremos? Ouvimos o grito dos partidos da oposicao mais simplesmente ignorados. Ha que mudar as coisas, gerir a coisa publica com rigor, punir aos prevaricadores, que funcionem as instituicoes. Agora tudo no descredito, o choro e PARTIDO FRELIMO. A Frelimo e que fez, a frelimo e que faz, A Frelimo quando promete Rouba Votos.
3
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Sergio Simango EV voltou...
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Hélder Mazive Se falamos da Frelimo, todos são corruptos e coniventes um do outro, porque foi a bancada da frelimo que aprovou as dividas ilegas chamadas dívidas ocultas,

Outros argumentos ai parecem muitos esforçado... se nos passamos dificuldades é por causa da frelimo
2
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h


Nelson Julio Cossa Se todos da Frelimo são corruptos, quer dizer que todos os moçambicano são corruptos? Quando numa família ha um irmão com problemas será que todos são faltosos? Nada me garante que pessoal de outros partidos ou sem partido nao é corrupto. Muitos tem carros sem inspeção andam a corromper nossa polícia. Viva aqueles honestos que no tempo de crises sabem fazer escolhas para todos.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 3 h

Hélder Mazive Eu nao falei de moçambicanos, falei do partido no seu todo,
Porque ao ponto de toda a bancada ter votado a favor de legalizar as dividas ilegais, é porque veio dos bastidores da frelimo mesmo sabendo da ilegalidade das tais dívidas
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 3 h

Emilio Luis Liango Bom texto, embora não concorde com a parte da "camaradagem"
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Zenda Manuel Marata Uwaaaa tudo corrupto...quem deixou que o pivô de chang assinasse a documentação legal pras dívidas?? Maior partido com votos na Assembléia.
Quem a dá votos todos a favor!! O partido com mais votos.
Quem vai dar um informe "boneco "a nação!!o partido que defendes ou falas bem do mesmo.
Resumindo é uma gang que só atrapalha nossa vida e do país.
Gostaria que fosse tomar um vinho com o doutor Nuvunga;ele sim. Uns 10 indivíduos igual doctor Nuvunga,este país tava nos trilhos.
2
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Antonio Teixeira O Gustavo Mavie devia ler este Post, muito interessante. Penso que pode lhe ajudar a tirar da memória, a ira que tem com os americanos
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Douglas Harris Abaixo a frelimo...
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 5 h

Nelson Matsinhe Bem elaborado até estragar no fim, o momento não é apropriado para separar o trigo do joio, está claro até para o mais distraído que o problema maior neste caso foi a conivência e tentativa de abafar o caso que meteu o partido de cabeça no problema. O que hoje deve se reflectir é o porquê de pessoas tão responsáveis, que sempre tiveram nosso respeito e admiração deixaram esta situação se. Alastrar até este ponto, digo isto porque para mim todos sabiam deste calote, aliás todos nós sabíamos, viram a inércia das instituições de justiça e até as de soberania, mais, assistiram o calote sendo legalizado e nada fizeram. Este não é apenas um problema dos mbavas, é um problema de todos camaradas, quer queiram ou não sofrerão as consequências da sua cumplicidade. Não está tudo perdido, ainda tem a inteligência como trunfo, que a usem para varrer das fileiras a escória e venham com outra roupagem, limpos por dentro e fora. Que não se esqueçam que o tempo não está a seu favor.
3
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 5 h

Gildo Arnaldo Massuanganhe Concordo com está publicação, e devemos parar de falar mal dos americanos, pois tudo é culpa nosso, culpa da nossa ambição, temos que ter cuidado, pois existem americanos que falam português e tem lido as nossas públicas, se eles forem a tirar todos os donativos morreremos a fome, isso é verdade.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 5 h

Luis Inês Ngive Mais palavras para quê? Dr Vaz ao seu melhor. Fica claro que o problema não é da Frelimo, mas dum grupinho que em nome desta organização política, procura tirar dividendos pessoais. Parabéns Dr Egidio Vaz!
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 5 h

Vakatsur Litsur Texto bonito, emocionante e paradoxo! A Frelimo o que é? É a FRELIMO que forma as pessoas ou as pessoas que formam a FRELIMO? Se a Frelimo é constituída pelas pessoas, então o conjunto de deputados na AR, são a FRELIMO dispera por todo país! Penso que é necessário o restruturamento sistémico do Partido como princípio para uma boa gestão dentro e fora do partido.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 5 h

Da Silva Ate concordo só nao percebo Como a PGR indicia apenas 16 se tem tantos outros igualmente criminosos na AR, que imputaram a responsabilidade ao povo. Que medidas tomou, vai tomar ou virá a tomar? Isto é que determina que nao ha comspiracao internacional nem dos EUA, China, nem wherever, e que a corja deve seguir. Entao so é desonesto se um Estado potente nos chama a razao, nao é desonesto roubar ao seu povo? A Frelimo nao é o grupo de ladrões, os ladrões roubaram usando a Frelimo a organizacao. Parabens pelo comment
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 5 h
· Editado(s)

Hilario Sabonete Adelino So nao entendi o fim do teu post. Ilustre esqueceu que o nyusi está envolvido nesta bolada? Nao era ele ministro da defesa?
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 4 h


Filipe Primeiro Filipe Primeiro Como ilibar a frelimo dessas borradas é ela aprovou na ar?quem é da oposicao que està involvido nestas Davidas? A propia frelimo ja disse passo a citar( a frelimo é que fez a frelimo é que faz)quem Simpson nos para dizer que nao é ela que prejudicou o povo? Frelimo significa (frente de ladroes de moçambique )viva a frelimo que une é desorganisa o povo nao se procurator saber oquè comeu as ramas de hatstand doce enquanto estamos a ver as pegadas do Coelho
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 4 h

Jose Jossefa Inguane Não é digno um Partido ser sempre "mama" eleições! Como não sei... É necessário que façamos alternância democrática no nosso país para que os nossos dirigentes tenham respeito com os dirigidos ou povo. Estas dívidas já "não ocultas" é o reflexo de antiguidade no poder. Não têm medo de um dia perderem as eleições. Fazem e desfazem em nome do povo moçambicano, mas para benefícios próprios!!
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 4 h
· Editado(s)

Domingos Cherene Profunda dissertação. Assertiva.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 4 h

Joaquim Pita Egídio Vaz, minhas sinceras desculpas, mas não concordo com certos parágrafos das suas afirmações, mas eu continuo a associar... Só não é MBAva quem foi excluído pelos próprios superiores... Tipo nos a gentalha que aparece com argumentos maquiavélicos...
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 4 h

Joaquim Pita Roubo não é sou dinheiro... Você não viu oquê aconteceu nas eleições autárquicas??? Valha - me o Deus
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 4 h

Carlos Augusto Carlos Egídio Vaz, agora está a bombardear os verdadeiros ladrões
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 4 h

Afonso Manuel Sousa Dias Dr. Egídio vaz, mualonga piadidi mbuya
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 4 h

Franchelone Appollo Granz Só não concordo com a parte que tenta ilibar a FRELIMO, quem incluiu no orçamento essa dívida? Quem era o governo do dia? Oque aconteceu aos prevaricadores de 2015 até hoje? Instrução preparatória até hoje...
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 3 h

Domingos Alexandre Simbine Disse tudo
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 3 h

Francisco Pacheco Chigogoro Texto longo mais com grandes verdades,um dos mbavas que faz esse tipo de insinuacoes e o Gustavo Mavie
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 3 h

Damião Dom Damião Catingue




TENOR


Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 3 h

Fredy Cau O que inquieta-nos não são os que fazem ou protagonizam a maldade, mas sim, o silêncio dos bons... Martin Luther King.
Na verdade esses indivíduos foram nomeados dentro da Frelimo, e com histórico conhecido devido à sua gula, a sua ambição pelo poder para lograr objectivos obscuros como já aconteceu....
Cabe à própria Frelimo desinfectar-se dos seus ladrões e toda a bicharada e, nós como povo, apenas exigimos que o parlamento nos iliba das dívidas em que mergulhou-nos.
Que os ladrões negoceiem com os seus agiotas a dívida contraída e deixem o povo viver em Paz.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 3 h

Manuel Sérgio Njirazafa Dr vaz psso uma rexpsta em cabo delgado tem uma ghera k vai para 2 anos num pais ond a policia, pic, procuradoria, juizes e militar mas ate oj nos mocanbicano n sobemos d nada, n somos dito nada somente sermx inrolado e isu k vcs dfende? xtamx a xpera dos amercano para virem dxcobrir xt crime? Irmao deus um dia vai ti castigar pur xta missao k o sr tem d dizenformar o povo o sr luta todos dia p atrapalhar o povo e pna purk nos ja xtams aberto o sr ta perder tenpo
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 3 h

Eliseu Soares Obrigado Trump, continue assim
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 3 h

Jojo Joao Manuel Alguns vao fingir que nao ouviram e continuaram a pronunciar essas inverdades de que a uma mao externa contra o pais .
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 3 h

Issufo Issufo Um longo e enfadonho texto com o objetivo de informar tanta coisa, e no fim nao diz nada, e com todo o descaramento ainda desinforma.
Esses argumentos sao no mínimo ridículos e claramente servem para ludibriar, enganar e ilibar os verdadeiros responsaveis pelas catástrofes dos últimos anos, esses mesmo que nem coragem tem de vir a público assumir responsabilidades do que tem acontecido e acontece neste momento.
Os mocambicanos conhecem bem quem tem destruido e vendido os recursos este país a troco de alguns milhoes de dólares , os rombo dos dois bilioes, quem sao os que estiveram por detrás dos rombos dos bancos, dos fundos agrícolas, do conflito entre mocambicanos, os que legalizaram a divida e responsabilizaram todo um povo tornando a soberana (.......), e tambem aqueles que pagaran com a vida, entre outros que sofreram na pele, por tomarem posicoes inconvenientes á mafia, denunciarem crimes, apontarem nomes,ou simplemente pensarem
diferente.
Pois desenterrar machados enferrujados para justificar e inventar desculpas e bodes expiatorios para todos os males que este país sofre, é digno de falhados ou de quem vai tirando proveito proprio, distraindo os demais.
Pois para mim a diferenca entre a posicao do EV neste post, e o informe da PGR relativamente ao esclarecimiento das dividas ilegais, nao vejo qualquer diferenca.
O tempo, vai pouco a pouco revelando a verdade, e tambem os mentirosos.
2
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 3 h
· Editado(s)

Inacio Junior Chichango Frelimo está a enfrentar a mais profunda crise moral da sua história. Jornalistas incompetentes devem entrevistar quadros seniores da Frelimo que sempre nhenhe de sabedoria....Não queremos histórias aqui...Chang na cadeia. Guebuza foi visto na sua quinta em vanduzi onde cria gado...buscai-o também...
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 2 h

Geraldo Manjate Completamente de acordo, um dos " adeptos desta teoria" , é o sr. Gustavo Mavie, para este sr. tudo é culpa dos EUA, até brigas de casais moçambicanos, a culpa é do americano, mesmo neste caso do Chang, já estou acompanhando por ai que os EUA estão para prejudicar o partido no poder, sinceramente Manuel Chang rouba com seus amigos a culpa é do americano!!!...
3
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 2 h

Inacio Junior Chichango Pessoal: não há dúvidas que a culpa é sim da Frelimo. A bancada da Frelimo; por sinal a maioria na AR validou e considerou soberana a dívida ante olhar impávido de Chissano; Graça Machel e outros...Agora querem ilibar a Frelimo? No roubo de votos também vão a ilibar? Gatunos de meia tigela!
2
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 1 h

Mac Matolense O texto estragou-se no fim quando diz que a FRELIMO é vítima também.
Afinal quem roubou e rouba ao povo?
Quem está no governo e cria desmamados?
Meu caro, haaaaaa
2
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 42 min

Tomas Mujovo Mujovo Ufff Egídio vaz está de parabens, abaixo a corrupçao mesmo já chega, temos de passar a adoptar uma postura de pessoas que nao robam nada mas sim trabalham pra o ter...Moçanbique precisa de nós e nao de ladroes e corruptos sem escrupulos seja da frelimo da renamo ou de qualquer outro partido. Tenho nojo, repito, Nojo dos ladroes.....
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 40 min

Gugine Neve A FRELIMO entra sim. Ela é que forçou que moçambicanos pagassem essa dívida unilateralmente. Comece a FRELIMO por recuar e tirar as dúvidas do OE. Já está esclarecido que não foram contraídas no interesse público.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 32 min

Domingos Novelo Novelo Falou bem mas no fim estragou por lamber botas!

Sem comentários: