quinta-feira, 20 de setembro de 2018

zona da Polana, que o Comiche mandou ‘matar’ e a substituta sucumbiu.

"Mondlane e Samito são os únicos candidatos sérios que, uma vez na corrida, haveriam de colocar a Frelimo e ao seu candidato em riste"


Acacias_maputoXícara de Café por Salvador Raimundo
ENEAS Comiche acaba aparecendo candidato único para a edilidade da Cidade de Maputo, nas eleições autárquicas de 10 de outubro. 
Venâncio Mondlane, pela Renamo, foi afastado da disputa eleitoral autárquica, e Samora Machel Jr conheceu o mesmíssimo destino. Dois nomes que poderiam fazer frente ao economista que alguma vez, por um mandato, esteve na presidência municipal da capital.
Mondlane e Samito são os únicos candidatos sérios que, uma vez na corrida, haveriam de colocar a Frelimo e ao seu candidato em riste. Aqueles foram relegados à custa de duas/três decisões, da Comissão Nacional de Eleições e do Conselho Constitucional.
Tudo isto sem menosprezar a alternativa, Hermínio Morais, encontrada pela Renamo, em substituição de Venâncio Mondlane. Hermínio é natural da cidade de Maputo, tendo sido comandante da guerrilha durante largo período da guerra civil, acabando general na reserva, no âmbito dos entendimentos de Roma, Itália. O homem conhece de memória a cidade de Maputo, o que não quer dizer que os citadinos reconheçam nele capacitades suficientes para estar à frente dos destinos do Conselho Municipal. 
Hermínio Morais e toda a máquina eleitoral da Renamo tem pela frente trabalho árduo para que, no final, reúnam maior número de votos face ao adversário. Comiche, no entanto, pese lhe terem feito a cama, não vai ter tarefa fácil. Desde logo, porque o eleitorado apoiante de Samora Machel Jr pode não depositar o seu voto a favor do candidato eleito pela Frelimo.
Promete a dispersão de votos. As palavras de Samora Machel Jr, ontem aos jornalistas, podem ter espicaçado os seus apoiantes que, mesmo sendo frelimistas, entendem chegado o momento da verdadeira mudança, colocando as lideranças mais viradas ao Zé Povão, coisa que não parece acontecer.

Samito Jr trouxe essa mentalidade à baila, dizendo que a sua intenção, ao pretender concorrer para a presidência municipal, é encetar essa aproximação, acabando com o fosso entre o poder e o pacato cidadão, coisa que o seu pai fazia com mestria. Dependendo do que o Hermínio Morais vier a fazer na campanha, pode beneficiar dos frelimistas irritados com o partidão. 
Outrossim, Comiche não é bem visto por uma certa ala frelimista, a tal que teria aplaudido a sua não renovação de mandato da última vez que lá esteve, como edil, lembrado pelo polémico corte das acácias velhas, pelas novas. 
A operação aconteceu no período em que a Cidade de Maputo enfrentava o drama da água, levando a disputas pela mesma. Muitas não resistiram. 
Pessoalmente, saudades da acácia que nos protegia do calor intenso na avenida 24 de julho, zona da Polana, que o Comiche mandou ‘matar’ e a substituta sucumbiu. Ari... 
EXPRESSO – 20.09.2018

Sem comentários: