sábado, 15 de setembro de 2018

O PLANO NÃO SAIU COMO PREVISTO


Egidio Vaz

23 h ·

O PLANO NÃO SAIU COMO PREVISTO

Está a faltar sinceridade na nossa opinião pública. Acima de tudo, coragem. O Plano da Renamo deu no torto. Não saiu como previsto. O único programa que está bem encaminhado continua a ser o do processo da Paz Efectiva que culminará com a desmilitarização e reintegração dos homens residuais da Renamo.

Mas no computo eleitoral, o fiasco está exposto. A batalha jurídica não surtirá efeitos nenhuns, de novo, pelas mesmíssimas razões anteriores. Questões formais. Enquanto isso, parece que uma Renamo já está conformada com Hermínio Morais enquanto outra, ainda paga advogados para recursos aos vários níveis. Neste momento, o recomendável era avançar sem delongas com Herminio Morais em vez de insistir com o leite derramado. Em última análise, estamos perante um mero jogo político, não necessariamente batalha jurídica. Se alguém pensa tratar-se de batalha jurídica então, tenho razão. Em Moçambique, a qualidade do ensino do Direito está de rastos. Ou a Renamo adora aconselhar-se por pessoas qualidade duvidosa. Mas esse é o de menos.

O plano que falhou de facto é o GRANDE PLANO. A tentativa de fragilizar o MDM. Por dois motivos. O principal, foi a partida prematura do seu líder, Afonso Dhlakama, o arquiteto da toda trama. Foi ele quem individualmente consultou e cooptou cada um dos agora novos membros da Renamo. Não preciso de provar; provas bastantes abundam pelas redes sociais incluindo fotografias dos ora novos membros, ladeados pelo líder.
De fonte séria e MUITO sénior do MDM, fui informado que o plano inicial era uma coligação tática entre o MDM e a Renamo. Lá onde os candidatos do MDM apresentassem mais-valia apresentar-se-ia uma lista única com o cabeça-de-lista do MDM. Similarmente, lá onde a Renamo se apresentasse forte, uma lista única seria apresentada, com o cabeça-de-lista da Renamo. E, la onde não houvesse consenso, cada um apresentaria sua lista.

Por outras palavras, não se esperava que os agora, membros da Renamo abandonassem o “galo” para a “perdiz”. Não se sabe bem por que razão, de repente vimo-los em romaria para a Renamo, com ataques ao partido de proveniência!

Esse mesmo dirigente sénior do MDM SUSPEITA que tal tenha acontecido em virtude da mudança dos planos de Dhlakama na seguinte lógica: “se eu posso levar esses cabeças de lista do MDM e serem meus porque tenho que partilhar o poder com o miúdo Daviz, esse que também é meu produto? Agora quero lhe dar uma lição”. Ou seja, o plano de sabotar e possivelmente acabar com o MDM como partido relevante no cenário político, pelo menos autárquico. Ele próprio Dhlakama estava disposto em fazer campanha pelos edis da Beira, Maputo, Quelimane. Infelizmente, partiu.

Tendo partido, nada mais havia por fazer senão cumprir com a voz e vontade dele. Se estivesse vivo, provavelmente essas ilegalidades” nem se quer seriam levantadas. Tudo poderia passar “despercebido”. Ou, haveria sempre uma forma/artimanha de se ultrapassar. Mas agora sem ele, fica difícil, pois a discórdia começa mesmo LÁ DENTRO da Renamo. Existem os que se consideram injustiçados, que agora vêm esta, uma oportunidade para se repor a justiça. Se Dhlakama estivesse vivo, sempre haveria formas de os acomodar.

A guerra pelo poder há muito está instalada dentro da Renamo. Não sou eu quem assim o diz. Consultem os murais de Renamistas consumados, tais sejam Nitafa ni Nomo, Unay Cambuma, Jussubo Abdula das Autónoma, entre outros. Leiam o que escrevem.

De hoje até o dia 16 estarão reunidos em Chimoio os 53 cabeças-de-lista da Renamo para uma “reunião estratégica" que culminará com a apresentação comum de todos num Comício popular. Estrei curioso em ver quem será o representante de Maputo. Se Morais ou Venâncio.

Para já, o plano de afundar o MDM não teve efeitos desejados. Muitos desertores, quase todos eles, estão a perder mandatos nas assembleias municipais. Para ser concreto, estão a ficar sem fonte de renda. E não acredito que todos venham ser acomodados na Renamo, com exceção aos cabeças e sua pequena cúria.

Depois das eleições autárquicas haverá o Conselho Nacional da Renamo que irá marcar a data do Congresso. “Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virem Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e eles lançados para fora. (Adaptado de Atos 7:54).




52 comentários
38 partilhas
111111

GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

Comentários


Luciano Mapanga Vão dizer que o texto foi encomendado. kkkkk
5Gerir


GostoMostrar mais reações · 23 h · Editado


Marcelino Bernoso Não tenho palavras. Queria escrever um texto com uma mensagem igual, mas Egídio Vaz antecipou-me.
6Gerir


GostoMostrar mais reações · 23 h


Joaquim Manuel Simples e directo.....e os que renunciaram na assembleia da republica em 2019 tem as pernas cortadas pois nao!....
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Efraimo Neves Não. Não às têm, podem concorrer muito bem. Quanto ao Araújo por exemplo o seu afastamento pode vir a ser nefasto para a frelimo e MDM, ao invés de concorrer para a autarquia poderá concorrer para governador. E ganha a província
6Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Fernando Sande qdo faz política d refeitório da nisso
5Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Wutau Massango OBRIGADO pelo texto, Egidio Vaz. A Renamo implementou "tal plano de Dhlakama" como se estivesse a seguir um plano de um anjo infalível. Acredito que, Dhlakama, apesar de que nao era pessoa com alto nivel de escolaridade, era inteligente, nao teria levado o plano à presente situação, teria alterado durante a execução e optar em fazer coligação com MDM. Alias, Daviz Simango confirmou que havia contactos nesse sentido, que deixaram de existir com a morte de Dhlakama. Penso que a direcção da Renamo foi empurrada para o erro pelos proprios desistentes, que tinham mais intenção de fazer desforras pessoais descabidas a partir da Renamo, que desenhar um plano eleitoral baseado em dados reais, em estudo. Quem fica mais prejudicado com esses erros da Renamo de eleiçoes em eleiçoes sao os votantes. Alertamos, gritamos e nos cansamos!
7Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h · Editado


Star Neves Eduardo Domingos vem cá.Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Magnesio Fazida Ucolor Ucolor Analisando!Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Niz Tambira É preciso provar a eficiência do estado de direito e a renamo tem feito vazar as fraquezas que ainda persistem sobretudo quando se trata da arbitragem nas disputas pelo poder. Acho pretensioso demais achar tudo previsível dentro das instituições quando grupos com interesses divergentes buscarem recurso. A ciência que traz aqui está muito bem estudada, conheces bem os contornos das fragilidades da oposição, estudas isso para espalhar equívocos e agigantar os batoteiros., amiúde. Porquê não confiar no CC? As tantas os grandes conselheiros deste órgão seja a comissão política do partido que está apodrecer no poder e a fomentar a crise social e política...esse é o legado que podemos contabilizar. Porquê acredita que a ausência de Dhlkama vai permitir autoritarismo?
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Egidio Vaz Podes ter razão. Mas eu vivo muito longe dos corredores do poder. Minha mulher é advogada. Lê noticias e apercebendo-se da "causa de pedir", convenceu-me que a ter que julgar de acordo com a lei, o assunto chumba. E, havendo divergência, terão que votar. Osrepresentantes da Renamo estão em minoria. Fora esses dois argumentos que me pareceram imbatíveis.Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Niz Tambira O meu receio, é o papel do direito na melhoria da estabilidade social e política, estamos a assistir desnecessária flexibilidade do direito para dar reposta incompletas e pouco fundamentadas, isso vai aumentar a desconfiançaGerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Niz Tambira Eu acho que os juristas e outros que estão a lidar com matérias eleitorais deviam fazer uma boa educação civica, excluir candidaturas isso mesmo acobertado pela lei, continua sendo atípico por causa de alguma imaturidade do CC, esse CC deve também sair da sua caveira para dialogar com as pessoas
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Egidio Vaz Niz Tambira a Renamo tem alguém lá dentro. Uma das razões de por alguém lá dentro é para assegurar que aconselhe da melhor forma o partido. Em vez de ver culpa na Frelimo, se calhar, podia também questionar o que o representante da Renamo está a fazer para evitar chumbos sistemáticos de seus recursos. Repare que maioria dos chumbos é por meros motivos de forma. Ou seja, a xima devia vir embrulhada num plastico preto, mas entregaram embrulhada num papel caqui. Isso é possível aconselhar. Será que ele está também a fazer seu trabalho? Antes de se preocupar com os outros, julgo que o esforço seria também de ver de dentro, o que existe. Para evitar problemas evitaveis.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Vasco Abrao Francisco Niz Tambira, queres então dizer que a CNE, ao deliberar pela não prevalência da candidatura de VM, que se diga " inquinada" de irregularidade tal como a lei prova, fê-lo a "(des)coberto pela lei"? a ilegitimidade da Renamo e do VM (como partes) pela qual o CC baseou-se no seu douto acordão atinente ao recurso interposto por estes, também fê-lo a "(des)coberto pela lei"? Faça-me favor...
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Pires M'buana Kalembo Egidio Vaz tua esposa é advogada da frelimo porque aprendeu oque a frelimo lhe ensinou.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Pires M'buana Kalembo Se a Renamo tem alguém lá no CC (1) pessoa e a frelimo tem quantas pessoas? Logo = o conselho constitucional é partidarizado! E quem está controlar é a FRELIMO.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 17 h


Cadu Moreira kikikikikikikikikiki bastante forte este post.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Zefanias Macicane Egidio, nao entendo porque é que ataca tanto a renamo se ha anos atras cantava louvores ao partido e ao seu finado lider.
7Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h

Ocultar 20 respostas



Egidio Vaz É atacar a Renamo isso o que fiz? Responde com sinceridade. Escrever algo com clareza e narrando factos é atacar? Leia bem e depois responde
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Zefanias Macicane Egidio Vaz Nao preciso repetir a leitura. Ate porque recebi antes no meu whatsappGerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Egidio Vaz Zefanias Macicane já recebeste no WhatsApp? Estamos juntos em algum grupo? Leu o que escrevi? Insultei a Renamo? Ataquei como? Mostre um exemplo. Um apenas.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Wutau Massango Desculpa vir em nome do Egidio Vaz, para dizer que entendo que ele disse apenas a verdade, disse o que muitos disseram em textos curtos nesta plataforma. A Renamo tropeça de eleições em eleições e deixa de aprender com a pratica. O que as eleições de N…Ver mais
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h · Editado


Egidio Vaz Wutau Massango não é defender-me. É isso mesmo. O grande problema da Renamo é essa insistente falta de aprendizagem. E depois culpam a Frelimo por aquilo que não puderam fazer. Este é o problema principal. Aqui, os meus detratores vão achar que estou a "atacar". Atacar como? Tudo o que narrei aconteceu.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Amonge Rafael Macuacua Isso não tem logica amigos cresçam por favor, as eleições de 2014 foram validadas sem editais, e vão nos dizer que o culpado continua sendo a vitima.
4Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Wutau Massango O que com isso a Renamo aprendeu? Por que nao validaram as eleições municipais de Nampula, Beira e Quelimane sem editais? Nao quiseram? Sentamos na mesma carteira, temos mesmo professor, mas cada um tem seu aproveitamento no final do ano.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h · Editado


Amonge Rafael Macuacua Ter um cada sua sorte na sala de aulas é diferente de ser batoteiro.
Sabe Porquê é proibido jogar aposta de cartas?
É batota, alguem joga mas tem cartas escondidas que lhe dão vitorias, e quando os prejudicados descobrem o que acontece? Fith alguem é morto ferido etc.
Por isso não podemos dar merito a uns espertos que usam instituições para aperfeiçoar a batota.
Quando é que vai se ensinar pessoas a ser honestas se aqueles que deviam ser exemplo são os primeiros em maus exemplos!
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h · Editado


Egidio Vaz Amonge Rafael Macuacua pois é. Mas a política é mesmo batota. Infelizmente.Não espere jogo limpo. Massango está a prometer água gratuita.Nós sabemos que ele está a mentir. A Renamo está a prometer mundos e fundos. Mas a cidade de Nampula está a revelar-se um municipio complexo, dificil de resolver todos os problemas de um dia para outro. E assim em diante. Cada um vai jogar com o que tem, incluindo a lei. Estar preparado para enfrentar esse desafio é o que mais importa.
O que acabei de te dizer, muito poucos como eu poderão admitir isso. É a realidade nua e crua. E a Renamo sabe disso. Mas não vos dizem.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h · Editado


Neves Nhavene Amonge Rafael Macuacua a renamo nunca se preparou o suficiente para um processo eleitoral.. lembra se que nas eleiçoes validadas sem EDITAIS a renamo por via de seus delegados nas mesas de voto podia ter essa informaçao. A renamo sabe só dizer que houve fraude e que ela ganhou as eleiçoes, mas NUNCA nos diz com quantos votos por exemplo o MDM e a FRELIMO perderam ! Por inconveniência,a renamo nunca fez um apuramento a nivel nacional.Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h · Editado


Egidio Vaz Neves Nhavene pois é. Se tivesse os editais que sao distribuidos pelos membros representantes das Assembleias de Voto teriamos pelo menos uma base para confrontar.Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h · Editado


Amonge Rafael Macuacua Neves Nhavene não começa com a mesma desculpa de sempre, sabe Porquê a Renamo recoreu ao Belicismo?
Justamente por isso, todas as reclamações apresentadas nos tribunais eleitorais a nivel nacional foram barradas e chumbadas com argumento de que não tinham fundamento e eram vazios, alem de outros sitios em que os representantes da oposição nas mesas eram presos durante a contagem e soltos depois, e Renamo sentiu se sozinha. Sem nenhuma instituição a lhe defender.
4Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Vasco Abrao Francisco "Argumentação como pressuposto para ganhar causas", foi o tema ministrado por um dos procuradores da vidade de Tete e por sinal, meu docente de prática jurídica. Portanto uma das formas de argumento nos comentários do meu caro Amonge Rafael Macuacua é a falácia, mas para os atentos fica claro que o texto do Egídio Vaz é muito objectivo!...ele expõe os seus argumentos de forma lógica e mais; com uma linguagem de fácil interpretação...
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Amonge Rafael Macuacua Vasco, por favor podes me ajudar a compreender perfeitamente o que é falacia? E como foi aplicada nos meus comentarios?
Para que não possa repetir sem saber porque eu só defendo a justiça.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 18 h


Vasco Abrao Francisco Falácia significa erro, engano ou falsidade. Normalmente, uma falácia é uma ideia errada que é transmitida como verdadeira, enganando outras pessoas.

No âmbito da lógica, uma falácia consiste no ato de chegar a uma determinada conclusão errada a partir de proposições que são falsas.

A filosofia de Aristóteles abordou a chamada “falácia formal” como um sofisma, ou seja, um raciocínio errado que tenta passar como verdadeiro, normalmente com o intuito de ludibriar outras pessoas.

De acordo com a lógica filosófica aristotélica, a “falácia informal” difere-se da formal, principalmente pelo fato da primeira usar de raciocínios válidos, a princípio, para chegar a resultados que sejam inconsistentes e com premissas falsas.

Ao contrário das falácias formais, que são mais fáceis de identificar, as falácias informais, por apresentar uma forma lógica válida, podem ser de difícil identificação.

Ver também: significado do Sofismo.

Falácia também pode ser sinônimo de ardilou logro, uma atitude que tem como objetivo obter vantagem sobre outra pessoa, enganando-a. Muitas vezes está relacionado com a falta de honestidade.

Com origem no termo em latim fallacia, esta palavra indica a característica ou propriedade de algo que é falaz, ou seja, engana ou ilude.

Em alguns casos, falácia também pode indicar gritaria ou falatório, uma confusão causada pelo barulho de muitas vozes.

Falácia do espantalho

A falácia do espantalho (ou falácia do homem palha), consiste na distorção de um argumento e a tentativa de descredibilização do argumento distorcido, para refutar o argumento original (não distorcido). É uma estratégia errada porque o argumento que é refutado não é o argumento que foi inicialmente apresentado.Gerir


GostoMostrar mais reações · 17 h


Vasco Abrao Francisco Veja neste link https://www.significados.com.br/falacia/Gerir




SIGNIFICADOS.COM.BR

Significado de Falácia


GostoMostrar mais reações · 17 h


Vasco Abrao Francisco Por exemplo: " isso não tem lógica amigos cresçam por favor..." o Amonge Rafael quis despertar-nos para uma falsa ilógica no texto do Egídio Vaz e só acredita na sua chamada de atenção aquele que somente vê letras
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 17 h


Amonge Rafael Macuacua Então Isso não se enquadra no meu caso pois eu não disse nenhuma falsifade, porque no que diz respeito as eleições 2014 todos questionaram a falta desses editais que levou a CNE a publicar resultados num CD.
Eu ouvi os responsaveis dos tribunais eleitorais a dizerem as reclamações da Renamo não tinham fundamento...
Então o Mano Vasco é quem está a dar argumentos falaciosos ao tentar distorcer a realidade.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 17 h


Vasco Abrao Francisco Amonge releia seus comentários e ha de notar que foi você qiem disse que a publicação do Egídio Vaz não tinha lógica. A frase entre aspas no meu comentário anterior é da sua autoria, mesmo assim você continua com tuas falácias à mistura com argumentos "ignoratius"... Tenha a lógica como base...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 13 h


Vasco Abrao Francisco Por exemplo, no processo de 2014 o MDM queixou-se de fraude em algumas mesas que funcionaram na província de Tete...na primeira instância a queixa foi julgada improcedente por insuficiência de provas. O MDM recorreu para o CC e este manteve a insuficiência de provas como fundamento da improcedência do recurso pelo facto dos fiscais do MDM não terem juntado no processo as reclamações por estes feitas nas mesas de voto!... O MDM pode não ter-se conformado políticamente com o veredicto final, mas do ponto de vista jurídico as decisões do CC não são passíveis de recurso. O TPC que o MDM e a Renamo têm de fazer é melhor preparar seus fiscais, tão simples quanto isso. Não acha Amonge Rafael Macucua?
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 13 h


Zbero Cardoso É pra os fortes mesmos...Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Mahamad Hanif Mussa De facto houve "deslealdade política" e dou verdade a esta tua passagem:

"De fonte séria e MUITO sénior do MDM, fui informado que o plano inicial era uma coligação tática entre o MDM e a Renamo (...)"
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Amonge Rafael Macuacua O que me deixa curioso é que sempre que a Renamo mete um recurso na justiça, aparecem certos individuos com discursos a antecipar decisóes que devem tomar essas instituições, haaa não vai dar em nada, é igual ao de sempre é fazio de fundamento, devia se conformar bla bla bla coisas sem sentido.
Quem é voce para dizer o que as instituições devem fazer numa materia onde voce nem faz parte? Isso é um puro escovismo.
Chego a concordar em parte com alguem que diz que em Moçambique quem provoca guerra não são os politicos, são os psedo intelectuais ou a cadêmicos esfomeados....
7Gerir


GostoMostrar mais reações · 17 h · Editado


Egidio Vaz Amonge, os mecânicos auto são capazes de diagnisticar um carro so por ouvir-lhe o som, cheirar o escape ou apreciar a tonalidade do oleo de motor. É assim comigo. Entendo um pouco das leis eleitorais e tenho ajuda da minha mulher. É mau?
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Egidio Vaz E depois meu caro. Os verdadeiros membros da Renamo, aqueles ferrenhos, entendem o que estou a dizer. Não virão aqui insultar. Porque eles entendem e percebem bem o que disse aqui.Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Amonge Rafael Macuacua Entender o que voce escreveu muitos que comentaram aqui entenderam nem eu entendi, que o seu texto é um puro acessorio para os juristas do seu Partido que são a maioria na CNE √ CC.
Ao escrever um texto igual a esse é aquela tatica de cortar a espetativa ao publico para não esperarem nada de novo ou de bom, e assim os partidarios do cc vão chumbar independentemente de ser justo ou não o ato.
Porquê no fundo o que está em jogo aqui não é o poder em si ou estado de direito ou crescimento da democracia, mad sim, prejudicar e acabar com a renamo.
4Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Egidio Vaz Amonge Rafael Macuacua ninguém, com seu desejo individual, irá acabar com a Renamo. A não ser que a própria renamo, em sede propria, trate de liquidar o seu partido. Da mesma forma que se fazem antevisões de jogos (o que não quer dizer antecipar-se ao arbitro), em política e na ciência, também se faz. É o que fiz.Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Chadreque Capece Jr. Amonge Rafael Macuacua esta deve ser a tua convicção em relação ao texto.Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Amonge Rafael Macuacua Chadreque, essa não é a minha convicção em relação ao texto.
Podemos ver o texto em si como sendo do Vaz 'certo.
Mas tens que perceber que no fundo esse texto faz parte de uma conjutura organizada com o mesmo objetivo ou fim, cortar as pernas à Renamo.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Vasco Abrao Francisco Amonge Rafael Macuacua, ainda esta semana, em conversava com um amigo meu e quadro sénior da Renamo eu questionava-lhe o seguinte: "porquê tanto alarido com os recursos interpostos?"...dizia ele "pensa-se que seja uma estratégia para manter os munícipes de Maputo confiantes na manutenção VM como CL"!...portanto, nem ele próprio sabia das motivações para muito " bula bula" por aí...
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Filipe Primeiro Primeiro Dos que desertores existem doutores engenheiros como não foram capazes de analisar e ver que iam no fundo do poço outros igual a mim dou lhes razão estão longe da caneta muito menos de juízo e agora???Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Sérgio Ismael KkkkkkGerir


GostoMostrar mais reações · 16 h


Victorino Tambo Só um casmurro não percebe o que o Egídio Vaz escreveu. A verdade está ai, para alguns A MORTE POLÍTICA já é para breve.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h


Lukuekue Amani São só opiniões... não são profecias... é natural que pense ou deseje que as coisas sucedam de tal maneira.

O que irá acontecer, o seu saber se manifestará no devido momento...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 22 h · Editado


Sergio Mangue A Renamo não está preparada para as eleições autárquicas deste ano. Todos os cabeças de lista pela Renamo são desertores d MDM, mesmo na Matola se o doutor Ronguane fosse um aventureiro seria cabeça de lista pela Renamo. Será que dentro da Renamo não há quadros competentes?
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Emìlio Daùsse A Renamo foi mais estratégica meu bro,no lugar de coligar-se com MDM tirou do partido do galo as pessoas que iriam dispersar os votos.
Acha mesmo que o Araújo,o Mondane fazendo campanha pela Renamo e seu cabeça-de-lista não facturar?
Vamos aguardar,falará pouco.
Com a Renamo dentro o MDM não conseguiria fazer passar o MA e VM nas próximas autárquicas.Gerir


GostoMostrar mais reações · 19 h


Sérgio Ismael Emílio você não disse nada.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 16 h


Josue Mucauro Ronguane também não é querido no MDM, razão pela qual o MDM arriscou tudo e mais alguma coisa, mesmo sabendo que se um partido apresentasse queixa, ele também ficaria de foraGerir


GostoMostrar mais reações · 15 h


João Nhanengue Mais palavras para quê?
Resumiu um pouco do essencial.Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Sacur Bro Feliz??

Ilustre Egidio Vaz

🤔Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Egidio Vaz Feliz com o quê? Onde é que entro?Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Sacur Bro Com o falhanço do plano.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Egidio Vaz Sacur Bro sou parte não interessada. Apenas lamento a morte premamtura do lider da Renamo. Seria interessante ver como tudo iria terminar.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Abel Mavuo Egídio Vaz, admiro a sua visão periférica das coisas enquanto que a maioria dos nossos compatriotas só e simplesmente naquilo que lhes deixam ver, assim vão dizer que es do MDM.
Julgo que a renamo, deve pugna-se por comportamento que una os moçambicanos e não o contrário, se efectivamente fosse pela democracia não teria o interesse de desestabilizar aos outros, esqueceu-se da ajuda do MDM nas intercalares de Nampula simplesmente ingratidão, e desrespeito total com os milhares de membros da Renamo que em tempos das hostilidades militares foram perseguidos e mesmo assim nunca desistiram, esses sim mereciam serem honrados como cabeças de listas e não aventureiros desnorteados pelo populismo político. Assim vão dizer que sou da Frelimo, ou MDM.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Felisberto Raul Artur Como seria possível um partido armado havia de se coligar com um partido sem arma, e com historia diferente, alias, os que engrossavam o MDM eram membros da RENAMO, e dono voltou, levou de volta, também constitui problema?
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h · Editado


Wutau Massango Com gente que pensam assim a Renamo nao vai longe!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Domingos Elias Magenge Não vai mesmo!!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 25 min


Lukuekue Amani Orquestra. 😅😅😅😅Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Andre Gildo Ali Assissi Só espero que tudo isso não culmina com o surgimento da II guerra civil em Moçambique.
Esses desertores que só criam desordem e intranquilidade no seio partidária.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Daniel Roagem Fungulane Gostei do seu poste.na verdade queria acabar com o MDM mas não deu daqui para frente vamos ver muitas coisas na velha RENAMO, aliás nada pode se esperar numa RENAMO que de eleições em eleições o serviço é vender votos
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Nito Prazeiroso Eu te aposto Egídio Vaz. O MDM caiu vertiginosamente e jamais conseguirá se reerguer pelo menos nestas eleições autárquicas e presidenciais. Se era a pretensão da RENAMO afundar o MDM, atingiu o objetivo e brevemente se provará. O MDM só pode negociar com a FRELIMO para poder governar pelo menos um município desta vez. Fora disso, se RENAMO não governa, não será MDM. Mas o que te garanto Egídio é que a RENAMO, que agora só governa um município, vai conquistar mais municípios, ainda que poucos, e o MDM vai bater na madeira. A aparente desordem que se vê na RENAMO não é suficiente para ela perder eleitores. Aliás, não há desordem nenhuma, só há concertações. É normal que não sejam fácies para um partido maduro. Mas vai se ultrapassar. Quantos cenários incríveis já aconteceram e acontecemdentro da FRELIMO, Egídio Vaz não tem comentários. Não há análises. Só sabe mandar indirectinhas contra os que se atrevem a desafiar o seu partido ó Egídio. Você é um Unay Cambuma da FRELIMO.
6Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h · Editado


Egidio Vaz Veja os posts fos Unay, Jussubo e outros. Eles falam a partir da Serra, as vezes da Beira ou Gorongosa. Estão informados das lutas internas. Não ataque a mim. Se na tua opinião o MDM faliu, então apenas devo discordar com evidências. Veremos o que terá depois das eleições. Para já, parece claro que os tantos membros que rumaram a Renamo estão também a cogitar o regresso, dado que o que lhes foi prometido não foi cumprido. Na Matola, um grupo de membros da Renamo se entregou ao MDM (veja só), acusando de estarem a ser preteridos em função dos recem-chegados. As movimentações são complexas.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Gervasio Silverio CorrectoGerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Gervasio Silverio Mano, isto vai doerGerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Nito Prazeiroso Oky. Guardemo-nos de olhos e orelhas.Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Fernando Sande mito não pode se guiar pelo fanatismo ou seguir conversas da rua a RENAMO nunca foi nada no panorama político, ta mais farco q o MDM,nem com o desarmado d MDM consegui se virar e com FRELIMO é so dar pontosGerir


GostoMostrar mais reações · 19 h


Domingos Albuquerque Companheiro Nito a guerra interna dentro da renamo. Ca em Quelimane ja se apresentaram ao mdm membros da renamo. Vamos aguardar pelo veredito final d 10/10
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 18 h


Agostinho Augusto Verdade nua e crua.Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Simon Cossa Ainda bem que o voto é para o partido e nao cabeça de lista o meu voto continua para RENAMO idependentimente de quem é o cabeça de lista!
4Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Egidio Vaz Simon Cossa teus amigos deviam pensar assim para não perderem tempo.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Simon Cossa Nao ti precupes com os meus amigos eles sabem o que fazer no dia 10!
5Gerir


GostoMostrar mais reações · 19 h


Muhamad Yassine Tufa
5Gerir


GostoMostrar mais reações · 17 h


Antonio Milton Egidio Vaz é candidato à G40. Um macena safado. Tudo k escreve sao encomendas d regime.Gerir


GostoMostrar mais reações · 58 min


Francisco Dos Santos Desde um tempo a está parte, há uma euforia desmedida da RENAMO com relação aos resultados dos próximos pleitos eleitorais, existe a sensação de que os membros da RENAMO, estejam a pensar que vão ganhar as eleições, baseado, na falsa premissa de que a Frelimo esteja fragilizada e o movimento ocorrido na ocasião do Funeral Líder. Ora isto é falso, não sustentado em dados e baseado numa sensação de estar em alta. A RENAMO falhou em momentos cruciais e continua a pensar que vai ganhar, mesmo perdendo a batalha na partida.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 19 h


Ismail Mahomed É aí onde reside a perigosidade da Renamo, excesso de confiança e expectativas e quando perde começa a disparar para tudo que é canto de forma indiscriminada acusando tudo e todos de fraudeGerir


GostoMostrar mais reações · 1 h


Xavier Antonio "Em Moçambique a qualidade do ensino do Direito está de rastos". Só do Direito?
Talvez porque o Direito seja mais visível pela sua natureza. A qualidade do ensino em Moçambique está de rastos, no seu todo. Uma das razões é a qualidade dos docentes. Muitos não tem o mínimo para se dirigir aos outros seres humanos.
Em que lugar ocupa hoje a UEM no universo das outras? Professores que passam tempo nas redes sociais, televisões a discutir assuntos fúteis para assegurar lugar de chefia ou promoção.
Professores de Física, História..., que se tornaram advogados para ser membro do parlamento,...,
Dá vergonha ouvir ou ver o que um professor fala ou escreve. Professor sem o mínimo ético. Professor que de ciência nada tem.
Um professor deve contribuir para si, sua família, comunidade e sociedade em geral. Um professor que só pensa no seu estômago como vai ensinar com qualidade se o seu interesse resume-se em ganhar dinheiro? Professor é um indivíduo comprometido com a ciência.
Professores que se tornaram jornalistas de mentiras para serem conhecidos.
Triste!
13Gerir


GostoMostrar mais reações · 19 h · Editado


Carlos Calo Wow tell them bro
Gerir


GostoMostrar mais reações · Ver Tradução · 15 h


Xavier Jossias Tualufo Ismael Manuel, Leticia Vieira, me por na plena lucidez por favor
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 19 h


Moses Filho Acho que o Deviz está a rir, nessa hora.
Gente que eu achava inteligente, mas estava equivocado.
A apetência de dinheiro fácil, arruinou VM e Araújo, nem tiveram tempo de calcular o chão que pisavam.
Com gente oportunista no futuro podemos ver Renamo fragmentada, débil, sem norte.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 18 h · Editado


Sérgio Ismael Verdade
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 16 h


Domingos Elias Magenge Pura verdade
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 11 min


Bartolomeu Alexandre Kkkkkk. Toma. E nós jeckando nas calmas.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 18 h


Egidio Vaz KkkkGerir


GostoMostrar mais reações · 17 h


Sérgio Ismael Kkkk renamo está malGerir


GostoMostrar mais reações · 16 h


Egidio Vaz Sérgio Ismael depois eles perguntam: fizemos tantos pedidos e todos foram chumbados! O CC é da Frelimo. Na verdade não é assim. O CC não deve dar provimento só porque estão a insistir. Eles são pagos para fazerem bom trabalho. Como tal, podem voltar amanhã...até que acertem eles próprios. Aí sim, o CC poderá analisar o mérito das questões.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 16 h


Sérgio Ismael Egidio Vaz a renamo pensa em negociar tudo,aprova as leis e as quer contornar com diálogo político. Haaaa
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 15 h


Domingos Albuquerque Ja comecou a decadencia na Renamo. O feitico virou contra o feiticeiro.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 18 h


Muhamad Yassine Domingos Albuquerque nem póGerir


GostoMostrar mais reações · 17 h


Juma Aiuba Eu concordo contigo Egidio Vaz. É isso mesmo.Gerir


GostoMostrar mais reações · 17 h


Muhamad Yassine Juma Aiuba sabes que nao é isso. Esse post é mais um post
4Gerir


GostoMostrar mais reações · 17 h


Juma Aiuba Mano Yassine, hoje em dia qualquer teoria pode explicar o que está a acontecer na Renamo.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 17 h


Egidio Vaz Juma Aiuba existem perguntas simples que gostaria de fazer o Muhamad Yassine, meu irmão.
Os factos são de que os milhares de membros que desertaram o MDM não foram fruto de uma mobilização mas sim de uma cooptação. Ou seja, aquela tanta gente foi cooptada; foi para lá na esperança de terem algo que julgam não ter no MDM. Só este facto é demonstrador que a dada altura, a Renamo mostrou-se porosa e infestou-se por interesseiros. Claramente. A Frelimo aguarda serenamente a vinda desses. Mas deverá acontecer em 2019 e começarem a militar da base.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 16 h · Editado


Timoteo Papel Eu não sei se estamos perante um profeta ou um bom evangelista. Dá para fazer um belo texto com o titulo: DA APARENTE CRISE DO MDM AO COLAPSO DA RENAMO.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 17 h


Isequiel Vicente Candieiro
Gerir


GostoMostrar mais reações · 16 h


Agelina Manuel ISSO EU TB SABIA! Concordo
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 15 h


Francisco Jose Vou partilharGerir


GostoMostrar mais reações · 15 h


Francisco Jose Egidio Vaz, voltaste em alta, imparcial, honesto consigo mesmo e com alto sentido nacionalista. Parabens
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 15 h


Francisco Jose Teus posts são didacticos
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 15 h


Carlos De Sousa Tivir "Unay Cambuma da FRELIMO"?
Mas moçambicano tem abuso sabe😂😂😂😂
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 15 h


Domingos Elias Magenge Bota "abuso" nisso.
KKK KK KKK KKGerir


GostoMostrar mais reações · 7 min


Josue Mucauro Na mosca!!!
Mas parece que tudo começou no segundo congresso do MDM, onde alguns membros queriam coligação, há verdade é que era possível haver essa coligação de rovuma ao Maputo, do zumbo ao índico, menos na cidade da Beira, é onde há muita mágoa.
"Se" o plano falhou? Acho ainda prematuro, pois se Daviz perder a Beira para Renamo ou Frelimo, dificilmente o MDM terá um candidato as próximas presidênciais, a Beira será tudo ou nada...
Quanto à MA de certeza que não concorrendo para o município, lhe engrandece pra concorrer ao governador...

Mas a Renamo, precisa de deixar de ser distraídaGerir


GostoMostrar mais reações · 14 h


Alberto Antonio Meque Bem faladoGerir


GostoMostrar mais reações · 14 h


Cayndo Lopes Cadir Eis o declineo da historiografia, quando abandona-se o método cientifico em detrimento a especulacao e boato. Muito triste.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 13 h · Editado


Marcelino Manhaso Grande verdade Dr Egidio.Plano de 1 Oposição aniquilar outra Oposição falhou em grande.Uma renamo sem plano concreto para chegar ao Poder dez de 92,cm todas condições e oputunidades k ja teve.O MDM mostrou k esta preparado politica e Administrativamente com 1 base de apoio muito SOLIDA.Alías,o povo esta atento.Se a renamo quer realmente governar,tem k reflitir a sua forma de se relacionar cm outros Partidos da Oposiçao.Aliciar menbros duma oposição credivel como o MDM para destrui lo,fechar acordos politicos obuscuros cm a frelimo para prejudicar o MDM,Querer pontapear as leis por ela mesmo trzidas a mesa das negociações para depois auto vitimizar se,Nao levará a renamo a lado nenhum.Antes pelo contrario,isso faz com k os mais atentos tirem as suas conclusões e consequêntimente afastem se da renamo.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Gote Rafa Estudar pra limpar o rabo com ruga da FRELIMO, não vejo nada quando um indivíduo com tanto gritos na stv afinal está a procura dessa hegemonia pra se colocar nessa baixaria em troca de cargo e dinheiro. O único Massena que envergonha os seus conterrâneo.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 11 h


Gabinete Vila Massane Meus ilustres è possivel um partido desde que fundou nunca fez.congresso, de onde viria os tais concorrentes????? Pense e reflicta
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 11 h


Costa Manhiça Cada dia a escrever asneirasGerir


GostoMostrar mais reações · 9 h


Daniel Fernando Mourão VIVA RENAMO.Gerir


GostoMostrar mais reações · 8 h


Abdul Abibo Bem haja o MDM
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 3 h


Antonio Milton Abaixo o sr lambebotas Egidio vaz. Este sr é SiseGerir


GostoMostrar mais reações · 41 min


Arlindo Domingos Canivete Viva Renamo,nos vamos amar a Renamo pra mudar o cenário"nós estamos cansados com a Frelixo,que nada faz apenas roubar roubar cada vez mais a afundar o pais".Gerir


GostoMostrar mais reações · 24 min


Nihora Wampula Um traidor é sempre um das nossas fileiras, da nossa familia...não importa se é Massena ou não..., e não creio RENAMO ser um partido apenas dos Massenas...Gerir


GostoMostrar mais reações · 1 min

Sem comentários: