A Originalidade Conservada, Difundindo a Informação
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
Ex- Ministro dos Transportes detido por desvio de fundos
Luanda - O ex-ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, foi detido esta sexta-feira, em Luanda, depois de ter sido ouvido por largas horas no Departamento Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP) da Procuradoria-Geral da República.
Fonte: Club-k.net
Augusto da Silva Tomás - que é acusado de crimes de peculato e corrupção activa - foi levado para a cadeia prisão de São Paulo, em Luanda, quando eram precisamente 16 horas (de Angola), segundo fontes do Club-K.
Por volta das 12 horas já havia sinais de que a audição do ex-ministro – que está a ser defendido pela advogada Ana Paula Godinho – iria ter um desfecho desagradável a contar com a presença nas instalações da DNIAP, na Vila Alice, em Luanda, de uma viatura do Ministério do Interior usada para recolha de arguidos com prisão decretada.
O ex-governante tem sido ouvido desde a primeira semana se Junho num processo que está a ser conduzido pela instrutora Petra Romana Timóteo Correia. Em causa, estão os resultados de uma inspecção feita às empresas públicas do sector dos transportes com destaque para o Conselho Nacional de Carregadores cujos directores foram também detidos.
O Club-K sabe ainda que para breve serão levantadas as imunidades de dois ex-ministros, agora nas vestes de deputados a Assembleia Nacional, de forma a permitir que o Ministério Público os remeta na mesma condição verificada em Augusto da Silva Tomás.
Numa nota distribuída à imprensa no cair desta noite, a PGR justifica que a medida de coação pessoal aplicada decorre do processo – crime 23/18-DNIAP, uma vez que pesam ainda sobre o ex-ministro os indícios dos crimes de branqueamento de capitais e outros.
Estes crimes estão previstos e são puníveis pelo Código Penal e a Lei 03/14, de 10 de Fevereiro - Lei sobre a Criminalização das Infracções subjacentes ao branqueamento de capitais. E nos termos das disposições combinadas da alinha G do artigo 16º e dos números 1 e 2 do artigo n.º 36º da Lei 25/15 de 18 de Setembro – Lei das Medidas Cautelares em Processo Penal, foi decretada a medida de coação pessoal de prisão preventiva igualmente a Rui Manuel Moita, ex-director geral adjunto para área Técnica do Conselho Nacional de Carregadores.
O processo prossegue a instrução preparatória com carácter secreto, com vista a sua conclusão e posterior remessa ao tribunal competente.
ASSIM, ESTAMOS A ACREDITAR, QUE CHEGAREMOS AO JES, ladrão môr. CADEIA PARA OS LADRÕES DO POVO. AINDA FALTAM 39 LADRÕES, ELES SÃO 40, HOJE VOU BEBER MUITA CERVEJA PARA COMEMORAR ESTA PRISÃO. FALTA O RABELAIS, O CARLOS CUNHA, FERNADO CUNHA, JOSÉ RIBEIRO....EPÁ, SÃO MUITOS MESMO.
concordo cntigo amigo Roberto...eu tbem vou beber de tdo..so pra mi liviar desta noticia..mais com tdo ainda falta msm muinto q tenhem ser levado na dadeia do sao paulo
Para não aplaudir precipitadamente, tendo em conta a credibilidade da fonte da notícia e por a mesma estar "Em Desenvolvimento (...)", como o portal fez questão de realçar, vou aguardar que outras fontes de informação se pronunciem sobre o caso. Caso seja mesmo verdade, apelo a justiça a adotar mecanismos de recuparação do que foi desviado já que é acusado do crime de peculato, fundos estes, que podem ser investidos na assistência médica e medicamentosa nas unidades hospitalares do país, num eficaz e eficiente sistema de educação, na agricultura, saneamento básico e não só. Para mim, o ganho será maior se a justiça conseguir devolver aos cofres do Estado o que foi roubado.
Diferente do que muitos por aí dizem ser perseguição eu falo em justiça e que não falte coragem para se responsabilizar todos aqueles que saquearam e geriram mal o património de todos nós.
A ser verdade, a velha questão se a PGR de Angola tem ou não redes suficientemente fortes para "capturar peixes graúdos", começa a ter resposta, tudo indica que o discurso sobre o combate a corrupção a cada dia ganha maior consistência.
Grande exemplo para Africa. Acreditem, depois de JLO muito em Africa vai mudar. O angolano sempre foi um povo diferenciado em Africa, nós não somos matumbos. Uma familia, apenas, não pode transformar um povo civilizado e patriota em mercenario, canibal e gatuno. JLO mostra-lhes que o angolano não tem estrutura nem muito menos perfil para ser colonizado por São Tomé. VIVA ANGOLA, VIVA JLO, VIVA O MPLA DE AGOSTINHO NETO.
Mestre Vaz o que tem São Tome a ver com isso? Ou se vira a pagina ou então estaremos sempre a ser assombrados pelos fantasmas do passado, São Tome e Angola são 2 paises com povos irmãos e amigos e com muita historia em comum, não mistura alhos com burgalhos.
Nesta altura penso que existem três tipos de emoções, aqueles que diziam que João Lourenço seria um simples motorista estão envergonhados, os que diziam ser intocáveis perceberam que já não são e estão com medo do peso da justiça e nós que pensávamos que não viveríamos tempo suficiente para ver a justiça acontecer no país estamos nesse momento a abrir as nossas latas de cerveja (porque não temos dinheiro para comprar champagne) para comemorar a nova era do país.
Há de facto uma luz no fundo do túnel. Mas, como disse eu prefiro esperar pelo desfecho... sou mesmo gato escaldado... Se estivermos todos lembrados, não há governante neste País que não tenha roubado, enganado, tirado dividendos ilicitamente ou usado influências em benefício próprio...Serão todos levados à barra do tribunal?! Ou há alvos especiais?! Quais os critérios de justiça, começar pelos mais ricos ou gatunos mais evidenciados?! Este AliBabá tem mais de 100 ladrões... Não será justo se todos eles não forem a contas com a justiça : muitos ainda são deputados e membros do governo, daí o meu cepticismo....espero sentada de pipocas na mão à espera dos próximos capítulos🙏
Minha comadre falou e disse. Subscrevo. Até dá náuseas ver, conviver e sujeitar-se a tantos dirigentes fora da lei. E ainda por cima diziam: "tens raiva porque não conseguisse ". Roubar? Em casa, na escola, na igreja e na Rua aprendi: Não roubar. Não cobiçar as coisas alheias.....E mantenho-me fiel a esses princípios.
A luta contra corrupção e outros males deve continuar, Angola precisava de um líder assim, com a coragem de Jlo, para dar um rumo melhor no país para o bem de todos, sobretudo dos angolanos.
A medida de detenção por crime de peculato e altos desvios é acertada, mas não pode apenas resumir-se nisso, ou seja, se olharmos mais para o fundo da questão veremos a necessidade de recuperar esse dinheiro e canalizá-lo para sectores-chave do país como a saúde e educação. Todavia, a notícia está em desenvolvimento e aguardo por mais detalhes...
Augusto Tomas foi dos que menos mal fez. PRENDAM Jean claude bastos de morais esse sim tem os nossos 5 bilioes de dolares e continua alegremente a viver no seu luxuoso penthouse a frente do cafe del Mar cheio de arrogancia.
Até um certo tempo, vez dele vai chegar e disso acho que não devemos ter mais dúvidas. A justiça até o final de ano vai ter muitos processos errados com direito a cadeia.
Agora é que vão ter o cuidado de reparar e apetrechar as cadeias,assim como apetrechar os hospitais de medicamentos e materiais gastáveis por que não conseguiram ir se tratar em Espanha.
Finalmente acabou a república das bananas, onde o ex presidente José Eduardo dos Santos parecia de ser mais colonizador, mafioso, roubando em todo território as riquezas do país, enriquecendo a sua familía e amigos, atirando o povo na miséria, morte e caridade, um país de direito ninguém acima da lei, nos sentimentos orgulho ter um presidente como João Lorenço que faz cumprir as leis, assim o país será mais forte e credível tanto a nível nacional como internacional, os nossos governantes Africanos eles não são escarso a nível intelecto, mas sim corruptos, país para haver desenvolvimento é preciso que as instituições do estado sejam forte e os magistrado devem desempenhar as suas funções independentemente do estado, havendo requisitos acima referidos então digamos que o organizado, os ladrões devem pagar a fatura mais cara, prisão.
A justiça angolana está de parabéns! A cada dia que passa tem mostrado aos angolanos e ao mundo que realmente está mesmo interessada em combater os cânceres que tanto assolam o país.
Volto a repetir... em breve nao havera lugar na cadeia do s.paulo . Viana e comarca esperam pelos ladroes. Soltem os ladroes de galinhas e butijas que vai ser preciso muitos quartos. Bem haja a justica.
Foi para lá ver um amigo... Ninguém é preso, ou vão todos ou não vai nenhum. Relembro que o JLO tinha muitos negócios derivados do posto e nas connections... que tinha, um desses negócios era com o Zénu
Foi para lá ver um amigo... Ninguém é preso, ou vão todos ou não vai nenhum. Relembro que o JLO tinha muitos negócios derivados do posto e nas connections... que tinha, um desses negócios era com o Zénu
Foi para lá ver um amigo... Ninguém é preso, ou vão todos ou não vai nenhum. Relembro que o JLO tinha muitos negócios derivados do posto e nas connections... que tinha, um desses negócios era com o Zénu
Mas vc tb se contenta só com o quê, seu velho aguado? O lugar do outro ainda não arrefeceu e vc já tem saudade dele ou quê? Haja muita paciencia em quem o tenha de aturar, deve ser um trabalho bem inglorio para um mal agradecido, tenha dó, sim?
Foi para lá ver um amigo... Ninguém é preso, ou vão todos ou não vai nenhum. Relembro que o JLO tinha muitos negócios derivados do posto e nas connections... que tinha, um desses negócios era com o Zénu.
Foi para lá ver um amigo... Ninguém é preso, ou vão todos ou não vai nenhum. Relembro que o JLO tinha muitos negócios derivados do posto e nas connections... que tinha, um desses negócios era com o Zénu
JL continua mesmo assim, em seguida confiscar os bens e congelar as contas bancárias para este dinheiro voltar aos cofres do estado.
Quem será o próximo JL? Olha que um dos jornais mais credíveis do mundo, que é o spiegel, da Alemanha, já começou a elogiar o teu trabalho. Continua assim, JL e o teu buchexudo. Muita até agora continua a morrer por causa destes ladroes sem escrúpulo.
Não acredito, isto só pode ser boato. Em Angola estes indivíduos estão protegidos institucionalmente. Não acredito que JOL permita isso, se não permitiu com Manuel Vicente, com o próprio compadre iria permitir? Acreditem com todo o respeito que tenho pelo o MPLA a culpa do MPLA todos, sem exceção, inclusive aqueles que foram ministros todos estão milionarios de forma ilícita. O dinheiro que serviria para dar um pão a cada angolano pobre foi para os bolsos deles, dos amigos e dos familiares, por isso não acredito. O único que esteve preso e cumpriu, foi o desgracado do Miala, este ninguém o poupou, mas, mesmo assim este homem nacionalista continua a cumprir uma missão de estado. Mas, os restantes dirigentes irem para a cadeia em Angola e sendo do MPLA not possível, só mesmo quando as galinhas tiverem dentes.
Começo acreditar sim Grande General, mas, o problema é que eles vão presos mas não devolvem o dinheiro. Por exemplo o dinheiro deles lá fora não está só nos bancos, mas eles compraram prédios, casas e em nenhum momento ouvimos as Instituições do estado a falarem em confiscar os bens deles no estrangeiro , falaram sim no repatriamento de capitais, mas, estes foram investidos em imobiliárias, eles não são burros, burros somos nós.
Calma, tá tudo previsto, também não querem que se escreva tudo tim-tim, por tim-tim senão depois deixam todos de ler ao fim de meia dúzia de parágrafos, né? Se saíu um X gordo não vai poder voltar um Y magro, senão confisca-se tudo e ainda levam com o Z (e em BOLD) duma multa pesada em cima...
Caríssimo Anonimo, o Governo actual está autorizado a investigar bens ilícitos de dirigentes angolanos no Ocidente. Aliás, os próprios Governos do Ocidente é que estão ajudar o Governo angolano a fiscalizar e posteriormente confiscar esses bens em seus prórprios países. É só lembrares que a Inglaterra devolveu os 500 Milhões, ha meses atrás. Essa é a razão da campanha de combate a corrupção e o nepotismo efectuada pelo PR aqui e no Ocidente... PENHOR é jurídico e claro - Todos os bens conquistados com o dinheiro do estado para fins prórprios, são propriedades do estado e devem ser devolvidas ao mesmo, custa o que custar. Apenas existem duas saidas: Ou devolve ou paga. É uma opçáo Si Ne Qua Non. Tipo uma dívida bancária. Então caríssimo, todos estes bens devolver-se-ão ao Estado, podes crêr.
Tal como o que está acontecendo agora, um está domiciliado e outro detido preventivamente, isto é um processo e cada caso é um caso. Vamos chegar até la.
Estavam a pensar que o PR, havia de governar o país desgraçado da forma que estes ladrões assim o fizeram, saquear todo o herario público. Todos Dolares, Euros assim como os Kwanzas, devem devolve-lo todinhoooo!! Ficaram apenas com o que é vosso d direito. Tipo setao calulados, multiplicados, e subtraidos para o IRT, que nunca descontaram bichos. Final das contas; vão todos receber na caixa social. Kkkkk. Aperta PR, PGR, DNIAP e Serviços Prisionais....Apertem com os gajosss.!! Viva Angola, viva o JLo e viva os verdadeiros MPLA
Alguém aqui teve proveito com desvios dos recursos financeiros do Estado? Acho que não. Então deixem ele resolver com a justiça. Lugar de ladrão é na cadeia e devolver os recursos roubados.
Custa acreditar neste historia ja que trata-se de alguem ligado ao MPLA no nosso pais mais enfim vamos esperar para ver se realmente este corrupcao vai mesmo ficar na cadeia ou foi apenas passar umas ferias prolongadas para abafar o caso como de costume ate o povo burro esquecer e depois toca a mandar o homem"Augusto da Silva Tomas" para mansao em Portugal para continuar a curtir as"vidas mulatas" com o dinheiro roubado de Angola que esta na contas bancarias de Portugal.EU SO ESPERO QUE ISSO NAO E MAIS UM SHOW OFF.
Eu avisei que as cadeias de Angola sao para os gatunos de galinha no nosso pais e ja viste o aconteceu com o gatuno do Augusto Da Silva Tomas vai pagar caucao para sair da cadeia com o dinheiro roubado dos nossos cofres de estado Angolano no pais.
Bem, tenho a certeza que todos os bens ilícitos em sua posse serão primeiro confiscados e depois cobrado a caução, que será mais do que ele tem legitimamente e aí vai a falência, por cima com dívidas ao Estado, que terá de pagar em uma opção Si Ne Qua Non.
Quantos dirigentes do MPLA que voce conhece em Angola ja tiveram os seus bens ilicitos confiscados pelo o governo no nosso pais,vai com calma e olha muito bem quem esta no poder no nosso pais e quem sao os Juizes dentro dos nossos Tribunais em Angola para nao se arrepender.
No Governo anterior nemhum. Mas neste podes te sentar com pipocas que muita coisa verás a acontecer. Quantos dirigentes do MPLA já foram detidos por desvio de erário público? No anterior, nemhum pelo que saiba. Mas neste: Dois. Um domiciliarmente e outro detido. Caríssimo, nada dura para sempre. Tudo acaba. Acredite.
A SER VERDADE: BREAKING NEWS "tudo para" Televisões e rádios paravam a s emissões para falar do assunto com advogados e políticos a fazer cobertura do assunto. Opinião e fofoca Mas em Angola BREAKING NEWS é o casamento do ex-apresentador da TPA Benvindo Magalhães kkkkk rsrsrsrs e gargalhadas Brincadeira.
Pareceu me de que nesse Angola governado por MPLA so sao os Nortenses e que sao presos e castigados quando abusam. Miala, Augusto Tomas e os demais nos monisteros e os de origem creola ate agora sao intoncaveis???!!!!!
Angola era dominada pelos Nortenses bro, Sulanos eram calados a boca. Não vamos aqui nos ludibriar. Os Nortenses pisavam tudo e todos...roubando todo herário público, desviando e expatriando o capital todo para o exterior, cometendo peculatos, etc... Quando você conquista o poder depois pisas tudo e todos, e ai os mais velhos só dizem "deixa só", meu irmão fica atento porque: perderás o medo todo e robarás tudo já que ninguém abrirá a boca contra si...e quando chegar a sentença...aí começma os tropessos nos degraus. Pergunta aquele kota aí...vai te dizer. Atenção: sem ser tribalista. São factos reais. Aliás, Nortenses, Sulanos são todos angolanos...mas, o roubo tem de acabar...
È claro que a ser verdade começamos a ver uma pequena ponta do Iceberg. Falta depois claro a justiça ir atrás de Kopelipas, Dinos, Zenus e porque não Jose Eduardo.Podiamos estar todos bem a viver dignamente e por causa destes criminosos continuamos pobres e a lutar pela nossa sobrevivencia. A justiça pode demorar mas vai triunfar pois os olhos deste povo humilde ainda choram o que lhes foi negado e sonegado pelo clã Jose Eduardo e alguns generais
O povo me recorda os 3 macaquinhos em que um tapa os olhos, outro tapa as orelhas e o outro tapa a boca. Não vejo nada, não oiço nada e não digo nada. (Estou-me nas tintas com o que se passa à minha volta)
Até olhar na dama do outro e peculato, e JLO já disse corrigir o que esta mal, e melhorar o que esta bom. Muito desses kotas foderam nossas damas e mulheres. e agora é Cadeia. Agusto Tomás. kkkkkkkkkk
Sem comentários:
Enviar um comentário