domingo, 9 de setembro de 2018

Contra Julião Cumbane: Porquê Teodato Hunguana e Teodoro Waty escreveram à PGR Beatriz Buchile?



Marcelo Mosse

21 h ·

Porquê Teodato Hunguana e Teodoro Waty escreveram à PGR Beatriz Buchile?

“Porque estamos a caminhar para uma sociedade de medo”, diz Teodato Hunguana.
“Foi um ato de cidadania”, afirma Teodoro Waty.

Há pouco mais de duas semanas, os dois destacados juristas moçambicanos, sumidades da interpretação doutrinal do direito, impuseram-se contra a deliberação inicial da Comissão Nacional de Eleições (CNE), nomeadamente quando esta votou pela inelegibilidade do Eng. Venâncio Mondlane (proposta da Renamo para sua cabeça de lista em Maputo) em função da sua renúncia a um cargo anterior de membro da Assembleia Municipal de Maputo. A deliberação da CNE penalizava Mondlane por essa renúncia. Teodato Hunguana e Teodoro Waty esgrimiram argumento destinto. A renúncia era para evitar uma incompatibilidade. Hunguana foi também cáustico quando demonstrou que o procedimento da CNE na tramitação do processo da AJUDEM e de Samora Machel Júnior era como alguém metendo os pés pelas mãos, que tentava rejeitar liminarmente aquele grupo quando a lei indicava outro caminho. A CNE estava a mostrar incompetência gravosa ou qualquer coisa insondável.

Na sequência, os dois juristas foram elogiados na opinião pública ao se posicionarem a favor de mais democracia eleitoral. Mas também foram atacados. Violentamente. Julião Cumbane, um professor universitário de Física Nuclear na UEM, que de vez em quando comenta sobre política, escreveu uma prosa ameaçadora, apontando Hunguana e Waty como fazendo parte de uma conspiração para remover o Presidente Filipe Nyusi do poder em 2019...um projeto onde se enquadrava a figura de Samora Júnior. Cumbane foi ao ponto de sugerir que Samora Júnior era um alvo a abater e que podiam surgir, da parte da Frelimo, “consequências traumáticas para algumas famílias”. As violentas declarações do professor, que perdera seu pai na ante-véspera, causaram desdém na opinião pública. Mas das hostes profundas do Partido Frelimo – Cumbane se assumia como um porta-voz sem procuração da corrente dominante no partido – veio um silêncio de ensurdecer.

Na opinião pública, muitos se recordaram do mesmo registo persecutório por que passou o assassinado Professor Giles Cistac em 2015. Antes de premirem contra ele o gatilho fatal, Cistac foi vítima da prosa fascizante agora recuperada por Cumbane. Agora, houve quem esperasse uma ação imediata da Procuradora Geral da República, Beatriz Buchile. Mas ela ainda não tomou posição. Na pele, Hunguana e Waty sentiram-se atingidos tanto pelos ataques de Cumbane com anuência tácita do regime do dia assim como pelo silêncio de uma entidade, a PGR, que zela pela legalidade.

Os dois resolveram escrever à Beatriz Buchile. O primeiro foi Waty. No seu texto, datado de 30 de Agosto, Waty denuncia o texto de Cumbane e pede a Buchile que “mande garantir que sejam abortados os actos preparatórios contra a vida das famílias devidamente apontadas”. Por sua vez, Teodado Hunguana, no seu requerimento de 4 de Setembro, escreve, a dado passo, o seguinte: “Porque, tanto a alegada conspiração bem como a suposta participação na mesma pelos dois autores das opiniões jurídicas em causa, constituem tentativas de assassinato de carácter, que no nosso País, e em outras circunstâncias idênticas, constituíram autênticos atos preparatórios da perpetração de hediondos homicídios (Mbuzine e Prof. Jules Cistac), tenho a honra de requerer a Vexa que, no âmbito do seu múnus constitucional e legal, na prevenção e repressão da criminalidade, tome as diligências que julgar mais convenientes ao caso”.

Esta manhã (9 de Setembro de 2018) perguntei aos dois juristas o que lhes motivou a interpelarem a PGR, exigindo uma proteção contra as ameaças inscritas no texto de Cumbane. Teodoro Waty foi comedido: “Busca de justiça? Não! Que justiça? Ato de cidadania? Talvez, sei que falei pelos que optaram, compreensivelmente, pelo silencio. O silencio é um veneno para a alma da sociedade. Sempre falo, mesmo contra a corrente. A palavra, mesmo que incómoda, é geriátrica”. Hunguana foi mais incisivo. Para ele, o texto de Cumbane não pode ser visto como um evento aleatório, isolado, mas como o produto acabado de uma tendência crescente para a instalação de um clima de medo na sociedade. “Há uma crescente fascização silenciosa de sociedade”, disse ele. Nesse contexto, ele solicitou a intervenção de quem tem competências e deveres legais para agir. Então, rematou Hunguana, ou a PGR respeita esses deveres e age ou se afirma cúmplice pela inação.

Qualquer que seja a reação de Beatriz Buchile, ao escreverem à PGR Hunguana e Waty deixam claro que não estão contra o exercício da liberdade de expressão, mas tentam chamar a atenção para os seus limites. Se a PGR não agir perante dois requerimentos de duas figuras de proa que já tiveram papéis de relevo no Estado, ela estará a dar a azo à interpretação segundo a qual ela não está defendendo a legalidade em prol da sociedade, mas sim os interesses particulares de uma franja bem identificada da classe política.



36 comentários
25 partilhas
228228

GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

Comentários


John Wetela Há fogo na baia, eles se ameaçam.
Na hora ficará quem?
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 21 h


Luis Nhachote "....Julião Cumbane, um professor universitário de Física Nuclear na UEM, que de vez em quando comenta sobre política" ou um "Comentador de redes sociais". Em que ficamos Marcelo Mosse na catologação exata ??
17Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 21 h


Marcelo Mosse Comentador de redes sociais....eishhh....Luis pah....meu problema é que colocar as coisas assim é minimizar o valor das redes sociais.. Ha muito lixo, 'e certo...mas as redes sao um espaco mediatico por excelencia que chega muito longe que a maioria da nossa pasquinada. Entao, eu optei por nao menosprezar as redes entrando por essa tua "catalogacao" mas tambem porque, apesar de nao concordo com o Julião João Cumbane em tudo o que ele escreve, tenho por ele o respeito que todo o homem merece. Pois ele comenta sobre politica...terrivelmente, mas comenta...usa as redes como podia usar outra plataforma qualquer. Luis Nhachote, podes optar pela tua propria catalogacao.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Luis Nhachote Quem assim antes catalogou foste tu num outro post. Por isso perguntava em que ficavamos...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 48 min


Marcelo Mosse Luis Nhachote Aieee? Que pena... foi mesmo sem querer. Sorry...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 46 min


Escreve uma resposta...






Mouzinho Zacarias Julião cumbane goza de imunidade do estado...não vai acontecer nada
8Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 21 h


Don Teca Que imunidade é essa?
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Alvaro Guimaraes Imunidade do cartão vermelho
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Jr Chauque Don Teca você Don pa, 😂😁😂😊😂😊😂😁😂😁😂😁😂😂
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Escreve uma resposta...






Adriano Delfim De Deus Esse Julião Cumbane gosta muito de chamar atenção, não passa dum lambebota que deve ser combatido, é nocivo a nossa sociedade!
7Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h


Antolinho André Adriano Delfim De Deus, de que forma pretende combater? Uso de linguagem incomum se configura crime.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Amonge Rafael Macuacua Cimbatem se más atitudes.
Combater não é crime.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Adriano Delfim De Deus Meu caro Antolinho André, acaso tem alguma linguagem incomum no meu comentário? Não está explicito o que deve-se combater ai? Não há nenhuma intenção de combater a pessoa (violentando-o) como o que sugere ou força no teu questionamento, muito pelo contrário. O combate que se refere ai é noutros moldes. Senão estaria a ser igual a ele, o que definitivente não se recomenda!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h


Escreve uma resposta...






Stelio Jeree .Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h


Ido Alfred Hum, muita tinta.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h


Geraldo Manjate Ja vimos gente ir parar na PGR por muito menos, este professor usa uma linguagem muito baixa, para ele em Moçambique não existem académicos além do ilustre, os textos por ele escrito ninguém os entende além dele, além de Fisica, entende de tudo, economia, criminologia, legislação....em fim seria interessante que se explicasse perante a PGR, sobre este último texto ameaçando a familia Machel e estas duas valiosas figs, não o fez na morte de Cistac não pode continuar impune.
9Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h


Lucas Arnaldo Mazive Este merece cadeia.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h


Escreve uma resposta...






Egidio Vaz Uma curiosidade. O Marcelo Mosse já sabe como a PGR costuma agir nessas situações? Curiosidade mesmo, tirando beneficio do facto de não ser jurista.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h

Ocultar 21 respostas



Sic Spirou mas há noticias de ter agido? que saibamos não.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Egidio Vaz Sic Spirou o último parágrafo do Marcelo é cómico. A PGR deve agir por se tratar de duas figuras de proa, caso não, estará a defender uma classe política pequena e bem identificada. Duas pessoas são muito mais importantes por serem de "proa", ex dirigentes do que um "grupo" cujo tamanho ele o conhece mas não o revela. Ao menos que o revelasse para podermos comparar.
7Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h · Editado


Sic Spirou te entendo...é que das vezes que a PGR agiu nem por cidadãos comuns foi! mas te entendo sim.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Gracio Abdula Egidio Vaz não sabe do que fala porque vive distraído em Maputo. Eu tenho investigações da POR baseados numa notícia de um semanário sem qualquer credibilidade...
Esse tal semanário é figura de quê EV?
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Gracio Abdula PGRGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Amonge Rafael Macuacua EV está a tentar incriminar assim...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Egidio Vaz Gracio Abdula se sabes diga. Fiz perguntas claras. É óbvio que não sei
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Gracio Abdula Egidio Vaz claro k sabe. Os camaleões mudam de cor conforme o meio...como não sabe?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Egidio Vaz Gracio Abdula estas aqui apenas para lançar epítetos. Também não sabe. Esperemos então de quem sabe para nos ensinar.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Gracio Abdula Egidio Vaz és aprendiz promovido a Mestre!
Eu fui aprendiz mas nunca cheguei a Mestre...eis a nossa grande diferença!
Mais não digo.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h


Egidio Vaz Gracio Abdula as minhas perguntas permanecem sem resposta. Estou neste mural a espera do samaritano para me elucidarGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h


Mouzinho Zacarias Meu irmão, Egídio Vaz, sempre a gozar com as pessoas porque estudou muito...é mais iluminado do paísGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h · Editado


Egidio Vaz Mouzinho Zacarias fiz perguntas. Está difícil de responder? Conhece a resposta à minha pergunta?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h


Gracio Abdula EV a PGR com base numa notícia de um semanário mandou abrir um inquérito em Vilankulo para saber se certo cidadão estava a vender terras. A notícia desse semanário foi encomendada por um cidadão já falecido. O jornalista que escreveu o artigo é um indivíduo sem carácter que pediu 5.000mt ao meu constituinte para alterar aquilo que escreveu. Recomendei o meu constituinte a não lhe dar 1 centavo. O inquérito foi arquivado....
Agora pergunto: essa mesma PGR não actua perante factos mais evidentes como os que têm vindo a público. Porquê???
6Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h


Gracio Abdula EV já respondi à sua pergunta com um facto concreto. Ficou mudo?
A minha geração(8 De Março) rejeitou cargos. A geração do EV anda atrás de cargos como o macaco da banana...
Só não entendi ainda o JJC...anda atrás de quê mesmo?
REITOR DA UEM???
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h


Egidio Vaz Gracio Abdula a minha pergunta foi: O Marcelo Mosse já sabe como a PGR costuma agir nessas situações? Curiosidade mesmo, tirando beneficio do facto de não ser jurista.
Responde essa pergunta e não suas.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Egidio Vaz Gracio Abdula a sua geração rejeita cargos? Assim os cargos rejeitados pela geração 8 de março ficaram vagos até serem preenchidos por ambiciosos? Quais foram esses cargos rejeitados e mantidos vagos!? Basófias sóGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Aulate De Almeida Dino O Post pertence ao Marcelo Mosse, mas há tantos e tantas a discutirem com o Egidio Vaz, afinal oque se passa, nao se esqueçam do texto do Marcelo, ahhhh...
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Aulate De Almeida Dino Egidio Vaz, as vezes dou-te razao, alguém publica algo, neste caso o Marcelo Mosse, uns só dam um "like" e meia dúzia comenta objectivamente as questões colocadas, mas basta tu comentares, o numero de pessoas para te "atacar" triplica, agora me diz, co…Ver maisGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Egidio Vaz Aulate De Almeida Dino a razão é simples. Eu sou o desmancha-prazeres. A forma como interpelei o Marcelo, é como que tivesse interrompido um coito clandestino. Assim, a raiva detona-se sobre quem surpreendeu o coito e não sobre o mal de fazê-lo em público
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Aulate De Almeida Dino "Coito clandestino"??? heheheheGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Escreve uma resposta...






Rui Costa Medo, fascização silenciosa e geriátrica . Adorei . Belos apontamentos. Como desentranhar estes detalhes do " processo" político em curso? ...that's the question.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h


Ricardino Jorge Ricardo JJC, dessa vez mexeu com abelhas ferozes.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h


Egidio Vaz Quais abelhas?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Ricardino Jorge Ricardo Jura Dr? O que o texto do MM diz?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Escreve uma resposta...





Ibraimo Parbato
😴😴😴Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h


F Antonio Souto O q o Marcelo Mosse aqui escreve merece mais do que "like". Entendi este post como um apelo à cidadania activa, que Teodoro Waty e Teodato Hungana reclamam ao exigir responsabilização das instituições mandatadas para proteger os direitos dos cidadãos. É urgente romper e acabar com silêncios cumplices. O meu abraço!
15Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Carlos E. Nazareth Ribeiro Inteiramente de acordo. Porém, alguns posts diminuem o nível dos comentários por entrarem em ofensas próprias de recintos pseudo-desportivos. E isso pode retirar o impacto que todos queremos que os três documentos venham a ter. Refiro-me aos documentos dos Juristas e ao do Mosse.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Escreve uma resposta...






Francisco Pacheco Chigogoro Nesse momentos trémulo e com todas entranhas a transpirar,o bicudo JJC está no silêncio total,apanhou,apanhou angina
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h · Editado


Jr Chauque Ele pensava que estivesse a ameaçar malta EU e os demais como fez, so que comeu a meda dele e seus cúmplices da MEDA.

MESMO QUE A PGR NÃO FAÇA NADA, O QUE NÃO SERIA NOVIDADE, MAS AO MENOS O EXTERMINADOR E A CÚPULA JÁ SABEM QUE SABEMOS QUE ESTAMOS EM ALERTA DE QUEREREM UMA SOCIEDADE DE MEDO NO SILÊNCIO PROFUNDO APENAS COM LAMBIBOTAS-ESCOVAS NO ACTIVO A CONTROLAR O GAME,.. AONDE.. METERAM-SE E COMERAM A VOSSA MEDA.
6Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h · Editado


Manuel Saleh a pena com malta Egídio vas kkkkkk lamberGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 6 h


Escreve uma resposta...






Cremildo Maculuve Como disse Martin Luther King: "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
12Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Ruben Joao A ver vamos... porque letargia é a palavra de ordem nos dias actuais quando o assunto é repor justiça!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


Benício Da Cruz Baulo Penso que o que será notícia é se a PGR decidir mover uma palha...mas eu nao tenho esta ilusao!
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


Jr Chauque Sim, claro que não vai, mas fixou alerta geral, o Gilles Cistac tentou o mesmo e foi assassinado
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Escreve uma resposta...






Francisco Pacheco Chigogoro A mandar indireitasGerir

2


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


Francisco Pacheco Chigogoro
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


Francisco Pacheco Chigogoro
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


Mainga Penicela JC, não está sozinho, nessa " ridicularização da sociedade", tem apoio de uma ilustre fig., que pena gente estudada em alinhamento com este " nicolasmadurismo barato"Gerir



GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h


Escreve uma resposta...






Custódio Sabonete Somos todos cumplices.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


Jr Chauque Eu não sou!Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Escreve uma resposta...






Rufino Adriano Kyto Etava, Neusa Allen, Renio MahumaneGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Enio Jorge Malema Este pseudo professor ja lhe chegou o recado, ele pode ate fingir que não tem nada que lhe assusta porque o regime assim o proteja, mas sabemos nós que não apanha sono
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Niz Tambira A PGR faz o jogo politico,sendo assim nao haverá outra decisao que nai seja do agrado politicoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Inacio Arnaldo Mazive Viva Julião João Cumbane;eu solidarizo-me com ele a PGR nem devia constituí-lo arguido por se tratar de assunto meramente mesquinho; porque daquilo que se viu não houvem ameaças contra a vida da família Machel. Ele falou de sacrifício e esta palavra tem muitas definições. Bom pessoas podem ter rancor porque o Samora Machel Jr já está fora da corrida eleitoral e o professor tinha alertado aquilo que veio a acontecer o CHUMBO. Agora querem intimidar o professor com processos.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h · Editado


Evaristo Cumbane Essas ameaças contra o povo tem dias contados. Ninguém pode travar os ventos da mudança. Eles são muito naturais e desta vez já sopram em Moçambique. Um dia muito próximo estaremos livres
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Ibraimo Assane Concordo. Vou me apoiar a um provérbio árabe: Mesmo que a noite demore sempre vai amanhecer
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h


Evaristo Cumbane Certamente irmao. O povo já acordou
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h


Escreve uma resposta...






Vasquinho King Viva a cidadania activa
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Galiza Matos Jr Nada impede que o Sr. Cumbana se retracte diante daqueles textos nocivos e ameaçadores que escreveu. Pedir desculpas por um erro cometido, é um gesto nobre de pessoas humildes e com "berço". De contrário, eu não o chamarei Camarada. Os meus Camaradas não podem e não devem nunca descer aquele nível. Isso não!
25Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h


Gervasioa Absolone Chambo Quando diz "isso não" quer dizer o quê? Será que há outros tipos de asneiras dos camaradas que são aceitáveis e outras não?
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h


Gervasioa Absolone Chambo Ademais a FRELIMO ainda não veio a público para distanciar- se das ameaças de tal professor.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h


Galiza Matos Jr Caro Gervasioa Absolone Chambo, fico-me pelo que escrevi e nada mais. Não irei dizer mais nada porque não quero. Posso dize-lo pessoalmente, inbox se achar útil. Aos demais que também tiverem questões, eis antecipadamente a resposta. Conto com o teu entendimento e votos de uma noite leve para que a jornada da semana seja lhe favorável. Abraço
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h


Julião João Cumbane Tsc. (Isto é para ti, Galiza Matos Jr!) Acaso, conheces o "Sr Cumbana"?!... Conheces os teus "Camaradas"?!... Então agora quem desceu "tão baixo" é teu "Camarada" ou é o Sr "Cumbana"?!... Enfim, aqui ficam uma interjeição e algumas dúvidas!...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h


Alfredo Da Silva Inrope Caríssimos cmdas, Creio que estamos numa situação de sobreposição estatutária. Os camaradas tem uma competência comum.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h


Joefarman Manjate Kkkkkkkkkkkkk
Viva a cidadania activa ,estou dentro!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h


Lazaro Mabunda 👌👌👌👌👌👌Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 9 h


Júlio Mutisse Os textos subsequentes que ele escreveu mostram que ele não vai e nem quer se retratar. Não é feitio dele. Só resta mesmo a via usada por estes e outros que ele vem ameaçando incluindo a Paula Martins que já devia ter metido queixa também.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h


Enio Jorge Malema Prof. Deixe arrogancia de lado, assuma que errou e peça desculpas publicamente, siga os bons exemplos. Não caia na armadilha dos seus seguidores que o defendem, na hora H, vão sumirGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h


Escreve uma resposta...






Inacio Arnaldo Mazive Galiza Matos Jr se o professor Julião João Cumbane é membro do Partido Frelimo como é que irás tratá-lo nas reuniões partidárias? Que tratamento terás em relação a Samora Machel Jr que sendo membro do Comitê Central da Frelimo foi-se filiar num grupo de cidadãos para candidatar-se a Presidência do Município de Maputo contra as ordens da Comissão Política da Frelimo?
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h · Editado


Galiza Matos Jr Caro @Inacio, agradeço-lhe pelas perguntas, mas reservo me ao direito de não lhe responder. Só a mim e a minha consciência cabe. Abraço
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h


Inacio Arnaldo Mazive Obrigado Camarada Galiza Matos Jr as minhas perguntas tiveram como base a situação do Professor Julião João Cumbane e também do Samora Machel Jr.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h


Escreve uma resposta...






Quivi José Faera O prof. Foi muito agressivo no seu texto melhor pedir desculpas.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h


Francisco Banda Incoerência! No passado, na morte do constitucionalista Jules Cistac, o prof Julião João Cumbane, de baixo dos holofotes da TV, preferiu as seguintes palavras, “a morte do dr. Cistac foi merecida”. Sabendo que em moçambique, não vigora a pena capital, ninguém veio ao público pedir para que o mesmo se retratasse nem considerar que, o mesmo foi infeliz nas suas declarações! Encararam isso com naturalidade o efeito. Hoje, os camaradas, vêm lançar duras críticas a opinião dele. Porquê? Ferio alguma coisa? Não o reconhecem como camarada? Che!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h


Julião João Cumbane Marcelo Mosse, entraste no mato grosso! Teodato Hunguana e Teodoro Waty podem ser para ti o que tu pensas que eles são. Respeito a tua opinião. Mas é inapropriado pretenderes que todos os moçambicanos pensem com a tua cabeça e se pronunciem como tu ou os teus admirados o fariam/fazem. Não sejas ridiculamente presunçoso, por favor, oh homem da "terra da boa gente"!!
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h

Ocultar 13 respostas



Camilo da Silva Ainda te nomeiam ministro para intimidações Prof.
Procura Dra Serena ou a Dra Roseli para o bem da tua saúde mental .

Bom dia é uma óptima semana !
7Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Marcelo Mosse Entrar no mato? Mas eu ja ando no mato desde que me juntei ao Carlos Cardoso. Aprendi com ele sobrevivendo no mato. Tentando limpar do mato os vermes que corroem as ervas daninhas onde buscamos o alimento da Nação. Estar no mato é uma opção, um projecto de vida. Fique descansado que estou bem no mato. Minha escolha é consciente. É uma escolha onde eu posso escrever, exprimir minhas opinioes abertamente, com respeito pelo outro. Nunca me vai ver insultando…fui educado de berço para respeitar a dignidade humana. Recorda-se do deputado Muchanga? Apesar de tudo, hoje estou em posição de lhe dar um abraço cordial. O resto é um problema dele. Agora, teu texto em causa foi um mau uso da liberdade de expressão. Então assuma as consequências. Grande abraço. PS: Nao esperar travar um dialogo comigo. Tomei a decisao de nao perder tempo com conversinhas que nao levam a lado nenhum.
9Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Julião João Cumbane Marcelo Mosse, o... "texto em causa" não será "mau uso da liberdade de expressão" só porque tu e outrem, não interessa o vosso número, assim pensais, e, no teu caso, a partir lá do mato onde estás por opção! Cá fora do mato, onde eu estou também por opção, há lugar à interpretação diferente do que pretensamente eu escrevi. A isso é que se chama democracia. Democracia não implica tirania das "maiorias" sobre as "minorias", tampouco o contrário. Estou FIRME!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h · Editado


Egidio Vaz Marcelo Mosse o Professor Julião João Cumbane tem um ponto a considerar. Os seus herois podem não ser necessariamente os heróis de todos nós, principalmente quando são "heróis falsos". O excesso de encomias que caracterizam o teu textos sugere que estarmos perante um servicinho. Todo ele tendencioso, porém, bem escrito, atrapalha os incautos e aqueles que buscam em ti o que querem ouvir. Há muito que tenho discutido aqui e acolá, a grande problemática da "atenção selectiva", a exposição selectiva" e a "decadência da verdade", esta ultima, caracterizada pela "sobrefacturação" da opinião às expensas dos factos, associações espúrias e muita conspiração à mistura. Em todo caso, também estaremos aqui para lhe chamar ateção sempre que se justificar. Ignorar é tua missão, principalmente quando estás envolvido em uma cruzada.
PS: Carlos Cardoso não iria endossar este texto. E é de muito ma consciência associar Carlos Cardoso a encomendas. O aruivo Histórico de Moçambique possui muitas puublicações de CC; nunca li algo análogo.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Marcelo Mosse Egidio Vaz Ha ha ha ha...So me rio...prefiro mesmo me concentrar no trabalho meu amigo. Tenha um bom dia.
11Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Camilo da Silva EV é uma aberração
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Egidio Vaz Marcelo Mosse vamos ao trabalho mais velho. Apesar de tudo, conhecemo-nos como trabalhadores. Isto que se vê no Facebook, é como se de uma Responsabilidade Social tratase; um "Giving Back".
E alguns mentecaptos acham que é trabalho remunerado, sendo eles meus patrões ou avaliadores.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h · Editado


Egidio Vaz Camilo da Silva tu és um vómito, K(c)ame(i)lo

2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · Ver Tradução · 2 h · Editado


Camilo da Silva Egidio Vaz concordo cntg
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Camilo da Silva Egidio Vaz um ultrapassado e provando do próprio venenoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Egidio Vaz Camilo da Silva qual é o veneno que estou provando? Lidar com mentecaptos dá um trabalho danado. Mas ca estou tirei o dia para ti.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Camilo da Silva Egidio Vaz e Julião João Cumbane fazem parte da mesma equipa, já colaboraram com a oposição e agora todos uns "kulambistas" a procura de um bom tacho
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Don Teca "Matabicho" de sandwish de Côco com pão. 😷😷

Tem muitos assuntos por aqui
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Escreve uma resposta...






Elsa Do Rego so true uma soc. d medo
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 7 h


Jr Chauque É o que querem os paspalhos e esquecem que também vao morrerGerir


Gosto · Responder · 36 min


Escreve uma resposta...






Eduardo Calane Finalmente, começam a tomar posições públicas. Veremos.....Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 6 h


Manjate Custodio Estou no murro assistirGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Evaristo Cumbane Ja amanheceu. Deus é grandeGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Ser - Huo

17 h ·



- Cliente: "Doutor, eu não roubei, isso é acusação falsa de pessoas invejosas".
- Advogado de defesa: "No mais estrito da retidão compassiva, o meu protelando se afirma assombro diante de adula presunção falsária, conquanto objecta as aduzidas afirmações, típico de espécie humanoide alcovitica e amulada, requerendo ao Doutor Juiz conquanto zelador da justica a sua purifica decisão".

Bom, sei que não entendeu patavina alguma disso aí, fi-lo de propósito, que eu também não sei o que escrevi. Infelizmente encontrei nisso o retrato do que os juristas fazem com a gente. Uma vez eu disse que se os médicos começassem a escrever coisas compreensíveis naquelas receitas deles, com certeza evitavam mortes por medicação errada, pois, aqueles hieróglifos que escrevem às vezes nos fazem decidir por uma dosagem de medicação que não confere com a definida pelo médico, pois, aquelas letras só eles entendem, repito, só eles mesmos, que certa vez encontrei uma farmacêutica que na dificuldade de ler a receita, teve de usar óculos, e eu na desconfiança, pedi a receita e levei de volta ao hospital ter com o médico para escrever de novo.
O mesmo se pode dizer desta ciência do DIREITO, que parece um campo de exibição de punho de quem mais escreve complicado. Só eles entendem aquilo, que você pode ir se entregar na cadeia, quando o juiz escreveu "és livre, vai para casa". Porque estas duas ciências fazem isso com a gente afinal? Porque tudo que escrevem, que diz respeito às nossas vidas, escrevem em códigos? Veja-se o masoquismo deles: o médico escreve merdinhas, você entende mal, se medica errado, e na próxima consulta ainda diz ralhando "mas eu disse para se medicar assim assado cozido"... E os juristas ficam no canto deles a rir da gente, malta nós doutores do facebook, quando nos fazemos de entendedores de leis, que eles próprios não entendem, pois só as entende quem as escreveu.


Ai está um estracto da carta do Doutor em Direito, Doutor Waty para outra Doutora, a Procuradora Buchili:

"Tendo em conta que é a competente zeladora da (i) defesa do interesse público e de direitos indisponíveis, (ii) dos interesses jurídicos [...] difusos; (iii) e que garante o (iv) eficaz combate ao crime e (v) os legítimos interesses dos cidadãos; Na mais pia fé de que prossegue os valores de independência, objectividade, transparência, eficiência, integridade, equidade, acessibilidade e celeridade; Requer de Vossa Excelência que mande garantir que sejam abortados os actos preparatórios contra a vida das famílias desveladamente apontadas. Sem mais de momento, queira, Digníssima Procuradora Geral, aceitar os protestos de alta consideração."

Na mais pia fé, aceitem nossos protestos para escreverem coisas DIREITAS.


6 comentários
1414

GostoComentarPartilhar

Comentários


Juma Aiuba Hehehehehe... Até parece uma outra ameaça a procuradora. Hehehehehe
1Gerir


Gosto · Responder · 17 h


Sic Spirou todos esses títulos e de certeza faltam outros mais !! é pra assustar!? kkkkkkkk
3Gerir


Gosto · Responder · 17 h


Paula Martins Sic Spirou eu não estou a perceber nada, o que é que isto quer dizer? Outro filme do " dito cujo"?
1Gerir


Gosto · Responder · 14 h


Sic Spirou tudo no mesmo diapasão! aproveita a boléia apenas! ehheheGerir


Gosto · Responder · 37 min


Escreve uma resposta...






Ser - Huo Juma Aiuba, foi o que pensei, mas esses juristas se entendem. No final do dia deve ter escrito "camarada procuradora, gostaria de protestar um almoço contigo para a semana que chega".

Hahahahh, Sic Spirou, veja que não só são os títulos bem estampadosali em cima, como bem deixa claro outros ao longo do texto: membro do partido, membro do Comitê Central, e lá nas entrelinhas, outro título: quadro sénior do sistema. Quem nao se assusta com tanto só pode ser feiticeiro.
3Gerir


Gosto · Responder · 17 h


Sic Spirou protestar um almoço. hehehehehhehe essa é boa!
2Gerir


Gosto · Responder · 17 h


Juma Aiuba E aquele teacher-físico deve ser muito côncavo-convexo para tremer de qualquer maneira.
1Gerir


Gosto · Responder · 17 h


Paula Martins Juma Aiuba, já disse isto num post do Prof Macamo. Vivemos de fumo não de fogo, os indios que souberem melhor esfumaçar são reis, porque os deixamos ser.
1Gerir


Gosto · Responder · 14 h · Editado


Escreve uma resposta...






Elisio Macamo estamos fritos.
4Gerir


Gosto · Responder · 16 h


Oreste Muatuca Estes estudaram direito, mas escrevem torto.
1Gerir


Gosto · Responder · 14 h


Siachukeni Lucas Eu já vi e li um bocado de tudo, mas sinceramente tirando os títulos, não entendi quase nada.... até parece linguagem doutro mundo. kkkkkGerir


Gosto · Responder ·

Sem comentários: