sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Chipande partilha memórias da luta armada em livro


Chipande partilha memórias da luta armada em livro
É, para muitos, autor do primeiro tiro na luta armada de libertação nacional. Para outros, reticências. Chama-se Alberto Chipande, e, esta quinta-feira, em Maputo, lançou a obra Como eu vivo a minha história, na qual regista façanhas indeléveis, acumuladas ao longo dos seus 79 anos de vida. Para o efeito, o antigo combatente confiou na pena de Felisberto Uthui, a quem coube pesquisar, ouvir, processar informações e, finalmente, expressar em palavras o que já não dava para o General de Exército conter no seu universo interior.
Com efeito, neste livro com 538 páginas, Alberto Chipande recua o tempo para ir buscar no passado e em espaços particulares todo o conjunto de peripécias que conspiraram para que hoje não fosse um homem anónimo. Longe disso, a história de Chipande, e essa é sua convicção, confunde-se com a da Frelimo e, consequentemente, do país inteiro. Por essa razão, o herói da luta armada resolveu partilhar com os moçambicanos as suas memórias. A esperança é que as mesmas sejam uma herança documental para as gerações vindouras, daí o pedido dirigido aos potenciais leitores: “Por favor, fazeis o melhor uso, para que pesquisadores, críticos, documentaristas, historiadores e demais académicos o tomem como o instrumento para melhor conhecimento da história da Frelimo e de Moçambique, que, quer queiramos ou não é a história da nação moçambicana”, afirmou Alberto Chipande na cerimónia de lançamento.
 Como eu vivo a minha história é um livro constituído por 11 capítulos, oscilando entre a origem e identidade cultural do povo makonde e o longo percurso para a independência nacional. Pelo meio, Chipande conta a sua chegada a Dar-es-Salaam, Tanzania, as experiências com os seus camaradas e a cumplicidade daí resultante. É um livro que exalta a obra dos heróis nacionais, não obstante, sem excluir a denúncia dos pecados cometidos pelos reaccionários.
Este primeiro tomo das memórias do General Chipande – o segundo está no prelo – tem o prefácio do Presidente da República, quem considera Como eu vivo a minha história o livro mais esperado pelos moçambicanos. E, voltando ao caso primeiro tiro, no prefácio do livro Filipe Nyusi adianta: “Antes de nos matar de ansiedade, quanto ao tiro que oficialmente é considerado o primeiro, da Luta de Libertação Nacional, esclarece [Chipande] os equívocos resultantes desse passo histórico e das datas em que alguns factos se deram, cuja importância é hoje mais relevante do que na altura em que tiveram lugar, adulterados pela idade dos seus protagonistas (…)”. Aliás, na cerimónia de lançamento, realizada num dos hotéis de Maputo, Nyusi assumiu que há muito que esperava por respostas de questões atinentes à história do país. Por isso o Presidente felicitou publicamente o General por colocar na prateleira literária nacional mais uma versão das odisseias e epopeias moçambicanas.
Como eu vivo a minha história é um livro com edição do autor. A coordenação editorial foi feita pelo redactor da obra, Felisberto Uthui, e pelo editor da Fundação Fernando Leite Couto, Celso Muianga.
O percurso do professor que trocou o giz pela arma
Alberto Chipande nasceu a 10 de Outubro de 1939, em Mueda, Cabo Delgado. É o quinto filho dos seus pais. Estudou na Missão Santa Teresinha do Menino Jesus de Imbuho até à 3ª classe rudimentar, prosseguindo os seus estudos em Mariri, onde concluiu a quarta classe elementar. Não só de armas foi feita a sua vida, afinal, bem antes da luta armada, Foi professor e catequista. Torna-se militante clandestino da MANU – um dos três movimentos de que resultou a Frelimo –, a partir de 1956. Juntou-se a Frelimo em 1963. Teve treinos militares na Argélia. Bem mais tarde, depois da independência nacional, foi Ministro da Defesa e Governador da Província de Cabo Delgado, Deputado da Assembleia Popular. Actualmente, é membro do Comité Central e da Comissão Política do partido Frelimo, integrando o Conselho de Estado. É casado e é pai de oito filhos.
Egidio Vaz

2 h ·



EM REGIMES DA DEMOCRACIA MULTIPARTIDÁRIA, A GOVERNAÇÃO NÃO É UM ATO INDIVIDUAL

Desde 1994 o Partido Frelimo não governa sozinho. O parlamento está com pouco mais de um terço dos deputados. Estes, propõem e aprovam leis que viabilizam o país; um milhão e meio de cidadãos (aproximadamente) estão sob a governação do MDM e Renamo em quatro autarquias (Quelimane, Beira e Gurué e Nampula); existem centenas de membros das assembleias municipais vindos de partidos e grupos de cidadãos que estão a influenciar o curso das vidas moçambicanos nestes locais e não só. Académicos, críticos (de maldade mesmo) e jornalistas, estão a fazer sua parte também.


Portanto, esta é a realidade; a verdade verdadeira. Este é o Moçambique real, de todos nós. Cuidemo-lo em Paz enquanto trabalhando todos, cada um no que melhor sabe fazer, na invenção da CIVILIZAÇÃO MOÇAMBICANA.

Só pensando assim é que se pode imaginar um país a avançar e a alcançar seus objetivos estratégicos. De outro modo, continuaremos divididos, em alinhamento estratégico com os nossos inimigos.

É só acrescentando (no sentido lato do termo) que se poderemos sair da pobreza. Subtraindo, perecemos todos.

Na campanha eleitoral que se avizinha, as perguntas, os programas de governação bem como as narrativas deverão ser diferentes. Para todos.



3 comentários
1717

GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

Comentários


Custodio Cumbane Não sou estudado, mas acho que ainda não ractificamos o novo acordo ortográfico..."ATO" me parece ainda cedo
2Gerir


Gosto · 2 h

Ocultar 14 respostas



Egidio Vaz Custodio Cumbane eu uso o novo acordo ortograficio
2Gerir


Gosto · 2 h


Custodio Cumbane Pensei que fosses moçambicano. Sorry
4Gerir


Gosto · 2 h


Luciano Mapanga Egidio Vaz Moçambique já ratificou o NAO, entenda-se Novo Acordo Ortográfico?
1Gerir


Gosto · 2 h


Ed Mazive Luciano Mapanga, Mocambique estah a demorar a aderir ao acordo ortografico
1Gerir


Gosto · 2 h


Egidio Vaz Luciano Mapanga ratificar ou não da no mesmo. Moçambique não tem seus prontuários, nem dicionários muito menos software. A consequência é que vai cometendo erros sem necessidade
7Gerir


Gosto · 2 h


Victor Famandha Kufeni Vivas Custodio Cumbane são desses casos de extratos de textos copiados na internet. Rsrsrsrs
2Gerir


Gosto · 2 h


Custodio Cumbane Egidio Vaz jura? Afinal ratificar tratados ou acordos não faz nenhuma diferença? Aprendi!!!
1Gerir


Gosto · 2 h


Egidio Vaz Custodio Cumbane neste caso específico é Bulshit. Atrasar sem necessidade.
2Gerir


Gosto · 2 h


Egidio Vaz Ponho fim ao debate impertinente sobre acordo ortográfico. Quem quiser pode iniciar o seu, que lá irei comentar
3Gerir


Gosto · 2 h


Ed Mazive Custodio Cumbane , depende da relevancia do pais em relacao aos outros. No plano da investigacao cientifica e difusao e uso da lingua portuguesa, Mocambique e Angola nao tem relevancia comparados com Portugal e Brasil. O melhor era esses dois paises deixarem de ser teimosos e aderir o mais depressa possivel para nao ser necessario traduzir livros internacionais, gastando dinheiro, para poder facilitar o seu uso internamente. tambem nao obrigaria a traducao de livros de escritores nacionais para o acordo ortografico para facilitar a sua venda no brasil e portugal.
1Gerir


Gosto · 1 h


Sic Spirou então num texto oficial ou imaginando na academia, vai usar.o que não está ainda em vigor!? kkkkkk
yuuuu
1Gerir


Gosto · 1 h · Editado


Ed Mazive Sic Spirou , na academia ja vi coisas piores. honestamente, eu, como estudei em ingles, escrevo na versao americana ou inglesa e ninguem se importa com isso!!!! nunca tive negativa por causa disso!
3Gerir


Gosto · 1 h


Sic Spirou mas aqui temos sim regras (supostamente) e devemos sim seguir. enquanto não adoptarmos o acordo, não me parece lícito usar. até os portugueses dono da lingua, mesmo já estando em vigor, quando escrevem alguns grandes escritores, fazem menção que prefere usar a antiga forma de escrita.Gerir


Gosto · 1 h


Custodio Cumbane Ed Mazive não se esqueça k nós estudamos em português. Daí k acho a sua comparação apenas para sabermos k estudou em inglês
2Gerir


Gosto · 1 h


Alvaro Simao Cossa amigos deviam discutir este texto, deixem os acordos para o outro textoGerir


Gosto · 2 h · Editado


Egidio Vaz Alvaro Simao Cossa mania deles. São assim mesmo
2Gerir


Gosto · 2 h


Alvaro Simao Cossa o que se pode aprender de gente assim?Gerir


Gosto · 1 h


Matenglane Muchanga Claro! O que importa é o texto...Gerir


Gosto · 46 min


Daniel Omar Alvaro Simao Cossa não se aprende nada além de ódio e teimosiaGerir


Gosto · 32 min


Lukuekue Amani Tratando de questões de fundo, Para nossa realidade o tema devia ser: A GOVERNAÇÃO NÃO DEVERIA SER UM ACTO INDIVIDUAL...

Eis os porquês:

Há pessoas que para além das dificuldades normais de resolução de problemas que Boa parte dos Moçambicanos enfrentam, teimam em complicar o exercício de busca de soluções para os mesmos problemas, com isso, além de se resolver o problema natural, o esforço é a dobrar: COMBATER O PROBLEMA ARTIFICIAL (criado por alguns artistas, actores) E RESOLVER O NATURAL.

ASSIM É DIFÍCIL MAS AINDA QUE,.... O CAMINHO É SAIR DOS PROBLEMAS...Gerir


Gosto · 1 h · Editado







Egidio Vaz

6 h ·



ELITE GOESA TENTOU SABOTAR A FORMAÇÃO DA FRELIMO

Em livro recentemente lançado, o General Chipande recorda que para a conferência constitutiva da Frelimo realizada em junho de 1962, o regime colonial português, apoiado por uma elite goesa (de Zanzibar e Nairobi), tentou sabotar a conferência. Infiltraram la seus agentes que permitiu obter toda a documentação do evento incluindo lista dos participantes. E o Professor Chipande de então e outros sofreram depois perseguição e foram detidos.

PS: GOA, de novo.



22 comentários
2727

GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

Comentários


Euclides Flavio Chipande é professor?
9Gerir


Gosto · 5 h

Ocultar 15 respostas



Egidio Vaz Saiba ler. Escrevi "E o Professor Chipande de então"...não editei nada.Gerir


Gosto · 5 h


Euclides Flavio Agora que editaste já vi. E a obra que foi lançada ontem, quem escreveu?
4Gerir


Gosto · 5 h


Cadu Moreira kikikikiki eu também ouvi ontem na RM que ele, aos 21 anos de idade, foi professor e catequista kikikikikii agora, não sei se há compatibilidade entre o Rancor, o ser fuleiro e simultaneamente servir a Deus ò meu amigo Euclides Flavio
3Gerir


Gosto · 5 h · Editado


Egidio Vaz Euclides Flavio eu desafio-te. O texto nunca foi editado.Gerir


Gosto · 5 h


Alex Amur Amur Concordo que "nunca revelou a historia da guerra" porque falta aquela parte de comer milho torado, comer chima sem caril!
E sobre o primeiro tiro quer revelar que o tiro nao atingiu ninguem
1Gerir


Gosto · 5 h · Editado


Euclides Flavio Deixemos Egídio. Penso que seria um desafio desnecessário. Mas fique sabendo que tenho provas do que escrevi acima.
3Gerir


Gosto · 5 h


Nhecuta Phambany Khossa Foi professor primário na época - em finais da década de 50.
3Gerir


Gosto · 5 h


Victor Famandha Kufeni Vivas Euclides Flavio também. Kkkkkk
1Gerir


Gosto · 5 h


Euclides Flavio Nhecuta Phambany Khossa, naquela altura o ensino convencional estava nas mãos da igreja católica. Contudo, quem quisesse ser professor poderia sê-lo, por esperteza. Mas eu questionava o ser professor no sentido de ter tido uma formação ou capacitação. Ou ainda saber se ele é um PHD.

Ora, dizer que foi "professor" na década 50 não difere de dizer que todas as Senhoras que facilitavam parto das mulheres grávidas nas comunidades são enfermeiras de SMI. O que não é vedade.
6Gerir


Gosto · 4 h · Editado


Ilidio Tale Tanta burrice junta, para ter PhD deves passar pelo primário...Gerir


Gosto · 4 h


Euclides Flavio Iluminado Ilídio. PHD, significa: professor, é o primeiro nível titular dado a um professor universitário, depois deste temos professor associado entre outros. Não precisas de ser agressivo nem adjectivar as pessoas sem conhecer o conteúdo básico. Deves aprender com humildade. O que não sabes pergunta serás respondido.
1Gerir


Gosto · 3 h · Editado


Laos Saraiva Nhecuta Phambany Khossa , a história reside em si, camarada! Chipande foi professor primário, sim!Gerir


Gosto · 3 h


Egidio Vaz Euclides Flavio , estás a sofrer. Toma! A tua cruz, kkkkk
3Gerir


Gosto · 3 h


Euclides Flavio Egídio, eu já vos esclareci tudo. O resto é conversa de surdos e mudos.
1Gerir


Gosto · 3 h


Lukuekue Amani De que vale tentar se acreditar o que não é ou desacreditar o que é?

O facto é o seguinte: sendo ou não isso cabe a cada um segundo o seu entender se posicionar.

Alguns por razões que só eles sabem preferem aplaudir... outros não.

Contudo em matérias de histórias se não houver marcas, provas, ou tantos outros instrumentos para consulta, a credibilidade do que se narra, é refém da reputações de quem se narra...

#Isto é: a interpretação está entregue a o que ele (leitor ) acha do se escreveu com base em como ele acredita ser personagem de que se escreveu ou narrou.

#Obs: não é preciso lupa para saber quem é o Chipande.

Egidio Vaz entende muito bem isso como estudou e ou estuda história.Gerir


Gosto · 3 h · Editado


Inácio José Narciso Estas estórias já cansamos. Queremos história de fontes credíveis e imparciais. Estudamos uma história cheia de inverdades e agora essa que pode ser mais uma. Basta....
6Gerir


Gosto · 5 h


Manuel Horacio Frengue Aconselho a ler a obra "Uria Simango, um homem uma causa "
1Gerir


Gosto · 5 h


Abu Mahmud Tembe o senhor primeiro tiro...contraditório precisa-se!
2Gerir


Gosto · 5 h


Egidio Vaz Que contraditório? Faça tu, lendo de várias fontes. Não espere que alguém faça por ti
1Gerir


Gosto · 5 h


Abu Mahmud Tembe Egidio Vaz historiador não me daria uma resposta básica dessas, já o assessor político, é outro assunto. Não preciso relembrar de certos posicionamentos antigos do historiador
2Gerir


Gosto · 5 h


Alex Amur Amur Concordo que "nunca revelou a historia da guerra" sim porque faltava aquela parte de comer milho torado, comer chima sem caril!
E sobre o primeiro tiro quer revelar que o tiro nao atingiu ninguem ou nao foi senhor que atirou
3Gerir


Gosto · 5 h · Editado


Warchild Vilakazi Outras coisas sao falacias. Estes devem nos trazer uma historia verdadeiras. Quanto custa o tal livro?Gerir


Gosto · 5 h


Meque José Meque Este país é uma aberração, nem os que fizeram história nem os historiadores não sabem contar história, prefiro escrever meu próprio livro e oferecer meus filhos mas saibam que vou falar tudo que estão a mentir hoje e vou mencionar nome de todos, desde os que fizeram histórias e os historiadores.
13Gerir


Gosto · 5 h


Egidio Vaz Escreve o livro e ofereça seus filhos Meque. A verdade é que nem irás escrever pois, pelos vistos, nem ler gostas. Este comentário é prova de que não gostas de ler. Se gostasses irias comentar o debtae que foi sugerido. Mas porque anda com papo cheio de rancor, achou oportuno despacha-lo aqui. Assim.
9Gerir


Gosto · 5 h · Editado


Cezalltina Julia KkkkkkkkkkGerir


Gosto · 5 h


Cezalltina Julia Ya aqui se escreve
1Gerir


Gosto · 5 h


Meque José Meque Não vejo motivo pra ter rancor de ninguém, o que eu não gosto mesmo é mentirá, mas em em fim eu vou queixar aos meus filhos e direi a eles nem vale a pena comprar livros do indivíduo X está cheio de mentira.😂😂😂😂😂😂
5Gerir


Gosto · 3 h · Editado


Egidio Vaz Meque José Meque temo que será desta vez que o irão questionar: papá já leu? O senhor terá que mentir para convence-los ou arriscar a ser a ser desacreditado pelos seus proprios. Como irão eles acreditar em si, sem antes ter lido o livro?
5Gerir


Gosto · 5 h


Leonel Sabonete Meque José Meque ....estranho falar de mentira de um livro lançado ontem de perto de 500 páginas!!! Onde se aplica o termo aberração aqui meu caro,no país o naqueles que julgam sem se quer ter motivos para tal? Eu neste momento estou curioso em saber o que está escrito naquele livro e ja me aparece alguém a dizer tudo oque está la escrito é mentira???
1Gerir


Gosto · 4 h


Benone Mateus Abilio A hermenêutica e heurística do "rancor" nunca constrói uma história, caro ilustre Meque José.Gerir


Gosto · 3 h


Vasco Manhica Não se dê ao trabalho de escrever livro somente para os seus filhos para não limila-los à apenaa uma face da história deixa eles fazerem a própria avaliação.
1Gerir


Gosto · 2 h


Julieta Chiridza Chiridza Dr.deixa os inflitrado se picar no olho.o dono da obra disse k foi professor e catequista.nao podemos despresar o conhecimento d alguem.ser inteligente nao precisa fazer mestrado.eu pod ver k aquele makonde tem boa memoria quem sabe sabe
2Gerir


Gosto · 5 h


Carlos Calo Professor?,hummmm aquele que ate fala mal portigues?,talvez dava aulas em maconde, ou esta a se confundir instruçoes militares com outra coisa.Gerir


Gosto · 5 h


Julieta Chiridza Chiridza Aqui xtou aver o Carlos Calo k xquece mal portugues kkk portigues.Gerir


Gosto · 5 h


Evanex Saboroso Só não percebo uma coisa!
Agora somos independentes, e temos todas as riquezas que o mundo desenvolvido precisa, qual a razão de estarmos nos últimos lugares do desenvolvimento deste planeta?
Segundo a história, os portugueses deixaram aqui tudo, par…Ver mais
3Gerir


Gosto · 5 h


Nelson Junior indeed!...conversa infatil!...mesmo independentes ainda continuamos nos bolsos e nas maos do branco...O negro nunca vai a aprender...sejamos coerentes o lider negro africano é a vergonha das vergonhas neste planeta...em todo lugar do planeta;o negro é o pior dos piores: Nos Estados Uinidos matam-se uns aos outros...Em Londres, a mesma coisa...No Brasil, na Europa o cenario é o mesmo,etc etc etc...porem damos sempre culpa ao branco e ao mesmo tempo vendemos as nossas maes, filhas e sobrinhas pra obter uns dolares ou uns euros...shame on usGerir


Gosto · 1 h


Vaz de Sousa PS. "GOA DE NOVO"
È Gratificante ouvir sempre o nome de ...GOA.
3Gerir


Gosto · 1 h · Editado


Binesio De Fernandes Depois de dar primeiro tiro descobriu que era professor, isso na verdade é algo para dizer " como vivo a minha história "
1Gerir


Gosto · 5 h


Sic Spirou professor Chipande!? honoris causa!?
Mas Samora se estivesse vivo ia gostar disto? ele que tinha no seu governo todas cores de pele!? eishh.. mas vale a pena mesmo o antigo guerrilheiro Chipande ter lançado este livro!! verdades ou não, que sejam motivo de análise.
1Gerir


Gosto · 5 h


Lukuekue Amani
Gerir


Gosto · 5 h


Nelson Junior .....De certeza absoluta de que, o Chiapnde pensa de que estamos nos anos 70 ou 80 em que,acreditávamos em tudoo...ja nao somos tao ingenuos e nem ignorantes...Se, eles estao ficando velhos, nós outros tambem "amadurecemos" e aprendemos a pensar...O Chipande está a mentir!...Essa elite Goesa era formada por quem??...Para evitar equívocos, vamos aos factos:....Se a elite Goesa tentou ou tentava sabotar a formaçao da Frelimo, como e por que ela mesma passou a ser a verdadeira dona da Frelimo??...Quem eram os ideologos da Frelimo?...Nao eram eles Goeses???...Se, a elite Goesa tentou ou tentava sabotar a formaçao da Frelimo por que e como os Goeses ocuparam pontos chaves no primeiro governo da Frelimo??...Carissimos, sejamos realistas e olhemos os factos e so os factos:..Os Goeses da Frelimo, os Brancos da Frelimo, os mulatos( sem ofender)e eram na sua maioria os mais preparados academicamente e profissionalmente...e os negros, incluindo o Chipande, na sua maioria eram os "cordeiros"....Que eu saiba, quando o Nyerere sugeriu ao Mondlane de unir todos os movimentos, ninguem e ninguem se opos, com a ideia....Por que o Chipande acusa a elite Goesa??...Velhas feridas ainda nao totalmente bem saradas...era bem sabido de que os Jorges Rebelos, Oscares Monteiros,etc etc,nunca viram de bons olhos o analfabeto Chipande....Que eu saiba, se nao estou errado, o Chipande nao consta na lista dos fundadores da Frelimo em Ghana...O Chipande está a inventar favolas imaginarias.........
2Gerir


Gosto · 5 h


Lukuekue Amani O que temos debater aqui?

É para debater se a detenção foi justa ou não? Se o "professor" foi bravo? Ou é apenas um incentivo à compra deste manual... ?😎😎😎😎
1Gerir


Gosto · 5 h


Helio Felex Spencer Felex Mentiras da verdadeGerir


Gosto · 4 h


Nelson Junior Ps!...Sim, o Chipande por ser um comandante, participou na comissao mista entre a tropa portuguesa e os guerrilhieros na fiscalizaçao do cessardo fogo...o resto, ele está a mentir....investiguem e nem acreditem nestes blablas.........
1Gerir


Gosto · 4 h


Nelson Junior .....Se, o Chipande nos afirmar de que, os mais fanaticos comunistas, os mais extremistas simpatizantes, os mais radicais eram os Goeses, brancos e uns mulatos...aí concordo com ele...na realidade, foram estes que destruiram a Frelimo do Mondlane ( a m…Ver mais
2Gerir


Gosto · 4 h


Txio Theo Matsule Se você crê, digita ámen...Gerir


Gosto · 4 h


Samuel Simango Espero ler o livro logo que for possível. Pela TV e rádio acompanhei o lançamento e achei interessante mas só uma leitura atenta me permitirá fazer um juízo abalizado. Uma novidade foi o reconhecimento que Chipande no seu discurso de Kavandame ao reconhecer que este organizou os primeiros focos de resistência nacionalista em Cabo delgado.
1Gerir


Gosto · 4 h


Munguambe Nietzsche Como podemos obter livro nos que estamos nas províncias?Gerir


Gosto · 3 h


Samuel Simango Munguambe Nietzsche alguém prometeu trazer.Gerir


Gosto · 2 h


Munguambe Nietzsche Peço adicionar um ilustre para mim. Pode me dizer quando custa?Gerir


Gosto · 1 h


Jojo Joao Manuel Em um bate papo serio com ele capaz de contradizer o propio livro alucinado -a . Chipande nao tem memoria e estofo nas analise exaustiva do passado e presente nem mesmo do futuro . Opta por exibir seus trofeus , sangue derramado e fartura ludibriada aos pobres viventes .Gerir


Gosto · 3 h


Francisco Pacheco Chigogoro palhaçada, esses Gajos quando não mentem sentem comichão nos miolosGerir


Gosto · 2 h







Egidio Vaz

Ontem às 11:10 ·



TRAIDORES E FALTA DE SERIEDADE?

Segundo o General Alberto Chipande, Heroi Nacional, Veterano da Luta de Libertação Nacional, um dia antes da proclamação da Independência Nacional (24 de Junho de 1975), a missão mista militar composta por oficiais do estado colonial português e da Frelimo acordaram em manter os segredos da guerra colonial por pelo menos entre 20 a 40 anos. Tal implicava não revelar detalhes, com vista a salvaguardar os demais interesses julgados importantes.

Sucede que do lado dos portugueses que tinham esta obrigação, violaram o acordo, a começar pelo próprio Kaulza de Arriaga e outros oficiais.


Chipande aguardou pacientemente o máximo dos anos acordados (40), em estrita observância do acordo e hoje lança o primeiro volume das suas memórias sob o título sugestivo quiçá, modesto: "Como vivo a minha história".

Pelas 16 horas de hoje, o volume 1 será oficianlemente lançado. Será no Hotel Glória, em Mpauto. Não sei quanto custa o livro, mas se já tiver preparado Mil Meticais, julgo que será suficiente para uma cópia.



79 comentários
2 partilhas
143143

GostoPartilhar

Comentários


André Adelino Cossa O ilustre também está preparado para comprar? Contudo esperamos que no livro haja novidade.
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Egidio Vaz Vou seguramente comprar. O livro é incontornável. Seguro de que decidiu por em livro vai ficar para a história.Gerir


Gosto · 1 dia(s)


André Adelino Cossa Muito positivo.. Aliás as verdadeiras fontes da história de luta armada são estes combatentes que ainda em vida podem ser questionados para que traga o real do que aconteceu neste periodo bastante complexo da nossa história mas que foi bastante importante.
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Eddy Prínce Xisiwana Eu não espero muita novidade no lívro
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Egidio Vaz Isso é grave! Nem capa conhece. E já não espera nada. Só por uma curiosidade, por qualquer descuido, o senhor já comprou um livro do seu dinheiro?
8Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Francisco Pacheco Chigogoro Promotor de vendas do livro
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Sic Spirou Vaz pah kakaakakak
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Eddy Prínce Xisiwana kkkk mais velho Egidio Vaz fique tranquilo tá, eu já conheço a capa do lívro simGerir


Gosto · 1 dia(s)


Bertino Doho Eu serei um dos compradores do livro. acho que é um livro rico, com historia do nosso pais.
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Eliseu Soares Historias adulteradas meu caro
7Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Sic Spirou ...eu tb não acho que tenha algo de novo mas melhor ler ou esperar resenha de entendidos. heehhe
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Macedo Mário Franque Alface Mais um livro para nós mentir sobre a história deturpada do nosso país .
8Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Egidio Vaz Devia conhecer a história antes. Mas prefere rejeitar a história antes de a conhecer.
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Francisco Pacheco Chigogoro Escreve você a história venho comprar pessoalmente o livro
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Danilo Tiago Sao 650 confomre o Autor da Obra (Felisberto Utui se a memoria nao me trai) em Entrevista ao Bom dia Mocambique da TVM.
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Ocultar 11 respostas



Egidio Vaz Obrigado. Irei actualizar o preço.
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Danilo Tiago Egidio Vaz se cruzar as fontes seria melhor Mate. Assim saberas exactamente o valor real do custo da obra. Embora eu tenha ouvido da boca do entrevistado o valor de 650, 00. Abracos
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Sic Spirou autor da obra!? pensei que fosse o Celso Muchanga quem esteve por detrás das entrevistas ao primeiro tiro!! e espero já agora que ele esclareça de vez se foi ou não ele quem iniciou a guerra.
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Danilo Tiago Foi um tal FELISBERTO UTHUI me parece ter feições do Ex Magnífico Reitor da UP Rogério UTHUI
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Sic Spirou Não posso taggar a pessoa que me deu a informação ...ok. let it be.Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Egidio Vaz Danilo Tiago editei de forma inteligente. Coloquei o máximo de mil meticais
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Sic Spirou Zefanias MacicaneGerir


Gosto · 22 h


Zefanias Macicane Sic Spirou o que se passa.Gerir


Gosto · 22 h


Sic Spirou leia acimaGerir


Gosto · 22 h


Zefanias Macicane Celso Muianga é o Editor... Da ex-ndjira
1Gerir


Gosto · 22 h


Zefanias Macicane O Celso transpirou muito pra esse book
2Gerir


Gosto · 22 h


Francisco Pacheco Chigogoro Mais umas estórias para nos ludibriar, não basta areia que atiraram nos olhos na fada do primeiro tiro
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Egidio Vaz Quem lê jamais será ludibriado. Quem não lê terá medo de começar a ler por medo de ser ludibriado. Prefere ser ludibriado pela ignorância do que pela clareza do conhecimento?
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Francisco Pacheco Chigogoro Egidio Vaz O meu dinheiro vai para uma boa Chicoa e Xima de mapira ou uma boa mugaiua, prefiro gastar o meu tempo assim mesmo,prefiro morrer ignorante do que comprar livro escrito pelo Chipande,mbuia Egídio Vaz como historiador compre o livro e tire proveito
15Gerir


Gosto · 2 h · Editado


Muhammad Aly Em Moçambique não existe história verídica, tudo mentiras
4Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Félix Esperança Francisco mugaiua ainda existe? Comi a "séculos".
1Gerir


Gosto · 19 h · Editado


Francisco Pacheco Chigogoro KKKKK, é só pegar no milho penelar ,pilar um pouquinho,lavar e bazar para moageira ,Zás ja tens mugaiuaGerir


Gosto · 2 h


Julinho Taimo Agradecia quem tiver uma tiver uma versão em PDF...
4Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Egidio Vaz Esquece. Não existirá esta versão.Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Tiago Valoi Já queres em PDF Um livro que ainda nem foi lançado? Eishhh
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Julinho Taimo Vai existir, é so uma questão de tempo.
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Paulino Jone Direitos do autorGerir


Gosto · 1 dia(s)


Lunede Parrote Os que comprarem faça scanner
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Acacio Sabado Cossa Mais um livro de historia. Eu hei de comprar.Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Lucas Inacio Olece Ja sei.....assunto primeiro tiro e os 650 vao para a minha poupança....ntse
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Francisco Pacheco Chigogoro KKKKK
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Francisco Pacheco Chigogoro Cansei de mentiras
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Lucas Inacio Olece Nos curtem maning esses......agora ja é papo de livros
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Elias Valente Langa Vai continuar a mentir para nós.Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Helio Felex Spencer Felex Mentiras da verdade
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Carlos De Sousa Tivir Acho que vai constar algo sobre o segundo tiro nesse livro. Já que a máfia em relação ao primeiro foi revelada😂😂😂😂
14Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Enock Adriano "Combatente da Furtuna" tinha que ser o título
9Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Luciano Mapanga Ansioso em ter a obra em mãos. Pena estar a viver fora de Maputo, iria ao lançamento da mesma.Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Egidio Vaz O que estou a ler aqui é espantoso. Uau 🤣🤣🤣. Tanto ódio meu deus
4Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Luciano Mapanga Odiamos até aquilo que não conhecemos (o livro nesse caso). Estamos doentes…Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Egidio Vaz Luciano Mapanga é exactamente isso. Não leu, não viu o livro, não fez nadaGerir


Gosto · 1 dia(s)


Domus Oikos Odio de quem?
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Luciano Mapanga Epá. Triste, muito triste.Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Egidio Vaz Professor Domus Oikos, o que se lê é mesmo ódio na rua.Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Neca Ygrety Semeou vento,vai colher a tempestade, Chipande criou muita magoa pára a juventude ( não da OJM,do seu time Egídio Vaz) aquela juventude que os avós ou pais não estiveram na guerra de libertação que não deve ser rica, aquela juventude que não sabe bajular e engraxar com kiwi, aquela juventude que vive do seu suor ,aqui não ha ódio, apenas esta se falar a verdade, se o autor ( Chipande)quer que as pessoas leiam o livro, que faça distribuição gratuita, quer os 650mts para o que se ele ja é rico?
4Gerir


Gosto · 22 h · Editado


Domus Oikos Egidio Vaz já entendi. Pena.
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Txio Theo Matsule EV precisa do Profeta Joe Williams
2Gerir


Gosto · 23 h


Arsenio Raul Txio Theo Matsule não só de oração , mais também de um tambor com pomada e vassoura de 30 polegadas para escovar rápido porque com a normal leva muito tempo, desde quando a engraxar ? Até vai se cansarGerir


Gosto · 13 h


Joaquim da Costa 😂😂😂😂😂😂 Txio Theo MatsuleeArseni. JCGerir


Gosto · 6 h


Muhammad Aly Nem data do seu nascimento não conhece
4Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Sic Spirou eish.. eish..eish...
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Txio Theo Matsule Eix
1Gerir


Gosto · 23 h


Zefanias Macicane Sic Spirou, sobre os bastidores do livro ja comentamos...kkkkkkkk
2Gerir


Gosto · 22 h


Francisco Pacheco Chigogoro Não fomos a guerra de libertação, não temos direito de ser ricos porque não somos antigos combatentes e agora quer que agente compre e leia o livro dele
22Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Muhammad Aly Quando constar que matei meu pai, vou comprar porque é verídica história
7Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Francisco Pacheco Chigogoro KKKKK
1Gerir


Gosto · 21 h


Kleimor Sting Belo Adulteração da história real isso é perca de tempo pois a mente vai ser baralhada
9Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Fauzio Mussagy Fernandes Deixar de ler LIVROS que podem ajudar a juventude a solucionar problemas próprios de uma sociedade doente...

Problemas de EMPREGO, Falta de trabalho, falta de Habitação, acesso à terra e muitos problemas que nem inumerando a pessoa fica mal disposta...

Hoje ter que ler algo que nem te OFERECE VANTAGEM DE CONHECIMENTO, IMAGINAÇÃO, CRIAÇÃO, ETC...

Histórias e Histórias no final do dia nada acontece .... Manda para o MUSEU
9Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Hed Vick Vick Talvez averdade do primeiro tiro.
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


EL Hombre de Dios No mínimo devia ser distribuição gratuita para corrigir todas mentiras que constam nos livros de história. 1. Eduardo Mondlane não foi assassinado no escritório mas sim em casa; 2 Chipande não disparou o primeiro tiro; 3. A frelimo não foi resultado da União de 3 movimentos de libertação, mas sim 2.
18Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Acacio Sabado Cossa A frelimo e resultado de uniao de 2 movimentos??? Como assim mano???
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Binesio De Fernandes Meu irmão explique me o número 3.
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Tiago Sith ?
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


EL Hombre de Dios Os partidos moçambicanos foram a União Democrática Nacional de Moçambique (UDENAMO), dirigida por Adelino Gwambe e criada
em 1960, na cidade de Salisbury (Harare), e a União Nacionalista Africana de
Moçambique (MANU), fundada em 1961, na cidade de Mombasa (Quênia), e
liderada por C. Mahal. Em junho de 1962, estes dois partidos fundiram­‑se para
formar a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), sob a direção do Doutor Eduardo Chivanbo Mondlane.
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Acacio Sabado Cossa EL Hombre de Dios e a terceira forca de que se fala????Gerir


Gosto · 19 h


EL Hombre de Dios Acacio Sabado Cossa trata-se da UNAMOGerir


Gosto · 19 h


Acacio Sabado Cossa UNAMI... este movimento nao fez parte?? Oh amigo EL Hombre de Dios????Gerir


Gosto · 17 h · Editado


EL Hombre de Dios Acacio Sabado Cossa na história escrita pelos vencedores neste caso a frelimo sim, mas na realidade não, existem obras que provam isso. Leia história geral da África desde 1935. Vol. VIII apartir da pag. 200, existe versão digital em pdf.
3Gerir


Gosto · 17 h


Acacio Sabado Cossa EL Hombre de Dios kkkkkk. Mas em off devemos discutir isso.
1Gerir


Gosto · 16 h


Julinho Taimo Sou da opinião que estes relíquias nem deveriam ser comercializadas, o ministério da cultura deveria custear em parte a edição e distribuir pelo menos uns10 exemplares em cada biblioteca provincial ou distrital. No ano passado procurei ca Tete na Biblioteca provincial o Livro do Coronel Sérgio Vieira "Participei por isso testemunho", não tinha o livro,(ate hoje ainda não o li porque não o encontrei) mais tinham la alguns de Luís de Camões, historia do Portugal etc. Coisas que não se entendem.
5Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Nelson Junior Nao perdeu nada por nao ter lido o livro do patrao da SNASP...pois so encontraria meias verdades...vou dar dois exemplos:o Sergio nunca explicou a verdadeira razao por ele ter sido expulso pelas autoridades tanzanianas...O Sergio, nunca explicou o porque ou os porques de ele ter mandado prender ou fuzilar tantos jovens academicos negros...O Sergio nunca explicou o porque ou os porques ele se encontrva secretamente com o chefao dos serviços secretos sul-afriacnos...sem o conhecimento do Samora...o Sergio nunca explicou como é que um comando sul-africano conseguiu chegar a Maputo e matar muitos militantes do ANC...O Sergio nunca explicou como Joe Slovo e Ruth First( quadros superiores do Anc) sofreram atentados em Maputo....enfim!
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Luciano Mapanga Pessoal, compreendo que alguns de vocês não vão com a cara de Chipande (por razões obvias) mas… comprem o livro, leiam, releiam se for necessário, depois voltem para criticarem o mérito ou não da obra. O que estão a fazer não é do bem.
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Eddy Cumbula Irmão cresci pensando que o narrador desse livro deu primeiro tiro ate 28 anos depois ouvir que não foi ele ainda devo acreditar? 3 classe falamos de chipande
4Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Tiago Sith Mas imagina nessa crise em que estamos levarmos 650mt para comprar obra de um imprestável haaaa isso já é pedir muito...
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Eddy Cumbula Tiago Sith 😂😂😂
1Gerir


Gosto · 23 h


Egidio Vaz Por detrás de Chipande está um homem muito sério. Qualidades raras para homens comuns. Está ali um HOMEM de palavra, que cumpre acordos e fá-los cumprir; alguém que vive dentro dos seus meios e possibilidades. Não teremos outro Chipande. Até porque não precisamos de mais. Basta-nos esse património da história nacional, pertença de Moçambique.
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Ocultar 29 respostas



Elias Valente Langa KkkkkkGerir


Gosto · 1 dia(s)


Sic Spirou ...só espero que não te vasculhem e encontrem textos teus a achincalhar o homem! já que por longos anos e até agora, ele (Chipande) disse uma coisa e vários historiadores(?) , vêm provando não ser tão linear. tem certeza que sempre disseste isto sobre ele? homem sério e tal!? espero que sim!!
21Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Salvado Novela Sic... me tirar-te as palavras da boca! Estamos a vasculhar alguns escritos passados do E.V onde o discurso era super diferente.
"Mudam-se os tempos..."
7Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Francisco Pacheco Chigogoro KKKKK, virou promotor de venda,5 ou 10% dos lucros estão jogo
7Gerir


Gosto · 1 dia(s) · Editado


Sic Spirou ...pior há quem deve ter os screenshot bem guardados. a.espera do momento certo.
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Salvado Novela Sic Spirou Este é o momento certo para o first[screen]shot histórico... Hehehehehe
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Nelson Junior ....Com todo o meu respeito Sr.Egidio, o Chipande nao é diferente dos outros lideres da luta de libertaçao: uns grandes mentirosos, deturpadores da verdade e propangandistas...Pena e pena, de que os que sabem as verdades da Frelimo foram fizulados e mortos na cadeias da Snasp....Nao sao estes mesmos frelimistas que desmentiam a existencia de dividas ocultas??...senhores, ja nao somos umas crianças.....Recordam-se do livro do Sergio Viera??....cheio de meias-verdades e mentiras
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Ricardo Xavier Risos e nem mais. Eu estou na esquina...Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Eddy Prínce Xisiwana O problema do Egídio Vaz é q acaba de chegar nas nossas fileiras, assim sendo tenta a todo custo limpar a fama dele nas últimas eleições, aplaudindo tudo até mesmo um peido d um camarada da luta de Libertação, mas eu compreemdo a situação dele, ele esteve durante anos perdido acreditando que o seu falecido tio q até o chamava marchal d campo, ia chegar n ponta vermelha, rrrrrrrrákaaa
9Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Salvado Novela Eddy Prínce Xisiwana Mal chegou e já quer nos destronar... Vá com calma, estamos nas fileiras a décadas. Esse método por si usado ultimamente, nós usamos a décadas e não surtiu efeito por nós desejado.
6Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Sic Spirou kakakakakkak
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Eddy Prínce Xisiwana Ele é inocente mano deixa brincar de saltitos tipo gafanhoto
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Salvado Novela Eddy Prínce Xisiwana depois deste seu m'pecane da RENAMO para a FRELIMO nada mais me espanta nesta vida, duvido que vá ao MDM um dia. A brincadeira aqui é entre os dois pesos pesados do momento...kkkkkkkk
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Sic Spirou Mppecane!? hahahajaaajajja..mas sabe aqui há aulas de história pah kakakaakakamakak
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Salvado Novela Enquanto os historiadores"propriamente dito" andarem distraídos com os Chipandes da vida...não nos resta outra saída, Mfecar em direção a 10 de outubro.
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Sic Spirou posso adaptar essa de mpfecane e fazer post, por obséquio?! rendi kakaakakakakakakakakak
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Tiago Sith Epah aqui me parece que para ser digno de elogios de Egídio basta ser da frelimo, tudo me leva a crer que se o diabo decidir se filiar a frelimo iremos ler aqui nesse mural textos como: Diabo é um ser muito sério (...) que sempre lutou com unhas e dentes pelo bem estar de todos.... Epah...
6Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Salvado Novela Sic Spirou Força ilustre... Vamos tomar de assalto o departamento de história da UEM e o da UP por algumas horas hehehehehe
2Gerir


Gosto · 23 h


Sic Spirou Salvado Novelabwkqkakkakakakakaakakalakalalalallalalalakakak eish kaakakajkakakaakGerir


Gosto · 23 h


EL Hombre de Dios Egidio Vaz A nossa verdadeira História compromete o partido frelimo que desde a sua génese está maculada de sangue inocente em proteção de seus interesses, não será Chipande que a irá revelar. Se quer saber de Moçambique Leiam as edições da "História geral da África" Vol. VIII compilado pela Unesco, Leia o Livro "Eduardo Mondlane um homem a abater" de José Manuel Duarte, "A Morte de Samora Machel" de João Cabrita e tantos outros disponíveis fora de Moçambique.
4Gerir


Gosto · 23 h


Francisco Pacheco Chigogoro Ya,desta vez o EV deu se mal,o moçambicano ja fungulou masso,num fogo cruzado o autor do post desapareceu
1Gerir


Gosto · 21 h


Sic Spirou aposto que está no lançamento do livro. parece ser um livro que promete, pelo que se diz. heehheeh
3Gerir


Gosto · 21 h


Salvado Novela E o general na reserva AC, acaba de deixar ulgumas recomendações ao visado...,deve estar a tomar (...) notas...hehehehehe...
2Gerir


Gosto · 20 h


Sic Spirou ao EV!? EHEHEHEEH
1Gerir


Gosto · 20 h


Salvado Novela Sic Spirou Aos historiadores em geral...
1Gerir


Gosto · 20 h


Egidio Vaz Salvado Novela O senhor leu o que escrevi? Não procurei nenhum fogo. Nem tentei cruzar outro. Estão sozinhos a se morder, apenas movidos pelo desejo de cuspir veneno. Bem, dizem que a cobra mamba, as vezes se mata a si própria pois, no imperativo de cuspir veneno que ela própria produz, acaba por se morder e morrer.
4Gerir


Gosto · 20 h · Editado


Félix Esperança O seu mural anima mano Vaz. É puro entretenimento e dos bons.
2Gerir


Gosto · 18 h


Neca Ygrety Bons chamados analfabetos funcionais,que nos aguarde
1Gerir


Gosto · 15 h


Rui Julio Félix Esperança poupamos dinheiro com a Disneylândia...
1Gerir


Gosto · 7 h


Rui Julio Lavagem cerebral e mais nada!
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Rui Julio “Nunca revelei os segredos da guerra “. Porquê? Estava à espera de alguns oponentes da verdade/ falsidade vazarem. Ademais, O Partidão nunca esteve num nível tão invulgar que o dos últimos tempos. Portanto, momento mais do que oportuno para “lavar” algumas mentes e reconquistar alguma simpatia
6Gerir


Gosto · 1 dia(s) · Editado


Luciano Mapanga "...um dia antes da proclamação da Independência Nacional (24 de Junho de 1975), a missão mista militar composta por oficiais do estado colonial português e da Frelimo acordaram em manter os segredos da guerra colonial por pelo menos entre 20 a 40 anos. Tal implicava não revelar detalhes, com vista a salvaguardar os demais interesses julgados importantes."Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Rui Julio Há que saber diferenciar “História” e “estórias”Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Luciano Mapanga E você sabe diferenciar esses dois conceitos?Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Egidio Vaz Rui Julio como você mede a invulgaridade? Sem medição objectiva, serei compelido em acreditar que o senhor está a especular. Para sua informação, a Frelimo está no seu melhor momento de resposta aos anseios do povo. Começou com Guebuza e hoje com Nyusi, estes tem o seu foco nas zonas rurais. Não que Chissano não tenha feito algo. Fez muito e exatamente o que tinha que fazer naquela altura. Fazer a paz e reorganizar o estado para a realidade da democracia multipartidaria. Vai ficar com dores da bílis quando perceber que nestas eleições a Frelimo vai ganhar todos municípios senão 80%. Faça leituras objectivas. Ninguém aposta em cavalos doentes.
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Sebastiao Guiamba kkkkkk,.....Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Rui Julio Ilustre Egídio Vaz, não tenho a menor dúvida de que a Frelimo ganhará as eleições (vitória retumbante). Isso nunca esteve em causa, o contrário a isso seria ilusão! Viva FrelimoGerir


Gosto · 1 dia(s)


Rui Julio Luciano Mapanga , a resposta está dentro da sua própria perguntaGerir


Gosto · 1 dia(s)


Rui Julio Luciano Mapanga “ Entender o que acontece numa aula escolar requerer a capacidade metodologia de deixar de lado as próprias concepções e estar disposto a questionar tudo o que acontece( Castaño 1994:18)
1Gerir


Gosto · 1 dia(s) · Editado


Geraldo Manjate Mas em África existe algum partido “libertador” que perde nas urnas??...80% é favor o normal será 99.9%, em todos os municípios, pelo menos na terra dos Paul Kagame, Yoweri Museveni, Robert Mugabe,Jomo Kenyatta…as coisas andam por ai.Gerir


Gosto · 22 h · Editado


Rui Julio Só me faz recordar a campanha eleitoral na Tanzânia “PRESS SUPORT DJAKAYA KIKWETY”Gerir


Gosto · 22 h


Junior M Nkanone Ele que continúe no seu "direito de ser rico " por ter "participado da guerra ". Mas que não conte com meus 650MT para aumentar na sua riqueza.
Obrigado pelo convite, mas NÃO QUERO LER.
11Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Luciano Mapanga Conhecimento não tem preço, meu irmão. Vá comprar o livro e delicie-se.Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Junior M Nkanone Obrigado mesmo irmão. Mas vou me mantendo pelos livros que considero inspiradores, ou ainda opto pelas conversas daqueles velhotes que viveram a guerra e hoje não tem "direito de ser ricos".
Dispenso o "conhecimento" desta gênese.
Mas obrigado mais uma vez, abraços.
5Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Luciano Mapanga
👍👍👍Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Aguilario Salvador SÃO MENTIRAS DA VERDADE
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Junior M Nkanone #Aguilario o Azagaia ja disse ...kkkkk!!!
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Tiago Sith
Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Eddy Cumbula Agora vai mentir que deu segundo tiro😂😂😂estamos fartos de comprar livros que não dizem a verdade.
So hoje quer contar a verdade de guerra enquanto os que queriam saber ja estão mortos a 40 anos..
6Gerir


Gosto · 1 dia(s) · Editado


Txio Theo Matsule Acho que vão indemnizar as famílias enlutadas...
1Gerir


Gosto · 23 h


Eddy Cumbula Txio Theo Matsule 😂😂😂☝️☝️Gerir


Gosto · 22 h


Maria Regina Faustino Sinceramente, nós somos trouxas ou que? 🤣🤣🤣🤣
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Egidio Vaz Maria Regina Faustino estamos a falar de memóriasGerir


Gosto · 1 dia(s)


Maria Regina Faustino Pois, tomará que o sejam. E não invenções transformadas em memórias
🙄🙄🙄🙄
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Eddy Cumbula Tudo mentira para comer nosso tako 😂😂😂Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Luciano Mapanga Eddy, Chipande tem uma vida “organizada”, não precisa do dinheiro da venda de livros para a sua sobrevivência.
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Maria Regina Faustino Luciano Mapanga falou o amigo pessoal dele que sabe o estágio das finanças dele. Se não precisa-se seria Grátis. Mahala. For free. Essa parte de dinheiro vamos deixar de lado.
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Eddy Cumbula Dinheiro nunca chega pelo o que sei das pessoas parece pouco mas faz diferença
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Luciano Mapanga Maria Regina Faustino 😛😛😛😛😜😜Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Eddy Cumbula Maria Regina Faustino 😂😂😂☝️☝️Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Geraldo Manjate "Chipande tem uma vida “organizada”, não precisa do dinheiro da venda de livros para a sua sobrevivência".!!!!...”Hewenaaaaaaa”….vamos parar de brincar...com todo respeito pela riqueza do homem do primeiro tiro, quanto dinheiro tem Chipande para não precisar de mais?...se até “malta” Jeff Bezos, Bill Gates, Warren Buffett, Bernard Anault, Mark Zuckerberg… empreendedores de sucesso no mundo continuam a desenhar projectos para angariar mais fortuna, não há dinheiro que chegue, parem de nos atrapalhar.Gerir


Gosto · 22 h


Francisco Pacheco Chigogoro Que nos revele onde enterraram todos aqueles que eles chamaram de reaccionários, porque também são segredos da guerra para ele
15Gerir


Gosto · 1 dia(s)


DA Silva Sisal Stop KiwismoGerir


Gosto · 1 dia(s)


Dino Vicente Chamusse Um caso insólito e inédito para os historiadores, pós a história é servida geralmente fria. Alguma mudança de paradigma Egidio Vaz?
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Salvado Novela Essa obra deveria ser gratuita, sem nenhuma contrapartida. Da mesma forma que os antigos combates tem tido acesso aos recursos naturais... de forma gratuita.
6Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Neca Ygrety

9Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Rui Julio

1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Egidio Vaz Rui Julio há quatro anos que não o fazem. O que mudou?Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Rui Julio

1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Rui Julio
Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Rui Julio Realmente... nada muda!Gerir



Gosto · 1 dia(s)


Lenon Arnaldo Egidio Vaz não só ...... não contou todo filmeGerir


Gosto · 1 dia(s)


Rui Julio Lenon Arnaldo, vamos em partes...!Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Lenon Arnaldo Rui Julio força ai
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Geraldo Manjate Ki ki ki...prefiro ir a Minerva Central, pegar um livro de "Tio Patinhas", para meus filhos.
8Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Nelson Junior Carissimos Compatriotas, prezados meus, nao vos deixeis de engolir estes sapos verdes do Chipande...Mas, quem era o Chipande para obter os ditos segredos da guerra colonial...e que segredos??...varios bons historiadores portugueses e alguns ingleses ja narraram tanto e tanto sobre a guerra colonial e nao ha nada,nada e nada de novo por revelar...Para ja o Chipande duranre a guerra colonial era um guerrinheiro...Um comandate duma frente semlhante aos outros comandantes doutras frentes...O Chipande era um operativo, como tal nao participava na vida diplomatica e politica da Frelimo....O Chipande vai narrar meias-verdades assimo como fez o Sergio Vieira....Se ha segredos na Frelimo e ( ha alguns), se referem na indentificaçao de certos quadros da Frelimo que eram duplos agentes-Frelimo-Pide.....As unicas pessoas que tenham estes pequenos segredos da Frelimo sao provavelmente o Chissano e o Marcelino dos Santos.....Francamente francamente o Chiapnde ers visto como um "analfabeto" e um burro....e se,o Chipande foi um comandante duma frente tal se deveu por ele ser um Maconde.....e Cabo Delgado era o centro da guerrilha....................em suma: o Chipande nao tem nenhum segredo..........
12Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Mapa Simango Marketing marketing. Está claro que é marketing e o Egídio bom homem de propaganda!
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Osvaldo Da Teresa Concordo contigo irmão esse tal de xipande e um burro que só está satisfeito com o que roubam do povo ele não tem nada pra dizer o povo apenas esta gozando do que tem feito ele com todos membros e lambe botes dele
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Eddy Cumbula Concordo
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Nelson Junior Ps!...Sempre existiu na Frelimo e na sociedade Moçambicana, este dito mito no qual nos diz de que o Chipande foi o pirmeiro guerrilheiro da Frelimo que deu o prmieiro tiro...Outro mito e outra meia-verdade...Nao sou eu que digo, pois o falecido Bonifacio Gruveta veio desmentir em publico esta versao...E agora o que Chipande vai nos enganar???...Please give us a break
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Muhamad Yassine Nelson Junior visitei o lugar onde se diz ter se dado o primeiro tiro e a populaçao do museu refuta essa noticia e de onde foi dado o tal dito tiro mostra ser uma palhaçada
3Gerir


Gosto · 23 h


Egidio Vaz Muhamad Yassine Gruveta não é dono da verdade. E no dia 25 de Setembro ele estava no interior de Moçambique. A sua tese foi de que ele e tantos outros teriam disparado antes, mas pela proximidade de Chai com tanzania, Chipande chegou cedo para narrar os factos da sua operação. Todavia, Gruveta esconde (não sei de é de proposito ou não) que a orientação da Frelimo foi que a guerra iniciasse no dia 25 de Setembro de 1964. E, houve no proprio dia, um comunicado emitido pela liderança da Frelimo. Você é dito para disparar num dia x. Quer ser mais sabio antecipando o disparo, kkkkkk
1Gerir


Gosto · 22 h


Nelson Junior kkkkkkkkk!...Quando estes nossos heroicos e corajosos ( sem ironia) libertadores, por anos e anos nos convenceram de que o Mondlane tinha sido morto em Dar-Es-Salam...e o que nao era verdade....Ja nos custa acreditar qual deles ou se todos eles dizem a verdade...cada um diz a sua e nós ja nao sabemos o que e a quem acreditar....Mas, de certa forma os Murupas, os Franciscos Notas e outros tamem eles teem outra versao da Frelimo...é tudo uma salada russa!
1Gerir


Gosto · 22 h


Nelson Junior ps!..seja como for, com mentiras,semi-verdades ,"bobagens" eles libertaram o País...e isso é que é importante...quanto ao resto cada um interpreta como quer.....vMas eles ele por um longo periodo lavaram-nos o cerebro com mentirinhas da Revolucao....Gerir


Gosto · 22 h


Custodio Cumbane Só espero que conte quem foi de facto que deu o "famoso" primeiro tiro.Gerir


Gosto · 22 h


Nelson Junior Quer saber o que realmente eu penso?..ninguem sabe, porque os verdadeiros herois da Frelimo, os "arquictetos" da frelimo com a excepçao do comunista e fanatico do Marcelino dos Santosquase todod eles acabaram por ser mortos nas cadeias fuzilados oou devorados por leoes nos campos de "reeducaçao"....Nao se esquecer de que houve uma tremenda luta interna no seio da Frelimo...e a falsa Frelimo com a ajuda da Uniao Sovietica saiu vitoriosa....Gerir


Gosto · 22 h


Francisco Pacheco Chigogoro Os que sabiam a verdade são os que não alinhavam com cúpula de mafiosos,esses foram chamados de reacionariios e elimirados,se o chipande quer se redimir dos seus pecados primeiro tinha que confessar quem mandou matar os ditos reacionarios,quem são os que mataram e aonde,que nos dissesse tambem quem são os verdadeiros fundadores da Frelimo, fundadora da liga feminina da FRELIMO e de que doença morreu Josina,a palhaçada do bomba que vitimou Mondlane e do primeiro tiro agente ja sabeGerir


Gosto · 21 h · Editado


Carlos De Sousa Tivir Hahahah então você está ali posicionado com o inimigo à vista, não dispara a espera da hora combinada para dar o tiro hahahah.
Mas ilustre Egidio Vaz que estratelégia de guerra é essa?
2Gerir


Gosto · 19 h


Bruno Mendes Esse livro é mais um instrumento de propaganda da frelimo
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Costa Manhiça Sera que ele vai revelar tudo o que ele durante a guerra??
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Nelson Junior ...O Chipande nao sabe nada...que engane os mais miudos
4Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Costa Manhiça Nelson Junior kkkkk verdade manoGerir


Gosto · 22 h


Osvaldo Da Teresa Esse xipande e um burro que só está satisfeito com o que roubam do povo ele não tem nada pra dizer o povo apenas esta gozando do que tem feito ele com todos membros e lambe botes dele ou seja já quem eleições estão próximo ele vê isso como oportunidade de sensibilizar as pessoas mentindo que sabe de alguma coisa ☺️
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Hilário Jordão Tsope Estória de camaradagem, ISSO SIM.Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Neca Ygrety O Egídio Vaz deve estar bem arrependo pelo post, KKKKK desta vez o figurino lhe tramou
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Ocultar 15 respostas



Egidio Vaz Neca Ygrety arrependido não. Aprendi Bastante. Conheço-vos um pouco melhor agora. Estão a se revelar. Eu é que estava enganado. Afinal, são "cidadãos de uma figa". Não tem cultura de ler. Os críticos de verdade não se pronunciam antes de ler. Os que lêem livros não gritam antes de lerem. Eu despertei uma curiosidade histórica interessante. Chipande guarda segredos de 60 anos. Vai lançar o primeiro volume. Em vez de a vossa curiosidade ser em torno do segredo, viram-se contra a pessoa. Isso é típico de analfabetos funcionais. Obrigado pela revelação
10Gerir


Gosto · 21 h · Editado


Eddy Cumbula Egidio Vaz eu rendo contigo voce nunca aceita nada😂😂😂 tua determinação é outro nível mais ainda tenho esperança de te resgatar para a realidade do país.
4Gerir


Gosto · 23 h


Neca Ygrety Egídio Vaz ultimamente andas tanto nervoso como aqueles cães que puluram com raiva em Quelimane, ataca qualquer um que passa por perto, se ha analfabeto funcionar aqui ,acho eu esta doutro lado,não vens a maioria dos comentarios dizem que não querem saber nada do livro e do seu autor,as pessoas estão cansadas de lerem mentiras desses senhores, tu que aceitas ler tais livros leia a vontade e deixe de fazer publicidades, dizes seres académico,mais não respeitas o ponto de vistas dos outros, valha me Deus,estas a semear vento, Iras futuramente colher tempestade, não te conheci assim, entraste na linha dos impiedosos de nachingwea,boa leitura no livro do novo seu comparsa
8Gerir


Gosto · 15 h · Editado


Custodio Cumbane Egidio Vaz remova todos os analfabetos que te seguem no Facebook e depois veja com quantos intelectuais como tu ficas. Aguardo!!!
2Gerir


Gosto · 22 h


Neca Ygrety KKKKK, amizade virtual não se pede favores,pode remover a quem quiser,ai vai nos demostrar quem não quer ouvir as VERDADES, depois terá que pedir certificado de habilitações ou diploma ( mestrado) para os que querem serem seguidores dele,chamar as pessoas analfabetos funcionais só porque não querem ler o tal livro demonstra nos a grande estupidez e falta de carácter de alguns academicos
3Gerir


Gosto · 4 h · Editado


Egidio Vaz Custodio Cumbane analfabetos funcionais existem aos montes. Não é desprezo ou insulto chamar-te por analfabeto funcional. É um qualificador que melhor descreve a quem tem dificuldades de ler e compreender textos complexos. A situação piora quando esse acha que já não precisa de melhorar nada...
2Gerir


Gosto · 21 h


Eddy Cumbula Neca Ygrety 😂😂😂😂 você é outro nível
1Gerir


Gosto · 20 h


Neca Ygrety Obrigado, Eddy Cumbula,pelos menos eu ja estou cansado de estoriadores mercenários, que me remova ou bloqueia,mais vai ter que me engolir nos debates fece to faceGerir


Gosto · 16 h · Editado


Neca Ygrety Academicos lambetotas,estomacais, engraxadores também existem corno vermes que lutam por um pedaço de fezes que cai na latrina artesanal
3Gerir


Gosto · 15 h


Junior M Nkanone Não querer ler é ser analfabeto funcional ?
Assim as pessoas não teem direito a escolhas? Não teem direito a preferências?
A cada baboseira (como esta) que nos sugiram leitura, devemos ler, sob risco de sermos conotados como analfabetos funcionais?
Hehehehehehehehehehehehe...😂😂😂 este tipo me faz rir 😂😂😂😂😂😂😂
2Gerir


Gosto · 7 h


Egidio Vaz Junior M Nkanone não querer ler não é ser analfabeto funcional. Comentar sem ler é típico dessa classe de intelectuais
1Gerir


Gosto · 7 h


Victor Famandha Kufeni Vivas Egidio Vaz e você que criticou o livro dos Isacmmans antes de ler? Não te faças de Santo.
2Gerir


Gosto · 7 h


Victor Famandha Kufeni Vivas Egidio Vaz você falou muito mal do livro dos Isacmmans nos meses passados, sem antes ler. Veja só que também está na mesma gaveta dos que hoje criticam o livro de AC sem antes de o ler.
2Gerir


Gosto · 7 h · Editado


Neca Ygrety
Gerir


Gosto · 4 h


Egidio Vaz Victor Famandha Kufeni Vivas eu li o livro de Isaacman. Ai é onde te enganas. Li antes de ser lançado. Quando ainda no prelo. E por isso não fui ao lançamento. Achei-o de muito mau gosto. Enho-o em casa!
1Gerir


Gosto · 4 h


Maldonado Pedro Lançar livro! Como?...O disseram que o homem do primeiro tiro esta gravemente doente?
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Douglas Harris Talvez o ilustre Egídio Vaz esteja a ajudar o General a escrever a tal dita Histórias e seus segredos...Gerir


Gosto · 22 h


Nelson Junior ........Ps!....So espero e realmente espero de que finalmente o Chipande seja coerente, honesto e sério e admita de que fracassou na sua luta contra os "ditos bandidos armados" quando era ministro de defesa...de recordar que ele foi ministro de defesa de 1975 ate 1986...periodo este, em que os bandidos armados destruiam pontes, hospitais e violavam as mulheres.........
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Tembo Wambozi Quem disse que a história nesse livro a lançar ou mesmo que a história de Moçambique é toda falsa, porque não lançar um livro com histórias verdadeiras?Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Mauro Pacule FAZ SENTIDO Á QUESTAO...Gerir


Gosto · 20 h


Júlio Mutisse Good.Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Lenon Arnaldo É interessante que, para alguns, conhecem a história antes de terem lido o livro. Nem a capa viram kkkkkkk ...... o ódio e a inveja o que não fazem.

Porque um grupinho renega a sua história, porque a história da geração 25 de Setembro, se confunde com a história do país, entende que vai impedir o sucesso do lançamento deste livro.

É o tal hábito, lê o livro via comentários nas redes sociais.
4Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Amilton Munduze "O ódio e a inveja, o que não fazem!"

Se eu estivesse no lugar do Chipande, ao notar que as novas gerações me odeiam e me invejam, não gozaria com elas. Perguntar-me-ia poquê me odeiam e invejam quado deviam me idolatrar e ter em mim uma referência?! De onde essa gente que devia me ter como ídolo trouxe sentimentos negativos a meu respeito? Essa seria a minha postura sendo quem dizem Chipande ser. E tu meu caro, achas que esses sentimentos são uma mera inocência?!
4Gerir


Gosto · 6 h · Editado


Joaquim da Costa Amilton Munduze 👏👏👏👏👏 para ti. JCGerir


Gosto · 6 h


Nito Prazeiroso Nunca revelaram nada. Se Os assassinatos, as valas comuns, os esquadrões de morte, as dívidas ocultas...nunca revelaram, como é que podem revelar coisas péssimas que estas!!??? Talvez depois de mais 40 anos. Digo péssimas porque se concordaram não revelar, essa historia não é nada agradável. Mas não me restam dúvidas que há muita história dentro de si ò Chipande. A verdadeira verdade da nossa história está consigo até a morte. Nunca vai revelar.
6Gerir


Gosto · 1 dia(s) · Editado


Benjamim Agostinho Mucopote Temos de incentivar que os combatentes escrevam.Cada um depois de ler aproveite o que achar importante.Precisamos de registrar os factos da nossa história venha de quem vier.Portanto quem tiver condições que cumpre o livro...Gerir


Gosto · 23 h


Evanex Saboroso APENAS DIZER QUE ESTÁ GERAÇÃO NÃO É AQUELA DISTRAÍDA QUE IA ÃO ABASTECIMENTO NAS COOPERATIVAS... Já nem digo a geração DANONI miúdos nascidos na era tecnológica, esses pronunciamento do camarada só servem para geração 8 de março, em que seram os mesmo a adquirir o livro só para o camarada não passar vergonha.
5Gerir


Gosto · 23 h


Egidio Vaz Essa geração é infelizmente a mais distraida e perdida da história da humanidade. Apenas nos resta focar "na janela de espernaça". A futura. Lamento. Mas quando não les livros e mesmo assim te consideras cidadão activo; que não se engana...é o fim da picada.
6Gerir


Gosto · 23 h


Evanex Saboroso Egidio Vaz pude olhar atentamente como era de esperar e havia frisado atrás, no telejornal da STV ao lançamento do livro do camarada, não ví nem se quer um jovem na sala, a não ser câmara man e a geração 8 de março, Visto que um dia como este a sala deveria estar cheia de jovens, jovens estes curiosos que so ouviam falar do homem que deu o primeiro tiro mas porém nunca tiveram oportunidade de estar de lado do camarada...mas viu-se homens com fato e gravata e com poder compra do livro. Penso qua uma obra como esta não devería estar a venda tendo em conta o personagem em conta " antigo combatente e herói nacional" este livro devería ser distribuição gratuita igual aquelas bíblias pequenas azuis que recebera na década 90, ou mesmo livro de distribuição gratuita... Experimenta mano Egídio lançar um livro, creio que os exemplares não seriam suficientes para atender a procura e oferta sobre tudo por parte dos jovens. Agora pergunto: O que está falhando jovens não irem a estes lançamentos de livros autrora importante ???
1Gerir


Gosto · 17 h · Editado


Helder Chilengue Good.Gerir


Gosto · 23 h


Mugaza Waka Machel Os moçambicanos estão decepcionados com as mentiras que compõe a nossa história. Por isso quem nos garante que o que vem escrito nesse livro seja o que realmente aconteceu?
3Gerir


Gosto · 23 h


Txio Theo Matsule Profeta Joe Williams
2Gerir


Gosto · 23 h


Hidon Pachuela
Gerir


Gosto · 23 h


Zefanias Macicane So sao 2.000 exemplares e podem esgotar ainda hoje...
1Gerir


Gosto · 23 h


Jose Alexandre Faia Com papas e bolos se enganam os tolos ....
7Gerir


Gosto · 23 h


Egidio Vaz O ilustre gosta muito dessas papas. De que marca sao?
7Gerir


Gosto · 23 h


Jose Alexandre Faia Egidio Vaz , a mim não me vais fintar , ou provocar respostas desnecessárias , a minha idade e tempo de África , me ensinou a separar o trigo do joio ..Vou a caminho dos 72 anos , ilustre Dr , e tenho acompanhado as suas escritas desde o tempo em que os diabos eram Santos e agora , é ao contrário . Se falo assim é porque já experimentei na pele a famosa Justiça Moçambicana , portanto depois desta experiência , pouco ou nada tenho a temer ....
7Gerir


Gosto · 18 h


Egidio Vaz Jose Alexandre Faia está bem.
3Gerir


Gosto · 18 h


Eder Nala Hehehehhe
1Gerir


Gosto · 17 h


Nelson Mourao Jose Alexandre Faia Finalmente alguém consegui calar ilustre Dr. Parabéns !
3Gerir


Gosto · 13 h


Chimene O Próprio Jose Alexandre Faia Muito obrigado e parabéns. De facto ja estamos fartos . Mentiras e Falácias de Tagarelas.
2Gerir


Gosto · 12 h


Rui Julio Vou reservar o meu dinheiro para comprar o Vol. II “ EMATUM e outros contos”
16Gerir


Gosto · 22 h


Eder Nala Hahahhahahahaaah mil ahahahahhahahahhaha's...Gerir


Gosto · 17 h


Agustinho Cumbane Kakakakakakaka AMÉMGerir


Gosto · 3 h


Teólogo Sequeira Jequecene Segredos da guerra mesmo, tenho minha fonte; minha avó. Ela nem mente quando narra os factos!
5Gerir


Gosto · 22 h


Orlando Nama He He He He ....Gerir


Gosto · 22 h


Pires M'buana Kalembo Meu caro Egídio Vaz Estavas contratado para escrever este livro meu historiador!!! Kkkkkkkkkkii.
1Gerir


Gosto · 22 h


Rui Julio

1Gerir


Gosto · 22 h


Julieta Chiridza Chiridza O Lançamento do livro.bastante concorido neste momento. COMO EU VIVO A MINHA HISTORIA.
2Gerir


Gosto · 22 h


Alberto Mazanga Será que vai revelar???
1Gerir


Gosto · 21 h


Julieta Chiridza Chiridza Ja relavou xta n livro.kkkkkk.hoje nao é ele apresentar .
1Gerir


Gosto · 21 h


Germano Mutane Frustracao é doença grave. Rejeitar um livro que ainda não leu e nem viu é mesmo patológico..melhor é lerem o livro e com propriedade fazerem as críticas. O País agradece, quando se evita demonstrar estupidez publicamente..
9Gerir


Gosto · 21 h


Vasquinho King Com orgulho aplaudo este gesto do General Chipande deixa para gerações vindouras a sua obra para todos. Temos que criticar a obra no sentido de que é a versao dos factos por ele vividos, tal como alguma vez Chissano narrou aqui
2Gerir


Gosto · 20 h


Germano Pais Estou curioso com a verdadeira estoria do tirinho.
7Gerir


Gosto · 20 h


Eder Nala KkkkkGerir


Gosto · 17 h


Watson Postmortem Espero que nessa obra se esclareça de uma vez por todas a historia do primeiro tiro... e outras
3Gerir


Gosto · 18 h


Egidio Vaz Watson Postmortem a história do Primeiro Tiro pode ser tanto um FACTO HISTÓRICO como Mentira Nobre. Um ou outro não retira o mérito do início da Guerra pela Libertação Nacional. Não é esse episódio determinante para a nossa gesta de libertação
1Gerir


Gosto · 18 h


Innocent H. Ab Mentira nobre? Kkkk
Mentira é mentira.Gerir


Gosto · 15 h


Nelson Mourao Mentira nobre!
Ou verdadeiramemte mentira?Gerir


Gosto · 13 h


Jawardo Cesar Joao Joao Ele vai continuar a mentir que deu o primeiro tiro,porque quem tinha culhoes para desmenti_lo ja se foi.Gerir


Gosto · 12 h


Joao Matlava Nada será feito!
1Gerir


Gosto · 17 h


Egidio Vaz É muito curioso que ninguém falou da má fé dos oficiais portugueses que não guardam o segredo como acordado. Não falei deste assunto?Gerir


Gosto · 17 h


Maia Anussa Cassimo Abasse Não passa de passatempo.
1Gerir


Gosto · 17 h


Helderjoaquimmanuel Mito La passaram anos,nos não queremos lembrar dos Portugueses , sim queremos saber dos enigmas que se escondem das nossa historia , de tal personagens made in Moçambique ,e aqui vejo as carroças em frente dos burros...Gerir


Gosto · 15 h


Jojo Joao Manuel

4Gerir


Gosto · 15 h


Innocent H. Ab Amigo Egidio Vaz, no tal acordo, a guerra foi mencionada como "guerra colonial" (ou "Luta de libertação") ou esse termo é seu?
Quanto ao acordo e da sua posterior violação pelos oficiais portugueses, gostaria de saber o que o amigo acha da má fé, e se os segredo revelado por eles e pelo nosso heroi podem explicar quem entre os dois (Moçambicanos e Portugueses) tinha mais interesse em guardar esses segredos. Quais sao, realmente, os interesses que protegiam?
1Gerir


Gosto · 15 h


Moses Filho Uma lenda viva.
É preciso acarinhar moda gente, com respeito e admiração.
Parabéns meu chefe.Gerir


Gosto · 10 h · Editado


O Rei Escorpião Parabéns pela obraGerir

Sem comentários: