terça-feira, 4 de setembro de 2018

a FIRlimo poderá ficar mais que isso no poder

Um gajo da FIRlimo - que não lhe darei o privilege de ver o seu nome por mim mencionado - disse uma vez que a FIRlimo iria desgovernar o país por mais de 50 anos.
Olhem, dá-me raiva concordar com o abutre que disse isso, aliás, eu digo mesmo que, sob os meus cálculos, a FIRlimo poderá ficar mais que isso no poder, embora ilegalmente.
Para começar é mais fácil quem está no poder (a FIRlimo) manter-se, no poder, que, quem não está (a Renamo, e muito menos o MdM), conquistá-lo, pois o que está no poder usa-se do próprio poder para manter-se no poder.
Reparem, desde há muito, no princípio da neocolonização, a FIRlimo é que nomeia:
- os Juízes, tanto do Supremo, Constitutional bem como Administrativo, vindos da FIRlimo;
- os Prosecutors, vindos da FIRlimo;
- os Chefes da Polícia, vindos da FIRlimo;
- os Chefes da Forças Armadas, vindos da FIRlimo;
- os chefes dos SISE, vindos da FIRlimo;
- os Governadores das províncias, e respetivos Administradores distritais, vindos da FIRlimo, e agora vai haver um tal de Secretário do Estado, que será um Espião da FIRlimo nas províncias;
- os dirigentes de tantas outras Instituições do Estado, incluindo diretores das escolas primárias, pois a FIRlimo coági-os a ter Cartões Vermelhos.
Contas feitas, o Estado está FIRlimizado há 43 anos.
Mas a minha intriga mesmo é com a tal da Oposição. Pois reparem, a Renamo - já que o MdM preferiu se revelar que é uma sucursal da FIRlimo - vem assinando acordos com a FIRlimo desde 1992, mas a Renamo continua na Oposição, embora roubada, e a FIRlimo mantém-se no poder, roubando.
Então, os acordos são para quê mesmo?
- pois votamos desde 1994, mas os resultados são os mesmos;
- votamos desde 1994, mas o desgoverno e a Oposição são os mesmos, ou seja, a história de Mozambique, há 43 anos, resume-se na FIRlimo e Renamo;
- votamos desde 1994, mas o país está refém dum grupinhos de bandidos que se dizem combatentes, que privatizam o Estado e tornam-no sua propriedade private, e a Oposição acompanha-os.
Ouvem e escutem, eu estou cansado desses gajos brincarem com o meu voto, e digo de novo, outra vez, a Renamo tem de parar de assinar Acordos com a FIRlimo, e se comportarem como uma Oposição à sério, se quiserem, um dia, governar.
A FIRlimo vai sempre pegar nos acordos, rasgar, limpar o rabo e jogar ao Lixo, pois não querem largar o Poder.
A prova disso, é que o Nyusi omitiu os SISE no último acordo com o Ossufo, pois a FIRlimo quer continuar a usar os SISE para sequestrar opositores ou quem tenha uma opinion divergente, espancá-los, ou assassiná-los quando entenderem, como fizeram com o Cistac, Pondeca, Macuane, Salema, ...
Portanto, se a Renamo se vai comportar como fizeram em 2014, que correram para o Parlamento com medo de perder os assentos, pois estavam a pensar nas regalías e murdomias que recebem como deputados patéticos, irão perder a minha simpatia, e não será bom.
Tanto que, sugiro, cresçam tomates e aprendam a agir à sério, pois têm o apoio popular, incondicional e incontestável, e isso não se compra, só que, a se comportarem dessa maneira, poderão perder a única coisa de valor que têm, e que o nosso mestre, o General Afonso, levou anos a construir, a simpatia do Povo.
Comentários
Salvador F. Cuinica Saudades do General
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder19 h
Flávio Augusto Mangue Jr. Foste até ao fundo meu Jovem... Estou no mesmo caminho..
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h

Sem comentários: