sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Ataques em Cabo Delgado são uma afronta ao Estado: Atanásio M’tumuke


O Ministro da Defesa Nacional, Atanásio M’tumuke, considera que os ataques que têm sido perpetrados por homens armados, em algumas regiões da província de Cabo Delgado, constituem uma afronta à soberania moçambicana.
Atanásio M’tumuke falava esta sexta-feira, na cidade da Matola, província de Maputo, na abertura da décima segunda reunião anual de adidos de defesa acreditados em Moçambique.
Segundo o Ministro M’tumuke, os ataques foram perpetrados por um grupo de indivíduos malfeitores que, usando o nome da religião muçulmana, tenta introduzir uma nova doutrina nas mesquitas locais.
“Nas suas incursões, segundo M’tumuke, usam armas brancas e de fogo e são constituídos por cidadãos nacionais e estrangeiros, o que constitui uma afronta ao estado moçambicano, desrespeitando o poder legalmente instituído”- disse o ministro, tendo acrescentado que durante as suas incursões, incitam a desobediência às autoridades governamentais, não adesão ao sistema de ensino nacional, não respeito aos símbolos nacionais e pagamento de impostos, criando células passivas e activas.
O Ministro da Defesa Nacional disse, na ocasião, que apesar desta situação, que já está sob controlo das Forças Armadas, o país continua estável, no que diz respeito à segurança nacional.
O encontro de um dia decorreu sob o lema: Forças Armadas de Defesa de Moçambique, apostando na parceria face às novas ameaças à paz e segurança.
RM – 03.08.2018

Sem comentários: