terça-feira, 28 de agosto de 2018

Trump contra o mundo? Presidente acusa Google de estar “manipulado” e de “esconder as notícias boas”


THE WASHINGTON POST/GETTY IMAGES

O Presidente dos Estados Unidos diz que 96% dos resultados das pesquisas sobre ele são de jornais ou plataformas de esquerda. “Eles estão a controlar o que podemos e não podemos ver”. Nova regulamentação em vista?

Donald Trump abriu uma nova frente de combate. Desta vez, é contra a Google, pelos primeiros e principais resultados do motor de busca não lhe serem favoráveis. “Manipularam-no”, escreveu esta terça-feira no Twitter.
“Os resultados da Google para ‘Notícias de Trump’ mostram apenas a visão/cobertura das Fake News”, começou por escrever naquela rede social. “Por outras palavras, manipularam-na, para mim e para outros, para que quase todas as histórias e notícias sejam más. A ‘falsa CNN’ é proeminente. A media justa e republicana/conservadora é excluída. Ilegal?”, questiona.
E continua: “96% dos resultados sobre ‘Notícias de Trump’ são de jornalismo de esquerda, muito perigoso. A Google e outros estão a suprimir as vozes dos conservadores e a esconder informação e notícias que são boas. Eles estão a controlar o que podemos e não podemos ver. Isto é uma situação séria que será abordada”.
Mais tarde, o conselheiro económico do 45.º Presidente dos Estados Unidos confirmou que estão a analisar o caso quando um jornalista o questionou se Trump estará a planear uma nova regulamentação, conta o Boston Globe. “Estamos a ver”, disse Larry Kudlow.
A Google enviou à CNN, algumas horas depois, um comunicado para responder às acusações do Presidente norte-americano. “A pesquisa não é usada para definir uma agenda política e não influenciamos os nossos resultados em favor de uma ideologia política. Todos os anos fazemos centenas de melhorias nos nossos algoritmos para garantir conteúdo de alta qualidade em resposta às pesquisas dos utilizadores.”

Sem comentários: