quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Qualquer partido ou grupo que vá entrar na corrida eleitoral tem no mínimo o dever de sentar com quem o pode ajudar a perceber melhor a legislação e principalmente a eleitoral.

A democracia não deve servir para encobrir nossas faltas, ignorância ou tendência para o incumprimento
Qualquer partido ou grupo que vá entrar na corrida eleitoral tem no mínimo o dever de sentar com quem o pode ajudar a perceber melhor a legislação e principalmente a eleitoral.
Isto para que não fiquemos depois a depender da boa vontade ou não de quem deve decidir ou então dos nossos próprios adversários.
Não preencher por exemplo determinados requisitos que a lei impõe e ficar-se à espera que o nosso adversário em nome da ética perdoe essa falha é no mínimo contraproducente quando a democracia significa também o primado da lei e consequentemente a necessidade do seu domínio.
É de lei conhecer (dominar)as suas fraquezas, lacunas, forças e depois agir em função disso. Dai, a obrigatoriedade de uma assessoria para que tenhamos o domínio da lei e a nossa acção se centre na necessidade de prevenção e não de correção como acontece muitas vezes.
Não podemos construir um Estado de direito recorrendo a malabarismos interpretativos que justifiquem nossas faltas, falhas, ignorância e desconhecimentos que podem facilmente ser supríveis com uma assessoria.
Fazer da lei um vestido curto e meia volta cumprido para satisfazer questões pontuais, ou nossas faltas pode a tornar um factor de instabilidade...se calhar o maior factor de instabilidade ...
P.s: Dizia na conversa com um grande amigo que os adversários são e serão sempre adversários - e enquanto puderem acionar cláusulas -com a permissão da lei - para enfraquecer o outro sempre o farão - não os deixemos dispor desse poder se queremos que não o usem...
Comentários

Egidio Vaz Feliz por ler este texto. Irei partilhar. É o ensinamento do dia.

Gerir


Responder9 h

Toko Ambaka Certo. Mas nao é controverso quando esse adversario é incoerente? Tipo - aplica e usa as fragilidades aqui e ali nao???

Gerir


Responder9 h

Edmundo Galiza Matos De um um adversário vocé deve esperar tudo, inclusive golpes baixos. Dele, meu caro, nunca espere compaixão ou benevolência. Se te metes numa batalha prepare-se para quaĺquer eventualidade. Na política então!

Gerir


Responder8 h

Toko Ambaka Fala a voz da experiência! Quem sou eu pra contrapôr???

Gerir


Responder5 h

Mukokani Tamele Grande texto. O que efectivamente surpreende a toda a gente neste percurso eleitoral de 2018 ...2019 é perceber como é que Leis aprovadas por consenso podem ter aspectos que passaram tão despercebidas dos grupos concorrentes. 
O exemplo que temos dado
 em outras profissões serve para a política. Assessoria em áreas específicas precisa-se. Ninguém sabe tudo sozinho. Podes ser um bom professional em certa área. Mas precisas de alguém para fazer a tua gestão de tempo e finanças; de igual modo que precisas de jurista para cuidar dos teus contratos e demais procedimentos jurídicos.

Gerir


Responder9 h

Toko Ambaka Profissional
Gerir


Responder9 h

Diogo Teresa Ha muito tempo que nao concordava em algo teu (ha mto tenpo k n escreves), desta vez sim tens razao, gostamos de depender de cenas administrativas sempre, porque nao jogar limpo logo?

Gerir


Responder9 h

Arnaldo Williams Phelembe É um texto e tanto, só faltava escrever o seguinte em jeitinho de desfecho "Em África a democracia é aquele modelo de governação que o povo pensa que está no poder".

Gerir


Responder9 h

Nito Prazeiroso Oky. Mas a lei tem que ser cumprida na íntegra.
Gerir

Responder9 h

Anselmo Fernando Moiane Este texto é uma "sopa da madrugada " aprendi muinto dele

Gerir


Responder8 h

Gervasioa Absolone Chambo Esperemos a reação do autor do post. Não devia demorar tanto assim. Aguardemos.
Gerir


Responder7 h

Jorge Jone Bastante discutível. Não se alguém esteve em falta perante a lei mas admito que posso não estar devidamente a par de todos acontecimentos.
Gerir


Responder8 h

Edmundo Galiza Matos Problema dele. Para a próxima que se prepare para "estar devidamente a par de todos os acontecimentos".

Gerir


Responder8 h

Morgan Manhiça Quem entende das coisas escreveu e eu li
Gerir


Responder8 h

Francey Zeúte Mais velho, este é um bom e potentoso remate matinal. Quem espera benevolência de um adversário é louco e ingênuo.
Gerir


Responder7 h

Noa Inacio Mano Amosse Macamo. É quase que figurativo para minha própria defesa e compreensão dizer que venho sempre aqui aprender e já o faço desde outras plataformas e a longa data. Esse seu texto que em bom rigor convida a todos e qualquer um de nós a entender que todos os jogos têm regras e só ganha quem melhor as interpreta. Sem sobras de dúvidas, e assim também é no jogo político. Ora, este post levou a me questionar. Porque será que somos os mais visados na interpretação das interlinhas e no uso da barganha e jogo de bastidores para ganhar eleições? Sentimos os nossos candidatos menos capazes? Os nossos programas não são cativantes ? Temos consciência de que implicitamente estamos a passar uma mensagem de que as nossas vitórias só na mesa e no dia que for nas urnas não seremos capazes? Se somos um partido progressista que introduz mudanças que pretende se encontrar com a nação é correcto sermos parte de projectos de lei que não unem mas sim dividem a nação? Não quero trazer elementos de análise ético - moral para política quero mesmo colocar reflexões para vermos se isto não pode ser perigoso para o nosso futuro próprio? Não me parece sustentável ser visto reiteradamente com uma aura de mafioso/a ciciliana. Temos gente capaz, para dar de goleada sem truques pah!
Gerir


Responder1 hEditado

Lukuekue Amani 😅 o amanhecer é sempre lindo. Não aconteça que os desvarios vitais nos encontrem sempre de supresa. Não é mal antes de dormir projectar o dia de manhã...

Perspectiva, um ver a longo alcance ainda pode servir para minimizar estes casos.

Oxalá não voltemos a fazer menção disto daqui a mais 6 anos. ..
Gerir


Responder6 h

Jose Maria Parece que o problema também afecta o conselho de ministros.... Onde andam os acessores
Gerir


Responder5 h

Jose Maria Não vem aqui atrapalhar as pessoas....
Gerir


Responder5 h

Sem comentários: