segunda-feira, 27 de agosto de 2018

como não foi escrito por ti não presta....meras especulações....porquê não desmente um único facto do texto? E fica sentado no muro a reduzi-lo a meras especulações? Vá...desminta um único facto apenas....Porquê se deixa cair no rídiculo se voçe é o tal grande académico que tem a verdade toda? Por favor Elisio Macamo !!!


Elisio Macamo este é exactamente o argumento de julião cumbane. a única diferença é que ele assume a teoria da conspiração como sua. por essa razão tenho algumas dificuldades em entender porque ele é tão atacado (é verdade que ele tem ultrapassado a linha do moralmente admissível), mas a qualidade da análise é a mesma. monta-se uma narrativa plausível a partir de meras especulações. não sei se isto é bom para nós.
9Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h

Marcelo Mosse ha ha ha ha....como não foi escrito por ti não presta....meras especulacoes....porquê não desmente um único facto do texto? E fica sentado no muro a reduzi-lo a meras especulações? Vá...desminta um único facto apenas....Porquê se deixa cair no rídiculo se voçe é o tal grande académico que tem a verdade toda? Por favor Elisio Macamo !!!
13
Marcelo Mosse
Ontem às 20:07 ·

Samora Junior é um alvo a abater?

Na terça-feira da semana passada, o General Alberto Chipande levantou-se do leito onde, acometido por doença, tem passado seus dias. No ensopado azedo da política nacional, ele decidiu meter sua colherada de tempero...picante. Subiu ao andar do edifício branco da antiga Pereira do Lago, a sede nacional da Frelimo. A Comissão Política (CP) decidira reunir-se para discutir o "caso Samito". Mas Chipande não foi de meias medidas. Caso Samito?, vociferou. Para ele não havia um "caso Samito". Havia um caso de traição e manipulação. Samora Júnior era um traidor. Nos tempos sombrios da luta de libertação da Frelimo, que durou de 64 a 74, ele teria um destino macabro.

Manipulação! Para Chipande, a acção política de Samora Junior desafiando uma decisão central que lhe impediu que concorresse nas eleições internas da Frelimo para a escolha do cabeça de lista para as autárquicas de 10 de Outubro em Maputo era fruto de uma manipulação: Graça Machel era a temível "alter ego" por detrás da teimosia de Samora Júnior. A sessão desse dia foi intensa, a batata nas mãos em brasa. Chipande barafustou quanto baste. Houve quem sugerisse um cartão vermelho para Samito, para não abrir precedente: expulsá-lo do Comité Central, quando este se reunir em Março de 2019, era o remédio. A poção dissuasória.

Mas quase duas semanas depois dessa sessão da CP já não interessa desvendar quem disse o quê. A súmula do encontro, vertida na intervenção clarificadora de Chipande, foi esta: o avanço de Samora Júnior era um avanço contra si mesmo, Chipande, o "dono" do mandato presidencial de Filipe Nyusi; era inaceitável que Samora Júnior viesse agora desafiar esse mandato, sem que Nyusi tivesse completado ainda o primeiro de dois consulados à frente da gestão dos destinos do país. Chipande se insurgiu contra os que tentavam tirar Nyusi do poder e disse que o actual presidente, de origem étnica maconde, como ele, tinha também o direito de cometer erros. Samora Machel cometeu erros, Chissano também, Guebuza idem e porque é que Nyusi devia agir de forma perfeita?, questionou ele. E deixou claro que, para ele, Nyusi deve ter o direito de errar e deve igualmente completar dois mandatos sem qualquer oposição. [Para quem está atento, esta coisa de "direito de errar' foi enfatizada num discurso subsequente do SG da Frelimo, Roque Silva Samuel Mbaila, há dias; num esforço em fazer o cover up da dívida oculta, Mbaila perguntou-se: quem não erra? Até o padre na igreja erra, respondeu-se, etc, etc].

Mas a censura de Chipande a Samora Junior foi minimizada pela forma como ele transferiu a culpa para Graça Machel, a razão da deriva de Samito, no seu entender. A impulsão para essa tentativa de olhar para Samito como alvo de uma manipulação maternal tem origem na intensa relação vivida entre o filho de Josina e a família maconde, uma relação que nasce nas zonas libertadas da Frelimo depois da morte de Josina em Abril de 1971, com Chipande tendo tido um papel central ao apontar Ema Cassimo (a viúva de Alberto Cassimo) para cuidar da criancinha que perdera a mãe e tinha o pai demasiadamente envolvido nas frentes de combate. Samito foi sempre um filho para Chipande. A morte de Maria Chipande, meses antes da de Samora Machel, em 1986, acabou também cimentando uma relação estreita entre os seus filhos (Namoto, etc) e os de Machel (depois da morte de Maria, os filhos de Chipande foram morar por uns meses para a Ponta Vermelha).
Chipande assumiu que Samora Júnior havia pisado a linha mas, para ele, o "rapaz" estava a ser manipulado. Dentro do conclave maconde corre a crença de que Graça quer regressar ao poder, usando Samora Júnior. A obsessão contra Graça Machel começou quando seu nome surgiu como primeiro subscritor de uma das listas do abaixo-assinado que obrigou à realização de eleições internas para a sucessão de Armando Guebuza em 2014. Nesse processo, ela se posicionou a favor de Luísa Diogo. Quando Chipande pediu seu apoio para Nyusi, Graça terá dito que "não apostava em cavalos errados". Esse parece ter sido um pecado capital. Mas ela manteve sempre sua postura como uma voz remoralizante dentro do Partido.

Numa sessão do Comité Central em 2016, Graça tocou demasiado na ferida. O assunto em discussão era a dívida oculta. Graça disse que, para ela, era aceitável que os moçambicanos pagassem a componente da dívida contratada para a defesa costeira e da soberania mas aquilo que tinha ido para bolsos privados ela não aceitaria que fosse imputada a seus filhos e netos. Essa posição, incluindo contra as tendências recentes de uma Frelimo com discurso desconexo, desatenta à juventude e capturada por lobbistas que até já compram votos em processos eleitorais internos, atraiu-lhe opositores de toda a estirpe. Hoje, mesmo estando distante da iniciativa política de Samora Machel Júnior, um homem de quase 50 anos de idade e que começou a se organizar para a corrida por Maputo antes de qualquer outro, mobilizando as bases da Frelimo, Graça está a ser atacada.

A procissão vai ainda no adro. A corrida de Samora Junior é vista na clique oriunda do planalto do norte como uma grande afronta. Chipande e Nyusi estão dispostos a tudo para se manterem no poder. Por isso, mesmo antes de findar o prazo de 10 dias dado pela CNE para os "desistentes" da AJUDEM formalizarem sua "desistência", o órgão eleitoral votou pela exclusão do grupo. A interpretação doutrinária do jurista Teotado Hunguana sobre os procedimentos legais da CNE foi ignorada. A Frelimo arregimentou os votos do MDM numa aliança que é explicada como uma moeda de troca por um alegado favor do Presidente Nyusi a Deviz Simango no quadro das suas imunidades como membro do Conselho de Estado.

As facas estão afiadas para combater Samora Júnior. Os escritórios da AJUDEM foram assaltados há dias e um comentador das redes sociais, Julião Cumbane, fez eco a uma ameaça contra a integridade física de Samito, recuperando o ambiente de intolerância e intimidação vivido nas vésperas do assassinato do académico Giles Cistac, em Março de 2015, ainda na madrugada do consulado de Nyusi. Cistac inaugurou um ciclo de assassinatos e agressões físicas contra quem desafiasse o actual regime. Seguiram-se os assassinatos de Jerónimo Pondeca, da Renamo, e do jornalista Paulo Machava, e as violentas agressões físicas ao académico José Jaime Macuane e ao jornalista Ericino de Salema. Estes actos destaparam a excessiva intolerância do regime. E depois que Julião Cumbane proferiu sua ameaça, ante o silêncio gritante da Procuradoria Geral da Republica (e da liderança da Frelimo) o receio de um acto de violência contra a integridade física de Samito se adensou.

O enredo ainda não terminou. Ontem, reagindo à sua reprovação pela CNE, a AJUDEM iniciou uma petição para o Conselho Constitucional (CC) mas os juízes deste órgão, nomeados pela Frelimo, já estão a receber uma indicação sobre como se posicionar para que o filho de Machel não concorra. Samora Júnior está disposto a ir até ao fim da linha. É ele quem quer mudar a Frelimo, que seu pai ajudou a fundar. De Graça apenas conta com o apoio maternal. O apoio de uma mãe que abraçou um filho quando este começou a ser alvo de ameaças.

115 comentários
83 partilhas
319319
GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
Comentários

Samuel Lakeny Era de se esperar ,Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Milton Cabir Ja esta mais que claro quem anda praticar esses açassinatos todos e o chipande tamos mal com esse sanguinario
4Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Nairinho Mabote Somos sortudos por ler material desta qualidade de forma gratuita.
6Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Maria Margarida Chaves Marques Esperemos que não recomece mais um ciclo de crimes devido a intolerância política.
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Adelino Branquinho Tudo dito, minuciosamente explicado, afinal, a procissão continua.
2Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

M'Vikhiza Mutxope Paruque EishyGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Marcela Chivale O Game está agressivo.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


Afonso Dete A imprensa foi chamada para esse encontro, na sede nacional d partido?
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


Belizario Cumbe Bravo MM.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


Stelio Chipasso Eu sempre disse o problema da frelimo e o primeiro tiro
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


Stelio Chipasso E nós aonde ficamos
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


Stelio Chipasso Samora jr. Teve ensinamentos humildes do pai
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


Eduardo Matine A procissão vai no adro e se pretende manter-se até as últimas consequências!Qual é o problema de 1 Moçambicano Governar apenas 5 anos num universo de 20 milhões? Ntla
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


Adelino Branquinho Também não vejo problema algum, Eduardo Matine; mas há certas pessoas que adoram fazer tempestade em um copo de água.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 22 h


Eduardo Matine Adelino Branquinho a nossa República de Tachismo exclusivo,quando há para todos e ainda dormimos em cima de recursos.Hugs
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 22 h

Escreve uma resposta...




Ana Ouana Kilunde Zacarias vêm cá....
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


Zacarias Paulo Chacha Aguardo ansiosamente pelos próximos capítulos desta "novela" arrepiante.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


Stelio Chipasso Quem irá derrubar a frelimo não será renamo nem MDM nem qualquer partido que sempre concorreu será um partido da sociedade civil. Por isso que tanto a frelimo cim o MDM tiraram da corrida
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


Djua Kizomba Guerra de famílias
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


Joao Cabrita Cientificamente falando, é uma guerra de dinastias, Djua Kizomba. Tem acesso ao YouTube? Veja a série The Tudors, a dinastia que governou a Inglaterra no século XVI, durante 40 anos. (Chipande bateu o recorde ao vaticinar mais 50 anos no poleiro.)
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 22 h

Escreve uma resposta...




Kamal Badrú Ainda teremos uma novela com fim errado
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


Dercio Nicolau Vamos assistindo nós plateia
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


Kamal Badrú Dercio Nicolau isso mesmoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h

Escreve uma resposta...




Elvino Dias Obrigado Marcelo Mosse por essa explicação. Vindo de fonte credível como Você, não me resta mais nada que agradecer pela informação
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


John Barnes Tou curioso saber: na lei eleitoral de Moçambique é permissível que uma pessoa candititar-se como independente e ao mesmo tempo ser membro de outro partido, até o mais alto nivel?
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


Titos Cau Mais fofocas tipicas de telenovela brasileira. So engana os saudosos da subjugacao de africa pelo ocidente. Machel Junior e traidor ate para uma crianca da 4a classe. Os informados sabem como a Graca quase sempre tem um posicionamento anti-africano em assuntos vitais. Essa de baixaria de tentar fomentar o tribalismo anti-maconde, tentando dar a entender que os macondes tem um complo contra Machel Junior nao deve ser tolerada.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


Jaime Carlos Dá para acreditar no vertido post, é produto de um investigador com créditos firmados.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h


Moiane Telma da Gloria Intolerância política e instabilidade dentro da frelimo. Agem de uma forma maquiavélica pra defender os seus interesses pessoais e não do povo.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h


Ricardino Jorge Ricardo É impossível não acreditar neste "editorial" do MM.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h


Paula Machava A Graça pensa de maneira positiva, não devemos ser nós a pagar a divida privadas.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h


João Carlos Trindade Chipande e os seus acólitos fazem lembrar-me este texto, que li há uns tempos: http://theconversation.com/how-liberators-turn-into...
9Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h


Carlos E. Nazareth Ribeiro Um artigo clarividente. Voltamos ao Estado capturado e ao modo como a História vai ecoando, repetindo-se as acções para se manter o Poder...
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 21 h

Escreve uma resposta...




Reis Da Rainha Francisco Deveriam escutar músicas de Azagaia.. Setimo dia
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h


Roberto Saviano Uma coisa que ninguém notou.... É que o pai dele (TODO METICAL TEM SAMORA) (está) em cada nota que tiramos para pagar contas... Acho que seria melhor que FRELIMO devia se reconciliar, isto pode acabar mal.... Espero que esteja errado...mais qual é o medo que se tem de deixar os outros concorrer? !!
6Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h · Editado


Neves Nhavene Ele que espere Moçambique pertence a cerca de 28 milhões
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h

Escreve uma resposta...




John Locke Esse è problema de macondeGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h


Gildo Diogo Saraiva FALTA OUTRA GUERRA. Moçambicanos e chineses, porke chineses ja estao a invadir moçambique como se fosse terra deles, veremos onde nosso governo ir parar com essa gente.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h


Edgar Muendane Afonso Dete kkkkGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h


Albino Massembusse Júnior MM, escreveu mais uma vez o certo.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h


Maria Narotam Mais 1vez obgda Marcelo!!como sempre disse..a mudança ta nas nossas maos!O VOTO ao contrario da vontade deles! Let's do it!!
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h


Roberto Saviano Qualquer editor de JORNAL devia solicitar ao AUTOR este artigo de opinião, mais como temos as novas taxas DO GABINFO Marcelo Mosse não se esqueça de cobrar malta 3000$😂😂😂😁😁😎
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h · Editado


Raúl Salomão Jamisse Com aquelas taxas, a informação mais preciosa e verdadeira será lida de borla aqui no fb, tw, inst etc
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h

Escreve uma resposta...




Blues Boy King Obrigado por nos informarGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h


Oleg Kondakov Aqui tem assunto...mas Moc tem Dono mesmo. Possas
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h


Oweni Esmael As (IN) verdades (DES) conhecida num percurso de conflito étnico, capital status num Moçambique com direito a veteranos de guerra!

E a juventude impulsionador de ideias inovativa, sustentável para contribuir no desenvolvimento da pátria aRmada tem ou não espaço de manifestação política?

Penso que a ideia de Samito não é de derrubar o candidato A ou B ou C muito pelo contrário trazer ou dar esperança ou fazer chegar a voz de uma juventude sufocada de desemprego, descriminação, exclusão, etc etc numa esperança de "coesão" e fortalecimento de uma democracia nacional, regional e global!

Assim teremos espaços para os libertadores, democratas e juventudeGerir

3


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h


Elisio Macamo este é exactamente o argumento de julião cumbane. a única diferença é que ele assume a teoria da conspiração como sua. por essa razão tenho algumas dificuldades em entender porque ele é tão atacado (é verdade que ele tem ultrapassado a linha do moralmente admissível), mas a qualidade da análise é a mesma. monta-se uma narrativa plausível a partir de meras especulações. não sei se isto é bom para nós.
9Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h


Marcelo Mosse ha ha ha ha....como não foi escrito por ti não presta....meras especulacoes....porquê não desmente um único facto do texto? E fica sentado no muro a reduzi-lo a meras especulações? Vá...desminta um único facto apenas....Porquê se deixa cair no rídiculo se voçe é o tal grande académico que tem a verdade toda? Por favor Elisio Macamo !!!
13Gerir


Gosto · Responder · 7 h · Editado


Donaldo Tovela Va em frente, Professor. Desminta um so facto deste post. Estamos a espera.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h

Escreve uma resposta...




Mateusjosejofrisse Jofrisse Eshiiii os podres a surgirem, muita acção nessa novela parece de mutantes. Aos poucos vão mostrando quem são e como vivem
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 22 h


Inocencio Tsambe Então o direito de eleger ou ser eleito e uma fachada
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 22 h


Paulo Elias Muchanga È fachada sim.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h

Escreve uma resposta...




Sheilla Munguambe Victor Cordeiro
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 22 h


Agoo Gustavo ...que cina meu Moçambique.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 22 h


Edson Flávio Lecuane Albinocristao Cristao Veja isso meu amigo!
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 22 h


Lucas Arnaldo Mazive Opah
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 22 h


Geraldo Manjate O engraçado nisto é que vemos pessoas que de Frelimo não tem nada a se considerar " mais Frelimo do que gente que fundou a frente", vi um post de um " lunático" dizendo que ele era a Frelimo, apelando para " Sacrifício de Samito Jr", nem Somora Moises Machel, nunca disse que era " Frelimo", Samito, para mim até podia dizer que é a Frelimo, filho de Josina e Samora Machel só existe um. Se algumas figuras do partido acham que devem tira-lo do partido seguindo os estatutos da organização, tudo bem mas que o deixe em paz, nada de ameaças a sua vida, de facto o homem tem quase 50 anos conhece os artigos desse manual de procedimentos do partido, sabe o que está a fazer, lembrar aos " Matxinguelanas", os simpaios que nem dormem tentando a todo custo " sacificar" "machelito", que Samito jr, não é Cistac, Pondeca, Macuiana... com todo respeito pelos individuos que mencionei, o vosso " sacrifício" deve ser muito bem "desenhado".
9Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 22 h · Editado


Oweni Esmael Tavares Augusto chegue aqui please 💪Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 22 h


Tavares Augusto Acompanhando.Gerir


Gosto · Responder · 22 h


Escreve uma resposta...






Saide Mario Rachide Ainda falta muitas conta para acertar, jente nao se esquesa que Marcelino dos santos tbem ai tem seus filhos sobrinhos primos etc,hoje ê chipande e amanha quem sera??Mz ja era jente ukm que nos falta hihihihi.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 22 h


Philipe Machonga O remédio é não votar a frelimo ,frelimo fora do poder assim iremos vencerGerir


Gosto · Responder · 10 h


Escreve uma resposta...






André Chiziane Yah!
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 22 h


Albino Massembusse Júnior Meu irmão Chray de Belmiro, eu sei que a política não é sua praia. Mas dar uma olhada numa informaçao igual a esta, nao faz mal. Pois a sua origem é credível, tendo em conta quem a trouxe é o grande escriba Marcelo Mosse.
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 21 h


Jr Chauque Marcelo Mosse... Você é o cara, eu juro, mas que maneira bonita e maravilhosa de escrever, aguardo o próximo capitulo... Agora aguardo os cães!
10Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 21 h


Evaristo Cumbane Grande investigador MM
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 21 h


Jr Chauque Não há dúvidas
1Gerir


Gosto · Responder · 10 h


Escreve uma resposta...






Gomes Ferrao Sousa Se nao se trata de DINASTIA, é Feitiço VIROU contra o Feiticeiro.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h


Gomes Ferrao Sousa Tudo isso só por causa de querer governar a minha pessoa kkkk
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h


Yaqub Sibindy Eu estou tranquilo no meu cantinho porque já tinha advertido logo após a tomada de posse do Nyusi, que qualquer crítica visando a incompetência de Nyusi na Liderança do Estado, poderia mexer com algumas sensibilidades intocáveis do pacto migratório do Poder!

Dlhakama ofereceu tréguas infinitas ao Nyusi por questões regionais da migração do Poder para o Norte do Rio Save, não porque tinha confiança com a Frelimo, pois um bom xingondo não mata outro xingondo!

Eu pessoalmente tentei aproximar ao Nyusi, infelizmente não fui ouvido, pois queria lhe advertir que para superar esse perigo xenofóbomo deveria o Presidente responder qualquer provocação com actos de boa governação, distanciando se aos crimes das dívidas secretas, para apegar simplesmente na sua bíblia de governação - discurso de tomada de posse - formando um Governo de inclusão nacional que testemunha publicamente a promoção das boas ideias sem cores partidárias!

Tentei sem sucesso aproximar ao Presidente para implementar gratuitamente o Grande Projecto " NOVO MOÇAMBIQUE " à fonte sustentável do presente acordo de cooperação assinado hoje dia 26 de Agosto, entre o ministro Alemã com o Ministro moçambicano das Finanças que visa financiar à exploração agrícola de pequena escala familiar, pois os alemães acreditam no retorno segturo desse investimento porque reconhecem que Moçambique possui vastas terras férteis assim como também possui abundantes recursos hídricos!

Nyusi tornou-se surdo para os bons moçambicanos que desejam provar que o norte do Rio Save também possui compatriotas com capacidades de Governar condignamente Moçambique!

Senhor Presidente Nyusi, responda aos detractores do seu mandato com obras de mérito de boa governação que fertiliza à Paz e reconciliação e não com balas e ameaças e, livra à Frelimo do espírito de desprezo aos outros moçambicanos só porque qualquer mérito não pode ser rotulado como iniciativa de xingondo!

Senhor Presidente, tenha roagem de consolidar à PAZ e reconciliação Nacional que tanto lhe custou o perigo da sua vida pessoal, ao galgar à pata à Serra da Gorongosa a procura de Paz para o seu povo! Sacrifício esse que pelo ciúmes, jamais merecerá reconhecimento de mérito pelos outros consulados da Frelimo que antecederam à sua governação!

Nomeie para pasta ministerial quadros da Renamo nos ministérios do Interior, Defesa e Administração Estatal e Função Pública, intercalando onde à Frelimo assume o cargo de Ministro a Renamo fica com a pasta de Vice-Ministro, assim viceversa!

Seria esta instituição de confiança que irá materializar todas directrizes acordadas entre o falecido Presidente da Renamo, Afonso Dhlakama com sua Excelência Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi!

Os resultados destas eleições, vão servir de armadilha para provar os danos da Frelimo, acusando que a Frelimo perdeu às eleições por causa da má Governação de Nyusi esquecendo que será pela causa das dívidas secretas que o Nyusi tenta carregar uma Cruz do Jesus que não matou!

Assim os seus detractores vão invocar razões suficientes para o Senhor Presidente não repetir à sua Candidatura enfrentando o Candidato da oposição!

Por favor, Senhor Presidente, escute o nosso conselho, não caia no nervosismo, respondendo à candidatura de Júnior com recurso aos dispositivos sancionais do seu partido e nem deixa-se confundir com os desmandos da CNE, pois tudo isso constitui armadilhas para o Senhor Presidente cair num discurso de luta pelo poder publicamente no interior do seu partido o que vai lhe levar ao recurso de votação, cujos resultados podem não ser favoráveis!

Ignore o Júnior e procura uma reconciliação física e espiritual com a Renamo assim como com o povo que já não aguenta com à calamidade das dívidas secretas!

Eu pessoalmente defendo que tal e qual os seus antecessores governaram, o Senhor Presidente Nyusi também deve ser dado oportunidade igual para governar!

O Senhor tem que perder eleições nas urnas e não perder eleições a partir da confusão de má fé protagonizado pelos seus camaradas, porque assim cheira uma discriminação tribal clássica do Sul contra à Presidência dos outros moçambicanos à norte do Rio Save!
19Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h · Editado


Paulo Elias Muchanga A Sibindy, vassienhi vatongue, ninguém é eterno. O seu tio não era maluco.
3Gerir


Gosto · Responder · 13 h


Érica Da Sheila Zunguene Afonso Dlhakama partiu muito cedo😔😔😔Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Escreve uma resposta...






Filipe Miquione Esse chipande tem que morer pah!
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h


Jonas Joaquim Voce vai ser primeiro
1Gerir


Gosto · Responder · 10 h


Escreve uma resposta...






Emerson Eduardo Nhampossa No dia que os membros do regime perceberem que o jogo da Democracia precisa de gente com caráter muitos vão abandonar a arrogância. Aquilo é feito de gente estúpida. Deixem o Samito fazer o que o pai não concluiu.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Helder Morgamo Culumba ...a família Machel sente-se excluída dos processos de decisão deste país, infelizmente, Samito é bode expiatório neste processo reivindicativo, ha gato preto por de trás deste episódio "Nyusi norte versus Samito Frelimista histórico. Uuufff, tenho um mau pressentimento...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h · Editado


Selimane Mahamudo Peço dsclp mas ixu seria fácil resolver mmo se Samito n concorrer, é mostrar duk vcs do Maputo sente, uki eu sei vcs se fazem de ser civilizado qd são mal usados, cm engano k o norte de Moz as pxoas xtao adrmir, isto foi pensamento d a mto tmp aliás n norte nnca se drme, xtao a se fzr de sofrer de amnésia de xker k capital de Moz xtava na ilha de moz, portanto nos lavms cara a mto tmp. Cada 1 vai sozinho na cabine de voto a disciplina sai lá mmo.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h · Editado


Gilda Monjane Apelo para sermos mais unidos e lutarmos por desenvolver este nosso Moz nA SUA TOTALIDADE. DO ROVUMA AO MAPUTO E ZUMBO AO INDICO. deixemos de briga do tipo vocês do Sul e nós do Norte... Só nos atrasam! Temos maningue job pela frente, meus irmãos... Os Políticos só estão a interter-nos! Vamos votar e depois? Nem benefícios veremos... Nosso Moz está full de jovens sem emprego... Basta! Lutemos pelo desenvolvimento e deixemos de nos separar pelas coordenadas geográficas. Hoje em dia as nossas famílias tem membros oriundos de todos os lados de Moz... Há muita terra e recursos neste país para ajudarem nos a sair da situação de pobreza. Por vezes culpamo-nos sem razão... É comum ouvir conversas deste tipo:vocês do sul.... Vocês do Norte.... Vamos ser mais unidos. Este país precisa de nós. Tenho a sorte de já ter trabalhado em todo o país e por sorte em nenhum lugar fui rejeitada... Fiz muitos amigos e com orgulho posso dizer: SOU DE MOÇAMBIQUE. Não sou apenas do Sul, nem do Centro muito menos do Norte. Sou de Todo Moz! Unidos fazemos a diferença, nem Selimane Mahamudo!Gerir


Gosto · Responder · 9 h · Editado


Selimane Mahamudo Obrgd pela informação, mas tbm nós não podemos pensar d k 1 dia haverá 1 presidente ou governo k vai dar emprego a todos nós ixu não é possível, o que nós queremos é 1 governo que tenha mais ou menos 75 prcento de justiça, como 100 é dficil atingir, agora dzr que os políticos nos usa só, é claro que é vrdd, mas tbm pode nos levar a fraqueza qnd assim for o nosso pensamento, o que pode reflectir no dia de decisão não irmos.Eu tenho acompanhado cm alguns amigos assim falando ( Eu vou votar prq n tenho emprego). Não nenhum governo é capaz de dar emprego a todo seu povo. Vms cntinuar unido e estáms unido, embora fraco. Obrigado pelo conselho.Gerir


Gosto · Responder · 8 h · Editado


Escreve uma resposta...






Paulo Elias Muchanga Depois do segundo mandato, quem segue?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h


Anabela Mabota Ainda não era tempo do maconde governarGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h


Antonio Amine Trumpismo...puroGerir


Gosto · Responder · 10 h


Escreve uma resposta...






Wayne Munajaca A batata esta muito quente.
Eu faco parte da politica(mas vejo que a muita coisa atras da outra )
Abraco para quem teve tempo para expor esse assunto que estava a ser ocultado pelos maximistasGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h

Stelio Jeree
😕Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h


Novás Castelo Mas Com isso tudo, os chefes querem que nao se percebe o povo mocambicano o segredo das coisas qui aconteceram e oqui acontece, e oqui vai acontecer, Estamos mal, refletam etc........Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h


Joao Mazivila Antonio Afinal é proibido ser livre dentro do Partirão! Queremos uma juventude corajosa, porque é na juventude que tudo se define, o nosso futuro em Moçambique, depende da REVOLUÇÃO JUVENIL, temos que por um travão aos abusos e ganância dos nossos libertadores, começamos pela Autarquia, depois a Presidência Samora Júnior, não tenha medo de ninguém, Deus é com sigo.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h


Max Monica Xtamo mal em mocambGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h


Toko Ambaka Depois dos macondes, vai ser a vez dos mandaus governar tambem!
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h


Simon Salvador Boene Vendo blusas a roupa feminina 😂😂😂😂😂
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h


Jr Chauque Tristeza totalGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h


Quem Cala Consente Pensando neste assunto...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h


Tamires Rachide Está mal isso.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h


Marquisino Bernardo Covane Não ha Democracia no nosso País!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h


Helio Felex Spencer Felex A FRELIMO ESTA DESESPERADAGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 9 h


Helio Felex Spencer Felex E depois diziam que não estão preocudosGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 9 h


Faruk Ismael Chandebhay Chandebhay Marcelo manda me o teu n se faz favor.obrigado.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 9 h


Marcelo Mosse Hey Boy George...ja te mandei via inbox..grande abraco.Gerir


Gosto · Responder · 8 h


Escreve uma resposta...






Egidio Vaz What a swim in a dry pool!

1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · Ver Tradução · 9 h


Marcelo Mosse A deep diving to clear the waters....

4Gerir


Gosto · Responder · Ver Tradução · 8 h


Escreve uma resposta...






Paula Cecilia José ...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 9 h


Arthur Junior Quando é que Moçambique vai deixar de ser empresa e ser um país?
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 8 h


Soiane Jaime Uma vergonha total.......Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 8 h


Linolas Sitoe Seria pra quem tem Vergonha!!!Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Escreve uma resposta...






Manuel Domingos Agostinho Ta se malGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 8 h


Madjedje Alves Yakub Yaqub Sibindy grande analise...tambem compactuo com sue pensamento e desejoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 8 h


Joefarman Manjate ABAIXO O TRIBALISMO !
ABAIXO O REGIONALISMO!
VIVA A LIVERDADE!
VIVA O DIREITO!

VIVA A CIDADANIA MOÇAMBICANA!Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 7 h


Elias Edercyl Raimundo Até kuando manos!?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 6 h


Arune Aramuge Aramuge Nós queremos uma boa governação para Moçambique seja quem fôr o Presidente da República.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 6 h


Osvaldo Custodio Eduardo Entendo noutra versao para soluxao: Correr nao tem mal e nem o bem, ajudem devo voltar a reavaliar as estrategias e vir com bonus k so o povo ira expor sua atitude de justiceiro para o seu bem proprio. Historias vimos, vemos e veremos aglutinada de sangue e mortes indecentes... Samito, esta proclamar a resureixao da forxa, gloria e victoria anunciada em 25 de junho pelo seu pai, e pork os dito "nao se ajustam" a atitude e continuar a fazer politica sustentavel!!!? Sinto tanto por moz ter ainda na seia residuos humano limetados de mente. Estes temas sao infundados na agenda do dia e para kem se preucupa em mexer, assemelha-se com MDM e amurrane, deu o seu resultado e agora onde esta o MDM??? FRELIMO esta cavar seu proprio covil eterno. Meus compatriotas nao mechem samito mas sim a FRELIMO... Deixemos de ser ignorantes, hoje eu digo nao temos politicos, isto pork de politica nao sabem fazer, somente intriga, burlas, coaxoes corruptiveis ao ambiente normal, gula, ira, ganancia, etc... Saude, amor, paz e descentralizaxao saudavel por moz melhor.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 6 h


Osvaldo Custodio Eduardo A decisao deve vir da base nao do topo. Eis ai, onde tudo fica contrario, contrario mesmo. Bons muidos k venderam a imagem de muito do topo estao na media, estes mesmo faram o contrario a noxao actual. Moz, os moxambicanos kerem escrever a sua historia da democracia, mas nao ha liberdade e isto providencia choki. Como foi com mugabi, o povo cansou e instruiu-se a presenxa doutro poder. Meu conselho, FRELIMO deve diminuir sua velocidade e levar o caro na manutenxao detalhada e especificada com risco de fazer um acidente grave e quem vai sofrer sera o povo de igual modo como aconteceu em masacres nacional anotados nestas historias... Bem haja a visao FRELIMO para k o povo, as sociedades do moz vivam em um anbiente de festa, paz, saude e liberdade.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 6 h


Eliascarlosuasse Uasse Se tocar no homem fiquem saber que será o fim dos trogodilas estamos cansado das artemanhas vossasGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h


Yassin Jamaldine Chega povo mocambicano,vamos mudar esa budega d inpreza d mocambique para um pais d verdade nao dexiste samito amaioria do povo ta cm tgo.ate eu
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h


Adafo Equale Avante samito.
Somos jovens lutadores pelo direito publico. Somos visionarios dai que o caminho é para frenteGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h · Editado


Caido Zubaida Zubaida A FRELIMO esta paranóica. Basta de monopolização desses ambiciozos libertadores duma figa. Queremos sangue novo,com uma outra viazao não apenas de sugar o pais e o seu próprio povo basta saião que já comerão o suficiente ate cuando bando de esploradores.(ZUBA"S).Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Caido Zubaida Zubaida (Visão).(ZUBA"S).Gerir


Gosto · Responder · 2 h


Escreve uma resposta...






Ângela Talhada Guerra do poderGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 26 min

Sem comentários: