terça-feira, 28 de agosto de 2018

As armadilhas de Nyusi e o fim da democracia em Moçambique

A imagem pode conter: 1 pessoaCom a morte de Dhlakama parece que morreu a democracia. É triste notar como a Frelimo está manipulando leis para sufocar a democracia. E o faz ajudando-se de juristas que, pelo bem deles e de seus filhos, seriam os primeiros a indignar-se contra esse estado de coisas. Falo com o coração magoado quando vejo a Frelimo recorrendo a um método maquiavélico a luz do dia. De facto, quando alguém disse que Nyusi estava piscando para a direita enquanto conduzia para a esquerda, sabíamos que haveria vingança e essa vingança veio. Quando alguém disse que trocaria com Nyusi para acabar com lixo na sua cidade que ele acabaria com a guerra, já sabiamos que haveria vingança. Mas não sabiamos é que o maquevialismo de Nyusi residiria na manipulação das leis. É claro que o Nyusi está trazendo o país e a democracia para o abismo e há uma necessidade imperativa de vozes, por insignificantes que sejam, para defender as conquistas. Guebuza podia ter os seus erros, mas era um nacionalista e com visão de futuro. Era de esperar que Nyusi fosse melhor que seu antecessor mas, todos vemos, está levando o país ao século passado. Nyusi é um perigo, e isso foi testemunhado quando ele introduziu os famosos esquadrões da morte. Ele é um perigo não só para os seus adversários mas também para os membros da sua Frelimo. O exemplo é visto quando está perseguindo a família Machel, por questões de 2014. O que realmente nos deve preocupar é que ele conte, nessa sua empreitada de matar a democracia, com a colaboração dos primos, parentes, amigos e irmãos de suas vítimas. O que se espera, nós sabemos. Nyusi fará tudo para adotar a constituição da China, de mandato ilimitado, a fim de se perpetuar no poder. A menos que uma voz lhe diga que você está agindo mal. Não falta muito! A estratégia de mexer a lei de poderes locais deixando as presidenciais só mostra isso. No ano que se aproxima veremos. Estou espantado com os traidores internos da Frelimo, como Edson Macuacua, que concordou em estabelecer armadilhas legislativas, embora esteja convencido de que a lei está sendo manipulada. Mas meus irmãos, não importa quanto esforço os líderes façam para combater a vontade dos povos, no último minuto as pessoas apresentam as melhores surpresas e não esperem que pessoas como Manuel Araujo, Venâncio Mondlane e Samora Júnior sucumbam ante a visível manipulação das leis. O futuro a Deus pertence. Para terminar, Ossufo Momade, acorda, que já é dia!

Recebido por um e-mail. 

As mentiras de Filipe Nyusi
SALARIOS DE 15.000MT PARA O SOLDADO PRAÇA ORIUNDO DA RNM(!!!)
As negociaçoes foram e estao sendo mediadas e coordenadas pelos brancos ocidentais. Os falsos observadores eleitorais de sempre.
Neste caso, informação fidedigna adiantou nos que uma das clausulas mais renhida durante as secretas conversas tripartidas durante as quais filipe nyusi prometeu a lideranca da RNM, cuja a mesma esta emanada no memorando do acordo ora assinado relaciona se com a remuneração dos re--integrados ou enquadrados nas FDS.
De acordo com estes dados na nossa posse, 15.000Mt foi o minimo que os guerilheiros exigíram aquando da reuniao de concertação com Afonso Dhlakama.
Pressionado, este por sua vez fez chegar a exigencia de seus homens pra sua contraparte.
Nyusi, sem saida nada mais do qui aceitar superficialmente os tais contractos/exigencia, alias, sabendo ele no seu amago, que nao iria cumprir, nem tinha capacidades nem recursos pra efeito.
Conclusão: Filipe Nyusi é mentiroso, falso e caçador de protagonismos.
ANALIZANDO
Depois que aproximamos o departamento de tesouros e orçamento no ministerio da Econ e Finança, os peritos ali afectos mostraram ser ridiculo tal falso acordo pois, porque será improcedente pagar a 15.000Mt liquido como remuneração para policia e soldado praça e muitos mais salario aos sargentos e oficiais em todos efectivos dos ministerios do interior e defesa.
"Ainda nao recebemos nem houve e nao havera recado algum da presidencia sobre a materia porque nao ha verba e nem o pais produz o suficiente pra custear tal promeça" exclareceu em anonimato um tecnico de contas no MEF.
Entre mentes analiticas, descobriu se e foi notorio que a promessa e falsa assinatura de um memo improcedente, nyusi seus agentes secretos e seu partido tem como objectivos de criar expectativas, aliciar, pescar, atrair, etc, os elementos fieis a RNM, pra afluirem no orquestrado polo mais proximo da incapacitação por envenenamentos, exterminação e ou mortes selectivas, protagonizado (assim como falamos acima) pela frelimo reduzindo assim em grande e de forma estrategica, o numero de homens belicos desta RNM. Na proxima edição traremos outra clausula que desmantela a mascara de nyusi, mostrando seu falso rosto.



Moçambique: Manuel de Araújo sente-se perseguido pela FRELIMO e MDM

O ex-edil de Quelimane diz que tanto o MDM como a FRELIMO na cidade de Quelimane se uniram para o afastar do poder. MDM nega e afirma que Araújo está a fazer "marketing político" e a FRELIMO opta pelo silêncio.
    
default
Manuel de Araújo junto do eleitorado da RENAMO em Quelimane quando mudou do MDM para o maior partido da oposição
Em comícios em que participa, o ex-edil de Quelimane tem afirmado que o MDM e a FRELIMO formaram uma frente unida para o afastar. Araújo acusa: "Assistimos hoje àquilo que nós sempre desconfiávamos, de que existe uma coligação MDM e FRELIMO. O MDM já não é um partido da oposição. O MDM mata-bicha, janta, almoça e dorme na cama da FRELIMO."
Manuel de Araújo foi afastado da presidência da cidade de Quelimane, capital provincial da Zambézia, na semana passada, com o voto de membros da FRELIMO, o partido no poder, e do MDM, a segunda maior força da oposição. A Assembleia Municipal de Quelimane considerou que o autarca violou a lei ao sair do MDM e ingressar na RENAMO, maior partido da oposição, em julho.
O delegado do MDM na cidade de Quelimane, Listano Evaristo, acusa Manuel de Araújo de estar a fazer "marketing político".
"Nós já assistimos na Assembleia da República à deliberação de um documento em que a RENAMO e a FRELIMO votam a favor e o MDM vota contra. E os membros da Assembleia Municipal de Quelimane entraram, reuniram e analisaram de acordo com os estatutos e a lei. Analisámos e vimos que, realmente, a  situação não era legítima, porque não é possível a alguém que reza na mesquita ocupar um cargo na Igreja Católica", conta Listano Evaristo.
Ouvir o áudio02:10

Moçambique: Manuel de Araújo sente-se perseguido pela FRELIMO e MDM

Mas Manuel de Araújo diz que não houve qualquer ilegalidade e que está a ser vítima de perseguição.
MDM distancia-se das acusações
No entanto, o MDM nega categoricamente que se tenha coligado à FRELIMO. O delegado do MDM em Quelimane diz que "não há nenhuma coligação, isto não está escrito. É um discurso politico. Araújo esperava que o MDM se pudesse coligar com a RENAMO. A RENAMO é um partido, a FRELIMO é um partido e o MDM é outro partido, cada partido tem as suas linhas de orientação."
A DW África tentou obter uma reação da FRELIMO, sem sucesso. O chefe da bancada do partido na Assembleia Municipal de Quelimane, Rijone Bombino, mostrou-se indisponível para falar sobre o assunto.
Entretanto, à medida que as eleições autárquicas de 10 de outubro de 2018 se aproximam, os partidos desdobram-se em reuniões para preparar a votação.

LEIA MAIS

ÁUDIOS E VÍDEOS RELACIONADOS


Sem comentários: