terça-feira, 28 de agosto de 2018

Dez antigos guerrilheiros da Renamo integrados na Polícia de Moçambique



Guerrilheiros da Renamo (2012)
Alguns académicos dizem que o acto pode significar vontade política para a materialização do entendimento sobre a desmilitarização do braço armado da Renamo.
Dez guerrilheiros da Renamo serão incorporados, dentro de dias, nas fileiras da Polícia da República de Moçambique (PRM) marcando o início do processo deintegração de elementos do braço armado do antigo movimento rebelde nas Forças de Defesa e Segurança.
Dez antigos guerrilheiros da Renamo integrados na Polícia de Moçambique
No media source currently available
0:002:140:00
 Faça o Download 
O anúncio foi feito pelo ministro moçambicano do Interior, Basílio Monteiro, num encontro, em Maputo, com várias dezenas de membros e oficiais da polícia moçambicana, que afirmaram estar dispostos a acolher os homens da Renamo e respeitar os que, eventualmente, forem patenteados.
"Vamos receber, nos próximos dias, 10 homens da Renamo. Alguns serão afectos no Comando-Geral da Polícia, outros irão para alguns batalhões da Polícia de fronteira", disse Monteiro.
Referiu ainda que outros homens da Renamo serão integrados na Polícia Costeira, Lacustre e Fluvial, um ramo policial de elite.
Para alguns académicos, este acto pode significar que há vontade política de se avançar com a materialização do entendimento sobre a desmilitarização do braço armado da Renamo.
Refira-se que há dias, o Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi patenteou alguns militares da Renamo que já faziam parte das Forças Armadas de Defesa de Moçambique-FADM.

Sem comentários: