sexta-feira, 3 de agosto de 2018

EUREKA por Laurindos Macuácua Cartas ao Presidente da República (107)

"Se alguém, dentro do partido, roubou ao povo, deve ser entregue à justiça. É um ladrão comum e deveria, também, estar na BO à companhia de malta Nini Satar"


Bom dia, Presidente. Pela primeira vez-há já muito tempo que isto não acontecia- o Estado moçambicano teve que se contorcer para pagar o salário mensal, referente ao mês de Julho, aos seus funcionários. 
Aliás, não posso afirmar com toda a certeza que todos foram pagos, pelo menos até hoje, sexta-feira. Isto é muito triste. Mesmo a famosa galinha de cinquenta meticais é preciso dinheiro para adquiri-la, não acha Presidente? 
Ninguém, dentre os milhares que vendem essas galinhas de cinquenta meticais, me vai dar uma, “mahala”, só porque citei o nome de Vossa Excelência! E esse atraso salarial aconteceu porque, evidentemente, o País não tem dinheiro. E onde está a causa próxima? Nas dívidas ocultas que, por sua vez, gozam de unanimidade na súcia dos camaradas para não se avançar com nomes dos que desfalcaram o Estado em mais de dois biliões de dólares. 
E os tradicionais doadores, que de burros não têm nada, continuarão com as torneiras bem seladas enquanto os ladrões não forem entregues à justiça. É nestes momentos que admiro o cinismo de toda a cúpula frelimista, capaz de sacrificar o povo, só para defender o indefensável. 
Se alguém, dentro do partido, roubou ao povo, deve ser entregue à justiça. É um ladrão comum e deveria, também, estar na BO à companhia de malta Nini Satar. 
Não se pode dispensar um lugar de cátedra a um ladrão. Como é que bandidos vivem como nababos na Tailândia ou mesmo em zonas para privilegiados em Maputo? A falta de dinheiro para o Estado pagar os salários dos seus funcionários pode estar relacionada com a fraca procura pelos Bilhetes do Tesouro, que o Governo da Frelimo tem emitido para financiar o défice do Orçamento do Estado desde a “fuga”, em massa, dos donos do dinheiro. 
Por exemplo, um dos últimos leilões dos Bilhetes do Tesouro esteve às moscas. Ou seja, nos últimos dois leilões, realizados pela Bolsa de Valores de Moçambique, era pretensão do Executivo arrecadar qualquer coisa como 2,5 biliões de meticais. Todavia, o que saiu foram 260 milhões de meticais. 
Como é que um Estado vai funcionar dessa maneira? Isto não é nenhuma barraca!

Se é através das Obrigações do Tesouro e dos Bilhetes do Tesouro que o Estado vai buscar dinheiro para se financiar e cobrir o défice orçamental e, no entanto, redunda em fracasso, como sair disto? 
Presidente: esses senhores roubaram ao Estado mais de dois biliões de dólares. Esse dinheiro devolveria oxigénio a este País. E onde moram esses ladrões é fácil de localizar. Eu até ofereço--me a indicar as suas residências. Afinal, do que a justiça tem medo? Por que esses bandidos devem ser protegidos? 
À luz disto tudo, não vejo razão para votar na Frelimo. Pode ser até que o meu não votar não faça diferença, mas, pelo menos, estarei de consciência limpa. Não terei participado nessa palhaçada de colocar, mais uma vez, os mesmos ladrões no poder! 
E esta terça-feira, não se realizou o habitual Conselho de Ministros. O Presidente está em pré-campanha- custeada pelo bolso do mísero cidadão - na província de Tete; Adriano Maleiane, o ministro da Economia e Finanças, quando escrevi esta carta, estava fora; o Carlos Agostinho do Rosário, o primeiro-ministro, estava no Niassa a dinamizar o povo, a atender tarefas partidárias. 
Provavelmente, o dinheiro que o levou ao Niassa - voo em primeira classe, hospedagem condizente, pocket money e tais - não saiu dos cofres do partido Frelimo. É dinheiro do povo. Temos funcionários públicos, que são pagos pelo Estado, mas gastam o seu tempo a atender expedientes político-partidários. 
Não me posso banhar neste mar. Está poluído de laxismo, compadrio e nepotismo e corrupção desenfreada. Mas, com cinismo, os mesmos indivíduos dizem à boca cheia que são os salvadores da pátria. 
É um feudo, este Moçambique do Laurindos!
DN 03.08.2018

1 comentário:

Unknown disse...

É queimar tempo as vezes fazer carta pr um individuo como esse.
Ele deve ser o primeiro arguido antes de todo.
Preocupam com salarios simplesmente pr aqueles q levam o paìs pra a desgraça.
E vejam a msg em baixo de um CAMARADA FRELO.
Filhos da Frelimo AVANÇA NÃO HÁ RECUA, DEIXA ELES FALAREM! Quanto mais você cresce e se destaca, sofre ataques, você é criticado, as pessoas espalham histórias negativas sobre ti, colocam as pessoas que você mais ama contra ti, só para te atingir. Não se preocupe, não fique triste os fofoqueiros e mal-intencionados não falam de pessoas que não são importantes, especiais ou abençoados, se você esta a ser vítima de perseguições, fofocas e mal- olhares é porque você é muito especial e brilhante isto assusta os que não são! Não se vingue! Não se defenda contra os ataques! Não discuta! Não caia na armadilha deles! Siga o conselho de Mark Twain “Nunca discuta com um estupido, pois ele acabara te rebaixando ate ao nível dele e la te vencera por experiencia”. Este mundo é perigoso, existem pessoas fingidas que espalham maldade, incitam a violência, fazem papel de boas pessoas, porem são génios do mal. Amizades são destruídas! Casamentos são abalados! A irmandade finda! O Amor morre! Você se sente cansado, desiste do amor, desiste da vida honesta e o mal reina, a fofoca, a maldade e as perseguições reinam. Avança não há recua! Trabalhe duro! Avança não há recua! Se esforce acima da media! Avança não há recua! Ame ajudar as pessoas! Avança não há recua! Faça dinheiro limpo! Avança não há recua! Cuide bem da sua família! Avança não há recua! Seja fiel aos seus princípios! Avança não há recua! Cuide bem das pessoas que amas! Avança não há recua! Mesmo com um exército de fofoqueiros e invejosos te atirem pedras: Seja forte! Avança não há recua! Tenha foco! Avança não há recua! Não se distraia ainda vão falar muito mal de ti, ainda vão falar muito mal das pessoas que você confia e ama, tudo para te enfraquecer e te impedir de crescer! Quanto mais você cresce: Mais o número de dificuldades crescem, mais perseguições crescem, mais as fofocas crescem, mais as críticas crescem, mais as tentações de desistir do que sempre que sempre lutaste crescem. Não tenha resposta para todas as provocações e acusações! Deixe deus ser teu advogado, continue sendo essa pessoa especial e brilhante que és e não deixe que o mal ganhe mais um membro. Um dos meus heróis e com certeza um dos maiores activistas e revolucionários que o mundo já teve Malcom X dizia “Se você não recebe nenhuma crítica, provavelmente, você não tem nenhum sucesso”. STAY STRONG Horacio Justino – O Eterno Aprendiz!