quarta-feira, 9 de maio de 2018

“Partiu o homem que nos protegia dos abusos dos que têm poder”


“Partiu o homem que nos protegia dos abusos dos que têm poder”
Um dos elogios mais popular de hoje foi o proferido por Ivone Soares, Presidente da Juventude da Renamo e sobrinha de Afonso Dhlakama.
Na mensagem, Ivone Soares começou por dizer que a Juventude da Renamo estava no largo dos CFM, na Beira, em representação dos moçambicanos que confiam na Renamo para ser a voz descomprometida do povo. Soares agradeceu por todos ensinamentos que o tio a transmitiu, dando-a a oportunidade de defender os sonhos do povo. Para a Juventude da Renamo, parte o general dos generais, que, desde cedo, defendeu os interesses do povo. “Parte aquele que nos protegia dos abusos daqueles que têm poder, parte aquele que se bateu pelos nossos direitos”, disse Ivone Soares, destacando que a luta de Afonso Dhlakama não foi em vão. “Partiu Dhlakama, mas ficam as ideias de um herói e filho do povo”.  

Discursa neste momento o chefe de Estado, Filipe Nyusi e garante a continuação de todo o trabalho que foi iniciado no processo de descentralização e integração dos militares da Renamo. Nyusi pediu que o grupo restrito que Dhalakama criou para o processo se mantenha para a continuação das negociações.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Manhique Andre Uma palavra de apreço ao nosso Governo

*texto de Jeremias Langa (stv)*


O nosso Governo está a dar-nos uma sublime lição de grandeza pela extraordinâria forma como está a gerir a morte e velório de Afonso Dhlakama e mesmo algumas vozes ruidosas que tentaram forçar desnecessárias tolerâncias de ponto ou a transladação do corpo do lider da Renamo para Praça dos Heróis, cedo compreenderam a sua própria falta de razão. Não cabemos todos na cripta de Maputo e essa não deve ser bem a nossa meta colectiva nem a condição necessaria do nosso reconhecimento.

Um Chefe de Estado adiar visita de Estado ao estrangeiro, mandar cobrir a urna do seu principal opositor com a bandeira nacional e uma guarda militar de honra, é algo incomum nos estados africanos. Louve-se.

Há aqui um pungente simbolismo que deve ser capitalizado no complexo processo da nossa reconciliação.

O Governo dá a Dhlakama um reconhecimento de sua cidadania como moçambicano, simbolizando que todos somos merecedores dessa condição, independentemente do lado que escolhemos no processo de construção do país. Temos que aproveitar esta decisão como o mote para a viragem definitiva. 

Obviamente, isso não implica escamotearmos os factos históricos. Afonso Dhlakama é querido por muitos, mas está longe de ter sido um anjo (acaso, há algum do outro lado?). Está profundamente ligado ao lado lunar na nossa historia nos ultimos 42 anos.
Mas colocar uma pedra gigantesca sobre as fases nebulosas da nossa historia não é uma fraqueza. Antes pelo contrário. Afinal, as feridas de um povo também se saram exorcisando os seus próprios tormentos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 min
Lucas Osvaldo Muito bem, Sr.Presidente. Homem de Palavra! E entendam bem: O Presidente disse: Grupo Restrito e repetiu isto duas vezes. Fique bem claro para a Ivoninha, a incendiária e gananciosa que ja quer COMEÇAR A CRIAR NHE NHE NHÉS!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 min
José Pilatos Tivane Haa, na tomada de posse prometeu muita coisa, mas nao cumpriu.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder23 min
Alberto João Alberto Em primeiro lugar foi a paz, sem paz nada se faz!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder22 min
Lucas Osvaldo Pilatos é sempre Pilatos.kkkkkkkkkkkkkk
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 min
Júnior Mutochere Cumpra-se esse discurso no futuro. Espero que não mude o que ele esta dizer hoje. Prontos!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder30 min
Alberto João Alberto O presidente é íntegro!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder29 min
Júnior Mutochere Alberto João Alberto Okay. Anotado!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder29 min
Alberto João Alberto Gostei de ver o povo da Beira, a compararam o presidente Nyusi, até à viatura!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder20 min
Alberto João Alberto Bem haja presidente, Felipe Jacinto Nyusi.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder

Sem comentários: