domingo, 27 de maio de 2018

O que a África tem a ensinar ao Mundo?

Já perto do fim do dia da África, aqui vão algumas coisinhas dignas de reflexão.
1. O que a África tem a ensinar ao Mundo?
Resposta: compaixão, Esquecer como método historiográfico e de busca da reconciliação. Na I e II guerra mundial, a Alemanha foi punida, seus homens julgados e o holocausto jamais será revisitado. Para africanos, mesmo depois de mil anos de presença europeia para escravatura e colonização, África ESQUECE propositadamente os horrores do passado e busca romper com O TRAUMA. Todos aqueles que ousaram cobrar alguma recompensa foram mortos.
2. Natural não treme. Os últimos séculos assistiram às tentativas bobas de negar à África a sua historicidade. Na verdade, e porque está cientificamente provado que África é o berço da humanidade, tudo o resto é Exportação africana. Natural não treme.
3. Os recursos africanos não irão acabar antes de a própria África tirar deles benefício e governar o Mundo. Está a nascer uma nova parceria que aos poucos vai subvertendo a actual tendência. Não me vou alongar nesse ponto pois o segredo é arma do negócio. Se estou a mentir perguntem os chineses.
4. Somos poucos ainda. Acho que nós africanos devemos fazer mais filhos. Temos muita terra não ocupada. Somos poucos. Temos que fazer filhos que sejam fortes e saudáveis, tirando proveito dos progressos da medicina. Por três a quatro séculos, África perdeu seus valentes filhos. É preciso repor homes de grande porte. Nos séculos XIV e XVII os holandeses eram pequenos. Hoje são grandes e possantes. E inteligentes.
5. Vamos apostar na comida. Para comer e vender. Se quisermos vencer o futuro, comecemos pela comida. Com terras que África possui, basta desmina-la e produzir comida para o mundo. Outros povos já não conseguem se quer imaginar o que é uma galinha. Confundem galinha com frango congelado. Comecemos por aqui.
6. Paremos de nos matar. Usemos a feitiçaria para chamar chuva ou controlar cheias. Se alguém consegue voar de dia para o serviço numa peneira, que o faça e ensine outros como fazer. Sai barato e o ambiente agradece. Os outros fizeram o mesmo.
7. Jesus Cristo reaparecerá em África. Não há como pensar de outra maneira. Os únicos discípulos que morreram de velho foi em África. Ele próprio escapou ao assassinato em África. Se tivesse pregado por aqui não morreria crucificado.
8. Estamos num longo processo. 55 anos de independência não são nada. Vamos trabalhar. O continente existe para além das nossas vontades.
GostoMostrar mais reações
Comentários
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Nguinho Domingos Carlos Fazer filhos???
Esqueceu das pandemias q assolam o continente, primeiro temos que ser amantes da ciência exata, dominarmos a ciência para desenvolver as nossas nações. 
Temos que valorizar os nossos feitos, estar mais virado em desenvolver a África, deixar de guardar dinheiro nos bancos estrangeiros, deixar de enterrar dinheiro e guardar nos bancos nacionais...em fim temos que mudar de mentalidade!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Claudio Lombene A cabala europeia quer lavar-nos os cérebros e fazer-nos acreditar que somos muitos.Na verdade somos a única raça forte,que contra todas adversidades,apesar de todos esforços para dizimá-la, ainda mantém sua presença neste mundo.A par do desenvolvimento científico e económico é preciso povoar África e o mundo.Não somos tantas assim,a Índia ainda supera-nos demograficamente.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Nguinho Domingos Carlos Por isso que eu disse q temos de dominar a ciência para o nosso bem, a maior parte da população africana é constituída por jovens dos 0 aos 35. Mas infelizmente a esperança média de vida é baixa por isso que vivemos muito pouco como se não bastasse pouco dominarmos a medicina.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)Editado
Falk Eugenio PG 6 É BOA.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Imtiaz Vala Estou em Marrocos e não estão a celebrar esta Data!Perguntei hoje a dois colegas marroquinos altamente instruido sobre hoje dia de Africa,reagiram com total desconhecimento e muito a margem desta data.Sinceramente a UA tem muito trabalho, em prol da unicidade,identidade pelo continente africano pelos seus Estados-Membros.Isso de uma parte festejar efusivamente Dia de Africa e outra parte africana nem sequer sabe o quê é isso,passa-lhe despercebido é muito grave!
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)Editado
Luís George Generoso Banir fronteiras fisicas, tornar as nacoes fortes e apregoar Africa como país sem ignorar alguns pontos aqui enumerados pelo amigo Egidio Vaz.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Egidio Vaz Existe uma razão e é histórica. Aí de ti apresentares um mapa ou camiseta com mapa da República ÁRABE Sauhari Democrática para ser expulso de Marrocos. Eu sou testemunha dessa saga. Estava prestes a ser expulso de Marrakesh em 2013 quando lá estive de férias. Mais, Marrocos e por causa da colonização que mantém no Sahara Ocidental, só agora foi readmitido à união africana. Esteve até 2010 a tentar entrar para união europeia. Esses estão no purgatório. Nem paraíso nem inferno. Mas já já irão se definir
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Imtiaz Vala Pelo que testemunho aqui trata-se de mentalidade e nivel de desenvolvimento alcançado,associado a história,localizacao geografica e fracasso de muitos paises africanos que vão acompanhando e como estão melhor olham os outros com equidistancia.Hoje um disse-me Mozambique somos africanos e irmãos independente do trajecto de cada pais.Respondi-lhe de Africa e africanos seremos para sempre,concordo e mencionou o regresso firme de Marrocos para UA em 2017 para juntar aos outros paises africanos.Ja voltaram para casa(UA) e aos poucos vão esquecer da viagem lunatica de 33 anos inutil...
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Luís George Generoso Pelo "falhanco" de ser admitido como membro da UE, este país tem feito um grande esforco para dominio solido de quase todas tecnicas produtivas aliado uma diplomacia continental para reconhocimento como um país economicamente incontornavel no concernente ao "PIB" de Africa.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Egidio Vaz Existem laços históricos com Marrocos. Primeiros focos do nacionalismo dos PALOP foi lá
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Imtiaz Vala Uma coisa é verdade Marrocos mudou a sua diplomacia,regressou para UA e esta intensificar a sua cooperação numa tentativa de resgatar,expandir-se por toda Africa.Agora assume uma identidade Africana claro que ainda precisa de muita cooperação,parceria esta viragem de 360 graus que estão construindo.Africa vai ganhar com este regresso de um filho que temia aceitar sua casa...
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)Editado
Nelson Junior Tem toda e toda razao!...para realçar mais o seu raciocinio, em Marrocos é quase proibido criticar o Rei em público..Existem grandes comunidades de Marroquinos na Europa, em particular na Belgica...Os Marroquinos da Belgica nao se identificam como Africanos, porem os Tunisisnos e os Argelinos na Europa se definem orgulhasamente como Africanos...Em Marrocos existem 3 raças: a branca, a negra e a parda( parda ou mista)...Reparem de que a raça negra em Marrocos é descriminada...é quase impossivel, ver um negro ou negra em Marrocos numa posiçao chave no aparelho do Estadoa...Na Belgica, existem grandes comunidades da Republica Democratica do Congo, de Rwanda,Turquia e de Marrocos.....A comuindade Marroquina é o "Quebra Cabeças" das autoridades Belgas: a maioria de haxixe( suruma) vendida na Belgica a na Holanda tem origem Marroquina...os maiores traficantes de drogas na Belgica e na Holanda sao Marroquinos...Os maiores "troublemakers" na Belgica e na Holanda sao Marroquinos....às vezes, tenho a sensaçao de que a juventude de origem Marroquina que nasceu na Europa, sente-se perdida, pois nao aceita ser reconhecida como africana e ao mesmo tempo a socidade branca nao a aceita como branca.........
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Nelson Junior Caro Senhor, nao sei se, realmente Marrocos mudou a sua diplomacia em relaçao à Africa( falo da Africa Negra)...nao sei, se notou de que Marrocos tem mais relaçoes economicas com a Europa do que com a Africa Negra...analise bem!
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Samuel Simango Não seria exagero dizer que o dia de África está sendo efusivamente comemorado em outros países menos no Marrocos? Podemos dizer que em Moçambique festejamos efusivamente O dia de África? Temos que fazer um pouco mais para a maioria dos africanos festejem efusivamente a data.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Imtiaz Vala Samuel Simango testemunhei isso ontem aqui em Marrocos e Nelson Junior releia os meus comentarios,Marrocos esta a investir muito na cooperação internacional com varios paises irmaos africanos que andou muito distante deles.Logico que vai levar o seu tempo, apostaram todas suas baterias nesse sentido...
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Nelson Junior Bom Dia, caro senhor, pode concretizar em que ramos o Marrocos está a investir na Africa Negra..vamos ver onde vao esses investimentos..que projectos economicos Marrocos está a desenvolver nos ditos paises irmaos africanos..aponte-me alguns por favor...é possivel que o senhor tenha razao, mas eu pessoalmte nao tenho a mesma optica..enfim!..Bom Fim de Semana....cuidado aí nao critique o Rei em Publico de corrupçao( alta corrupçao)....kkkkkkkkkk! estamos juntos
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Nelson Junior Ps!...uma simples observaçao: em businesses nao ha paises irmaos...cada País quer obter o maximo...e falar de irmandidade em Africa acho que seja um pouco exagerado...A Uniao Europeia pode-se ousar de falar de relaçao de irmandade pois teem uma moeda unica e um objectivo social economico comum...Africa, irmandade entre os Paises???...estamos muito muito longe disso
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Imtiaz Vala Nelson Junior isto é um Monarquia Constitucional com pluralismo de expressão,liberdade.As vezes as ideias preconcebidas levam-nos a certas opiniões meramente subjectivas.Abcs
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Nelson Junior Sim, tem toda toda e toda razao...é uma Monarquia Constitucional com pluralismo de expressao, liberdade,etc etc etc...isso é o que está no "papel"..veja a realidade..procure dialogar em privado com os opositores da Monarquia...investigue mais...O Marrocos que ve com os seus olhos, nao é o verdadeiro Marrocos...a Censura é vasta !.."bufos" informadores da Monarquia espalhados em toda a parte...senhor, veja bem o Marrocos das ruas e nao o do Palacio...a gente sabe o que se passa no Marrocos......e se,o Ocidente fica muda é porque ha vastos interesses economicos tais como o da pesca, fruta e legumes..........veja bem e veja bem o Marrocas...Nao caia em percepçoes..veja a realidade
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Nelson Junior correcao...leia-se, se o Ocidente fica mudo e nao muda...sorry
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Imtiaz Vala Nelson Junior não desperdice energias em visões cosmeticas!Wikipedia nem sempre ajuda!
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Nelson Junior E com todo respeito que tenho com o senhor, permita-me dizer algo: Se, nós Moçambicanos nos queixamos das nossas instituiçoes estatais de corrupçao...Marrocos tem do pior...Instituiçoes estatais super corruptas e uma Monarquia nepotista e corrupta.....Francamente...
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Nelson Junior Oh caro meu, nao é Wikipedia..é a realidade..informe-se bem sobre Marrocos...Abraçao!..e esteja bem
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Nelson Junior Ps!...talvez nao saiba, de que milhoes e milhoes de dolares da familia real Marroquina estao depositados em Bruxelas e em Londres...A familia real Marroquina tem mansoes em Bruxelas...sao accionistas dos grandes bancos Belgas...try to see the "big picture"...plse
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Nelson Junior Ps!....e se,tiver um tempinho livre, pode visitar a campa do maior lider corrupto africano...o Mobutu..a campa dele está ai em Marrocos...so; isto lhe pode dizer o que é o Marrocos
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Nelson Junior Caro Compatriota, se pensa que estou a inventar no que digo leia isto; espero que percebe bem o ingles
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Nelson Junior Aí lhe passei o verdadeiro Marrocos...nao inventei nada.. e isto é pouco...O que se passa em Marrocos é pior...veja as coisas sem tendencias ideologicas...as veja como um cidadao comum e as analize como um intelectual...nao caia em emoçoes..so limite-se nos factos....e repare de que a maioria dos serventes,"criados" sao da raça negra.......
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Nelson Junior Ps!...ja que fala tao tao tao bem da casa Real de Marrocos, procure dar uma "olhadela" ao business de Telecomunicaçoes em Marrocos...é todo ele um Monopolio nas maos da casa Real.................
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Nelson Junior Ps!...em visisoes cosmeticas???..so para terminar de lhe incomodar sabia de que Marrocos tem prisioneiros ???...se,nao acredita em min pensando que sao minhas visioes cosmeticas leia isto por favor...evidentemente espero que "morda" um pouco de ingles....
Gerir
GostoMostrar mais reações
21 h
Jeremy Timbe Coreia do Norte apoiado pela China assume o poder como o Centro económico e nuclear. Estas duas nações irmãs, foram construídas em 50 anos de duro trabalho, sacrifício e disciplina.

Contrariamente a America e Europa, que Foi construída em 600 anos e f
ruto da escravatura e crimes contra a humanidade e satanísmo, estão rapidamente em colapso e Tudo o que estes mundos têm É uma màquina de propaganda. As nações Àrabes estão em ascensão contra os EUA e a Europa, os Hispanicos, os Russos, os Asiàticos etc...
O único motor de alimentação da Economia Norte Americana e europeia, é a Africa com seus países a serem controlados Por bancos centrais cujos quais são controlados pela màfia Judia e corporações criminosas em Africa que continuam a roubar do seu povo para investir o dinheiro em Empresas Americanas onde alegadamente recebem refúgio e protecção caso sejam descobertos em seus países.

Porém, isto não vai durar Muito tempo; com o ódio racial alimentado pela Administração Trump, éxodo Em massa de perto de 100 milhões de Africanos de regresso a Africa, dos Asiàticos, dos Àrabes, dos Hispànicos e dos Índios, os EUA vão perder em volta de 70% da sua população e capital humano, levando a economia deste país de Volta a zero.

A Africa entretanto precisa agir; nao podemos planificar construir a Africa com dinheiro emprestado! É preciso ter vergonha de pedir. É preciso pensarmos em desenvolver a Africa com base Na uniao entre nós Africanos, trabalho duro e sacrificio e disciplina, tal como os chineses fizeram.

O pensamento ideológico e cultural É a chave para alcançarmos o desenvolvimento. Deveremos ter a coragem de deitar no lixo as religiões dos nossos mensageiros das desgraças; primeiro a dos Àrabes o Islamismo e depois o Cristianismo e virarmos as atenções para a Construção ideológico-cultural baseada na Ciência Espiritual Africana. Esta ciência É que É a nossa religião e a nossa Fortaleza.

Paremos de indocrinar nossos filhos com as religioes deste mundo pois elas sao o grande engano e decepção para as nossas vidas. Todas as religiões, a historia fectícia do Jesus, São historias plagiadas de livros SAGRADOS Africanos; Mas compostas de tal forma que coloquem o Africano Na condição de escravo. 

So desta maneira podemos assistir a ascensão novamente da Africa.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Inocencio Banze Tenho sérias dúvidas em relação ao ponto 3!!!! Muitas dúvidas. O capital(ismo) não vai deixar isso acontecer. Moçambique é um exemplo. Antes mesmo de usufruirmos do nosso gás... o capitalismo já está criar condições de manter a malta refem e usufruir do nosso gás... enquanto a malta permanece no “My Love” (claro, com apoio do pessoal da nossa malta).
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)Editado
Paulo Melchior Focas Gostei o ponto 6, temos ue explorarar bastante para o nosso proprio benificio.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Narciso Sandulane NONDIGO + NADA.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Clemente Clemente Florindo Martins é preciso deixarmos de ser lambe bota e alavancar o desenvolvimento desse país trabalhando em nossos campos agricolas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Salomâo Nicasse Boa exposição Egídio vaz
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Moises Inocencio Machaieie O ponto 6, dá que pensar!
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
David Machungo Caro Egídio Vaz. Estas de parabéns pelo número 3,5e6. Do presente artigo. A muita ciência africana ainda por explorar. A muita coisa ainda por aprender da cultura chinesa. Mas também ê préciso muitos debates dos nossos políticos a aceitar certas reformas. de forma a permitir. Novos académicos com opiniões diferentes mais úteis.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Macuacua Massiquele Roberto Por mim, África como continente adverso existe...

Porém era necessário primeiro, que cada cidadão de África no seu país, se sentisse cidadão de um.país africano para que mais tarde, cada país africano se tornasse um país verdadeiramente africano...


No dia em que cada país africano se sentir um país africano, África deixará de ser um continente para ser apenas uma grande nação de um continente...

O problema é que muito a africanos apenas vivem carnalmente em.África...

Mas o seu espírito habita em outros continentes do mundo ocidental...

Há em.África, niggas americanos vivendo na sua miséria a quimera americana...

Como é possível desenvolver África estando o seu cérebro voando a milhas em grande viagem ao el dorado Ocidental? 

Muitos africanos, cantam sonham, rezam, vivem, dormem e comem o Ocidente...

Apenas acordam para viver em.África no fim das suas vidas...

Mesmo estando em África...

Esse é que é o problema
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)Editado
David Machungo Alargando mais o debate sobre o dia da África para dizer que. bem hajam novos académicos, jovens com opiniões diferentes. Os Egídio Vaz. Os azagaias, os jaimes macuianes, os salemas, os nataniel ngomane, os Manuel de Araújo etc...........
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Benjamim Bccnuro Conjo 4;5;6;7 🙏🙏👍
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Kuyengany Produções
-2:25
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Nito Matavel Assino por baixo Egidio Vaz
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Pedro de Sousa Gramei o ponto 6. Mas, o segredo nao e arma, ee alma do negocio. Abracos...
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Egidio Vaz No meu caso é mesmo a ARMA do negócio
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Pedro de Sousa Kkkkkk. Manungue pah?!. Nao rende. Um abracao ai ilustre vaz...
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Pedro de Sousa Desculpe pela minuscula...
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Paula Maria Araujo Na Europa, ninguém liga nenhuma ao Dia da Europa. E quanto a Marrocos, nos anos que vivi em Moçambique percebi que há uma grande desconfiança relativamente à "África Branca" como muitos amigos chamam. E o contrário também aplica. Também por esta razão, defendo que não há uma única África. Há várias. E as assimetrias, as desconfianças, etc., vão agravar-se.
Gerir
GostoMostrar mais reações
23 h
Nelson Junior Senhora Paula seguindo a sua logica de pansamento....nao sei se,realmente o Marrocos, Tunisia e a Argelia sao realmente a "Africa Branca" pois os marroquinos,tunisinos e argelinos sao vistos como negros na Europa, nos Estados Unidos da America, no Canada e na Australia..Se, nao ha uma unica Africa logicamente nao ha unica Europa.....Ps!...repare de que o Islandes,o sueco ou o filandes é mais branco do que o Portugues ou do que o Espanhol...para nao falar dos Sicilianos ( Sicilia na Italia ou Napolitanos- de Napoles que sao muito morenos.....
Gerir
GostoMostrar mais reações
19 h
Paula Maria Araujo Nelson Junior, a lógica não é minha. Foi em Moçambique que aprendi que os meus amigos moçambicanos chamavam "África Branca" aos países árabes do norte do continente. Os marroquinos, tunisinos, argelinos, não são vistos como negros na Europa, nem poderiam ser. Claro que os nórdicos europeus são mais claros do que os latinos do sul da Europa. No caso português até porque há muita mistura com os árabes que nos ocuparam durante vários séculos. Mas as diferenças relevantes em África não têm a ver com a cor de pele. Têm a ver com as diferenças em termos de desenvolvimentos económico e social, bem, diferenças entre paz e guerra, entre ditaduras e democracias.
Gerir
GostoMostrar mais reações
19 h
Francisco Dos Santos Temos que garantir, que ninguém irá nos subjugar outra vez.
Gerir
GostoMostrar mais reações
22 h
Emilio Maueie Vamos apostar na comida. Para comer e vender. Se quisermos vencer o futuro, comecemos pela comida.
Gerir
GostoMostrar mais reações
19 h
Emilio Maueie "Vamos apostar na comida. Para comer e vender. Se quisermos vencer o futuro, comecemos pela comida". Os chineses são um bom exemplo disso. Depois da colonização japonesa e da Guerra civil, os chineses “herdaram” uma pobreza aguda. Embora tenham se lançado à corrida de potencialização militar, fizeram-no depois de assegurar a produção e distribuição alimentar. Parece que estamos a priorizar bens de luxo sem antes combatermos a fome, mas se calhar nem somos culpados. "O pensamento ideológico e cultural É a chave para alcançarmos o desenvolvimento. Deveremos ter a coragem de deitar no lixo as religiões dos nossos mensageiros das desgraças". Percebo isso no sentido de nos identificarmos e crermos em nós. Actualmente somos mais aquilo que os outros querem que sejamos. E essa questão bem sensivel, religião, para além de “assassínio ideologico”, é agora fonte de roubo, com a proliferação das pentecostes de todo tipo e natureza. Africa esta sendo (com maior enfoque desde o colonialism) anulada ideologicamente e (mais actualmente) roubada financeiramente à olhos vistos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
19 h
Nelson Junior A respeitosa Sra,diz o seguinte,quote:......." Os marroquinos, tunisinos, argelinos, não são vistos como negros na Europa"....Oh cara Sra, se vive em Portugal, é evidente que eles nao sejam vistos como negros, dado que o Portugues (em geral) é relativamente moreno....Mas, se a cara Senhora for pra( ou à) Alemanha, Austria e aos paises nordicos da Europa vai notar de que esses maroquinos, tunisinos e argelinos sao vistos como negros...e assim nos Estados Unidos da America ou no Uk( Reino Unido)...
Gerir
GostoMostrar mais reações
18 h
Albert Francis Francis POR QUE MOTIVOS FOI A EUROPA QUE DOMINOU OU COLONIZOU A ÁFRICA, E NÃO O CONTRARIO? 

POR QUE MOTIVO O FIM DO COLONIALISMO NÃO CAUSOU O ENRIQUECIMENTO DE ÁFRICA NEM EMPOBRECIMENTO DAS POTÊNCIAS QUE PERDERAM AS SUAS COLÓNIAS?
Gerir
GostoMostrar mais reações
17 h
O QUE DIZER NO DIA DA ÁFRICA
Hoje, a África celebra o seu dia. É o seu LV anivrsário (quinquagésimo - 55 - aniversário) desde que em 1963.
Decidi partilhar dados simples capazes de alimentar algum debate baseado em factos.
Primeiro: África é o segundo continente mais populoso (com 1,216,130,000 ou seja 16.36% da população mundial), a seguir a Ásia (com 4,436,224,000 ou seja, 59.69% da população mundial).
Segundo: Apesar desse marco, o continente Africano possui menos população comparado com a China. A China possui 1.379 biliões enquanto a Africa possui 1.216 biliões.
Terceiro: Índia ainda consegue ser um país mais populoso que a África, com 1.324 biliões de habitantes.
CONFLICTOS
14 dos 54 estados africanos estão neste momento em conflicto.Na África Ocidental são casos de Costa do Marfim, Guiné, Libéria, Nigéria, Serra Leoa e Togo. Na África Oriental, os países incluem Eritreia, Etiópia, Somália, Sudão, Uganda. Na África Central, os países incluem Burundi, República Democrática do Congo, Tchad. No norte da África, a Argélia e na África Austral, os países incluem Angola (A questão de Cabinda, para os desatentos) e Moçambique.
55 anos depois, África tem um longo caminho por percorrer até alcançar a sua independência económica, civilizacional e até independência política. Vale a pena confia-la. O "século" da África chegará depois do século da Ásia. Aliás, já tivemos a nossa era, quando a Africa dominou o mundo, ensinou
Sócrates e outros filósos gregos e lançou bases para a emancipação científica em áreas como geografia, astronomia, fisica, medicina, filosofia e artes, arquitectura, etc. Chegará de novo e de outra forma.
GostoMostrar mais reações
Comentários
Fernando Manuel Férman Obrigado pela aula
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 dia(s)
Felisberto Luis Machava Africa sera sera um continente prospero se os governantes africano forem diferentes dos actuais
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 dia(s)
Narciso Macuacua Não são os governantes que devem mudar... É a população que os elege. Há uma máxima que diz que cada povo tem os líderes/governantes que merece... Lá fora não é o político que é diferente, é o povo que é intolerante àquela raça...
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 dia(s)
GostoMostrar mais reações
2 dia(s)
Nelson Junior Sem querer ser chato, talvez de recordar aos leitores de que, a Africa, se bem que, tenha os melhores e a maioria dos recursos naturais é o unico Continente onde a maioria dos cidadaos vive em condiçoes sub-humanas...Evidentemente a culpa recai nos proporios Africanos, mas, tambem, o Ocidente partilha essa culpa.........................
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 dia(s)
Nelson Junior leia-se,proprios em vez de proporios...sorry
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 dia(s)
Nelson Junior ............Ps!...para ser mais preciso, so a Africa Sub-Sahariana estima-se de que mais de 13O milhoes de cidadaos sejam analfabetos...e estamos no Sec.XXI.........
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 dia(s)
Francisco Dos Santos A primeira questão, que se pode colocar é : Está à mãe África ou cada nação africana, em condições de defender a soberania e independência em caso duma nova investida, com fins colonialistas Ou estamos confiantes da boa vontade dos outros povos, de outros continentes. À soberania e liberdade é algo muito sério. Tenho a sensação de que aprendemos muito pouco,dos séculos da colonização. Israel trabalha, todos os dias, para se assegurar que o judeus, jamais voltarão a passar da humilhação, que seus antepassados passarão. Aventureiros, não faltam, pelo mundo fora.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Anselmo Fernando Moiane Sobre a questao de cabinda disconhecia obrigado Egidio Vaz
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Jeremy Timbe A Africa deve se unir. Os ditos 55 países sao artificiais, não existem. São criação do Europeu para melhor dominar e escravizar os Africanos. Essa Roubalheira do Branco aconteceu Em 1498 numa reuniao entre eles Em Berlin. A uniao é a unica força capaz de levantar a Africa

Sem comentários: