1 / 5
Mamoudou Gassama foi recebido pelo presidente francês, que anunciou que o jovem de 22 anos vai ser naturalizado francês e ser integrado nos bombeiros
Um jovem maliano que se encontra ilegal em França transformou-se no novo herói nacional francês ao salvar a vida de uma criança que caiu da janela do quarto andar de um apartamento em Paris, no sábado. Mamoudou Gassama escalou pelas varandas até chegar ao menino de 4 anos, que tinha ficado pendurado na varanda.
O seu ato espontâneo, que foi filmado em vídeo e que teve milhões de visualizações, gerou uma onda de apelos com vista à regularização da sua situação em França. E esta segunda-feira Gassama foi recebido no palácio presidencial por Emmanuel Macron, que anunciou que o jovem de 22 anos vai ser naturalizado francês e ser integrado nos bombeiros.
Descoberto pelos media 24 horas depois do seu gesto, Mamoudou Gassama contou o episódio: "Vi muita gente prestes a chorar e ouvi as sirenes das viaturas. (...) Tive medo quando salvei a criança, mais tarde comecei a tremer, não conseguia suster-me nos meus pés e tive que me sentar". "Obrigado Deus, eu salvei-a", exclamou o maliano.
A mãe da criança não se encontrava em Paris no momento dos acontecimentos, mas o pai foi detido por ter deixado o filho sem supervisão. A criança foi entregue temporariamente a uma estrutura de acolhimento.
A SOS Racisme sublinhou num comunicado que "Mamoudou Gassama lembra-nos que as pessoas em situação irregular são seres humanos, com (...) imensa coragem, da qual fazem prova durante a perigosa viagem com destino à Europa".
"Uma coragem que continuam frequentemente a manifestar aqui [França]", realçou a organização, antes de solicitar "ao ministro do Interior para regularizar a situação do senhor Gassama".
O porta-voz do governo francês, Benjamin Griveaux, escreveu no domingo, na rede social Twitter: "Este ato de uma imensa bravura, fiel aos valores de solidariedade da nossa República, deve abrir-lhe as portas na nossa comunidade nacional".
Mamoudou Gassama a eu un comportement héroïque en sauvant à #Paris la vie d’un enfant sans penser à la sienne. Cet acte d’une immense bravoure, fidèle aux valeurs de solidarité de notre république, doit lui ouvrir les portes de notre communauté nationale. #MamoudouGassama https://twitter.com/bfmparis/status/1000785346391609345 …
Os heróis não têm pátria, porque os seus gestos são universais. Parabéns ao jóvem maliano, que não é apenas desse país, mas de todos os países, de todos os continentes. Um abraço universal.
Maria Leonor Ferreira
Concordo, em absoluto com o seu comentário. Parabéns pelo mesmo.
Sérgio Santos
Extraordinário gesto deste homem! coisa que o pai da criança não teve, infelizmente!
Desmentidor
Uma bofetada na cara dos que se eriçam todos contra os migrantes!
Quanto ao pai, não sejam demasiado rápidos a falar mal dele. Aguardem informação clara.
Quanto ao pai, não sejam demasiado rápidos a falar mal dele. Aguardem informação clara.
Jorge Simoes
Nao tarda nada, está preso, por assaltos através de escalada!
Amandio Vale ·
Será que os Malianos são todos iguais? Conheço aqui no Porto um que é uma excelente pessoa.
Osvaldo Medina ·
há algum povo em q as pessoas sejam todas iguais ? claro que não. Agora, este representante do Mali, pelo menos, é um herói.
Confraria Manto Negro ·
President na empresa Pais sem emprego
É preciso reparar que o pai da criança tb é imigrante... haverá sempre bons e maus..
João Coutinho
O que pensarão disto os racistas e xenófobos?Sofia Medeiros Imigrante ilegal não é homem? Este título é de um extremo preconceito!
Miguel Cabral Errado.
Se migraram são migrantes.
Se estamos no País de destino, elas são Imigrantes.
Se não reúnem os requisitos legais para estarem no País onde estão, estão ilegais.
Logo, ser um imigrante ilegal faz todo o sentido.
Era o que mais faltava agora que por se afirmar que determinada pessoa está em determinado sítio de forma ilegal se promovesse o preconceito.
Constata-se uma realidade, apenas. O resto é apenas uma tentativa de manipulação da imprensa através da imposição do “politicamente correto”.
GerirSe migraram são migrantes.
Se estamos no País de destino, elas são Imigrantes.
Se não reúnem os requisitos legais para estarem no País onde estão, estão ilegais.
Logo, ser um imigrante ilegal faz todo o sentido.
Era o que mais faltava agora que por se afirmar que determinada pessoa está em determinado sítio de forma ilegal se promovesse o preconceito.
Constata-se uma realidade, apenas. O resto é apenas uma tentativa de manipulação da imprensa através da imposição do “politicamente correto”.
Ta Almeida Estão ilegais. Não são ilegais. Logo o que diz não faz sentido.
Gerir
Gerson Kirch Acho exatamente o contrário..
O cara esta ilegal, para o governo ele não deveria estar ali, mas ele estava e melhor, salvou uma vida..
GerirO cara esta ilegal, para o governo ele não deveria estar ali, mas ele estava e melhor, salvou uma vida..
José Roseiro Com que o pessoal se diverte... duma pulga criam um monstro hehehehehe
Gerir
Sofia Anabela O homem que está na varanda é o pai que ficou especado,vinha das compras e deixou a criança sozinha,ele está detido e o filho entregue a uma instituição,o rapaz Africano foi mais rápido que ele a chegar criança
Gerir
Herminio Vasconcelos Telmo Barradas Alcobia, o vidro não estava partido portanto não cortava e segundo o homem que a estava a agarrar bastava puxar a criança, afinal o jovem que o salvou puxou-a por um braço para dentro da varanda porque o outro não fez o mesmo.
Gerir
Isabel Ramos Sofia Anabela ;nao e o pai,a crianca estava sozinha em casa..Tanto e que a criança foi retirada aos pais ,e o pai vai se julgado ..
Gerir
Yolanda Sariot Menout Nuno Caetano bem visto. Foi o que também pesnsei.
Gerir
Xana Dav Sofia Anabela Não é o pai não..é um vizinho que quando ouviu os gritos das pessoas saiu à janela... mas o rapaz jà estava a escaladar.. A crianca não estava perto do vidro de separação ..ele tentou puxàa-la mas também tinha receio que caisse..etcO pai tinha ido às compras a criança estava sozinha. A criança està numa instituição e o pai vai ser julgado em Setembro ..mas està livre.
Gerir
Bruno Guarda Estou em dúvida se foi um comentário ou uma poesia 😂😂 Júlia Venturella
Gerir
Carlos Quaresma Que grande palhaçada,os europeus continuam a cair no conto do vigário é visível que tudo isto não passa de uma montagem a criança tem uma pessoa ao lado e não faz nada e o outro tem que escalar o prédio para a salvar,continuem assim e depois não se queixem.
Gerir
Carlos Quaresma Treta.
Gerir
Carlos Quaresma Aladje M Salla quem precisa de ir ao psicólogo é o presidente Francês que se deixa enganar.
Gerir
Carlos Quaresma Sandra Pina você só deve falar daquilo que sabe, o que não sabe é melhor ficar calada para não dizer asneira.
Gerir
Sergio Mendes Homem Aranha ou Black Panter? 🤔😂Brincadeira a parte este homem merece uma medalha foi um ato de enorme coragem arriscar a própria vida para salvar a de uma criança, assim tbem a da outra pessoa que tentou segurar nela para não a deixar cair, dois heróis 👏👏
Gerir
Vitor Couto Não era mais fácil tocar à campainha e avisar os moradores? 🤔
Gerir
MLuisa Vilaça Um verdadeiro "macaco" a trepar as varandas!
Bem haja e que saiba aproveitar bem a oportunidade que conquistou !
GerirBem haja e que saiba aproveitar bem a oportunidade que conquistou !
Mendes Cardoso Kkkkkk.... sandra😂😂😂🤣🤣 a tua lingua tà afiada han... Mas k esse senhor mereceu... mereceu😛
Gerir
Sem comentários:
Enviar um comentário