segunda-feira, 28 de maio de 2018

RENAMO: Realização do congresso longe da agenda.







O poder de Ossufo Momade vai manter-se ainda por muito tempo e o facto dessa posição não levantar uma contestação significativa nas bases da Renamo, reforça a ideia de que a hora do Guerrilheiro transformado em político chegou e, é para durar.

Esta posição é reforçada pelo facto do maior partido da oposição ter feito saber esta quinta-feira, que não existem datas para a realização do congressso, reunião que possui o poder de eleger o novo líder da “perdiz”.
Assim, o poder do maior partido da oposição vai manter-se por um período indeterminado na comissão política nacional, cujo o coordenador é o própio Ossufo Momade.
A Renamo justifica a não realização do congresso nesta altura pelo facto de estar concentrado no Pacote de Descentralização (documento já aprovado por unanimidade pelo Parlamento) e a integração dos seus homens armados nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

"Pretendemos que os militares da renamo sejam integrados nas FADM, em todos os ramos da Polícia da República de Moçambique (PRM), Serviços de Informação e Segurança, e aqueles que não tiverem requisitos deveram ser integrados na sociedade". Referiu Alfredo Magumisse, membro do mais elevado órgão do partido.

A comissão política esclarece que está apenas a dar continuidade o que já havia sido avançado nos contactos permanentes entre o presidente da República Filipe Nyusi e o falecido Afonso Dhlakama.
"Este diálogo está a ser dirigido pela comissão política, recebemos bem o sinal, reiniciamos o contacto, o diálogo. - garantindo em seguida que tudo o que foi tratado pelas duas figuras ficou registado." Há registo de tudo quanto aconteceu, razão pela qual aprovamos a Revisão Pontual da Constituição". Disse Magumisse.

Ossufo Momade é esta altura tido como o único homem capaz de liderar a renamo sem ferir o legado deixado por Dhlakama.

FRELIMO QUER QUE A GUERRILHA RENAMO SEJA DESMOBLIZADA PARA ROUBAR VOTOS A VONTADE
É urgente desmobilizar braço armado da Renamo
Combatentes da Renamo, na Serra da Gorongosa em Moçambique
A Frelimo e a Renamo defenderam a urgência da desmobilização e a reintegração do braço armado do principal partido de oposição em Moçambique. A questão da desmobilização continua em suspenso no diálogo para a paz entre o executivo e a principal força de oposição.
As declarações foram feitas esta quinta-feira na Assembleia da República durante aprovação na generalidade da revisão da Constituição tendo em vista o processo de descentralização.
Margarida Talapa, chefe da bancada da Frelimo, partido no poder, reiterou a urgência em desmobilizar o braço armado da antiga guerrilha.
“Esperamos que com a nova liderança da Renamo que o processo da desmilitarização, desmobilização e a reintegração das forças residuais da Renamo na vida civil, em actividades económicas e sociais e nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique continuem pois é crucial para que se conforme com os trâmites da Constituição da República de Moçambique”, explicou.
Por sua vez, Ivone Soares, chefe da bancada do movimento da perdiz, Renamo, pediu que se avance urgentemente com as questões militares, nomeadamente a desmobilização das tropas da antiga guerrilha e sua inserção nas forças de defesa e segurança.
“Queremos urgentemente que se avance com as questões militares. Queremos ver os comandos da Renamo integrados nas Forças de Defesa e Segurança. Era essa a vontade do presidente Dhlakama e continua sendo a vontade de cada uma de nós, seus fiéis seguidores”, declarou.
A questão da desmobilização continua em suspenso no diálogo para a paz entre o executivo e a principal força de oposição.

Comentários
Marcus Harris Sempre a mesma m....
Frelixo nunca dominará os Rangers e nem a Renamo
Gerir
Responder6 hEditado
Linette Olofsson Marcus Harris a chefe da bancada tem a mesma visão!!! Para mim é também uma questão social para os que não podem ser integrados no exército devido a várias razões . ( Experiências do passado)
Gerir
Responder3 h
Responder6 h
Geraldo Seba Sabe Sabe forca ai ,o dlhakama queria isso seja muito rapido.!
Gerir
Responder6 h
Mussalafo Mussalafo Frelixo para com jogos porq si nao parar asde si axar mal , viva partdo do povo
Gerir
Responder6 h
Responder6 h
Carlos Felisberto Sozinho CUIDA LEVARMOS O PAIS PARA GUERRA
Gerir
Responder6 h
Filha Única da Isa Sonhar é de borla kkkk
Gerir
Responder6 h
Responder6 h
Filha Única da Isa Mas tenki dormir de verdade, acho ki eles tao nesse sono
Gerir
Responder6 h
Calisto Meque Meque Filha Única da Isa kkkkkk,até sonham acordados lá na AR
Gerir
Responder6 h
Filha Única da Isa Kkkkkk barrigudos descarrados e dorminhocos
Gerir
Responder6 h
Zina Ngorinenhi Thomas Integração só depois das eleições do outubro e do próximo ano
Gerir
Responder6 h
Renamo Revuluçao Vila Paiva Porque tanta rapidez alguma coisa nao ta certo no lado da frelimo
Gerir
Responder4 h
Tsatsango Bangal Estes défenderam nos, merecem distribuicao euitaquitsva
Gerir
Responder3 h
Oga Dee Ai stao os homens
Gerir
Responder2 h
João Ibraimo Ibraimo Não podemos adimitir cobra entrar dentro da casa..forsa ai...

Sem comentários: