terça-feira, 29 de maio de 2018

DA “BOA NOVA” AOS PARADOXOS DA PAZ NUM PAÍS ATÍPICO!...

DA “BOA NOVA” AOS PARADOXOS DA PAZ NUM PAÍS ATÍPICO!...
23.Maio.2018
Hoje foi dia de mais uma “boa nova”. Revisão pontual da constituição aprovada na generalidade para acomodar os acordos entre a FRELIMO e a RENAMO (alguns dizem entre Nyusi e Dhlakama). O resto do corpo deste “diabo” será revelado nos debates da extraordinária aparentemente prevista para dentro de semanas, quando legislação atinente ainda vai ser considerada. O MDM, que pauta por não fazer política com armas de fogo (muito bem) e por não “marchar nas ruas com malta de gritarias” (mau!..), aderiu ao consenso (que opção?) e ficou-se pelas lamentações e esperanças de que no futuro uma revisão da constituição mais abrangente e com uma participação mais ampla da sociedade venha a ser realizada depois das eleições de 2019 (?!).
Mas no caminho da paz verdadeira os pés de todos ainda estão colados a um chão que também não se move. A Chefe da Bancada da Frelimo falou claramente das duas faces da “moeda de troca”: descentralização em troca de desmilitarização da RENAMO via desarmamento e reintegração das suas “forças residuais”. A mensagem (nem tão velada) é de que esta descentralização é a concessão que a FRELIMO faz à RENAMO para esta começar também a saborear um pouco de governação (uma espécie camuflada de partilha de poder entre os dois, ainda com a hegemonia da FRELIMO, claro!), mas que isso não é dado de borla: o preço é largar as armas.
Por sua vez a Chefe da Bancada do principal partido da oposição respondeu a mesma medida indicando claramente que o assunto é a integração dos comandos da RENAMO em todos os níveis da estrutura de comando das forças de defesa e segurança de Moçambique (e sabemos que nisto ela não fala dos cinzentinhos!). E quase disse: assim o tio queria, e assim estamos nós para continuar.
Claras diferenças.
E portanto os dados das próximas batalhas estão mais uma vez esclarecidos, mas isto somente para quem ainda não quis ver pois eles já são de há muito tempo. O Senhor Dhlakama em vida dizia enfaticamente que isto da colocação dos oficiais da RENAMO no comando partilhado das FDS de Mocambique é um assunto adiado na implementação dos Acordos de Roma de 1992. E nem se precisa de ter memoria de elefante!
E tudo isto certamente vem confirmar que o líder interino da RENAMO está de facto num colete-de-forças muito apertado. Para já, devemos sempre lembrar-nos que tecnicamente as duas forças (da RENAMO e do governo da Frelimo) ainda estão em confrontação militar. Não é por acaso que uma das dificuldades que existia para se atingir o lugar onde o Sr. Dhlakama acabou morrendo sem evacuação médica é porque qualquer objeto voador poderia ser abatido pelas forças militares do governo da Frelimo que até ao dia da sua more ainda cercavam o local. Isto apesar das “tréguas unilateralmente declaradas e indefinidas” e das “conversas telefónicas entre irmãos” (!).
E portanto, neste ambiente de tecnicamente ainda se estar em conflito armado, a questão que se coloca é se o líder interino da RENAMO tem mobilidade, comunicação suficientemente encriptada, autoridade e poder suficiente para chegar a acordo, planear e dirigir com os operativos da RENAMO no terreno o tal desarmamento e reintegração das “forças residuais” que o outro lado lhe está a exigir como moeda de troca contra a descentralização, e, já agora pela sua própria liberdade e vida. Pois lembremo-nos também que ele está a substituir um líder que estava sitiado e no comando de “forças residuais” e portanto ele próprio candidato a sê-lo! Vai ele seguir a mesma estratégia de força que o Presidente Dhlakama e portanto sujeitar-se a ser alvo das mesmas represálias, perseguições e eventualmente um cerco? Por exemplo, pode ele ir as bases de Gorongosa onde o Sr. Dhlakama se escondia para salvar a sua vida, e de lá concertar com os seus comandos e ainda descer de lá livremente para vir tomar o seu assento na Assembleia da República como o faz agora?
Não esperem de mim respostas as estas perguntas. Todas as conjeturas neste momento guardo-as comigo bem mesmo. Só estou a perguntar (e esperar não ser achado vivo ou morto na Circular de Maputo!...).
Finalmente (e para já) um grande suspiro para o chefe em périplo lá pelas terras de Sofala esta semana. Ele que em cada comício fazia questão de mandar recados megafónicos cá para baixo para que a Assembleia da República lhe apressasse a tramitação dos consensos. Nem era para menos. Se não tem o dossier da paz fechado dentro de meses não se sabe o que pode mais apresentar aos seus pares para legitimar as pretensões de candidatura ao segundo mandato como Presidente da República. Pois quem disse que isso já está no bolso? Até lá ainda haverá muitas noites de facas longas, e todo o cuidado ainda vai ser pouco, sobretudo essas coisas de dizer que há frango de 50MTs e que os outros fizeram mal por dar dinheiro por emprestado a um pobre que afinal não pode pagar. Ditos de tipo maquilhagem que cai e deixa ver as rugas. E que deixam os pares dele no partidão embaraçados ao mesmo tempo que aguçam os apetites dos que pensam que ainda têm possibilidades mesmo antes de se completar o dito “clico maconde” que más línguas dizem ter sido acordado em tempos imemoriais.
E assim vamos andando e vivendo no meio desses paradoxos (muito perigosos!) da paz num país atípico.
Chegados aqui, alguns vão dizer lá está mais uma vez esse pessimista. Tudo bem! Deixem me cá sozinho! Nem deviam visitar o meu mural e ler estas coisas. Porque eu por mais algum tempo vou continuar a ser aquele pinguim fora do padrão, por isso solitário, que anda lá em baixo, nas cavernas de gelo a observar e a contar o gotejar e medir as mudanças que observa milímetro a milímetro, mililitro a mililitro, e depois alerta (sob desdém, irritação e zombaria dos outros): the iceberg is melting!...
Bom sol aí em cima, é inverno!
____________________________________
Iceberg=bloco de gelo no meio do oceano. Os pinguins são aves palmípedes que tomam o iceberg como seu habitat, vivendo sobre ele, no meio de flocos de neve fofinha ao longo de todo o ano, e alimentando-se de fauna marinha muito nutritiva, vivendo uma vida pacífica sem muito esforço, tudo dádivas da natureza.
‘The iceberg is melting’ = o bloco de gelo no oceano está a derreter, expressão adaptada do best seller de John Kotter e Holger Rathgeber com o título ’ Our Iceberg is Melting – Changing and Succeeding Under any Conditions’, MacMillan, Oxford, 2006.
GostoMostrar mais reações
15 comentários
Comentários
Gervasioa Absolone Chambo As balas sairam da colatra, as perguntas sairam para reflectirmos as alegrias dos representantes do povo. O que não sei é se são representantes do povo porquê correram em consensualidades sem, no mínimo, ouvirem como o povo tece os seus consensos. Enfim, são coisas da terra. Já está feito, porém não sei do que vale alegrar-se agora se os homens do falecido ainda tem os AKM´s carregados de pólvora e apontados para o futuro. Vamos resolvendo a nossa maneira. Qualquer incongruência neste breve comentário a 2 para as 24h, tem a liberdade de questioná-la.
Gerir
GostoMostrar mais reações
6 dia(s)Editado
Kuyengany Produções Não sei se vale *Alegrar-se" Agora enquanto os Homens do Enginheiro do Planalto ainda têm aquela AKM na Nossa Bandeira Apontada para o Futuro.......
Gerir
GostoMostrar mais reações
6 dia(s)
Gervasioa Absolone Chambo Homens do tio gue. Não sei porquê não recuam já que há abraços ali na 24 de Julho...
Gerir
GostoMostrar mais reações
6 dia(s)
Sonia Mboa Mboa Kkkķkkkkk
Nao sei porque li
Agora so com pensamentos e vontade de escrever.
...Ver mais
Gerir
GostoMostrar mais reações
6 dia(s)
Óskar Ndzucula Depois desta a matadoura Circular não vai se mexer....kkk
Gerir
GostoMostrar mais reações
6 dia(s)
Passo Dias Calado Calado Ontem,na minha habitual viagem no chapa,ouvi um atrevido dizer que,em Moçambique so havera paz,quando tirarem a arma que estah na Bandeira Nacional.E nao serah que se calhar tem muita razao o homem!?
Gerir
GostoMostrar mais reações
5 dia(s)
Lucas Arnaldo Mazive Ate certo ponto tem razao
Gerir
GostoMostrar mais reações
5 dia(s)
Maylene Paulo Iceberg mesmo🚿
Gerir
GostoMostrar mais reações
5 dia(s)
Momade Braimo Na verdade isto ainda continua uma incerteza. Daí que exige nos muita atenção.
Gerir
GostoMostrar mais reações
5 dia(s)
Humberto Adriano Martins Manhica Em algumas circunstâncias é necessário se calar, isto é, engolir alguns *sapos* como fazia o chissano na altura da sua governação em outras é melhor falar aquilo que está entalado como fazia o Guebuza.
A sabedoria para o presidente NYUSI resolver esse impasse pode ser o silêncio ou a palavra. A consciência é o filtro e a alma quem decide.
Gerir
GostoMostrar mais reações
5 dia(s)
Lino Marques Santos Mano Tibana.....nao eh pessismo isso. Eh puro realismo dum Cidadao Atento. Que o Glaciar nao te tire essas Reflexoes ponderadas a Pilatos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
5 dia(s)
Nelito Da Mara BT 👏👏👏👏👏👏👏👏👏 ótima reflexão .
Gerir
GostoMostrar mais reações
5 dia(s)
Adelino Branquinho Na verdade, perguntar nunca ofendeu... Não percebo, como há gente que se ofende, com perguntas pertinentes; por exemplo, perguntar ao chefe, ao director, ao ministro mesmo ao presidente de uma república, ou de algum concelho de administração; se o que ele diz e promete, é verdadeiro ou falso. Vejo neste post, perguntas pertinentes, que merecem respostas reflectidas e coerentes. Adorei ler.
Gerir
GostoMostrar mais reações
5 dia(s)
Carlos E. Nazareth Ribeiro Dr. Roberto Julio Tibana, pode ficar aí no gelo dos pinguins, mas NÃO FICA sòzinho: há milhares de compatriotas que o acompanham e também observam o gotejar desta nossa política de bairro...
Gerir
GostoMostrar mais reações
5 dia(s)
Antonio Gundana Jr. A reflexão levanta muitos pontos merecedores de atenção. Penso que o facto de se dizer nos "bastidores abertos do quotidiano" que o diálogo (que não sei se existiu) é entre Nyusi e Dhlakama ou Renamo e Frelimo tem a ver com a forma como o processo foi conduzido. Na sua declaração de imprensa em Fevereiro, o PR anunciou que conduziu o dialogo envolvendo todas forças políticas e organizações cívicas, mas em conversas telefônicas não sei se isso foi efetivo. Além disso, a forma como se pronunciam os representantes parlamentares, mostra que o ajuste constitucional alberga os interesses das duas forças políticas envolvidas. Não sei como vai ser no futuro caso haja divergências de novo!
Gerir
GostoMostrar mais reações
5 dia(s)
Roberto Julio Tibana Até porque o Nyusi se contradiz! Nessa declaração dele de Fevereiro 2018 que muito bem e oportunamente nos recordas caro Antonio Gundana Jr., ele diz sim que conduziu o diálogo fazendo consultas com a sociedade civil, o que causou muito espanto e eu e outros até perguntamos qual foi essa sociedade civil e quando e como ele a consultou. Mas perante estas perguntas ele até hoje se manteve em silêncio. Só que como a dita "sociedade civil" está bem infiltrada de muitos "paus mandados" do regime e outros lambe-botas que aspiram as migalhas do palácio imperial até é possível que ele tenha consultado com esses. E não nos admiremos quando um dia vierem a ser conhecidos, embora agora ele prefira protegê-los para que continuem a prestar o serviço que prestam ao regime as escondidas no nosso seio. Só que já nos telejornais de ontem ele aparece a dizer que há pessoas que só falam para atrapalhar porque "quere aparecer ... sem saberem o que se está a falar..." entre e ele e as lideranças da Renamo. É ainda disse com toda a veemência que ele já combinou com essas lideranças dá Renamo que eles vão falar entre eles e só comunicar ao povo quando tiverem chegado a alguma conclusão. Então onde está o Nyuzi de Fevereiro de 2015 e Fevereiro de 2018, o Nyuzi inclusivista e dialogante com todas as forças da sociedade? Ele aparece nos comícios a mandar recados para todos nós como se estivesse a tratar de assuntos da casa dele com que direito? Porquê que nós outros quando opinionamos sombre coisas que nos afetam temos que ser sistematicamente ridicularizados por um indivíduo que nem sequer sabemos se tem uma inteligência acima da média dos moçambicanos da idade e educação equiparada a dele e nem sequer ainda nos deu provas suficientes de capacidade elementar de liderança para cegamente hipotecarmos as nossas vidas e dos nossos filhos e netos nele? Com que direito? Só porque tem armas? Que nos matem a todos mas este país é NOSSO e ele é somente um servidor públiclo ELEITO e mal por causa destes comportamentos antidemocráticos da Frelimo e da Renamo que muitas que fazem com que eles todos juntos não consigam levar as urnas de voto sequer 50% de pessoas resenceadas. Onde está a legitimidade deles para nos excluirem de todo o processo e ainda passar o tempo a ridicularizar-nos desta maneira? Só força das armas! Cultura de violência contra os não armados. Não são democratas nenhus, nem a Frelimo nem a Renamo!
Gerir
GostoMostrar mais reações
5 dia(s)
Antonio Gundana Jr. Entristece esta postura. Ainda me recordo dos dizeres "no meu coração cabem todos moçambicanos" e "estamos a lutar pela Democracia". Em parte, ignorância foi nossa em confiar e continuarmos passivamente ignorantes até agora. 

Prestação de contas pacificamente já!
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Carlos E. Nazareth Ribeiro Roberto Julio Tibana EISH! EISH! O Dr. Roberto Julio Tibana, despiu o casaco e colocou as luvas!! Tem mais luvas? A gente também quer!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Carlos E. Nazareth Ribeiro Claro que todos sabemos que não são democratas, nem um nem outro. Fica o MDM, que já nos desiludiu com a forma atrapalhada e confusa que usou para o caso do Município de Nampula. Portanto, não temos qualquer grupo em que votar. Que fazer?
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Roberto Julio Tibana Carlos E. Nazareth Ribeiro, meu caro, não há muito que fazer porque nós não temos armas de fogo nem acreditamos nessa cultura mas estamos a lidar com gente que confia em armas de fogo e têm-nas muitas! Só podemos continuar a consciencializar o cidadão e aguardar que de desilusão em desilusão acabe aprendendo a saber usar a sua cidadania para atacar o status quo. Nem sei se vamos ver o resultado dada as nossas idades e o facto de aexistirem os tribunais da Circular de Maputo e as florestas da Moamba!..
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Carlos E. Nazareth Ribeiro Roberto Julio Tibana Esse é o papel da Sociedade Civil, integrada por pessoas como o Dr. Tibana e outros a que já me referi! Mas, na verdade, não espero ver concretizados os sonhos comuns tão cedo. Talvez os meus netos...
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Ascensao Chauchane Bia abordagem ilustre Roberto Julio TibanaTibana. Espero que antes dia debates façam consultas públicas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Elcidio Fernando Grandes questões para reflexão, a vermos vamos nós a maioria sempre assistindo e não agindo para a viragem da página que beneficiará a maioria
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Carlos E. Nazareth Ribeiro Em quase todos os países em que exista uma classe média numerosa, mais ou menos ligada ao Poder, e em que as classes desfavorecidas que incluem dezenas de milhões de pessoas iletradas e sem acesso à Informação, dizia eu que essa classe média "fica assistindo e não agindo" (como muito bem diz o Elcídio Fernando) e os desfavorecidos são facilmente enganados para que o seu sentido de voto seja o do Poder. Daí eu dizer que estou com o Dr. Roberto Julio Tibana, com o CIP, com o IESE, com o ORAM, com o Parlamento Juvenil e com todas as organizações que que possam enquadrar a tal "maioria silenciosa e cúmplice"...
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Roberto Julio Tibana Carlos E. Nazareth Ribeiro um dia essa "classe média" via acordar no fundo do mar! The iceberg is melting!
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Carlos E. Nazareth Ribeiro Roberto Julio Tibana EISH! Isso eu não quero, porque acho que faço parte dessa classe média, pelo menos da classe consciente. Lutemos, lutemos, desde que não nos tratem como o fizeram ao José Jaime Macuane e ao Ericínio de Salema...
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Sem comentários: