segunda-feira, 28 de maio de 2018

Um herói sem documentos: imigrante salvou criança e vai receber nacionalidade francesa

O jovem de 22 anos de origem maliana não hesitou e salvou uma criança de uma possível queda de um quarto andar. Agora, é o próprio Emmanuel Macron que lhe garante a naturalização.
INÊS CHAÍÇA 28 de Maio de 2018, 10:35

Saiu do Mali em 2013 e chegou a França há alguns meses, sem documentos. Quando viu uma criança em apuros, na iminência de cair de uma varanda no quarto andar de um prédio no 18.º bairro de Paris, Mamoudou Gassama não hesitou: escalou o prédio e salvou-a. Pela sua coragem, foi recebido por Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu que lhe gabou a valentia. "Todos os papéis vão ser regularizados", assegurou Emmanuel Macron, no rescaldo do encontro com Gassama, no Palácio do Eliseu, cita o jornal Le Parisien.

O Presidente francês propôs também que fosse posta em marcha a naturalização, que o jovem de 22 anos aceitou, conta o Le Monde.
Tudo aconteceu no sábado passado, pelas 20h, de acordo com os bombeiros parisienses, e está documentado num vídeo que se tornou viral nas redes sociais. Mamoudou Gassama, jovem maliano de 22 anos, não pensou duas vezes quando viu a criança a balançar de uma varanda: “Não pensei, salvei-o”, contou o próprio à televisão francesa BFMTV. “Consegui alcançar a varanda e, graças a Deus, salvá-lo.”

Quando os bombeiros parisienses chegaram ao local, o menino, de quatro anos, já estava a salvo. “Por sorte, alguém fisicamente apto teve a coragem de salvar a criança”, disse um porta-voz dos bombeiros à agência AFP.

Manifestações contra Macron juntam 250 mil pessoas em França


Os dois foram levados para o hospital na sequência do salvamento. “O homem queixava-se do joelho e a criança estava em estado de choque”, indicaram os bombeiros ao Le Monde.

Os pais não estariam em casa no momento do incidente. O pai acabou por ser detido por incumprimento de obrigação parental. A mãe não se encontra no país. A criança está actualmente ao cuidado de uma instituição de acolhimento.

A coragem valeu a Mamoudou Gassama a alcunha de “Homem-aranha do 18.º” em referência ao bairro onde aconteceu o salvamento (também conhecido como Butte-Montmartre) e o agradecimento de várias figuras políticas francesas. Emmanuel Macron agradeceu-lhe pessoalmente, nesta segunda-feira, no Palácio do Eliseu.

O “Homem-aranha do 18.º” vai receber ainda uma medalha de ouro pelo acto de coragem e um certificado assinado pelo chefe da polícia parisiense. O jovem de 22 anos vai ainda integrar os bombeiros-sapadores de Paris.

Depois de ser recebido no Eliseu, Gassama dirigiu-se a Montreuil, uma comuna nos subúrbios de Paris onde vive desde que chegou a França, e foi anunciado que se tornaria “cidadão de honra da cidade de Montreuil”, escreve o Le Parisien.

A presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, escreveu no Twitter que lhe ligou a agradecer o acto. No tweet que escreveu, elogiou a coragem do homem. “Ele contou-me que chegou há alguns meses do Mali e que sonha fazer vida aqui. Respondi-lhe que o seu acto heróico foi um exemplo para todos os cidadãos e que a cidade de Paris está obviamente disponível para o apoiar nos seus esforços de se estabelecer em França”, lê-se no tweet.

O porta-voz do Governo francês, Benjamin Griveaux, escreveu no domingo, no Twitter: “Este acto de uma imensa bravura, fiel aos valores de solidariedade da nossa República, deve abrir-lhe as portas na nossa comunidade nacional”.

“Mamoudou Gassama lembra-nos que as pessoas em situação irregular são seres humanos, com (…) imensa coragem, da qual fazem prova durante a perigosa viagem com destino à Europa”, sublinhou por seu lado a organização SOS Racismo. “Uma coragem que continuam frequentemente a manifestar aqui [França]”, realçou a organização, antes de solicitar “ao ministro do Interior para regularizar a situação do senhor Gassama”.

Fernando Duarte a redacção do Publico tem de aprender a falar francês ou então contratem alguém que compreenda 
ele tem passaporte do Mali, tem autorização de residência em Itália que lhe dà o direito de viajar durante 3 meses nos outros países do espaço Schengen 
Com
o ele deseja viver em França, onde tem família com residência perfeitamente legal , o presidente Macron decidiu de lhe "oferecer" a nacionalidade francesa imediatamente, sem ter de esperar os 5 anos mínimo nem de se submeter ao teste de língua e cultura francesa , obrigatório para obter a nacionalidade 
por outro lado, e tendo em conta as suas capacidades atléticas , os Bombeiros de Paris desde jà lhe ofereceram emprego, a câmara municipal de Montreuil, nos arredores de Paris, ofereceu-lhe um apartamento
um acto de heroísmo que vai mudar a vida dele completamente, tem é de se esconder durante uns dias , porque pelo que vejo na televisão desde hoje de manhã, entre as selfies e as palmadas nas costas , não há ser humano que resista a tanto
Gerir
Responder2 h
Paulo Alexandre Rodrigues Na visão de alguns, refugiados vêm para actos de terrorismo, tirar o trabalho a alguém ou para a delinquência... na visão desta criança, veio para lhe salvar a vida. Nem imaginamos o que este jovem passou na vida, para estar naquele dia, naquele local, àquela hora. Bravo!
Gerir
Responder2 h
Laudelis Uzcátegui Muito bem merecido, o rapaz é uma pessoa de admirar! Que tenha uma vida muito feliz, bem merece... na minha opinião como mãe ele não só salvou uma vida nesse momento.
Gerir
Responder3 h
Rolf Sape Gato Em todo o lado existem pessoas boas, correcto. Mas não é por causa de um indivíduo que fez o bem que apenas e só por esse motivo é exemplo faz com que sejamos agora obrigados a aceitar tudo de portas abertas e sem interrogar, principalmente sabendo quais os resultados que dão, a injustiça que trás às populações nativas em várias frentes e até imigrantes de diversos países esquecidos pelos governos que agora querem dar a "mão" a outros estrangeiros que estão por cá à décadas e não foi muito feito. Não gosto que me atirem areia aos olhos. E mesmo observando esta última situação é injusto para os nativos.

É muito engraçado falarem de notícias falsas para depois manipularem as pessoas dessa forma infantil. Exemplos desses não faltam com outras pessoas e não são noticiados.
Gerir
Responder29 minEditado
Benjamim Lopes Nenhum ser humano deva ser definido com a tonalidade da pele. 

Porque não existe, nem nunca existiu, ser humano algum de cor Amarelo; Branco; Azul; ou Preto/Negro.
Gerir
Responder3 hEditado
Rui Amorim Há 11000 anos eramos todos negros
Gerir
Responder3 h
Sofia Anabela Uma bofetada aos racistas,que são contra o multiculturalismo,nada vai mudar em pouco tempo vai cair no esquecimento 😂😝😝
Gerir
Responder3 hEditado
Ines Sousa Viva a globalização 💙
Gerir
Responder2 h
Benjamim Lopes Rui Amorim, que provas tens que sustentam essa sua afirmação?
Apresente-nos por favor:
Gerir
Responder9 minEditado
Ana Mau Um nobre ato heróico!! Parabéns, não hesitou em colocar a própria vida em risco para salvar a vida de um bebê. Merece toda honraria!
Gerir
Responder1 h
Daniel Silvestre É bonito sem duvida. Mas conclusão, todos os imigrantes têm de salvar alguém pra conseguirem nacionalidade, uma espécie de critério.
Gerir
Gosto
Responder3 h
Lilianny Oliveira Hamad Pois tambem pensei nisso!
Gerir
Responder2 h
Wilson Santos Ou esperar o tempo necessário. Isto foi a excepção, não a regra.
Gerir
Responder31 min
José António Coelho Estes é que são os verdadeiros heróis, e não os que dão pontapés numa bola ganham milhões e fogem aos impostos! E ainda andam com eles ao colo...os meus parabénspela atitude humana!
Gerir
Responder3 h
Natacha Mota Ninguém devia precisar de documentos para viver onde quer que seja. Os brancos foram para África fazer atrocidades e não levaram documentos.
Gerir
Responder1 h
Neide Isa E tb como recompensa era um emprego nos bombeiros pois um homem forte e corajoso é sempre uma mais valia... 😉
Gerir
Responder3 h
Joana Moniz Gostaria de saber se em vez dele ter salvo uma criança, tivesse cometido algum crime grave (acontece todos os dias em França e noutros países), se iria haver esta cobertura noticiosa ao caso. É óbvio que não, nem sequer haveria liberdade para divulgar o nome dele, com "medo" de que isso pudesse ser relacionado com estrangeiros e poder favorecer a "extrema-direita". Não faz parte da narrativa mediatica nem da agenda liberal globalista mencionar esses casos, apenas estes têm destaque, e sabe-se logo tudo, a origem, o nome, a situação. Se fosse um criminoso já não. Nem nome, nem foto, nem origem, para não criar "tumulto social". São casos destes que adoçam as mentes politicamente correctas e facilmente manipuláveis. E depois dizem que a imprensa é livre. É, pois.
Gerir
Responder2 h
Bruno Raposo Ui, temos aqui uma mente politicamente incorrecta, um ser livre que se deve reger apenas por vídeos do YouTube e sites de teorias da conspiração. Que Gaja à frente!!!
Gerir
Responder2 h
Turiacus Henriques Joana Moniz => 🚮
Gerir
Responder2 h
Joana Moniz Turiacus Henriques Vindo de um troll, só pode ser um elogio.
Gerir
Responder1 h
Joana Moniz Bruno Raposo És o triste reflexo de uma sociedade de mimados e inaptos incapazes de ouvir o contraditório sem espernearem e insultarem que não conhecem. Receio que terás muitos desgostos ao longo da vida. Cresce e aparece criatura.
Gerir
Responder1 hEditado
João Pedro Martins Mais uma conta falsa criada para vir espalhar comentários destes.
Gerir
Responder1 h
João Pedro Martins É adaptar:
“(…) tampouco me agradam esses novos especuladores em idealismo, os antissemitas, que hoje reviram os olhos de modo cristão-ariano-homem-de-bem, e, através do abuso exasperante do mais barato meio de agitação, a afetação moral, procuram incitar o gado de chifres que há no povo (…)“»
- Friedrich Nietzsche ("Genealogia da Moral”, 1887)
Gerir
Responder1 h
Bruno Raposo Malta que usa termos como “agenda globalista”. Só me dá vontade de rir
Gerir
Responder1 h
Pedro Costa Mais um perigoso invasor que nos vai islamizar a todos e violar as nossas mulheres 😂😂😂😂😂
Gerir
Responder49 min
Manuel Vaz Assim, concordo. Agora, como tem feito até este momento, em que entram aos montões, é uma grande besteira. Vejam, o espetáculo das margens do rio Sena, cheias de tendas, com refugiados. Acham que os Parisienses e os Franceses, gostam daquilo? Os governos e as câmaras são eleitos para proporcionarem, em primeiro lugar, o bem estar daqueles que os votaram e não é isso que está a acontecer. Pobre Europa da Senhora Merkel.
Gerir
Responder2 h
Luís Filipe Os meu parabéns. Que todos nós tivessemos o altruísmo deste jovem. O mundo precisa de mais gente assim.
Gerir
Responder33 minEditado
Álvaro Faria A umas décadas os europeus foram escorraçados de África aquando da independência dos países daquele continente. Só espero que aconteça o mesmo na Europa daqui a uns anos.
Gerir
Responder2 h
Álvaro Faria Para onde irão os europeus?
Gerir
Responder2 h
Bruno Raposo Espero que sejas dos primeiros a ser corrido
Gerir
Responder2 h
Helena Silva Martins Lena Álvaro Faria foram escorraçados porque ocuparam e roubaram o que pertencia a outros povos! Dominaram nos pela violência!
Gerir
Responder2 h
Álvaro Faria agora vêem bater à porta de quem os roubou, ocupou e violentou, huum!!!... como diz a senhora, mas então impõe-se uma pergunta: quais os piores da fita, os europeus de antigamente ou os governantes atuais de África?
Gerir
Responder1 h
Helena Silva Martins Lena Álvaro Faria eles têm direito a escolher. O pior é a guerra!
Gerir
Responder28 min
Álvaro Faria Helena Silva Martins Lena, nesta questão, como em muitas outras, só o futuro nos dirá se têm direito ou não a escolher. Até lá, apenas podemos seguir a nossa sabedoria que a experiência de vida nos deu.
Gerir
Responder13 min
Manuel Sousa Sorte a dele em salvar a criança ,é uma tristeza fazer uma boa ação e como premio a legalização e os outros teram que encontrar situações idênticas para serem legalizados ?
Gerir
Responder24 minEditado
Marina Corrêa Botelho Karoline Fernandes tua próxima missão. Eu me penduro e vc me salva e o presidente da a residência hahah
Gerir
Responder1 h
Pedro Costa A azia dos labregos xenófobos é deliciosa 😂😂😂
Gerir
Responder2 h
Luis Vieira Mais que merecido, justo, e de louvar.
Gerir
Responder3 h
Pedro Domingos Deus escreve direito em linhas tortas !! Mike Luxuus
Gerir
Responder3 h
Paulo Ferreira Eu acho que Deus é analfabeto
Gerir
Responder3 h
Pedro Domingos Deus tenha misericórdia de si !!
Gerir
Responder3 h
Pedro Santos Ou então Deus é vesgo.
Gerir
Responder2 h
João Amoroso demagogia feita à maneira....blá blá
Gerir
Responder3 h
Miguel Sarmento Este, o tipo de imigrantes que todo o mundo precisa...
Gerir
Responder3 hEditado
Sofia Anabela Uma bofetada aos racistas,que são contra o multiculturalismo,nada vai mudar em pouco tempo vai cair no esquecimento...... 😂😝
Gerir
Responder3 hEditado
Rui Amorim Imigrante ( vir de fora), emigrante, sair para fora
Gerir
Responder3 h
Miguel Sarmento Se este este indivíduo tivesse cometido um assassínio, os media davam-lhe várias páginas, dias a fio, com todo o tipo de comentários.
Como praticou um acto nobre, para vir nos jornais, teve de ser recebido pelo presidente da república...
É a "liberdade de imprensa" a que temos direito...!
Gerir
Responder3 h
Miguel Sarmento Rui Amorim:
Obrigado.
Tem razão!
Gerir
Responder3 hEditado
Suzette Morais Miguel Sarmento desde o dia em que isso aconteceu que os jornais franceses e não só, falam do acto heróico do rapaz.
Gerir
Responder3 h
Sofia Anabela O homem que está na varanda é o pai que ficou especado,vinha das compras e deixou a criança sozinha,ele está detido e o filho entregue a uma instituição,o rapaz Africano foi mais rápido que ele a chegar criança 😠😣
Gerir
Responder2 h
Suzette Morais Sofia não li em nenhum jornal francês que esse homem fosse o pai.
Gerir
Responder47 min

Sem comentários: