sábado, 26 de maio de 2018

Presidentes coreanos mantêm encontro surpresa


Presidentes coreanos mantêm encontro surpresa
O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o presidente norte-coreano, Kim Jong Un, tiveram uma reunião surpresa, este sábado, para garantir que a cimeira entre Kim e o presidente dos EUA, Donald Trump, ocorra e com sucesso, escreve a Reuters.
A reunião foi a mais recente reviravolta em uma semana de hesitações diplomáticas em torno das perspectivas de uma cúpula sem precedentes entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, e o sinal mais forte ainda de que os dois líderes coreanos estão a empenhar-se para que a cimeira aconteça.
As conversações, que duraram cerca de duas horas na zona fronteiriça de Panmunjom, ocorreram um mês depois de realização do primeiro encontro histórico entre os dois líderes, no qual comprometeram-se não só a resgatar as relações, mas a conduzirem a desnuclearização e esquecer e passado de guerra.
O porta-voz do governo da Coreia do Sul confirmou, sem dizer de quem foi a iniciativa, que os dois líderes reuniram-se para trocar ideias, visando o sucesso da cimeira entre a Coreia do Norte e os EUA e sobre a implementação da Declaração Panmunjom, assinada aquando do primeiro encontro. Nesta declaração estão pontos como a desnuclearização dos dois países, regime de paz e o reforço da cooperação entre as duas Coreias.
O presidente norte-americano anunciou, última quinta-feira, que está cancelada a cimeira histórica com a Coreia do Norte, que estava agendada para o próximo dia 12 de junho, em Singapura.

Sem comentários: