domingo, 27 de maio de 2018

Morgan Freeman nega acusações, mas pede desculpa e teme desvirtuamento da sua carreira

ASSÉDIO SEXUAL
Morgan Freeman nega acusações, mas pede desculpa e teme desvirtuamento da sua carreira


“Não assediei mulheres. Não ofereci emprego ou promoções em troca de sexo. Qualquer indicação de que o tenha feito é completamente falsa”, argumentou o actor norte-americano em comunicado.
PÚBLICO 26 de Maio de 2018, 23:28


Depois de ter sido, na quinta-feira, acusado por pelo menos oito mulheres de assédio sexual e comportamento indevido ao longo da última década, o actor Morgan Freeman negou as acusações nesta sexta-feira (o mesmo dia em que Harvey Weinstein foi acusado de violação e assédio). Ainda assim, o actor voltou a pediu desculpas por qualquer acção que possa ter provocado desconforto.
PUB


“Estou devastado por ver que os meus 80 anos de vida estão em risco de ser desvirtuados, num piscar de olhos, pelos relatos mediáticos de quinta-feira”, disse o actor em comunicado. “Mas também quero ser claro: não pus em causa a segurança em nenhum ambiente de trabalho. Não assediei mulheres. Não ofereci emprego ou promoções em troca de sexo. Qualquer indicação de que o tenha feito é completamente falsa”, argumentou.

Na quinta-feira, quando foi lançada a peça da CNN com relatos de várias mulheres que dizem ter sido assediadas por Freeman, o actor pediu desculpas “a qualquer pessoa que se tenha sentido desconfortável ou desrespeitada”, dizendo não ter sido sua intenção. Entre os relatos está a tentativa de levantar a saia a uma jovem ou comentários inadequados a uma repórter grávida.

LER MAIS
Oito mulheres acusam Morgan Freeman de assédio sexual
Rose McGowan e a detenção de Weinstein: “É uma chapada no poder abusivo”
A ascensão e queda de Harvey Weinstein, em quatro actos
Harvey Weinstein entregou-se e foi acusado de violação e abuso sexual

O actor norte-americano referiu que gosta de fazer com que homens e mulheres se sintam à-vontade em seu redor e que, por vezes, brinca ou elogia mulheres, naquilo que considera ser uma maneira inocente e descontraída. “Claramente não estava a ser entendido dessa forma. E é por isso que pedi desculpas na quinta-feira e continuarei a pedir desculpas a qualquer pessoa que possa ter perturbado, de forma não intencional”.

Na sua investigação a CNN ouviu 16 pessoas, oito das quais dizem ter sido alvo de assédio ou comportamento indevido e as restantes a denunciar “um padrão de comportamento inadequado de Freeman nas filmagens, na promoção dos seus filmes e na sua produtora, a Revelations Entertainment”. À parte desses 16 inquiridos, dezenas de outras pessoas foram ouvidas pelo canal e entre elas “algumas elogiaram Freeman”, e disseram nunca terem testemunhado qualquer comportamento inadequado.
  1. A opressão de pessoas por pessoas, sedimentada ao longo de milénios de existência, adquire foros de normalidade. É nesta constatação que deve começar a nossa vergonha, ou, ao menos, o nosso incómodo. O estertor deste estado de coisas pestilento, causa insegurança em alguns espíritos acomodados. Abrem-se brechas nos ídolos com pés de barro. Se sinto júbilo por ver MFreeman exposto? Não. Mas não me peçam para o ver como um injustiçado. É coisa de tribunais. Quem não sabe a difrerença entre cortejar uma mulher e abusar dela, que aprenda. Quem não sabe a diferença entre avisar um homem e ofendê-lo, que aprenda. Quem não sabe a diferença entre conviver com outros e pisá-los, que aprenda.
  2. 4a República
      República Bananeira da Tugalândia
    O que mais me preocupa é que este fundamentalismo do Pol. Correcto esteja a criar os alicerces para uma nova sociedade puritana e autoritária. Hoje assistimos a uma tentativa brutal de desvirtuar qualquer interacção natural entre homens e mulheres com a distorção da ideia de abuso. Com a agravante que a distinção entre abuso e lisonja passou a ser depende apenas do agrado da mulher. O mesmo acto pode ser lisonja se a mulher simpatizar com o homem, mas é abuso se ela não gostar dele... ou do dia da semana! Isto, junto com o abuso da liberdade de expressão e os linchamentos populares, fornece os ingredientes perfeitos para quem queira começar a limitar a liberdade de expressão e impor "burqas". É o principio de um retrocesso civilizacional. Mas das verdadeiras vítimas de abuso sexual, nada.
  3. Reitero o meu comentário anterior. Anda por aí uma campanha de beatas escandalizadas e um automatismo cego com tendências totalitárias. A praga do politicamente correcto é um terreno cinzento para criaturas pardas, entre emissores e receptores, infestarem de boatos e rumores uma humanidade imbecilizada pelo modelo facebook. As senhoras que vão à polícia fazer as suas acusações, formalizem a queixa, e movam o processo. Tudo o mais, é apenas a continuação da 'roupa justa' e da leviandade das donas mobiles por outros meios. Tipicamente femininos: o fala-fala, agora a coberto de uma caixa de ressonância cobarde q torna qualquer acusação em escândalo das comadres da aldeia global. Nojo. Volto a dizer: há mecanismos legais, e são esses, e não a twitterização caótica, que devem actuar socialmente
    1. FPS
        Vale de Santarém 
      Nojo, é mesmo essa a palavra... Por isso, muito respeitar aquelas pobres mulheres, de malinha na mão, olhos carregados de tinta, que calcorreiam as esquinas das ruas da miséria. De respeitar, e muito, os seus pungentes convites, cuja origem e premência nem sequer imaginamos!
    2. Precisamente. ...Sem prejuízo dos verdadeiros e repugnantes casos, os de polícia. Mas, suponho, empregadas fabris ameaçadas de desemprego por troca de sexo não têm o glamour necessário para artigos "MeToo".
    3. Bento Caeiro Mais uma vítima do Bando da Confraria do Politicamente Correcto que sob a capa de um moralismo torpe - depois de terem feito de tudo para criarem as suas carreiras - persegue, por inveja, interesse e ganância, aqueles que mais se destacaram. a vítima, agora, é o excelente actor Morgan Freeman. Se não se parar esta gente, outros mais virão.
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder10 h
      Armanda Andrade Mas que sabe você???
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder7 h
      Bento Caeiro Sei certamente o que vai nessas cabeças alienadas - a maior parte delas que tudo fez na horizontal para progredir - e que agora se quer vingar. Será rebate de consciência? Já sei, viram a luz mas, calhando, foi orgasmo, porque lucidez não foi de certeza!
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder7 h
      Teresa Silva Pois... trabalhar no duro não querem, põem-se a jeito para chegar ao status de “artista” e agora é veem fazer o papel de vítima?!
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder4 h
      Patricia Calretas A senhora devia de ter vergonha!
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder3 h
      Patricia Calretas Está com certeza a falar da sua mãe, mulher , irmãs e filhas! Porra é preciso ter azar para só se dar com putas, Credo! Ou será que só com putas é que lá vais? Se calhar é capaz de ser isso!
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder3 h
      Jose Forbes de Bessa O putedo depois de envelhecer reclama moralidade
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder2 h
      António Magarreiro Nada, mesmo nada, e no meu caso em particular, irá manchar o trabalho fantástico que este ator fez ao longo da carreira. Obrigado por tudo, Morgan Freeman.
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder3 h
      Graça Vicente Martins Acho que temos um grave problema de sociedade, as pessoas tendem a defender o eventual agressor e a incriminar as vítimas. Isto, porque se trata de uma pessoa conhecida. Deixem a justiça fazer o seu trabalho. O mais grave ainda é serem muitas mulheres a defender sempre tais agressões, muitas, que possivelmente já foram vítimas deste tipo de abusos. Se todas as mulheres se calarem e acharem normal serem assediadas verbalmente, é dar continuidade a uma sociedade sexista. Além de não terem amor próprio, metem em risco a vida das nossas filhas ou netas. Ora, que o sonho de qualquer mãe é ver suas descendências viver numa sociedade que se respeita em géneros.
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder2 h
      Jose Forbes de Bessa E muitas a querer receber massa
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder2 h
      Graça Vicente Martins Jose Forbes de Bessa não creio que a maior parte das actrizes amaricanas, incluindo Angelina Jolie, que ajudaram a denunciar Harvey, precisem de dinheiro. De uma vez por todas, deixem as mulheres tranquilas, seja em que situação for. Respeitem-nos para serem respeitados, é tudo. A maior parte das mulheres neste mundo começam a ser assediadas desde pequenas. Não finjam não saber o que toda a gente sabe, e não tentem minimizar o problema porque de facto seria bom que tivéssemos uma sociedade mais justa. O respeito é muito bonito.
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder2 h
      António José Ferreira Duarte E se não fossem pessoas muito conhecidas e famosas?
      Não quero justificar nem desculpar ninguém!
      Só quero alertar para o que me parece ser um oportunismo interessado.
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder1 h
      Cátia Rodrigues António José Ferreira Duarte e o oportunismo interessado, nesta fase, seria exatamente o quê para estas mulheres? Sim, porque qualquer mulher deve ficar super feliz de afirmar publicamente que foi vítima de algum tipo de abuso. Faz bem à auto-estima de qualquer pessoa. ✌️
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder55 min
      António Magarreiro Nunca defenderei atitudes menos corretas seja de quem for. No entanto, quando se começam a levantar dúvidas sobre alguém em situações que alegadamente ocorreram anos ou décadas atrás, fico desconfiado. Porque não fizeram as acusações em devido tempo? É que assim, Faz-me lembrar a maccartysmo em que, para lixar alguém bastava acusá-lo de comunista, fosse ou não fosse.
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder38 min
      Silvia Oihana estamos a falar da possibilidade de ser um agressor sexual...é chocante, admito! Mas porquê esta tendência de duvidar primeiro das vítimas e defender o possível agressor? Só porque faz bem o seu trabalho de ator? Todos os agressores condenados também trabalham, alguns são pessoas brilhantes e tal...enfim! Que temos muito que refletir como sociedade...
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder3 h
      David Pinto Porque como diz o princípio da Presunção de Inocência, toda a gente é inocente até prova em contrário.
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder3 h
      Ana Sousa Jardim Claro que conhecemos o actor, o seu trabalho e não a pessoa em si!!! Mas porque só fazem estas declarações décadas depois de acontecerem?!?! Essa é a dúvida geral!!!!
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder2 h
      Silvia Oihana David Pinto pois...mas antes do tribunal, a opinião pública já julgou! é disso que estou a falar...porque nos custa admitir que personas "normais" sejam possíveis agressores!
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder2 h
      Silvia Oihana Ana Sousa Jardim porque vivemos em sociedades que continuam a julgar as mulheres que denunciam...e acredita, eu que trabalho no tema, é muitoooooooooo difícil dar o passo de denunciar. Entre muitas coisas, porque a primeira coisa que nos vem à cabeça como sociedade é: será que é verdade, vamos lá ver se ela está a mentir...em vez de a proteger!
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder2 hEditado
      Michael Silva Que agressões?
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder2 h
      Silvia Oihana o assédio é um crime sexual!
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder2 h
      Jose Forbes de Bessa Porque estao velhas e ja nao conseguem papeis assediando logo arruinadas ha que facturar de outro modo
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder2 hEditado
      Angelo Cruz Já agora nem sei como conquistar uma dama, tudo agora é assédio.
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder2 h
      David Pinto Sim, há gente a afirmar desde já que é tudo inventado, como há gente a afirmar logo que elas estão a dizer a verdade e ele é culpado.
      Nenhuma delas é uma posição razoável. E das duas, assumir que não é verdade é a mais saudável em termos de justiça.


      Ninguém quer mesmo viver num mundo onde se "acredita no acusador" e se obriga o acusado a provar a sua inocência. Mesmo os que hoje defendem isso contra os homens acusados de assédio e violação mudarão muito rapidamente de opinião no dia em que forem acusados de alguma coisa e toda a gente à volta gritar que se "acredite na vítima".
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder1 h
      Maria Jose Santos A mim só me fazem estranhar o porquê ao fim de tantos anos é que falam , e não na altura dos acontecimentos , se é que me entendem , ok ?????!!!!!!!!
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder1 h
      Ana Sousa Jardim Toda a gente sabe como as coisas funcionam nesses meios, não estou a dizer que é geral nem a tirar mérito a ninguém, mas é a realidade! No início de carreira muita coisa se faz e nem sempre a culpa é do homem, as modelos tentam seduzir os fotógrafos mais conceituados, por vezes até para apenas puderem entrar em certos eventos, já li artigos sobre isso, no mundo do cinema é igual!!!
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder59 min
      Maria Carla nesse caso, sei não...umas coisas do arco da velha...em 1900 e bolinha ..temos que nos ater a acontecimentos atuais,,,e mesmo pq antes era aceitável e até estimulado que os homens agissem assim...agora se fosse nos dias de hoje , sim...tava errado.
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder3 h
      Teresa Silva Agora a velhada de Hollywood é acusada de assédio?! Mas porque não se revelaram as queixosas na altura própria?!
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder5 h
      José Casal Agora nao sei o que se passarà mas ha anos quem se queixasse era logo corrida a nunca mais tinha hipotese de fazer carreira aconteceu algumas europeias que até foram famosas mas nao na América
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder4 h
      Maria Silva Na altura eram todas muito inocentes....coitadinhas!
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder3 h
      Ana Sousa Jardim José Casal então convinha ficar calada, até convinha por vezes oferecer certos serviços a pessoas estratégicas!! Pode considerar muito feio o que digo enquanto mulher, mas toda a gente sabe como funcionavam e funcionam as coisas!!!
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder2 h
      Maria Cristina Martins Porque, queriam poleiro...agora só podem cacarejar!
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder53 min
      Cátia Rodrigues Há que separar o ator do homem 😉 E, sim, nestas áreas, tendo prestígio e fama, muitos abusam desses privilégio. Não é novidade! Em que mundo é que vivem? 🤔
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder53 min
      Alexandra Pereyra Ele fez um comentário infeliz. Mas, para mim isso não é assédio.
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder6 h
      Joao Nunes de Ornelas Isto é a nova caça às bruxas! Espero que acabe depressa que está a fazer estragos
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder2 h
      Manuel Vaz Devias pensar nisso antes de fazeres besteira. Não mereces o,prestígio que granjeas-te, como actor, nem o respeito pelos teus 80 anos. Como diz o português “cá se fazem, cá se fazem” e eu acrescento, bem feito.
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder2 h
      Rita Teixeira Morgan, estou contigo. Mulheres oferecidas são do pior.
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder3 h
      Maria Clara Gama Prazeres Estão a tentar enxovalhar o homem...🤔🙄🙄
      Gerir
      GostoMostrar mais reações
      Responder1 h

Sem comentários: