sábado, 26 de maio de 2018

Frelimo lidera participação política da mulher no país


Frelimo lidera participação política da mulher no país
Nos resultados preliminares do estudo sobre Participação Política da Mulher em Moçambiqueapresentado esta sexta-feira, a Frelimo lidera a participação política da mulher com o envolvimento destas nas Assembleias da República, Provincial e Municipal com cerca de 26.0% de mulheres. O mesmo estudo põe a Renamo em segundo lugar com 10.4% e a seguir o MDM com 0.8%.
Com esses dados, a percentagem da participação política das mulheres corresponde a 37.2% e dos homens continuam  62.8%.
O mesmo estudo refere, ainda, que mulheres tem maiores possibilidades de ser pobres; dedicar-se ao trabalho doméstico; trabalharem informalmente; cumprir a sua função reprodutiva e cuidar das crianças, casar prematuramente, ser vítimas de violência doméstica e sexual, estarem infectada por HIV e serem vistas como “dependentes” relativamente aos homens.
Como prováveis soluções para elevar o nível de participação política da mulher, o estudo aponta para o melhoramento da educação da mulher, a criação de benefícios socias para as mulheres e políticas institucionais inclusivas.
Por seu turno, as ligas femininas dos três partidos políticos com assento parlamentar disseram que a nível dos seus partidos, esforços estão a ser feitos para que a mulher seja empoderada. Aliás, estas avançaram que, com as eleições que se avizinham, os seus partidos darão maior primazia às mulheres.

Sem comentários: