sábado, 26 de maio de 2018

O que passa todos os limites é o saber-se que muitos “adoram” o cão e o gato, mas nunca visitam a mãe ou o avô

Bispo do Porto: “Morte 'boa', 'doce', como sugere o termo 'eutanásia'? Era bom, era"

26.05.2018 às 9h32

"Não é a dor física que leva ao desespero, pois essa é facilmente superada pelas modernas técnicas de analgia e cuidados paliativos. O que passa todos os limites é o saber-se que muitos “adoram” o cão e o gato, mas nunca visitam a mãe ou o avô. O insuportável é a ausência dos afetos, a fragilidade das relações, o grassar da cultura do “descarte”, escreve D. Manuel Linda no Expresso, pelo "não" à despenalização da eutanásia

"Humanamente falando, a morte constitui a repugnância máxima", escreve D. Manuel Linda este sábado no Expresso. O bispo do Porto argumenta contra a despenalização da eutanásia.

"A submissão ao facilitismo representa sempre uma abdicação perante a sensatez. Pior: começa por ser um “mal que se tolera” e, de abaixamento em abaixamento, chega ao “mal que se impõe”. Até ser tido como um “bem”. É o plano inclinado onde se forma a bola de neve que nunca se saber onde vai parar. Se é que vai mesmo parar."

Leia o artigo de D. Manuel Linda na íntegra na edição deste sábado do Expresso. Versão digital AQUI.

Fernando Cabrita Moreira Já não se sofre de dor tísica? Se fosse verdade, era bom, mas não é ! E a degradação das condições de vida, com tubos por todo o lado, dependência para a higiene, vestir, comer, sair e se conseguir só acompanhado... Uma pessoa, de qualquer idade, não se poderá libertar da prisão "perpétua" a que foi condenado sem ter cometer qualquer crime, só por ter uma doença degenerativa e/ou terminal ? Senhor Bispo não só por estar só, é porque sofre ! Sim, sofre !
12Gerir

Gosto · Responder · 7 h

Nuno Miguel Santos "A submissão ao facilitismo representa sempre uma abdicação perante a sensatez." É engraçado que uma instituição que acredita (ou faz os outros acreditar) em fantasmas, reis magos e santinhos e santinhas, venha evocar sensatez. E denomina a eutanásia de facilitismo, como se tomar uma decisão desse género fosse fácil. Enfim, mais do mesmo! Antes de dar a missa ao pessoal procurem resolver os casos de ASSEDIO sexual a crianças. Não o fazer isso sim seria uma falta de sensatez.
11Gerir


Gosto · Responder · 8 h

Ivone Cabral Domingos Amigo, eles não acreditam em nada disso! Querem é manter o seu poder controlando os momentos decisivos na vida dos outros! Desde o nascimento ( lá inventaram o batismo), na entrada da vida adulta e reprodutiva,( lá inventaram o matrimónio), no fim da vida, ( lá inventaram a extrema unção e o ritual do enterramento)! Pelo meio controlam com a confissão para tomarem o pulso ao que vão fazendo e corrigir desvios do que depende o perdão!
4Gerir


Gosto · Responder · 5 h

Nuno Miguel Santos Ivone Cabral Domingos Sem dúvida. Por isso mesmo é bom que quem está na dúvida na intenção de voto não se deixe intimidar por estas "aparições", que são tudo menos milagrosas ou inocentes.Gerir


Gosto · Responder · 5 h

Ivone Cabral Domingos Nuno Miguel Santos nem sequer bem intencionada! Hipocrisia e tentativa de manter o rebanho unido, obediente e manietado.
1Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Manuela C. Franks Ivone Cabral Domingos controlo? Só é baptizado se os pais ou o próprio quiser, o matrimónio só se quiser, o ritual na doença e na morte idem aspas aspas. É o livre arbítrio a funcionar! Até já nem se considera o que são valores morais ou éticos ou filosóficos que levámos séculos a atingir..Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Ivone Cabral Domingos Manuela C. Franks pois claro! Estamos a dizer o mesmo! Quem quer segue! Nem não quer rejeita! É bom que assim continue! E quem já tem púlpito á disposição e outros instrumentos nem todos honestos, para manter a coesão e o controlo de um largo grupo devia ficar por aí! Deixem os outros em paz com as suas opções que só aos próprios dizem respeito!
1Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Pedro Mendes Manuela C. Franks Ou cientificos...
1Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Ivone Cabral Domingos Tentem fazer alguma diferença positiva junto dos que sobrevivem em situações dramáticas, com privações imorais enquanto os que pregam e impõem ideologias que defendem os seus interesses se entretêm a tentar controlar aqueles que nunca lhes reconheceram esse direito.Gerir


Gosto · Responder · 2 h


Escreve uma resposta...




Ivone Cabral Domingos Alguém me explica porque motivo a opinião deste cidadão merece ser publicitada? Para mais tão longe doss motivos de uma decisão que está nas antípodas do facilitismo! Que contraria o instituto mais forte de todo o ser humano que é o da conservação?
E que pretende culpar os outros de uma decisão que é pessoal! Que fique descansado que não vão ser os parentes ausentes amando ou não o cão que terão qualquer interferência na decisão de não arrastar uma penosa e já agora, injusta e arrastada agonia! É o próprio que resolve dizer CHEGA! E quando o que essa gente que abusa do seu ascendente que não merece, tem para oferecer uma mão cheia de nada, fique longe e não perturbe os últimos momentos de cada um!
1Gerir


Gosto · Responder · 5 h

Amelia Pereira Já cá faltavam os charlatões que vendem banha da cobra há milénios.

--> Uma Santa a pairar numa árvore, revelando a menores de idade segredos importantíssimos??
Era bom, era.

--> Um senhor de barbas junto de um portão a transportar a malta para um paraíso? Era bom, era.

--> Um Vaticano com lucros de trilliões de dólares em negócios: imobiliária, armas, lavagem de dinheiro, tráffico de crianças, pedofilia???
Era bom,.... espera lá... isto tem mesmo sido bom.
3Gerir


Gosto · Responder · 6 h · Editado

1 resposta


Fatima Lima O que doi, e sermos dependentes. Pensarmos nas vidas dos que nos sao queridos e de quem dependemos. E perdermos a dignidade quando deixamos de saber comer ou precisamos que nos mudem as fraldas.
O que doi nao e o fisico, qque para isso ha remedio. O que doi e a alma, a humanidade que dixamos de ter, quando nao reconhecemos ninguem, nem aqueles a quem amamos toda a vida.
O que nos doi, e sermos vencidos pela incapacidade.Gerir


Gosto · Responder · 48 min

Jose Cinza No Alentejo não se precisa da lei (direito a eutanásia ) quando vemos que está na hora de partir (suicidamos )a lei quem a fazer é o povo até nisso o Alentejo é muito á frentemmmmmGerir


Gosto · Responder · 1 h

Carmo Sousa Concerteza. O cão o gato os animais não verbalizam o sentir. Assim é fácil gostar
1Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Carlos Fernando De Gallo Acho que é uma decisão pessoal como todas as decisões que tomou na sua vida.
A pergunta que trago SEMPRE comigo : Os outros terão o "Direito" de decidir por mim ?
A Eutanásia é uma DECISÃO que cada um poderá tomar e responsabilizar-se por isso. Quem não optar por ela, fa-lo de acordo com a sua consciência da mesma forma como quem opte.
2Gerir


Gosto · Responder · 6 h

Amelia Pereira Exatamente. é uma decisão pessoal que não diz respeito a terceiros. ponto.Gerir


Gosto · Responder · 5 h

Maria Inês Akram Se não diz respeito a terceiros por que é que são esses terceiros que administram a injecçãoGerir


Gosto · Responder · 27 min


Escreve uma resposta...




Maria Dos Anjos Castelão O descartar de sentimentos assentoado nesta nossa sociedade essa sim a grande dor.
2Gerir


Gosto · Responder · 8 h

Fernando Cabrita Moreira Francamente, espero que não venha a sofrer fisicamente, como já assisti, é simplesmente horrível!
1Gerir


Gosto · Responder · 7 h

Carla Pereira A vida é um direito, mas não um dever... viver é diferente de existir, e ninguém é obrigado a existir num corpo que não vive só porque outros querem. Acaso cada um tomar a decisão de morrer numa fase terminal de Alzheimer ou cancro por exemplo... inter...Ver mais
1Gerir


Gosto · Responder · 3 h


Escreve uma resposta...




Manuel Paz Oliveira Toda a morte é má quando reprimida. Como tudo na vida só a aceitação faz o belo. Não há beleza em negação, sr bispo. E uma decisão pessoal deixada em testamento é para cumprir, e os cães e gatos ficam fora da discussão. Não seja imbecil com metáforas imbecis!Gerir


Gosto · Responder · 1 h · Editado

Manuel Vaz Era, e é Senhor bispo, se a igreja ajudar um bocadinho. Não comprendo qual o prazer de ver um infeliz qualquer, numa cama de hospital com todas as suas funções vitais, dependentes de máquinas, já sem conhecimento de onde está nem o que faz. Por dó, tenham piedade.Gerir


Gosto · Responder · 7 min

Paulo Nunes Queres que eu decida o que deves fazer com a tua vida ó d. manuel linda?

Sem comentários: