terça-feira, 15 de maio de 2018

EOPOLÍTICA DA ECONOMIA DOS PETRÓLEOS E A VOLATILIDADE DO PREÇOS DE VARIADOS PRODUCTOS PETROLÍFEROS EM MOÇAMBIQUE

ESTA IDEIA NÃO É DO PCA DA ENH, E.P.
"...Escrevi esta ideia a um ano (2017) e neste ano (2018) voltei a analizar o DECRETO n. 45/2012, cujo texto se transcreve:
"...A GEOPOLÍTICA DA ECONOMIA DOS PETRÓLEOS E A VOLATILIDADE DO PREÇOS DE VARIADOS PRODUCTOS PETROLÍFEROS EM MOÇAMBIQUE
i. PROPOSTA DE SOLUÇÃO E DE MITIGAÇÃO DEVIDO AO ARTIGO 67 DO DECRETO NO. 45/2012, DE 28 DE DEZEMBRO, LEI DO “…REGIME A QUE FICAM SUJEITAS AS ACTIVIDADES DE PRODUÇÃO, IMPORTAÇÃO, RECEPÇÃO, ARMAZENAMENTO, MANUSEAMENTO, DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO, TRANSPORTE, EXPORTAÇÃO E REEXPORTAÇÃO DE PRODUTOS PETROLÍFEROS…”.
“…Não faz sentido a PETROMOC, SA em 40 anos de sua existência, não criar oportunidades rubustas para a gestão dos combustíveis e ainda, não pensar em construir refinarias em MOÇAMBIQUE…”
A ECONOMIA DE PETRÓLEOS, depende muito da GEOPOLÍTICA dos productores (SUPPLIERS) e dos consumidores (BUYERS) em toda a CADEIA DE VALORES nesta indústria. Nos últimos tempos, o “baril” de crude a) WEST e B) BRENT tendem a subir consideravelmente capazes de influenciar na oscilação dos preços médios praticados no SPOT MARKET.
E ainda, a oscilação dos preços é dependente do tipo de contrato que eles BUYERS (por exemplo o ESTADO moçambicano) celebrar com com os SUPPLIER’S que podem ser empresas ou indivíduos “especuladores” ou as próprias refinarias, por exemplo: em ECONOMIA DE PETRÓLEOS nós classificamos os contratos em (1) SHORT TERM SALES, no SPOT MARKET, (2) middle term sales no spot market e (3) LONG TERM SALES no SPOT MARKET. Portanto, cada estratégia tem as suas vantagens e desvantagens quando se verificar o UP AND DOWN do preço do CRUDE nesse tipo de mercado. E o mais viável para Moçambique seria o (2) MIDDLE TERM SALES.
Ainda em relação a Moçambique, eu penso que, para o ESTADO moçambicano (que parece actualmelnte ter dado a responsabilidade aos privados no comando deste tipo de negócios), ele compra no modelo SHORT TERM no SPOT MARKET e não faz aquilo que chamamos de HEDGING (fixação do preço e valor-qualidade dos productos petrolíferos no contrato para salvaguardar-se as oscilações de preço principalmente quando sobe não afectar as contas do BUYER-ESTADO moçambicano ou os fornecedores dos productos petrolíferos ao ESTADO moçambicano).
De acordo com o último OIL REPORT lido parece que Moçambique compra numa base volátil do CRUDE ou seja se preço do BRENT descer, o Estado ao abrigo do Artigo 67 do Decreto no. 45/2012, de 28 de Dezembro, os preços entram a baixar e se sobe no SPOT MARKET este (Artigo 67 do Decreto no. 45/2012, de 28 de Dezembro) também se ajusta a altos valores para os potenciais compradores domésticos. Portanto, um valor definido que o ESTADO moçambicano compra não sei quanto é exactamente mas anda por ai acima de 65USD/bbl cujo valor é pode ser a base para especial para as refinarias. E para o ESTADO moçambicano pode ser que esteja a dobrar o que é um grande peso orçamental para o ESTADO moçambicano.
No entanto, há que considerar-se o custo do transporte do Local de compra-LOADING POINT para UNLOADING POINT, ou seja em Moçambique e essa despesa quem paga é o BUYERS (o ESTADO moçambicano se for o caso). E dai, fazer a devida distribuição dos diversos productos petrolíferos para cada necessidade dos moçambicanos. E o preço final para cubrir tudo quem deve é você (risos). Portanto, há maior probabilidade de os moçambicanos comprarem mais caro os productos petrolíferos em conformidade com a aplicação do Artigo 67 do Decreto no. 45/2012, de 28 de Dezembro, sempre que se verificar pequena oscilação do CRUDE no SPOT MARKET (…).
________________
SUMÁRIO
você, ou seja o ESTADO moçambicano não compra o CRUDE OIL porque não tem refinarias. Ele (ESTADO moçambicano) compra a um preço mais elevados do que 65USD/bbl a partir de uma refinaria cuja mesma é que compra a 65USD/bbl no SPOT MARKET. Então, você deve somar por exemplo se compra a 150USD/bbl por cada tipo de producto petrolíferos mais o transporte de para Moçambique e dai, vender aos moçambicanos.
ii. PROPOSTA DE SOLUÇÃO
O ESTADO MOÇAMBICANO TEM DUAS SOLUÇÕES VIÁVEIS:
1). Transformação dos veículos de consumo a diesel ou gasolina, etc, para consumo de gás natural. Se olharmos pelo potencial desse recurso no país.
2) Individar-se para construir refinarias em Moçambique para em vez de comprar productos petrolíferos processados, poder comprar o crude oil e processar no país. Os potenciais mercados podem ser Moçambique, Zimbabwe, Botswana, Zâmbia, Malawi, Suazilândia, Lesotho, África do Sul, Etc.
Portanto, é preciso investir-se em e explorar-se toda a CADEIA DE VALORES da indústria extrativa de Petróleos e Gás. Estou falando de: (1) UPSTREAM, (2) MIDSTREAM E (3) DOWNSTREAM. O ESTADO moçambicano está a perder muito dinheiro na sua estratégia de fazer negócios-exportação de matéria não processada, i.e., matéria-prima.
iii. VANTAGENS DE TER AS REFINARIAS EM MOÇAMBIQUE
HÁ INÚMERAS VANTAGES DE TER-SE REFINARIAS EM MOÇAMBIQUE, NOMEADAMENTE:
1. O custo dos productos petrolíferos poderia baixar e assim influenciar na redução do custo de vida dos moçambicanos;
2. Criação de muitos postos de trabalho, que é um imperativo nacional;
3. Os subproductos dos refinados, são matéria-prima para alimentar outras indústrias no País;
4. a importação do asfalto, poderia reduzir e assim, poupar despesas no orçamento do Estado. E por sua vez, o asfalto produzido em Moçambique, serviria para o melhoramento e construção das vias de acesso, que são um grave problema no País;
5. A exploração dos Portos e Caminhos de Ferro poderia incrementar o seu volume de negócios, uma vez que, os países como Zimbabwe, Botswana, Zâmbia, Malawi, Suazilândia, Lesotho, África do Sul, Etc., são os potenciais mercados para os productos petrolíferos na região;
6. Entre outros (…).
_____________
_____________
G. Aníbal, Mestre
Gestão de Projectos de Investimento, Foco., Lda
Administração e Gestão de Recursos Humanos, Foco., Lda
Físico Educacional, M.Ed., UP
Geólogo De Pesquisa, B.Sc., UEM
(Geocientísta e Economista de Petróleos), M.Sc., Chula
E-mail: gilderantonio@gmail.com
Cel.: (+258) 82 54 80 126
https://www.facebook.com/gilder.anibal.5
Copyright Reserved ® ..."
GostoMostrar mais reações
5 comentários
Comentários
Félix Esperança A ver vamos...
Gerir
GostoMostrar mais reações
31 min
Santos Maite Silvestre Pelomenos as suas ideias estão sendo usadas quando vivo
Gerir
GostoMostrar mais reações
30 min
Gilder Anibal O problema e' usar essas ideias nas escondidas enquanto estamos sempre juntos. Ha muita COBARDIA e ANTI-EMPATIA nos mocambicanos. Estes nao sabem reconhecer pessoas que pensam em SOLUCOES para o Pais.
Gerir
GostoMostrar mais reações
29 min
Santos Maite Silvestre Irmão eu mas você e mas 50 gajos vimos quem públicou primeiro foi você portanto não se discute este asunto.
Gerir
GostoMostrar mais reações
26 min
Angela Luena Paulesse Com muita razão me lembro de ter lido esse artigo neste mural...
Gerir
GostoMostrar mais reações
27 min
Khossa Mafanissani Reserva as suas ideias (nas entidades competentes), de modo a ser comunicado sempre que as necessitarem.
Pelo meu visto já é a segunda vez que isso acontece.
Gerir
GostoMostrar mais reações
24 min
Gilder Anibal Acontece sempre. As propostas nao passam mas depois sao roubadas e transformadas em ideias dos ladroes. E eles saem a brilhar como se tivessem um cerebro que pensa no Mocambique. E' vergonhoso e estou a ficar cansado destes actos de certos gestores.
Gerir
GostoMostrar mais reações
22 min
O Caminhante Das Sombras Terceira vez, depois das faixas dos my loves
Gerir
GostoMostrar mais reações
13 min
Santos Maite Silvestre Khossa Mafanissani melhor Asim o Moçambique maniguem orgulhso nso podia fazer uso por ser de Moçambique melhor Asim quem sabe no futuro breve teram que localizar o proletário.
Gerir
GostoMostrar mais reações
21 min
Gilder Anibal Eles sabem onde estou mas tem medo das minhas ideias. Parece que ameacam as suas posicoes. Por isso, fazem isso dai. Hehehehe
Gerir
GostoMostrar mais reações
18 min
Santos Maite Silvestre Ações falam mais alto que palavras
Gerir
GostoMostrar mais reações
15 min

Sem comentários: