segunda-feira, 21 de maio de 2018

Depois de ter comparado Dhlakama a Moisés da Bíblia Conselho Cristão dá o dito por não dito

Foto de Ser - Huo.Depois de ter comparado Dhlakama a Moisés da Bíblia Conselho Cristão dá o dito por não dito

Diz, agora, que foi publicada uma versão do elogio fúnebre sobre a qual não houve consenso.
O Conselho Cristão de Moçambique publicou, na passada terça-feira, no jornal “Notícias”, um elogio fúnebre a Afonso Dhlakama, elevando o presidente da Renamo ao nível de Moisés, por também ter sofrido quarenta anos no deserto e, quando aparentemente faltava pouco para a glória, morreu também em local e “circunstâncias não dignas”. Em nota de esclarecimento publicado no mesmo jornal dois dias depois, o mesmo Conselho Cristão de Moçambique, em outro comunicado, apararece a “lamentar a publicação por lapso, de uma versão” do documento sobre a qual diz que não houve consenso. “O texto enviado ao jornal notícia não corresponde à versão produzida e ‘consensualizada’ no seio dos membros do colectivo, devido a uma troca inadvertida ocorrida nalgum momento do 
processo de tramitação do expediente”, lê-se na nota rectificativa. Mas este comunicado não esclarece qual é o teor da versão sobre a qual se chegou a consenso. O Conselho Cristão de Moçambique é a versão eclesiástica das chamadas “Organizações Democrática de Massas” do partido Frelimo, e os sucessivos dirigentes do Conselho Cristão de Moçambique têm-se destacado no apoio ao Governo chefiado por esse partido, mesmo no período mais recente dos confrontos armados entre a Renamo e o Governo, e, por isso, criou perplexidade o documento do Conselho Cristão de Moçambique que exalta Dhlakama. No anúncio necrológico do Conselho Cristão de Moçambique – que foi das poucas instituições que emitiu um anúncio necrológico –, lê-se: “Este homem é filho de Deus que veio ao mundo e especialmente a Moçambique com uma missão es
pecífica de completar a liberdade do povo moçambicano, depois da independência nacional do país perante o subjugo colonial em 1975”. Segundo o Conselho Cristão de Moçambique, Dhlakama, depois da proclamação da Independência, em 1975, “viu que ainda falta a independência política, económica e social pelo qual se empenhou na sua busca, como um bem-estar que ainda não alcançou o seu clímax”. No anúncio necrológico, o Conselho Cristão de Moçambique diz que Dhlakama “não é o primeiro sofredor em libertação de um povo que não chega à conclusão do seu objectivo; Moisés sofreu quarenta anos no deserto e faltando pouco para a glória foi ao descanso e com a certeza de que se vai alcançar a vitória veio o Josué para terminar o percurso da história”.

O Conselho Cristão de Moçambique dizia, no seu comunicado, quea história de Afonso Dhlakama como homem “não difere daquele libertador do povo israelita, que durante muitos anos militou em todas as frentes buscando a glória de um povo que tanto merece porque o líder da Renamo buscou consensos com todos os governantes do país, infelizmente não honrados, mas não sossegou até que a sua vida terminasse em lugar menos digno, como Moisés”. O Conselho Cristão dizia também que não tem nada a contestar no poder de Deus e acrescenta: “O que rogamos aos compatriotas é que sejamos fortes, corajosos e avante porque o destino do percurso está mais próximo e à família queremos agradecer-lhe por ter aceitado cuidar deste filho que veio ser herói da nação”.

Dirigindo-se à família enlutada, o Conselho Cristão de Moçambique escreveu: “Deus vos console e vos dê a recompensa pela mordomia oferecida, e ao ilustre Afonso Dhlakama, descanse em paz e tranquilo, que não tenhas sofrido em vão, a sua história fica escrita nos corações do povo moçambicano”. (Eugénio da Câmara)
CANALMOZ- 21.05.2018
Ai está, distras para a Dra Vanda e os hamburgues; o Conselho Cristao de Moçambique chora o desaparecimento do "libertador, Moises de Moçambique", na ânsia que Ossufo seja o "Josué".
Ainda prefiro bater cannabis e ficar high na minha, do que se esconder por trás da Bíblia para se dar autoridade de mandar "madafaka" a tantos!
Comentários
Manecas Tiane este é o CCM? Hummmmmm
Gerir
Ser - Huo CCM de matximba sabe. Nao espanta que pessoas deitem aquele livro. Arrriiii
Gerir
Ernesto Homu duvido que a direção do conselho cristão tenha feito aquele tipo de comparação, a credito que um indivíduo do conselho cristão, com simpatia especial, tenha se chamado conselho cristão.
Gerir
Ser - Huo Também pensei nisso Ernesto Homu, pensei nisso, porque auuuu, é demais. Mas, nao seria a primeira mancada do CCM, sao dessa linha mesmo.
Gerir
Francisco Jose Não sei se esta mensagem tem realmente um teor religioso. Parece me que entrou um pouco de politica/ politiquice.
Será mesmo do conselho cristão? Espero que o senhor Macamo se pronuncie no mais cedo possivel.
Gerir
Buene Boaventura Paulo É realmente embaraçoso para CCM buscar comparação com Moisés e Josué, pese aceitar o contributo que Afonso Dhlakama e seu partido tenha dado em várias vertentes na política moçambicana. Dá para supor uma posição de alguém, do CCM que aproveitando - se de alguma distracção dos colegas mandou publicar a mensagem. Isto pode ter sido feito não pela genuidade de sentimento, mas para passar uma imagem distorcida da organização.
Gerir
Ser - Huo Ate aqui, como eu nao entendo de Bíblia, nao vou me meter nos Moises e Josues, mas, estou a pensar de onde o CCM teria tirado os dados para concluir essa de "lider de partido com maior volume populacional do pais".
Alguma coisa está a nos escapar aqui. 
Bom, Ernesto Homu, Francisco Jose, Buene Boaventura Paulo, eu so estou a espera que o CCM se pronuncie sobre essa mancada, pois, fora isso, aasumem.
Gerir
Buene Boaventura Paulo Mas essa de maior volume populacional soa o quê mesmo? Por isso isto é cabala e não uma mensagem ponderada de uma instituição, que já nos habituou ao melhor de formalismo e imparcialidade nas suas abordagens, quando se trata da vida política do País
Gerir
Ser - Huo Buene Boaventura Paulo, se a memoria nao me falha, este nao seria o primeiro teste de "tacto" do CCM. Me parece que ja houve outros, antes.
Gerir
Elisio Macamo qualquer que seja o motivo, uma coisa é certa. deus vai punir a pessoa que escreveu isso. é pecado maltratar a língua de unidade nacional daquela maneira.
Gerir
Ser - Huo Kakakkkk, eu pensei em quantas Ave Marias a pessoa ou Conselho que escreveu isso teve de recitar para começar a primeira palavra. Como se diz, "Deus está a ver",
Gerir
Elisio Macamo e jesús não vai gostar de saber que tinha irmão distante negro...
Gerir
Josina Malique Acompanho-te nessa meu irmao. Com muito gosto!
Gerir
Ser - Huo Hahahahhh, melhor ficar high mesmo, porque nem quero imaginar se um irmao do CCM estiver no portão do paraíso a controlar entradas, estamos fotelados.
Gerir
Josina Malique Anyway we have to know for real who plays this game and their positions. It's much easier, I guess...
Gerir
Ser - Huo You got a point Josina Malique, this game has a plenty of players, muitos "partidos sombras. I just don't know why some of them/us continue using back and face covers, beside coming out and enjoying full (political) freedom.
Gerir
Josina Malique As CSO with all the grace!
Gerir
Moulinho Lehuany Esta mensagem não parece de um Conselho Cristão, está ele viciado de parcialidade, é uma abordagem política explicita. Parece mensagem do partido renamo.
Gerir
Responder5 dia(s)Editado
Ser - Huo Hahahahhhh, ate pode nao ser Renamo, mas tem tudo de partido politico.
Gerir
Adelino Inacio Assane Todo esse texto? Vou ali.... volto.
Gerir
Joaquim Gove Whaaaat???
Gerir
Isack Pilonthy Alela Admiro como o texto foi publicado pelo "Notícias", como o mesmo sentimento estaria se tivesse sido publicado pela TVM.

Sobre a parcialidade do CCM é discutível.
Gerir
Joaquim Gove O Noticias vende esse espaço, meu caro Isack Pilonthy Aleia. Que eu saiba e a TVM não tem um espaço de necrologia, penso assim também.
Gerir
Isack Pilonthy Alela A admiração não é por ser uma necrologia no "noticias". O debate aqui não é esse, mas sim o conteúdo da "necrologia".
Gerir
Ser - Huo Quem trouxe TVM e Noticias no debate sobre "conteudo da necrologia" foi VOCE Isack Pilonthy Alela.
Gerir
Isack Pilonthy Alela Sim, concordo, fui eu.
Gerir
Ser - Huo Hehehehhh, publicar necrologia na TVM ne? Como seria isso? A gente tem tudo para rir aqui.
Gerir
Isack Pilonthy Alela Sim, publucar (na sua pag.facebook) na RM e TVM. Que tal, já há tudo para ficar calado?
Gerir
Ser - Huo Seja coerente, por favor. Agora analisas o caso na evenrualidade de a TVM publicar necrologia na sua página facebook ne? Nao nos desvie do assunto (como disseste, "conteúdo"), por favor.
Gerir
Isack Pilonthy Alela "Ser-Hu", talvez precisemos de alguém para intermediar isto. Mas o meu ponto é muito claro: o facto do conteúdo da necrologia ter sido publicado pelo "noticias". This is the point
Gerir
Responder5 dia(s)Editado
Maria Feliciana Velemo Dambo Até parece uma anedota.😷
Gerir
Isack Pilonthy Alela Publicar = acto ou efeito de tornar público (lendo, postando, etc etc).
Gerir
Nkulu Wa Munu Tenho rizzla eu. Vamos bater juntos? Eheheheheh
Gerir
Félix Esperança Receio que esse comunicado tenha sido parido pela sua pena bro... e vendido ao CCM
Gerir
Ser - Huo Mas isso se chama "ultraje" a minha pessoa e meus descendentes Félix Esperança, eu NAO jogo escondido como esses manos dessa mensagem ai bro, que ate superaram a mensagem funebre da amiga Ivone. Xiçaaa.
Hahahahh Nkulu Wa Munu, espero que essa rizzla nao seja de folhas de Biblia.
Gerir
Taisse Sigaúque Eu acho muito em breve teremos um desmentido do CCM.
Sou até capaz de jurar que teremos
Gerir
Ser - Huo Vamos acreditando mana, se a esperança é a ultima a cair, neste caso eu preciso acreditar na chegada do desmentido.
Gerir
Lenine Daniel Este é um grande exemplo do quão "politizados"estamos e do desrespeito por Deus e por todos cidadãos desta pátria. Não é esse tipo de organizações que precisamos porque assim não dá mesmo. Nenhum país pode ir para frente com esse tipo de palavras...
O que direi a minha filha que é criança daqui a 10 anos após ela ler esse documento?
Gerir
Responder5 dia(s)Editado
Lu Marília Dizem Moisés
Gerir
Ser - Huo CCM in da house. A questão é: Ate onde este desmentido reflecte a verdade dos factos; e sendo isso, quem é o malandro que se aproveitou da situação e foi txunar uma "mensagem" nao consensualizada no jornal? Bom, pelo menos deram a mão a palmatória.Gerir
Adelino Inacio Assane kkkkkkkkk! Escreveu, escreveu e........!
Gerir
Ser - Huo Mana Taisse Sigaúque, como dizem, quid juris aqui? Parece que o bom do jornal Savana Mediacoop NAO teve acesso ao "desmentido" do CCM, ou, é como dizem, o "texto do CCM criou muitos desavindos no seio dos associados e alguns frelis...", dai que preferiu ainda destacar aquela mensagem de condolencias? Estou asno de novo.Gerir

Sem comentários: