terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Ainda sobre Matsangaíssa



Egidio Vaz


Ainda sobre Matsangaíssa. Yaqub Sibindy, parente de Afonso Dhlakama é próximo do André confirma que André Matsangaíssa nunca esteve em Nachingweya. Ou seja a "biografia" passada por "aquele?" jornal não deve ser levada a sério, para além do facto de o tal Mercedes Benz ter sido "oferecido de bandeja" por um colono. Estou cada vez decepcionado com a chamada "crítica interna e externa das fontes."

Comentários


Sergio Lourenço uma historia bem tendenciosa
Gosto · 1 · 20 h


Helder Hugo Ha ha ha ha ha ba ha e serio isso? Posso processar o jornal entao.
Gosto · 2 · 20 h


Tirso Sitoe Estes diferentes dados, devem ajudar-nos (re) pensar sobre o processo de produção do conhecimento e não ficarmos, decepcionados, logo a primeira vista. Dai que penso que isso, pode dar uma boa tese se formos a tentar desbravar a mata.
Gosto · 3 · 20 h


Muhamad Yassine Quem te garante que ele te disse à verdade?
Gosto · 21 · 20 h

Ocultar 14 respostas



Egidio Vaz Kkkkkkkkkkkkkllkllllllmllllll
Gosto · 2 · 20 h


Tirso Sitoe Quando estamos perante a assuntos como estes, "todos" querem aparecer no filme. Apenas quero que achem um bom realizador e director para tal. As verdades viram, depois de confrontar melhor as diferentes fontes. Olha que não podemos assumir como um "verdade total" porque dai, podem e devem vir novas indagações.
Gosto · 2 · 20 h


Zacarias Tsambe Será que pelo facto de Yaqub ser próximo de AM, e familiar de AD, faz dele e do que fala verdade absoluta e inquestionável? Aquele Yaqub do PIMO mesmo? É ele?
Gosto · 6 · 19 h · Editado


Tesoura Júlio Tuboi

Gosto · 19 h


Schauque Spirou Logo Yakub
Gosto · 1 · 19 h


Paulo Araujo Mas agora usas Yaqubo como tua fonte inquestionavel?çinçeramente mbuya pah
Gosto · 6 · 19 h · Editado


Egidio Vaz Paulo Araujo kkkkk, você então escolhe suas fontes. As que confirmam as suas crenças são fontes crediveis. As que não, são suspeitas. Yaqub Sibindy é antigo combatente e conhecedor do assunto. As fontes do Gwembe, fontes orais, são boas porque confirmam a sua crença. As fontes arquivísticas, não são porque vão contra suas crenças. Paulo pa
Gosto · 6 · 19 h


El Patriota Essa alegria toda é por causa da versão de Yacub, manoVaz?? Logo o Yacub?
Gosto · 6 · 18 h


Schauque Spirou Kkkkl é o mesmo que vir a voar tipo a fonte credível pra assuntos do partido é meu xará de Tete. Arrriiii
Gosto · 2 · 18 h


El Patriota É que há muito que o líder do BOC deixou de ser credível!
Gosto · 3 · 17 h


Moniz S. Walunga Boa questao Muhamad Yassine! Ou seja, so' pelo facto de o Yacub Sibindy ser familiar do Dlhakama lhe da' a legitimidade de ser o arauto da verdade?! Egidio Vaz, estamos a ir de mau a pessimo!!
Gosto · 3 · 16 h


Chande Puna

Gosto · 1 · 4 h


Morais Correia Ou por outra Muhamad Yassine, o que garante que ele sabe a verdade?
Gosto · 1 h


Morais Correia Egidio Vaz, o Jacob Neves Salomao Bibindi eh atigo combatente a qual nivel? Sabes especificar? Eu ca em cabo Delgado conhe(ss)os a niveis para pasmar a qualquer um.
Gosto · 1 · 1 h


Buene Boaventura Paulo Tudo bem, caiu por terra toda a divagação por Mercedes Benz (CAP I). Vamos ao segundo se ele esteve ou não em Nachingueia... bom empreendimento
Gosto · 3 · 20 h


Rildo Rafael Mesmo o que o Sibindi relata? Egidio Vaz
Gosto · 2 · 20 h


Rildo Rafael A crítica interna e externa deve estar sujeita a todas fontes...
Gosto · 3 · 20 h


Egidio Vaz Andre Matsangaíssa não é uma fonte séria. O que ele mandou gravar deve ser cruzado com outras fontes.
Gosto · 20 h


Baptista Cumbane Egidio Vaz, Marcelino dos Santos , Chipande e companhia são fo tes sérias?
Gosto · 6 · 19 h


Rildo Rafael Todas as fontes, incluindo o relato do Sibindi devem ser sujeitas à critica interna e externa, mesmo o documento ( Jornal de 1970/1) que referido pela PIDE...Há aqui bom pressuposto para sujeitar ao método histórico...Egidio
Gosto · 4 · 19 h


Abel Zico Mas, Egidio Vaz, você como históriador com alguma capacidade critica fez essa tal critica ao que Yakub Sibindi disse? O facto dele ser sobrinho de Dlhakama é porque é verdade? Ou é verdade porque satisfaz a sua tese? Você fala de problemas na critica interna e externa das fontes, mas é o primeiro que ouve Yakub e vem correr para postar... Que contradição me caro...! Olhando bem para a história da política nacional actual o próprio Yakub Sibindi já é uma contradição para ele mesmo que nem sabe onde está e para onde vai... Eipa...
Gosto · 23 · 20 h

Ocultar 13 respostas



Cleto Goncalves Bem pensado Abel Zic
Gosto · 20 h


Tesoura Júlio Tuboi Subscrevo
Gosto · 19 h


Schauque Spirou Ooops
Gosto · 19 h


Ricardino Jorge Ricardo Yuh!...
Gosto · 19 h


Charles Viagem Subescrevo Abel bem dito
Gosto · 19 h


Sura Rebelo Engasguei kikikiki
Gosto · 1 · 19 h


Egidio Vaz Fazer critica é desacreditar Yaqub Sibindy? Já duas pessoas sabem que nunca Matsangaíssa foi a Nachingweya.
Gosto · 19 h


Pedro Cristovao Mawai Jr. KKK
Gosto · 18 h


Schauque Spirou '' contradição para ele mesmo que nem sabe onde está e para onde vai'' EHEHEHHEEHEHEHEHHEHEHEEHEHEHHEH AQUI HA PESSOAS TERRIVEIS
Gosto · 2 · 18 h


Sura Rebelo Schauque Spirou seu imperialista kikikikiki
Gosto · 1 · 18 h


Schauque Spirou Eishh heheh
Gosto · 1 · 18 h


Sura Rebelo

Gosto · 18 h


Sura Rebelo

Gosto · 18 h


Tiago Valoi Egidio, resumindo estás a dizer que o Canal nos burlou. Ou melhor, prestou um falso e péssimo serviço à nação!!
Gosto · 1 · 20 h


Egidio Vaz Granda burla
Gosto · 3 · 20 h


Lenon Arnaldo Nem seria a primeira vez. Ou melhor, o Canal de Moçambique é uma grande a burla de per si.
Gosto · 1 · 18 h


Tiago Valoi O relativismo na questão da verdade histórica Egidio
Gosto · 20 h


Tiago Valoi Kkkkk
Gosto · 20 h


Watson Postmortem Yaqub Sibindy não é credível, logo, não serve como fonte.
Gosto · 4 · 19 h


Ernesto Raúl Timbe "HUNTING MATSANGAISSA".
Gosto · 1 · 19 h


Rildo Rafael Acho muito precoce acusar a publicação do Canal como Burla...É preciso confrontar as fontes e avaliar criticamente sob ponto de vista interno e externo. Egidio
Gosto · 3 · 19 h


Lenon Arnaldo Qual fonte irmao. A falsa notícia pública pelo Canal de Moçambique, não resulta de nenhuma investigação do mesmo, mais sim, de um copy past de uma publicação retirada do facebook, do qual, o autor do referido post, fez questão de chamar particular atenção pelo, a informação que ele partilhará, carecer de confirmação pois alguns dados não batiam certo.

Lá foi CM, feito um Chico esperto, zás a publicar, como quem tivesse feito algum trabalho investigativo de base ou confrontado/cruzado alguma fonte.

Falsa histórias, falsos heróis só e só para consolo ou alimentar algumas almas perdidas.
Gosto · 18 h


Nico Voabil #Egídio Vaz quantas vezes terei que lhe dizer tenha paciência, você tem muita pressa em aparecer ou ser quem fala primeiro, isso não é bom muito mais quando você conta na terceira pessoa. Quem Yakob pra você acreditar nele? Junte os factos, tem muita gente que esteve em Nachingueia, conversa com esses, chega de nos palhaçar...
Gosto · 9 · 19 h · Editado


Elvino Dias Kkkk
Gosto · 19 h


Lytos John Esse Yaqub Sibindy 'e aquele do PIMO? Heheheeh

Gosto · 1 · 19 h


Anuary Thaundi Esse é Yaqub Sibind do bolco da oposição construtiva. Do PIMO é outro, me parece
Gosto · 17 h


Lytos John É mesma pessoa
Gosto · 11 h


Yaqub Sibindy

Gosto · 11 h


Lytos John Great!
Gosto · 4 h


Pedro Jose Formigao Afinal em Nachingwera era duas pessoas? E sibindy esteve no grupo?
Gosto · 19 h


Ricardino Jorge Ricardo Prefiro CONFIAR no Canal que no Yacub...
Gosto · 2 · 19 h


Pedro Jose Formigao Dizia Nachigweia.
Gosto · 19 h


Zeiss Lacerda Uma das regras do jornalismo é a rapidez na publicação de informação mas o elemento prioritário é a fidelidade da mesma. Publicar escritos à toa não é nada profissional.
Gosto · 6 · 19 h


Tony Ciprix Depois dos jornais de 1971, agora Sibndi passou a ser uma fonte credível? Legitima o facto de ser primo do DHL este ser próximo do visado? Esse método histórico é da escola dos anales?
Gosto · 14 · 19 h


Zeiss Lacerda

Gosto · 19 h


Egidio Vaz O que o Tony sabe do Matsangaíssa?Quem disse que matsangaissa fugira a Nachingweya em 1972 senão ele próprio? Aqui não disse que ele não fora Soldado da Frelimo. Apenas disse que ele não esteve em nachingweya. Só ele e as entrevistas que andou a dar é que dizem isso. Nenhuma outra fonte. O Tony ouviu de mais quem que Matsangaíssa esteve em Nachingweya?
Gosto · 2 · 18 h


Tony Ciprix Egidio Vaz, não coloque na minha boca o que não falei: apenas me situei no âmbito da história e verdade de Adam Schaff. O resto da agenda que você procura defender não me diz respeito. Faço tanta pesquisa usando a história como método de abordagem quanto você o faz. Então, controle a sua subjectividade e defenda a sua agenda sem imputar algo que os outros não disseram: não sei de nada do tal do André, não quero saber e tenho raiva de quem sabe!
Não gosto · 8 · 18 h


Mino Chochoma Você disse que Yaqub disse .......
A ser assim, a futura geração estara pior que a nossa.
Não gosto · 1 · 17 h


Egidio Vaz Tony Ciprix, minha agenda é colocar Matsangaíssa no seu lugar. Só isso
Gosto · 1 · 16 h


Tony Ciprix A minha responsabilidade histórica, Egidio Vaz, é a de introduzir os mais novos, os que chegam pelo nascimento, no mundo, através da Educação. Este mundo é velho, novo apenas para os que chegam pelo nascimento e sem voz: os infantes. Tenho de ter certeza que atravessei esse mundo com os olhos postos no passado. Com essas areias movediças, como garantir essa introdução dos mais novos? Onde reside a fonte da verdade: Sibindy ou os jornais de 1971? Não se deve esquecer que cada um faz a interpretação de acordo com a tradição do pensamento que o condiciona. O Jornal tanto o Sibindy, cada um, escreve e fala numa seleção dos factos de acordo com o seu ponto de vista ideológico: Egidio você se deu ao trabalho de depurar essas possíveis impurezas?
Gosto · 2 · 16 h · Editado


Moniz S. Walunga Mino Chochoma , kkkkkkkk! Edtas mais que certo!!
Gosto · 16 h


Pedro Cumbane Vamos com calma companheiros jornalistas, historiadores, especuladores e outros. A historia busca a verdade e nao a razão. Quando procuramos argumentos para provar a todo o custo que a nossa tese esta correcta sem o rigor analítico requerido contribuímos para deturpar ainda mais a verdade. Já temos verdades absolutas em acontecimentos cuja analise apenas foi iniciada? Se não é para fazerem analises serias, então não contaminem a unica historia "verdadeira ou não" que edificou esta nação. Historiador não precisa ser celebre, basta ser autentico!
Gosto · 16 · 19 h


Moniz S. Walunga Pedro Cumbane, nota 1000 para tua analise!
Gosto · 2 · 16 h


Yaqub Sibindy Nelson Junior!

Concordo plenamente a sua versão!

Poupei espaço para não relatar tudo!

André foge para Rodhesia e foi capturado na fronteira e entregue à inteligência de Ian Smith para investigação!

Depois da investigação concluíram usar André como um espião para reconhecer às Bases de Mugabe em Moçambique porque ele falava fluentemente inglês, português e chimanyica, línguas que podiam ajudar a colheita de informações sobre a localização das bases de refugiados Zimbabweanos no interior de Moçambique!

Esse foi o primeiro emprego de André, muito longe de pensar constituir um movimento de resistência contra o Governo de Moçambique!

Mais tarde André foi encarregue de recrutar mais moçambicanos para engrossar a sua secção de reconhecimento adjacente ao Exercíto de Ian Smith!

Foi entregue uma Quinta em Odzi, para servir de base com os seus homens, na mesma Quinta onde aparece mais tarde General DLHAKAMA e é indicado por André como Vice Comandante, graças a amizade que já partilhavam à partir de Matacuane!

A voz da Quizumba já emitia às suas propagandas contra o então "magarila Mandevo" muito antes de André e Dlhakama se fazerem presente na Rodhesia!

Quem dirigia a então resistência era o famoso Orlando Cristina, Secretaro-Geral do então movimento!

A ala militar estava separada da ala política dirigida por Cristina e a fusão só se concretizou após o assassinato de Cristina na RSA, onde a partir daí Dlhakama assume formalmente o poder de Comandante Supremo das Forças da Resistência e passa a responder pela Presidência também da Renamo, mas com Evo Fernandes a fazer sombra ao Líder!

A morte do Évo Fernandes consolidou à Presidência de Dlhakama na Renamo onde passou a dirigir o movimento sem Secretário Geral até a época dos Acordos Grais de Roma!
Gosto · 5 · 16 h


Felizardo Mucussete Uma rica história....
Gosto · 16 h


Milton Machel Caro Jacob Salomao Sibinde, desculpa, Yacub Sibindy, esste seu depoimento eh com base em queh? fontes orais, primarias, secundarias? voce foi testemunha (consta que voce foi soldado ou mancebo das FPLM, corrija-me se estou em erro)? Eh com base em que documento?
Gosto · 1 · 1 h


Charles Viagem Quem é Yakubi Sibindy? kkkkkk
Gosto · 1 · 19 h


Abdul Jabaru Um oportunista de ma índole
Gosto · 1 · 46 min


Mathew Sambila Chiweteka Vou perguntar ao meu pai também
Gosto · 1 · 19 h · Editado


Aleixo Mandava E quais são as suas fontes Egidio....?
Gosto · 1 · 19 h


Jemusse Abel Kkkkkkkk mano Egidio Vaz.. Melhor fechar este assunto senão vais cair no ridiculo. Sibindy escreveu sobre Matsangaissa em que livro? Conviveu com Matsangaissa?
Gosto · 2 · 19 h · Editado


Xavier Antonio Sr Egídio Vaz., penso que o Senhor Yaqub Sibindy não interveio por ser parente de Sr. Afonso Dhlakama, mas pelo facto de ser conhecedor do assunto, não esqueça que Sr Yaqub Sibindy é antigo combatente. O Sr quer transparecer a ideia de que o Sr Sibindy soube do passado do André Matsangaisse em conversa com Sr Afonso Dhlakama. Não é isso.
Gosto · 14 · 19 h


Lenon Arnaldo Kkkkkkkkkkkk
Gosto · 1 · 18 h


Edwin Hounnou Eu acho que Yakub Sibindy não deve ser tomado como uma fonte irrefutável. Uma verdade histórica não se confirma com uma fonte única.
Gosto · 9 · 19 h


Raul Novinte Não me interessa se o Jesus Cristo nasceu na Palastina ou se já esteve em Jerusalem. O que tanto me interessa é a sua obra de evangelho que me salvou dos meus pecados. Da mesma forma, pouco me interessa se oAndre Matsangaissa esteve em Nachingueya ou não mas o que me interessa são suas ideias de querer ver todos nós valorizados e tratados como moçambicanos independentemente da origem, língua ou tribo....
Não gosto · 27 · 18 h · Editado


Alito Gujamo GOOD
Gosto · 14 h


Edwin Hounnou Sim, isso mesmo!
Gosto · 3 · 18 h


Yaqub Sibindy Existe um irmão mais velho de André que geralmente era conhecido por mesmo apelido de Matsangaisse que esse sim passou pela Tanzânia!

E a montagem dessa entrevista pende mais para o irmão e não para o André!

Esta entrevista está a confundir a opinião pública, pois André Matsangaisse engajou na Frelimo em Penyalonga, Distrito de Manica e Provincia do mesmo nome, na base de Manuel Cambezo!

Em 1974, depois de 7 de Setembro, eu pessoalmente fui um dos oficiais dos efectivos que desmantelou às bases da Frelimo na Frente de Manica e Sofala - Terceiro de Sector Comandado por Johan Jehova!

José Castiano Zumbire, Paulo Muteerwa, André Matade Matsangaisse, fizeram parte da primeira companhia dos guerrilheiros das FPLM, que sairam da Base de Mussangadji na antiga Vila Pery que se juntaram com Afonso Dlhakama que se tinha juntado à guerrilha da Frelimo em Chibabava numa Base da Frelimo Comandado por Alfredo Box!

Do quartel de Dondo, daí os guerrilheiros da Frelimo avançaram para Quartel de Matacuane, Cidade da Beira, sob Comandado de Tomé Eduardo (OMAR JUMA) formaram o Comando Provincial da Província de Sofala, separando assim da Província de Manica que passou a ser comandado por José Moyana, depois de Dique Tongande - Fernando Matavel que tinha passado para à Provincia de Gaza!

Em Sofala na nova estrutura fora da guerrilha, André e Afonso, ambos ganham cargos de Chefia, tendo o primeiro assumido o Cargo de Chefe do Departamento Provincial de Material de Guerra e o último Chefe do Departamento Provincial da Intendência.

Eu conheço a trajectória de André Matsangaisse, assim como também conheço a do Afonso Dlhakama, desde à infância até hoje.

Fui primeiro Comandante à travar combate com Matsangaisse em Chirara, sua povoação natal, na história do conflito entre à guerrilha da Renamo e às Forças Governamentais!

Procurem por mim que vos fornecerei toda informação útil para escrever a história, secundada por várias testemunhas credíveis que alguns até hoje ainda estão vivos!
Gosto · 20 · 18 h · Editado


Helio Thyago Krpan Contundente e peremptório
Gosto · 18 h


Roide Tores Entao esse Andre nunca esteve em Tanzania...E o mercedes acho carece de confirmacao...Sr Yaqub Sibindy pode nos ajudar
Gosto · 18 h


Rafael Joaquim José Confirmo o que comandante Sibindi disse, todavia ficaria muito feliz se visse isso escrito em um livro.
Gosto · 18 h


Yaqub Sibindy Meu caro Roide Tores! Não existe nenhum Mercedes na história de Matsangaissa! Trata-se de fábulas mal contadas! Anos atrás veio a Lina Magia, com a história de que André foi o primeiro homem a içar à bandeira da República Popular de Moçambique, na noite de 25 de Junho de 1975! Sibindy tinha que desmentir e provou que quem içou a bandeira foi Chipande e não Matsangaissa!
Gosto · 4 · 17 h · Editado


Baptista Cumbane Se pessoas que travaram a mesma luta têm depoimentos contrários a quem vamos confiar?
Gosto · 1 · 17 h


Rildo Rafael Lina Magaia e Sibindi?
Gosto · 17 h


Helio Macanga O Senhor, pelos seus actos do passado, me deixa numa situação em que não sei quando faz coisas por fome ou por razão....
Gosto · 6 · 16 h


Roide Tores Andou de facto essa questao de quem icou a bandeira n dia 25 de junho de 1975...afinal foi chipande?precisamos escrever isso...
Gosto · 16 h


Elvino Dias Muito interessante ilustre. Mas tenho uma pergunta : quando é em que circunstâncias o Afonso dlakhama e André Matsangaisse iniciaram com a guerrilha contra a Frelimo, atendendo que ambos ocupavam, nos termos acima expostos, posições de chefia?
Gosto · 15 h


Osvaldo Jocitala Até chegamos a este nível?! Sibindy "seriamente" a ser tomado como fonte! Estou a ficar assustado, confesso! Mbuya Vaz, tomemos este assunto como fechado, doutro modo, ririr-se-ão da gente! Até aqui, a Ciência Histórica se abona e parece possuir algum peso. Yakub Sidindy como fonte, chumba à partida naquele exercício procedimental de triagem e validação das fontes! Procedimentalmente, nem é elegível para ser triado juntamente com as demais fontes! PAREMOS POR AQUI SE FAZ FAVOR!
Gosto · 9 · 18 h


Jemusse Abel Kkkkkkk caí!
Gosto · 18 h


Rafael Joaquim José Que ignorância! Eu confirmo tudo que ele escreveu.
Gosto · 18 h


Elvino Dias Kķkkk
Gosto · 15 h


Yaqub Sibindy

Gosto · 3 · 15 h


Jemusse Abel Podemos-lhe procurar mas sempre cauteloso... Porque Kant nos recomenda.que a.experiencia nao.é a fonte essencial pra a.produçao do conhecimento porque os sentido e o contexto induzem a certa abordagem as vezes repleta do Eu na conquista do triunfalismo pessoal o que.leva a inserçao de inverdades. Mas de tudo... Tomamos nota.
Gosto · 2 · 18 h


Tony Ciprix Faltam nos aqui, Jemusse, uma base epistemológica forte para discutirmos muitos assuntos. Somos levados pela experiência empírica antes de verificarmos as condições de possibilidade da verdade. Caímos nas antinomias sempre.
Gosto · 1 · 16 h


Moniz S. Walunga Esse e' o Sibindy a procura do "EU"! Na sua argumentacao sobre Matsangaisse ja' esta' a colocar o seu CV cheio de heroicidade que nao pode ser confirmada e insiste que foi o primeiro comandante disto e daquilo, a forcar o protagonismo e beneficio proprio! Wey wena!!! Logo, NAO pode ser fonte credivel o Sibindy!
Gosto · 1 · 16 h · Editado


Blessed Paulo Simbe 😂😂😂😂😂😂😂😋😂 Moniz não me mata.
Gosto · 1 · 16 h


Jemusse Abel Kkkkkkk Tony Ciprix meu mais velho obrigado.....
Gosto · 1 · 2 h · Editado


Tony Ciprix Osvaldo Jocitala, você está a me fazer rir!
Gosto · 1 · 18 h


Osvaldo Jocitala É preciso compreender bem que um Cientista da "Ciência Histórica" faz a triagem das milhares de fontes em seu poder para posteriormente embarcar no ingrato exercício da construção verdade independemente do tipo(absoluta v relativa). E esta acção de triagem das fontes cumpre finamente os chamados "critérios de elegibilidade"! O Eusébio Gwembe poderá discutir isso com autoridade! O Simbidy chumba na triagem. Para cientistas sérios da "Ciência Histórica" este Simbidy reprova. Cai fora! Só poderia cair na graça dos Logógrafos e Anotadores da "Ciência Histórica" que os vejo em ambundância neste país! Um Cientista nato pelo menos da "Ciência Histórica" compara-se a um pedreiro que tem que abortar todos blocos fofos e partidos na obra que constrói. Dizer que ele pode ser útil, é pura simpatia e até se tem que dizer isso por questões de ética. Mas que na hora, quando o Cientista da "Ciência Histórica" estiver só ele e a sua consciência; a secretária que vai usar para escrever e as paredes que farão o "site" da produção, sabe que vai fazer aborto desta fonte! Olha, eu também estudei História no nível de Licenciatura, mas não seria tão fiel quanto o é e está a ser Eusébio Gwembe! Nós outros, somos simples Logógrafos e Anotadores que vamos embriagadamente achando que Simbidy pode ser útil na reconstituição de qualquer evento histórico neste país. Com todo o respeito!!!
Não gosto · 6 · 18 h


Moniz S. Walunga Osvaldo Jocitala , belo texto! E' isso mesmo, subscrevo!
Não gosto · 2 · 16 h


Jemusse Abel Kkkkkkkkkk Osvaldo Jocitala!!!
Gosto · 2 h


Carmen Bilale Magane Sizo Bilale
Gosto · 1 · 18 h


Helio Thyago Krpan Quantos mais familiares irão falar verdades iliquidas , inverdades sólidas?
Qtos mais depoimentos a reconstrução da história irá recolher?
Que método será usado para confrontação dos mesmos?
Sem querer questionar a veracidade da informação prestada, julgo prematuro rasgar as outras fontes.
Gosto · 2 · 18 h


Nelson Junior Se, vamos tomar o nosso irmao como fonte da Historia Mocambicana ou da Renamo, seria mesmo que debrucarmo-nos com um Chipande ou com Sergio Viera sobre a Frelimo...e, se assim for, entao camaradas, estaremos completamente num outro mundo:...o mundo de fabulas
Gosto · 1 · 17 h


Nelson Junior Correcao: o nosso irmao Yaqub Sibindy
Gosto · 17 h


Yaqub Sibindy Osvaldo Jocitala!

Como é que você atreve-se à duvidar das fontes que partilharam passo por passo com André Matsangaissa?
Qualquer historiador nunca se limita só com uma fonte! Eu posso rolar dezenas de testemunhas que viveram com Matsangaissa antes de ele se rebelar até ao momento que ele se alinha à guerrilha! Temos testemunhos que travaram o último combate com André Matsangaissa em Gorongosa!
Gosto · 3 · 17 h


Nelson Junior Senhor, seja honesto e diga a verdade...ao dizer isto nao implica ser um pro ou um contra o Andre..mas, limite- se so e so aos factos.....O senhor Andre nunca nunca se rebelou...foi preso pela frelimo, e conseguiu fugir pra Rodesia...e a Rodesia o usou pra liderar( teoricamente) um movimento, movimento este que apos passou a ser a Renamo...estes sao factos veridicos
Gosto · 2 · 17 h


Yaqub Sibindy Nelson Junior!

Concordo plenamente a sua versão!

Poupei espaço para não relatar tudo!

André foge para Rodhesia e foi capturado na fronteira e entregue à inteligência de Ian Smith para investigação!

Depois da investigação concluíram usar André como um espião para reconhecer às Bases de Mugabe em Moçambique porque ele falava fluentemente inglês, português e chimanyica, línguas que podiam ajudar a colheita de informações sobre a localização das bases de refugiados Zimbabweanos no interior de Moçambique!

Esse foi o primeiro emprego de André, muito longe de pensar constituir um movimento de resistência contra o Governo de Moçambique!

Mais tarde André foi encarregue de recrutar mais moçambicanos para engrossar a sua secção de reconhecimento adjacente ao Exercíto de Ian Smith!

Foi entregue uma Quinta em Odzi, para servir de base com os seus homens, na mesma Quinta onde aparece mais tarde General DLHAKAMA e é indicado por André como Vice Comandante, graças a amizade que já partilhavam à partir de Matacuane!

A voz da Quizumba já emitia às suas propagandas contra o então "magarila Mandevo" muito antes de André e Dlhakama se fazerem presente na Rodhesia!

Quem dirigia a então resistência era o famoso Orlando Cristina, Secretaro-Geral do então movimento!

A ala militar estava separada da ala política dirigida por Cristina e a fusão só se concretizou após o assassinato de Cristina na RSA, onde a partir daí Dlhakama assume formalmente o poder de Comandante Supremo das Forças da Resistência e passa a responder pela Presidência também da Renamo, mas com Evo Fernandes a fazer sombra ao Líder!

A morte do Évo Fernandes consolidou à Presidência de Dlhakama na Renamo onde passou a dirigir o movimento sem Secretário Geral até a época dos Acordos Grais de Roma!
Gosto · 2 · 17 h


Constantino Carlos Novela Nelson Junior ainda dúvidas desta Fonte. Ou escreves com preconceitos.
Gosto · 2 h


Nelson Junior Senhor Constantino, a escolha eh sua: se realmente quer saber os verdadeiros factos ou se quer limitar- se nos ouvires dizeres...eu, nao o forcarei...mas, antes de me julgar procure fazer uma grande pesquisa
Gosto · 54 min


Helio Brown Alegram - me de tao inclusivos e abrangente feito estes a procura da auteticida do que aqui foi relatado eis um exemplo a nossa Democracia.
Gosto · 1 · 17 h


Mundirwa Gazitua Bravo!!!!!
Gosto · 17 h


Juma Aiuba Força mano Egidio! Temos que desmascarar os bandidos e malandros, como diria Samora. Hehehehehe
Gosto · 2 · 17 h


Egidio Vaz Leia o comentário de Yaqub Sibindy. Matsangaíssa está de novo no seu lugar!
Gosto · 1 · 17 h


Juma Aiuba Hehehehehe... "no seu lugar"! Hehehehehe... A história da RENAMO é muito, mas muito, mais complicada do que a da FRELIMO. Porra!!!
Gosto · 3 · 16 h


Nelson Junior Sobre este Andre: talvez voces nunca tenham ouvido ou lido, mas houve vozes muito fortes sobre a morte dele:...se, bem que na altura era conveniente pra frelimo "vangloriar-se" afirmando que matou o Andre, porem ha uns que afirmam que o Andre fora abatido por servicos secretos militares de inteligencia rodesiana, pois nao estavam contentes com ele, e que gostavam mais do Afonso....e nao seria o primeiro leader rebel abatido por rodesianos ou sul-africanos: O Cristina teve a mesma sorte..os irmaos Bombas, etc etc...a propria ascensao do Afonso deve- se aos Rodesianos...O Andre fou usado no periodo justo e na forma justa....Digam- me: onde esta o corpo dele?...A frelimo apresentou-o?..e os rodesianos fizeram o mesmo?..pelo menos onde foi enterrado?...estamos a falar dum periodo sujo com uma guerra suja...por isso, tomem cuidado nas vossas analises e conclusoes....So, ex- militares da inteligencia militar rodesiana e sul africana sabem a verdade- o resto, estao a especular
Gosto · 2 · 17 h


Yaqub Sibindy Nelson Junior!

Concordo plenamente a sua versão!

Poupei espaço para não relatar tudo!

André foge para Rodhesia e foi capturado na fronteira e entregue à inteligência de Ian Smith para investigação!

Depois da investigação concluíram usar André como um espião para reconhecer às Bases de Mugabe em Moçambique porque ele falava fluentemente inglês, português e chimanyica, línguas que podiam ajudar a colheita de informações sobre a localização das bases de refugiados Zimbabweanos no interior de Moçambique!

Esse foi o primeiro emprego de André, muito longe de pensar constituir um movimento de resistência contra o Governo de Moçambique!

Mais tarde André foi encarregue de recrutar mais moçambicanos para engrossar a sua secção de reconhecimento adjacente ao Exercíto de Ian Smith!

Foi entregue uma Quinta em Odzi, para servir de base com os seus homens, na mesma Quinta onde aparece mais tarde General DLHAKAMA e é indicado por André como Vice Comandante, graças a amizade que já partilhavam à partir de Matacuane!

A voz da Quizumba já emitia às suas propagandas contra o então "magarila Mandevo" muito antes de André e Dlhakama se fazerem presente na Rodhesia!

Quem dirigia a então resistência era o famoso Orlando Cristina, Secretaro-Geral do então movimento!

A ala militar estava separada da ala política dirigida por Cristina e a fusão só se concretizou após o assassinato de Cristina na RSA, onde a partir daí Dlhakama assume formalmente o poder de Comandante Supremo das Forças da Resistência e passa a responder pela Presidência também da Renamo, mas com Evo Fernandes a fazer sombra ao Líder!

A morte do Évo Fernandes consolidou à Presidência de Dlhakama na Renamo onde passou a dirigir o movimento sem Secretário Geral até a época dos Acordos Grais de Roma!
Gosto · 5 · 16 h


Nelson Junior Morro de rir, nao eh bem assim-sem entrar em muitos detalhes:...a morte do Evo nao consolidou o poder do Afonso pois ja o poder do Evo tinha perdido muita forca no seio da renamo-ate porque, se nao estou errado na altura o Frank era o porta- voz da renamo na europa-seja como for, antes do Frank era o Paulo Oliveira, e este era mais poderoso do que i Evo...por que mataram o Evo?..,isto eh uma outra historia....e recorde-se dum outro pormenor: quem deveria substituir o Andre, nao era o Afonso, mas sim um outro que morreu em circunstancias estranhas...enfim
Gosto · 2 · 16 h


Yaqub Sibindy Eu conheço o nome do substituto que você estas a palpitar
Gosto · 1 · 16 h


Atumane Muenhe Muenhe Quem era oh ilustre yaqub Sibindy?
Gosto · 1 · 15 h · Editado


Ibn Abu Quem era o candidato a substituir o André? Oh Yakub
Gosto · 15 h


Yaqub Sibindy Falaremos numa outra ocasião!
Gosto · 15 h


Arlindo Francisco João Vicente Nem tudo o que eles dizem é verdade.
Gosto · 16 h


Juma Aiuba Isso ainda vai doer.
Gosto · 16 h


Nelson Junior Como voces podem notar, Mocambique eh um Pais de muitos misterios e "segredos"...Como nos eh dificel fazer um estudo bem serio sobre o Andre, assim tambem nunca soubemos as origens e os actores da Morte do Mondlane..mas, uma coisa eh certa: certos lideres da frelimo estiveram envolvidos nesta morte...Assim, tambem sobre a queda do Aviao do Samora: ha tanta especulacao mas ninguem nos apresentou os serios detalhes..e houve mais e mais mortes estranhas....Por que a Historia Mocambicana eh uma Historia Falsa?...porque os ditos historisdores politizam os factos e sao medrosos em procurarem a verdade...e so especulam....e assim o tempo passa e nada realmente se sabe........,historiadores incomperentes e incapazes criam sempre e sempre uma Historia Ficticia.......
Gosto · 3 · 16 h


Domingos Gundana Estamos a tornar nos sem vergonhas nesta de marcha em busca de uma verdade num tempo tão prematuro do seu contexto. É muito sabido que a cede de trazer a tona das questões que todos os dias são levantadas por uma corrente política da praça é maior no que tange a Criação do movimento de resistência nacional moçambicana, hoje partido Renamo. E saber os seus verdadeiros fundadores e os motivos que os levaram a tomar essa coragem ainda é muito mistério, aliás os moçambicanos sempre foram ditos que é produto da Rodésia ou dos inimigos da Independência. Até alguns historiadores que na época ainda eram bebezinhos e cresceram ouvindo essa fábula do regime combatido por Comandante André, se apropriaram e limitaram se a essas fábulas como se de facto terem feito um trabalho aturado para buscar o impossível perante um percurso tão recente cujo o amadurecimento das verdades só serão conhecidas ainda a dezenas de anos futuros. Se até aqui prestes a celebrarmos 48 anos como uma nação a morte do Arquitecto da Unidade dos movimentos existentes na época neste solo, o DR. Eduardo Chivambo Mondlane, e mesmo com este tempo todo a história e os contornos da sua morte ainda não estão contadas fielmente. Se até o caso primeiro tiro que também passa mais de 40 anos ainda é um mito sobre o lugar real dos grupos que naqueles dias haviam sido alinhados para a batalha mesmo com os actores ainda por aqui. Quanto mais a uma história de um movimento surgido no ano após independência, cujo uma parte de seus actores estão alguns filiados ao Partido no poder e outros no movimento partido e ainda a trilhar o caminho na busca de poder.
Não nos devemos distrair, um pequeno extracto que o jornal publicou não deve ser o motivo de alguém com todas as letras tirar conclusões de inverdades dos factos e buscar tais fontes cujo o ângulo da história é o "EU".
Tentando entrar no mesmo extracto, publicado e que está a causar debate e defesa do nosso mano historiador.
1 - Nem o depoimento do irmão Sibindy ou mesmo o extracto da entrevista atribuído ao Comandante André são um produto acabado, portanto as duas fontes ainda são na pessoa do EU.
2 - André este em Dondo e Beira, foi oficial das FPLM, foi preso para o campo de detentos, É uma verdade.
3 - André fugiu da prisão para o Zimbabwe, também é uma verdade.
4 - André regressou ao campo onde esteve preso e libertou os tais 400 até aqui ninguém o desmentiu, nem mesmo a fonte que diz conhecer a tragetoria do mesmo, o que pode se considerar uma verdade.
5 - André foi quem iniciou em solo pátrio a luta pela democracia, também é uma verdade.
6 - André buscou apoio na Rodésia, como Mondlane e outros buscaram apoio a Tanzânia, sim é uma verdade.

Portanto ainda é cedo para recompor a história e trazer verdades sobre o movimento e seus líderes. Calma manos
Não gosto · 2 · 16 h


Nelson Junior Um pequeno pormenor muito muito muito importante, pormenor este que ao longo da Historia da Renamo vai dar muitas ramificacoes:...sim, eh verdade que o Sr. Andre regressou ao tal campo e libertou outros prisioneiros....MAS, nao estava sozinho..tinha ele um grande grupo de brancos mercenarios...alias que chefiou esse grupo nao era o Andre mas um conhecido mercenario branco( mercenario este que tambem esteve em Angola)....
Gosto · 1 · 15 h


Roide Tores Nome desse mercenario
Gosto · 14 h


Domingos Gundana Kikikiiiiii Nelson Junior, no Sul do país dizem Kuhemba ou Malipho e no Centro Kunama ou Kunhepa, na nossa oficial português dizem MENTIRA. KAKAKAKAAAAA
Gosto · 13 h


Yaqub Sibindy Meu caro Nelson Junior !

Você conhece General Olimpo? Aproxime -se dele e peças a informação dessa história do rapto dos reeducados pelo André no campo de Sacuza!

André Matsangaissa atacou o campo de reeducação sozinho sem apoio de nenhum mercenário!

No regresso dele, travamos o primeiro combate entre às Forças Governamentais contra André em Chiara! Sibindy comandou a operação do lado governamental!
Gosto · 2 · 13 h · Editado


Nelson Badaga Badaga Apreedendo e desapreendendo cada vez mais.
Gosto · 1 · 12 h


Stelio Semedo Infelizmente a aproximação de certas figuras da nossa praça ao partidão influência as suas opiniões, comentários, sugestões, decisões, fazendo com que não se tornem fontes credíveis.
Sem querer desencorajar futuros post do dr. E.V, mas este foi infeliz.
Recordando a penúltima edição do jornal SAVANA, na última página, coluna "hora do fecho" , em um dos parágrafos: Intelectuais, analistas e comentadores quando misturados (aliciados) com USD, como anima ver!!!😅😅
Gosto · 15 h · Editado


Yaqub Sibindy Domingos Gundana!

Não se mergulhe na escuridão! André Matsangaissa nunca pisou na Tanzânia!

A versão da Tanzânia, pode ser uma confusão em relação ao irmão dele mais velho que esse sim conheceu Tanzânia!

O seu ponto número seis não constitui à verdade!

André no campo de reeducação de Sacuza - Gorongosa, Não raptou 400 reeducados, mas sim uma média de 20 pessoas, inclusivê um dos oficiais generais que em nome da Renamo passou pela Chefia do Estado Maior General das FADM!

Eu não sou relator mas sim um testemunho vivo daquilo que estou a falar!

Posso rolar testemunhas em dezenas de pessoas que viveram estes factos!
Gosto · 5 · 15 h · Editado


Helio Brown Na historia recente, creio ter tido aqui um equivoco.. nenhuma patente d Renamo ascendeu a posicao de Chefe do Estado Maior, houve vices que conadjuvavam o Chefe.
Gosto · 15 h


Yaqub Sibindy Chefia é uma combinação que envolve o Chefe e o seu Vice! É só uma questão de ter prazer de compreender o que os outros falam
Gosto · 3 · 15 h · Editado


Helio Brown Nao me que tornar um objecto de discordia das suas explanacoes. Vou cooncordar consigo neste ponto.
Gosto · 15 h · Editado


Domingos Gundana Kikikiiiiii, até pode ser verdade, a escuridão e a cegueira da luz quanto a verdade sobre os factos verídicos da história do nosso país ainda é uma realidade.

Portanto até aqui podemos todos estar mergulhados numa certeza, quantas vezes acreditou - se nas inverdades, e quantas vezes as verdades foram contestadas? Claro que muitas vezes, dai que nas circunstâncias actuais e num país em os irmãos que estiveram ligados às pessoas visadas não se pronunciarem, tudo continua inverdade.

Na locução do mais velho, o trageto que descreveu quanto a pessoa do André autor do primeiro tiro da luta pela democracia, parece terminar nos quartéis das FAM/FPLM, e depois? O que teria acontecido com o Comandante André Matsangaissa? Como e quais as razões que o levaram a sair das fileiras das FDS? Qual foi o seu trageto e com quem estava?

Os libertados do campo de Sakuzi na verdade estão vivos, estes sabem como ele chegou lá como prisioneiro e depois como libertador, também sabem quantos eram naquele centro.

Não aceita a conversa dos 400 possíveis cidadãos libertados naquele campo mais também não traz dados sobre quantos eram prisioneiros naquele lugar, e ao trazer a suposição de 20 abre espaço para inverdade. Pois das várias afirmações até daqueles que chegaram com o André e os dois seus companheiros ao campo de treinamento que havia sido concedido pelo governo Rodesiano ultrapassavam 0 número 20.

Mais uma vez, mesmo não sendo a minha especialidade de formação história, sou de opinião que ainda é muito maturo discutir a verdade sobre o Comandante André Matsangaissa.

O que foi feito ao tal do mais velho de André?
Não sou de que se fechem as portas da busca sobre algumas verdades da nossa recente história, mas acredito que enquanto o governo do dia ser aquele que fez surgir este movimento, vai cedo a busca e sucessos são escassez, pois muitas figuras que podem contar a história e tragetoria destes jovens estão fechados.

Sabe se que André não pensou sozinho o movimento, não foram com ele todos os que com ele pensaram na batalha, portanto estes estão por aqui e aguardam pela libertação das algemas do regime, um dia vão abrir as malas e nos contar a verdade.
Gosto · 14 h


Domingos Gundana No meu ponto 6 falei da busca de apoios, não é verdade que a frelimo seus aliados buscaram fixar se na Tanzânia? E o André tenha recorrido a Zimbabwe? Então qual foi?
Gosto · 13 h


Felizardo Mucussete Atumane Muenhe Muenhe, siga os comentários do post. Vais perceber melhor quem era o Yaqub Sibindy.
Gosto · 15 h


Yaqub Sibindy

Gosto · 7 · 15 h


Nelson Junior Estes jovens fardadinhos, eram os piores abusadores de direitos humanos( tinham a faca e o queijo nas maos)...com esta gente nao se devia discutir...so obedecer......davam- me nojo...o que este senhores fizeram, nem Deus pode imaginar....a farda nao era so farda mas sinonimo de poder
Gosto · 1 · 13 h


Nelson Junior Ps!....o que talvez voces nao sabem eh que foi o comportamento desumano, cruel destes frelimistas fardados(nao digo que o irmao Yaqub fosse um deles) que a Renamo ganhou tanta tanta simpatia e apoio
Gosto · 1 · 13 h


Juma Aiuba Mano Yaqub Sibindy, nunca pensei que um dia usaste um uniforme militar. Gosto!
Gosto · 2 · 14 h


Atumane Muenhe Muenhe Por isso ele é braço de ferro.
Gosto · 14 h


Reinier Cedeno Mama ine pano, a tal fonte é o Sibindy??!!! Kakakaka, parece que as declarações do comandante André deu cócegas a muitos agiotas políticos.... Andam tão desesperados que até foram sacudir o Sibindy dos seus aposentos para bocejar sua versão. Yahh rendo.
Gosto · 14 h


Mundirwa Gazitua Os comentários do Gundana não me convenceram quanto a questão levantada pelo Yaqub Sibindy no q tange a se foi André ou o irmão a ter estado na Tanzânia...
Gosto · 13 h


Sura Rebelo Moniz S. Walunga estou olhando os meteoritos passarem...
Gosto · 13 h


Nelson Junior Ha tanta mentira contada seja na parte da frelimo ou na parte da renamo- ja eh dificel distinguer o que eh verdade e o que nao eh verdade.....e cada vem inventando a sua....
Gosto · 11 h


Rosário Ventura Torres o caro amigo Egido Vaz foi a tanzania (nachigweia) confirmar isso? quais as provas k o YS lhe apresentou sobre isso? Lembra-se da dupla YS e Massango? como terminou? ta decepcionado com YS? talvez...
Gosto · 1 · 11 h


Paulo Gundana A historia se faz com a confrontacao de factos pra se obter a verdade historica. O Canal de Mocambique publicou a entrevista e outros actores/intervenientes/personalidades tem outra visao dos factos o q e mui positivo pra se apurar a verdade. Pra ja tudo pode ser considerado como fontes e nunca como uma verdade. Q se faca um trabalho aturado pra se chegar a verdade embora q sempre subjectiva. Esse e q deve ser o trabalho do historiador. O resto nao passa de especulacao que visa satisfazer ou granjear simpatia pra cada um dos polos interessados (Frelimo/Renamo). O verdadeiro historiador deve dispir se da paixao (partidaria) de modo a trazer a verdade e pra tal precisa de tempo/espaco (terreno). Nada de imediatismo. Portanto e de interesse do povo q a historia de moz seja conhecida e rescrita
Gosto · 1 · 6 h


Yaqub Sibindy Paulo Gundana! Sibindy subscreve incondicionalmente a tua proposta!

Eu sou a primeira Fonte disponível para trabalhar com qualquer equipa de investigadores/historiadores interessados em escrever à história de Moçambique!
Gosto · 2 · 3 h · Editado


Philippe Gagnaux Eu decepcionado com os historiadores e quem gasta tanta energia para nunca ter provas da verdade apenas probabilidades
Gosto · 3 · 3 h


Adrian Magoo primeiro defendias que Ele não era capaz de ter um Mercedes, agora que Ele foi oferecido o Mercedes. Penso que o mais importante não é o meio de ele ter adquirido o carro, mas a forma como Ele o perdeu e a causa que o levou a abraçar a guerrilha. pois não?
Gosto · 4 · 2 h


Egidio Vaz Está a mentir Adrian. EU nunca disse que ele não tivesse. Não acreditei na justificação segundo a qual ele teria comprado o Mercedes-benz com as poupanças que conseguiu em pouco menos de 3 anos de serviço. E hoje sabemos atravéz do relato que afinal, foi dado de bandeja. Não existe assim, qualquer dissonância entre as minhas suspeitas e o dado novo que se introduz. Volte a ler o texto para confirmares o que digo.
Gosto · 1 · 2 h


Adrian Magoo Desculpa, mas eu também não disse que Ele não tivesse, apenas disse que: "defendias que Ele não era capaz de ter um Mercedes" e "Ele foi oferecido o Mercedes" apenas!
Gosto · 2 h


José de Matos Adrian Magoo, correcto, o imporrtante mesmo é sabermos como Matsangaissa perdeu o Mercedes e foi parar ao campo de reeducaçao, estamos a saber que a versao oficial do regime é falsa!
Gosto · 1 · 1 h


Mundirwa Gazitua Alguns indícios indicam a probabilidade d a história d André ter sido fabricada ou ele ter sido 1grande mentiroso...
Gosto · 47 min


Morais Correia Este post parece-se aqueles so para nao deixar de comentar.
Gosto · 1 · 1 h


Morais Correia Yacoob, pah!
Gosto · 1 h


Nelson Junior Os verdadeiros factos sao estes e investiguem se estou a mentir:....iniciemos no Afonso:...O Afonso fugiu, pois este pertencia a CIM( contra inteligencia militar) mas, era responsaval de dar uma "olhadela" isto eh de se ocupar do material que o colono deixara..( nessa altura a tropa portuguesa a estava regressando a Portugal e ia deixando tanto material)...O Afonso, que era responsavel deste material iniciou a roubar o mesmo material...a frelimo se apercebeu e o prendeu...o resto ja sabemos....Quanto ao Andre:...recordem- se de que na altura a frelimo tinha um grande contigente do destacamento feminino nos quarteis...e era normal que houvesse relacoes intimas entre eles( quando a soldada consentia) mas, se a soldada nao consentisse, poderia ser um grande grande problema...O Andre, meteu-se com uma sem esta ter consentido e foi fazer uma queixa...e nao era a primeira vez que os chefoes ouviam o mesmo sobre o camarada Andre...esta indiscplina no seio da frelimo na altura chamava- se corrupcao sexual e era punida...e o Andre foi punido pra o campo de reeducacao...de resto, ja sabemos...estes foram os factos reais...
Gosto · 1 h


Nelson Junior Ps!...O Andre e o Afonso nao foram os unicos a serem punidos por corrupcao material e sexual...houve muitos camaradas que tiveram o mesmo fim-uns foram "reabilitados" outros, tiveram o fim da carreira....naqueles tempos, Gracas Gracas a Deus quando a frelimo agia contra a corrupcao, agia....infelizmente era selectiva...pois infeluzmente os tubaroes eram intocaveis...com o andar dos tempos os campos de reeducacao tinham-se transformado em "vendetas" internas
Gosto · 1 h


Neolina Avelino Eu nao sei se e verdade que o amigo do meu primo esteve em Nachingueia...
Não gosto · 1 · 1 h


Mathew Sambila Chiweteka Em 1974 o cidadão que aparece na foto com a farda militar nao era subindo, poderia ter outro nome.
Não gosto · 1 · 1 h


Ko Yuon Mano Egidio eu acredito que mesmo o mano Afonso Dlakhama pode ajudar a desbravar esta mata que deixa muitos compatriotas perdidos na busca da verdade.
Gosto · 1 h


Nelson Junior Pena, pena e pena que o Sergio Viera, o Jacinto Veloso e o Matsinhe ( e em parte , o Chissano)politezem os factos e os transformem em propagandss pro- frelimo, mas, estes tres camaradas sabem muito muito bem sobre o Andre e o Afonso...estes senhores ocuparam poisicoes chaves na frelimo e no governo da frelimo: eram cabecilhas da Snasp e ministro dos estrangeiros-no caso do Chissano...O Marcelino, tambem algo sabe mas, este eg um grande mentiroso
Não gosto · 1 · 1 h


Sura Rebelo Milton Machel subscrevo a tua questão
Gosto · 1 h


Adérito Do Rosário Arnaldo Mais uma vez o meu amigo e irmão Egídio Vaz, se assim permitir-me tratar-lhe, perdeu a oportunidade de calar-se sobre este assunto. Por acaso o Senhor Sibindy é alguma fonte credível? Para mim, é um tipo sem norte pois nunca sabe oque diz...Cansei-me desses bajuladores pah.
Não gosto · 1 · 1 h


Nelson Junior O individuo que poderia sido enviado ao campo de reeducacao eh o Marcelino dos Santos mas, nunca nunca foi pois ele o intocavel na frelimo e o fundador da frelimo...e a frelimo, na altura era dos indianos e brancos...e a frelimo sempre fechou os olhos em relacao ao Marcelino...porem era do conhecimento de todos que o Marcelino papava quase todas as camaradas inculindo as menores.....Tanto mais que a Janet Mondlane, parou de falar com ele...a Janet Mondlane ainda vive, que falem com ela...
Não gosto · 1 · 1 h


Edson Chiziane Mauro Manhica venha rir gratuitamente hahahaha esses comentários são hilariantes.
Gosto · 1 ·
Rogerio Antonio a sentir-se divertido.

Mudança de Água pra o Vinho?

Em 2015 alguém teria feito uma publicação a elogiar o semanário Canal de Moçambique, até porque chegou mesmo a qualificar o mesmo de "Jornal de Excelência em Moçambique". Volvidos 2 anos, mesmo sabendo-se que a Linha Editorial do mesmo Semanário continua a mesma, o dito cujo tem uma opinião diferente. Hoje "o Canal de Moçambique é um jornal que não deve ser levado a sério".

Fala a sério cara?


Infelizmente esta é a capacidade do Ser Humano, as vezes conseguir superar-se de alguns animais irracionais como o Camaleão. A cena interessante é que os seus post's já não carregam consigo aqueles mil e tal "likes". Os seus seguidores não aceitam cair na sua lábia.

Enfim, no dia que eu for a mudar de água pra o vinho, não tenham medo de criticarem-me.


GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

149 Schauque Spirou, Rafael Ricardo Dias Machalela e 147 outras pessoas
1 partilha
Comentários


Kamal Sabino Jose Concordo contigo. Eu também já não levo à sério esse fulano é um papagaio de merda.
Gosto · Responder · 10 · 3 h


El Patriota Hummmmmm. Kamal, não seja dramático. Camaleão de merda?


Nathaniel Mucavele E.V. tem mng lata. :-D
Gosto · Responder · 3 · 3 h


Humberto Adriano Martins Manhica Desculpem-me estou perdido será que poderiam me falar de quem se trata?
Gosto · Responder · 2 · 3 h


Affonso Guerreiro Só trabalho com nomes....
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Hélder Thavede Gostei dessa!

A mente humana muda consoante a crise económica. ..kikikik!
Gosto · Responder · 5 · 3 h


Abinelto Bié VAZ, Egidio

Esse mudou drasticamente, caro Rogerio Antonio. Foi corrompido ou deixou-se corromper, mas no fundo esses críticos têm um certo objectivo quando criticam.... Querem espaço no cinquentenário e "coeso" partidão. Está aí um exemplo de alguém que muito criticava o regime e hoje parece não ser o mesmo. Mudou radicalmente.
Gosto · Responder · 3 · Agora mesmo · Editado


Cadu Moreira Exatamente meu caro, trata-se desse senhor.
Gosto · Responder · 3 · 3 h


Homer Wolf Yuh!...
Gosto · Responder · 3 · 2 h


Ricardino Jorge Ricardo Yap! Vocês sabem falar e expurgar alguém.
Afinal o mundo do FB não tem mestre...
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Rogerio Antonio Hehehehehehehehehe meu amigo Abinelto Bié. Granda comentário.....
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Mudou? Nao, somente o disco duro foi corrompido por Lauren Odinga. Aquele que durante a campanha eleitoral tirou uma foto com uma fisga com alguns dizeres como legenda. Aquele cujo que quando anda os passos nao lhe levam ao destino. Hehehehehe. A bariga manda o cerebro.
Gosto · Responder · 3 · 1 h


Abinelto Bié Sinceramente não reconheço o historiador.


Cadu Moreira Eu conheço muito bem o tipo e há muito tempo que estou a pensar em elaborar um post a bomba-lo, pois traiu claramente a nobre classe dos académicos. Até porque para mim ó meu amigo Rogério, esse senhor, não mudou de água para o vinho mas sim, mudou para o inverso, isto é, regrediu, mudando do vinho para a água.


Notiço D'Akeelaya O meu comentário sobre este assunto é este!
Gosto · Responder · 3 · 3 h


Elcidio Muchave Todo mundo tem seu preço, não duvido que um dia possas mudar de direcção.

EV já inspirou muitos jovens, e hoje é a maior decepção dos mesmos. Me faz recordar o dr. Arroz
Gosto · Responder · 12 · 3 h


Gilder Anibal Egidio Vaz, ESTÁ CONVIDADO. Essa pessoa, parece que é você! Risos
Gosto · Responder · 5 · 3 h


Sura Rebelo Rogerio Antonio, o camaleão vai NU
Gosto · Responder · 3 · 3 h


Rogerio Antonio Hehehehehehehehehe. Nem me fale.....
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Sura Rebelo Nem precisa mudar de cor mesmo... entendes claro


Eugenio Mabunda E tu Rogerio Antonio, eu quero a tua opinião pessoal em relação ao assunto que trazes á ribalta. O Canal de Moçambique é ou não é o melhor semanário do País?
Gosto · Responder · 5 · 3 h · Editado


Nathaniel Mucavele A sua questão é a minha! Rogerio Antonio??? :-D
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Rogerio Antonio Depende do ponto vista. O que eu posso dizer é que é um semanário que não se deixa cooptar pelo poder político. Eles não precisam de publicidade de ninguém para vender. É o jornal com mais vendas a nível de jornais privados.


Rogerio Antonio Hehehehehehehehehehehehe não citei nomes......
Gosto · Responder · 6 · 3 h


Antonio Muchanga Junior Egidio Vaz é um autêntico "lambe-botas"
Gosto · Responder · 2 · 3 h


Sura Rebelo Rogerio Antonio muda la q atiro te tomates podres kikiki
Gosto · Responder · 5 · 3 h


El Patriota Eu bloquearia imediatamente o dito cujo. Estamos cansados de lâminas, por isso a nação anda hipotecada.
Gosto · Responder · 4 · 54 min · Editado


Rogerio Antonio Clap clap clap..... estou desempregado eu, quero também esses contratos. Falar, defender mesmo estando errado custa?😃😃😃😃😃
Gosto · Responder · 2 · 56 min


Sura Rebelo Rogerio Antonio acho q ir totalmente em contramão seria muito complicado. Falo por mim


Eusebio Jose Recordo que postava fotos a depois de adquir o tal jornal, hoje e virou uma palha
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Marcelo Machava Andar de mercedes benz com roupa lavada nao é facil. Vale tudo, ate entregar o rabo
Gosto · Responder · 3 · 3 h


Nelson Badaga Badaga Hehehehehehehe estas a falar do ilustre Egidio Vaz??? Posso em alguns pontos não concordar com ele mas admiro o seu carácter, a sua frontalidade, visibilidade, analise suas ideias e a nobresa dos seus ideaís.
Gosto · Responder · 5 · 3 h


Star Neves EV não sabe que o peixe morre pela boca.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Mauro Jesus Nelson vai tomar no c seu veado
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Rogerio Antonio Veado. Kkkkkkkkkkkkk
Gosto · Responder · 1 h


Nelson Badaga Badaga Rogerio nem podias dar asas a esse tipo de gente. Porque ele não tem o direito de faltar o respeito a pessoas. Jovem ataca o meu discurso e não a minha pessoa. Isso mostra que es um imbecil.


Tesoura Júlio Tuboi Egidio Vaz , concorda meu caro? Kkkk
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Teixeira Teté Seguiu a teoria de saco vazio não fica em pé.
Gosto · Responder · 2 · 3 h


Egidio Vaz O problema do post está no princípio. Nunca mudei de opinião sobre o Jornal. Apenas estou a criticar a noticia. Existe uma grande diferença entre o órgão e a notícia. Afinal, é para deixar passar factos mentirosos so porque elegi ha dois anos o Canal como melhor jornal? O canal não é feito de pessoas? As pessoas não erram?
Gosto · Responder · 23 · 3 h


Dercio Nicolau Tufaaaa
Gosto · Responder · 3 · 2 h


Mário João Francisco Francisco hummmmm
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Rafael Ricardo Nzucule Esse é o cerne da questão.

Não é porque foste o melhor há dois anos que continuarás o melhor agora....Ver mais
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Rogerio Antonio Rafael, parece que estás a entrar pra o mato. A linha editorial do Canal continua a mesma. Cada um que tire as suas próprias conclusões. Conheço bem os posts do Egídio e nota-se claro, uma grande mudança. Se não vês as tais mudanças então depende dos óculos que usas.
Gosto · Responder · 4 · 1 h


Dercio Nicolau Ele ainda nao viu as mudanças oh Rogerio Antonio, e Egidio Vaz com este comentario deixou claro que o post nao diz verdade bro.aceitar da!!???
Gosto · Responder · 3 · 1 h


Julinho Taimo COMO diz o brasileiro:

- O cara mudou PRO CARALHO. PS: Ainda bem que sou amigo de Rogério e ñ do cara, então ñ pode me bloquear.
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Rogerio Antonio Hehehehehehe hehehehehehe sem comentários....
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Cleto Goncalves Não é só a questão do canalmoz
O Egidio Vaz finalmente já consegue ver linhas retas onde agente ve torto. Ele consegue ver qualidades até no . impossível. Ele vê boa gestão no governo de Nyussi.... enfim. Mas há k percebermos.... ele tem a liberdade de escrever o k kiser e não está obrigado a escrever o k keremos ouvir. Todos nós temos a chance de escrever, deixemos de usar os outros para chorarem por nós...



Nico Voabil Superar camaleão mesmo. Por isso eu não cai naqueles jogos de minha figura do ano é x/y, fugia esses mesmo, fazem por fome por isso cuidado.
Gosto · Responder · 4 · 3 h


Osvaldo Jocitala Referências bem acorrentadas e ao puro serviço do capitalismo selvagem! A crise faz as consciências se reinventarem dentro daquele agora famoso xadrez "dança das cadeiras". Prostituição intelectual é o nome do filme que vamos assistir até ao desanuviamento do impacto da crise de que me refiro!
Gosto · Responder · 7 · 3 h


Rogerio Antonio Grande Jocitala. 😃😃😃😃😃😃


Francey Zeúte Entao, a critica velada em indirecta e' por o tal dito cujo ter mudado de opinião? Quem nunca mudou de opinião? Os jumentos, esses nao mudam de opinião. Ja nao se pode mudar de ponto de vista? Se reparar no sentido que os comentarios estao a seguir vai perceber que nao ha assunto aqui, a nao ser debater uma pessoa, que no seu direito mudou de opiniao, como qualquer um aqui tem e deve mudar quando entender que o deve.
Gosto · Responder · 11 · 3 h

Ocultar 12 respostas



Homer Wolf Yuh!...
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Francey Zeúte Qual a razão do espanto, broda?
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Homer Wolf Nada... nada...
Vitória na guerra!
Gosto · Responder · 7 · 2 h


Francey Zeúte Como?
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Homer Wolf Como o quê, vc tambem?
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Sura Rebelo Francey Zeúte as pessoas mudam de opinião sim mas quando corres de repente em sentido bem contrario daquele q corrias e fazes da tripa coracao pra tentares destruir muito que vias e analisavas com outros olhos algo "estranho" se passa. Podes mudar partido clube mulher etc mas desdenhar com todos os dentes ????
Gosto · Responder · 3 · 2 h · Editado


Francey Zeúte Qual o impedidmento?
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Homer Wolf Nenhum. Tal como não há impedimento em achar isso muito estranho...
Gosto · Responder · 3 · 1 h


Rogerio Antonio Homer Wolf.....Ntsem. Cada um aqui tem a sua opinião e não vejo problema nenhum. O meu broda Francey acha isso normal e eu anormal. Qual a mhaka então?
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Homer Wolf Imagino se a sociedade toda pensasse assim... Seriamos todos uns malucos: hoje diziamos isto, amanhá negávamos... enfim, era o caos absoluto
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Homer Wolf A começar pelo Nyusi... Ia dizer-nos: "Yuh, vocès, meus patróes? O tanas!"
eh eh eh


Kamal Sabino Jose Você também é outro quer nos atrapalhar
Gosto · Responder · 6 · 3 h


Tesoura Júlio Tuboi

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Jossias Ramos Kamal Sabino Jose??? Kkkk!...
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Homer Wolf Francey Zeúte, táqui a resposta
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Francey Zeúte Essa do emoji? De certeza nao e' para mim.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Homer Wolf eh eh eh... está esquivar?
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Francey Zeúte Não me esquivo a nada só não entro nesse jogo baratinho. Então, para não atrapalhar tinha de concordar com ele? Epah...


Luciano Mapanga Camaleônico! É normal.
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Bitone Viage Enfim ja me bloqueio, faria-lhe lembrar muito bem das hosanas e venias que fez a este jornal.
Gosto · Responder · 9 · 2 h

Ocultar 14 respostas



Homer Wolf Faça-o aqui... este mural "é nosso"... eh eh eh
Gosto · Responder · 3 · 2 h


Bitone Viage Gosto de tangar meu irmão. Para ele ler bem
Gosto · Responder · 3 · 2 h


Homer Wolf Ele está a ler-te. Go ahead...
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Ariel Sonto Eh eh eh...nao tem nada a dizer esse ai...
Gosto · Responder · 4 · 2 h


De Waan Candido go go go
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Homer Wolf Yah, bomba lá Bitone! Moral aí bro...
Chama Ivan para a cena ter mais peso... eh eh eh
Gosto · Responder · 6 · 2 h · Editado


Ariel Sonto Vem ai um artigo com direito a tratamento tecnico-cientifico... eh eh eh
Gosto · Responder · 3 · 2 h


Eusebio Jose Agitador Homer,he he he nada juroVer Tradução
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Nico Voabil Hehehehe aqui anima juro
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Nico Voabil

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Bitone Viage Kkkkkkk agitadores.
Gosto · Responder · 3 · 2 h


Mauro Jesus Kkkkkkk
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Dércio Tsandzana Rendi, esse Homer Wolf e Ariel Sonto são agitadores pha.
Gosto · Responder · 4 · 1 h


Rogerio Antonio Meu nigga Bitone Viage afinal bloqueio-te? Hehehehehehehe qual é a mhaka?



Nelo Txuma hehehehe.ROGERIO ANTONIO!
voçê tem provoco pah....

Gosto · Responder · 2 · 2 h


Herico Sebastiao Eu nao contesto a sua opiniao, pois estas livre de dar o seu ponto de vista em qualquer situacao, mas antes quero te lembrar algo que eu acredito que sabes e talvez ignoraste quando deixaste a sua opiniao"" O CONHECIMENTO E DINAMICO E NAO ESTATICO, O SEU PONTO DE VISTA HOJE SOBRE UM ASSUNTO PODE NAO SER O MESMO AMANHA, POIS CADA DIA APRENDEMOS"" para mim nao esta errado hoje concordar com uma coisa e dpois depois mudar de opiniao, e algo do ser humano!!!!
Gosto · Responder · 3 · 2 h


Rogerio Antonio Para um jornal que não mudou continua com a mesma linha editorial? Fala sério?
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Herico Sebastiao o jornal pode nao mudar, mas a o nivel de analise pode ter sofrido evolucao, nao axas?
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Rogerio Antonio Acho, mas não é o caso.


Bila Vahylane O estomago falou mais alto
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Xavier Antonio Caros, nós ainda não obtemos a verdadeira liberdade de expressão apesar de estarmos independentes. Há dois motivos que fazem com que as pessoas sejam tipo camaleão : nomeação ou promoção, as pessoas sabem que basta escovar, escovar muito vai ganhar lugar onde tem regalias e possibilidade de praticar corrupção inpunemente. Outro motivo é medo de esquadrões de morte, quando for uma figura pública com rotina muito conhecida tem que ser muito moderado para viver.
Gosto · Responder · 5 · 2 h · Editado


Mário João Francisco Francisco apoiado


Zarito Mutana Se analisar o meu comentário sobre este post vais perceber que não diz Nada, apenas só escrevi Nada.
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Mário João Francisco Francisco Einstein


Schauque Spirou Vc tem medo de dizer nome! Não vou te seguir também ejhehejejejwjej
Gosto · Responder · 2 · 46 min · Editado


Rogerio Antonio Clap clap Clap......


De Waan Candido é so hoje? kkk ja deixou nos ha muito tempo;
esse de #Egídio_Vaz ja tem o cérebro localizado no estômago resultado duma atrofia denominada dissonância cognitiva.

age como uma lâmina, corta dos 2 lados

um conselho a outros jovens facilmente influenciáveis, nunca abracem causas sérias sabendo k são inseguros reagem a qualquer cheiro de comida.
Gosto · Responder · 3 · 2 h · Editado


Mário João Francisco Francisco amen
Gosto · Responder · 1 · 1 h


De Waan Candido thanks pelo supore, ele tem que reconhecer mesmo que mudou... por que razões ele é quem sabe mas nós tamos atentos. e desconfiamos sempre. mau exemplo pra seguir.


Leonel F. Matlombe A quem defende que a abordagem historica nao pode ser veridica a pesar da dosagem cientifica visto que, a historia é um conjunto de versões que reflectem em grande medida, certas motivações do autor.
Ou sejam, em tudo que se escreve, ha interesse em chegar-se em algum ponto. Ha aqueles que explicitamente, pretendem chegar na terra prometida e outros que pela sua condição sao obrigados a seguir Moises.
Ora, independentimente da mudança ou não de posições, há sempre fortes motivações.
Gosto · Responder · 3 · 2 h


Mário João Francisco Francisco fome



Mário João Francisco Francisco demente não se critica, apenas aconselha-se.
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Mário João Francisco Francisco o post do canalmoz é claro o seu título: versão do Matsangaissa sobre os factos. não sei até que ponto a mesma versão encavilha o canalmoz.
Gosto · Responder · 3 · 1 h


Homer Wolf Nem eu...
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Ariel Sonto E eu então...!



Chabane José Apesar de manter a linha editorial pode ser k alguns factos mudaram, as coisas nao saonestaticas essa e prova do dinamismo da mente humana.
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Bernardo Bambo Rogerio Antonio saudações! Desde ja nao vou insidir a minha humilde opinião as pessoas, mas sim a um facto bem patente no poste em epigrafe " mudança de openião ao longo do tempo" . No meu ponto de vista a variação de posicionamento ao longo do tempo é necessaria e fundamental pois os fenômenos com o tempo ganham ou perdem propriedades que influenciam no seu estado. O risco de fazer análise de um fenômeno com base a factores ultrapassados no tempo é emitir opinioes infundadas e descontextualizadas.
Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado


Egidio Vaz Gostam muito de insultar e atacar pessoas. Já não se faz mais nada aqui.
Gosto · Responder · 5 · 1 h


Mário João Francisco Francisco bonerani piano mano. dzico nditepo teni
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Tesoura Júlio Tuboi Alequerereni mbuya. Ndi ndimajovem.
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Rogerio Antonio Caro Egidio Vaz, quem está aqui no meu mural a insultar-lhe? Quero tomar medidas......
Gosto · Responder · 3 · 1 h


Cadu Moreira Acho que ninguém aqui está a insulta-lo ilustre Vaz, por favor, seja um pouco humilde porque a ideia aqui é dar-lhe "um puxão de orelha" para vermos se novamente toma aos carris que inicialmente seguia, pois quem sempre estiver a elogia-lo mesmo sabendo que o senhor está errado, fique sabendo que essa pessoa não gosta de si ó ilustre Egidio Vaz
Gosto · Responder · 3 · 1 h · Editado


Rogerio Antonio Gostei do seu comentário Cadu.....
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Nelson Badaga Badaga Rogerio pha, Vai tomar medida aquel jovem que-me insultou só apenas por ter opinião diferente e tu simplesmente apoiaste ao envez de tomar a tal medida.
Gosto · Responder · 1 · 55 min


Stelio Semedo Quando comentei num post dum historiador e analista da praça, frisando a tal mudança nas suas opiniões e críticas, a resposta por ele dada foi que eu estava perdido e alienado. Parece que estão a reformular a lista do G40😂😂😂


Clovis Macave os 40 em 1.
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Juma Aiuba Só os tolos não mudam de ideias, já dizia Aristóteles.
Gosto · Responder · 5 · 1 h


Mário João Francisco Francisco a estes o silêncio é a sua resposta
Gosto · Responder · 1 h


Rogerio Antonio Hehehehehehehehe de água pra o vinho? Fala sério Juma Aiuba.....
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Juma Aiuba Mermão, se até Michael Jackson mudou de pele, custa mudar de ideia... Ideia só!?

Novo Combatente De Moz Caro Rogerio Antonio lembras do meu comentario em que dizia que Egidio Vaz pacede de GUEBUZITE uma doenca cuja caracterista principal eh ambicao pelo poder. O cara bloqueiou-me por ter dito que ele estava a vender a sua consciencia. O espaco na sociedade nao se conquista defendendo os interesses de um regime corrupto e mafioso mas sim lutando ao lado do povo.
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Rogerio Antonio Ainda me lembro sim.....hehehehehehe
Gosto · Responder · 1 h


Novo Combatente De Moz Onde se le pacede leia-se padece...


Caetano Morais Não há cidade que resista a um burro carregado de prata!
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Julinho Taimo CARO Rogerio Antonio porventura tas a te referir daquele CARA que quando ñ tem argumento confia BLOQUEAR, em cada 3 post dele, um é ameaçando k vai bloquear, como se ele fosse o PRÓPRIO FACEBOOK?
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Rogerio Antonio Hehehehehehehehehe não citei nomes.....
Gosto · Responder · 58 min


Julinho Taimo So queria de informar k ele vai te bloquear. Hehehehe


El Patriota Troca tintas...


Sergio Fernando Cebola Egidio.......nao disse nada
Gosto · Responder · 1 · 57 min


Roberto Mazival Acho que ja da pra imaginar de que figura se refere neste post, por sinal uma figura proeminente quando se fala de analises dos assuntos que enfermam o nosso belo Mocambinque. #EV mais nao disse
Gosto · Responder · 1 · 39 min


Zarito Mutana Meus 5 litros de canhu, ainda nåo acabaram, Ainda estou aqui hoo Rogerio Antonio
Gosto · Responder · 2 · 31 min


Rogerio Antonio Localização broh. É melhor bebermos porque esta cena já nos cansa.


Euclides Da Flora " PROSTITUTA DE OPINIÃO"
Gosto · Responder · 2 · 21 min


Rogerio Antonio Hehehehehehehe
Gosto · Responder · 7 min


Euclides Da Flora o conceito está no meu mural ( venha assistir CAN na Minha casa)



Mateus Lapson Boa visao mano Rogerio Antonio. Quando não se tem ideias, as palavras são inúteis e até nocivas; melhor calar-se do que falar só para confundir.
Gosto · Responder · 2 · 20 min


Jose Cossa Julgamento em praça publica! que fez o EV para ser insultado desta forma? haja respeito compatriotas
Gosto · Responder · 1 · 16 min


Rogerio Antonio Quem lhe insultou? São opiniões, mano.



Stelio Semedo É mesmo. Os intelectuais, analistas e comentadores quando misturados (aliciados) com USD anima lhes ver (rir).
Gosto · Responder · 1 · 15 min


Juma Aiuba Senhores, as pessoas mudaram de opinião ou não estão a trazer opiniões que vos agradam?
Gosto · Responder · 2 · 12 min


Rafael Ricardo Dias Machalela Hehehehhehehheheehheheh
Gosto · Responder · 1 · 4 min


Rogerio Antonio Conta outra, se nem você próprio ultimamente não concorda com ele.



Stelio Semedo Nem um nem outro, estão a tentar ludibriar a opinião dos demais apresentando opiniões que na verdade não são deles.
Gosto · Responder · 1 · 7 min


Sonito Wana Guiamba Também ando muito surpreso com este senhor. Enfim, com esta crise, parece-me que a barriga fala mais alto.
Gosto · Responder · 1 · 8 min


Antonio Macutcha egidio vaz e um palhaco,talvez comeu badjias da frelimo.era melhor o pobresinho consultar raul domingos antes d as receber,pork um dia vai se arepender
LINHA ABERTA DA STV
Não vi o programa linha aberta ontem, mas um amigo disse-me que o tema versava sobre os dois anos de governação do Presidente Nyussy. Foi um tema interessante e eu queria tanto assistir.
Não sei quem foram os convidados, o que falaram e quais foram os pressupostos que fundamentaram as suas análises; mas uma coisa, uma governação deve ser analisada de forma global e não pontual, tendo como base de analise aquilo que ao longo da governação se destacou.
Por mim, como cidadão comum, vi uma mera continuidade da governação anterior, em que a única diferença é que a anterior tinha uma agenda clara, combater a pobreza, a corrupção e o espírito de deixa andar, e, actual governação, desconheço até aqui a sua agenda.
Mas, mais do que simples agenda, há um facto que só vi nessa governação; a morte selectiva de civis, que militam activamente nos partidos políticos na oposição, bem como de académicos que por algum motivo discordam publicamente de certos posicionamentos do governo do dia.
Esse acto perturba a boa convivência entre as pessoas, perpetua o ódio entre os moçambicano, puxando -nos mais para a Guerra que para a tão almejada Paz.
O mais caricato, o Chefe de Estado, na qualidade do nosso Pai da Nação nunca se pronunciou publicamente em torno disso, e isso me preocupa, porque são centenas de famílias enlutadas por conta dessas mortes.
Ora, se os ditos analistas, os nossos ilustres académicos e Drs, na sua douta análise, omitiram tais mortes era preferível ficarem nas suas casas que ir a televisão e passar por ridículo, e serem confundidos por G40 e manchar a reputação que ao longo dos anos construíram. Por mais que tenhamos uma capacidade argumentativa de alto nivel, é difícil enganar muitas mentes.
Um aspecto positivo, a colaboração do Governo com o FMI com vista ao esclarecimento da dívida pública. O meu receio é que no final da auditoria em curso, porque ela não tem uma natureza vinculativa, não protejam os que de lá forem descobertos, tal como sempre nos habituaram.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Virgilio Rodrigo Elila Gilio Esperava mais do Governo do Niusy ainda nao esta a governar, e nem a gerir conflitos como se diz por ai...criaram mais problemas...os 2anos de governaçao do Niusy foram pessimos
GostoResponder1 h
Be Focus De facto. Assassinatos selectivos cidadaos civis opositores "perpetua ( atica, acende ) o odio entre Mocambicanos, entretanto, inibindo a boa convivencia"
GostoResponder1 hEditado
Sergio Baloi Sergio Eu vi o programa quem estava lá foi Évora. JÁ MOSCA UM ANALISTA POLÍTICO QUE MI FOGE O NOME MAS PODE TER CERTEZA QUE O DEBATE NÃO TEVE NOVIDADE
Muhamad Yassine Veja no youtube
Elvino Dias Meu irmão Muhamad Yassine, é preciso ter megas para ver no YouTube. Não posso gastar megas para ver fariseus.
GostoResponder112 min

Sem comentários: