segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Edição de 21 de Janeiro de 2013

 
 
Editorial
Mobilizemos o País contra o culto da personalidade a Armando Guebuza!
Maputo (Canalmoz) – Estamos chocados e profundamente preocupados com o rumo que as coisas estão a tomar no nosso País! A transmissão pela Televisão de Moçambique, a TV pública nacional, da festa dos 70 anos de aniversário de Armando Guebuza que é actualmente o Presidente da República, é, quanto a nós, a prova mais evidente de que se está a enveredar no País pelo culto da personalidade a um figura que só encontra paralelo no ridículo ambiente político norte coreano, em pleno século XXI.
Registos Verbais

“Enquanto as chuvas semeia luto e vão deixando famílias, com crianças, sem abrigo, com mosquitos, fome e luto, a insensível elite predadora deste País encontrou rubrica no Orçamento do Estado para ir comer e beber à fartura e em directo na TVM pública. Mil bocas naquela tenda e zero tendas para vítimas do temporal” – Salomão Muchanga, presidente do Parlamento Juvenil

Espanha reduz apoio a Moçambique
Recentemente países como a Finlândia, Grã-Bretanha, Suécia, Reino dos Países Baixos e Alemanha reduziram o seu apoio, quer ao orçamento do Estado assim como para projectos sectoriais de desenvolvimento por falta avanços na luta contra a corrupção. Agora é a Espanha a cortar. O director da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Juan López Dóriga, explicou que a redução do fundo resulta da “crise económica que actualmente afecta o país e a maioria dos países da zona euro”.
Maputo (Canalmoz) – A Espanha vai reduzir o fundo de apoio para os projectos de desenvolvimento sectorial em Moçambique, realizados na esteira dos protocolos bilaterais acordados entre aquele país ibérico e o Estado moçambicano.
Canal de Opinião
Por: Noé Nhantumbo
Multiplicam-se os problemas e escasseiam as soluções
União Africana persiste numa encruzilhada grave e deprimente…
Os defuntos lutadores pelas independências devem estar chorando… Décadas após a proclamação das independências são raros os países africanos que conseguiram edificar pátrias em que as fricções étnicas e regionais tenham sido substituídas por convivência pacífica, envolvente e de tolerância. As independências que eram consideradas como via de realização de satisfação das necessidades dos cidadãos, tornaram-se ilusão deprimente.
Maputo (Canalmoz) - África inicia 2013 a braços com crises de segurança reveladoras de um mau estado geral das relações políticas em muitos dos países que fazem parte da União Africana.
No INATTER
“Há fortes esquemas de corrupção na atribuição de cartas de condução”
– Acusa o director da Escola de Condução Internacional, Cassamo Lalá
Maputo (Canalmoz) – O director da Escola de Condução Internacional, Cassamo Lalá, denuncia a existência de uma alegada máquina de corrupção montada no Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATTER), ex-INAV, de venda de cartas de condução com a complacência até, segundo ele, da direcção da instituição. Não revelou nomes.
Construtora portuguesa planeia concentrar actividades em Moçambique, Angola e Brasil
“É mais difícil conseguir 10 milhões de euros para aplicação em Portugal do que obter financiamentos de 100 milhões de euros para Angola, Moçambique ou outros mercados externos”, disse Andrade Santos, administrador financeiro da Soares da Costa.
Pretória (Canalmoz) – Em 2013, a empresa construtora portuguesa, Soares da Costa, tenciona concentrar as suas actividades nos mercados externos, particularmente Moçambique, Angola e Brasil, segundo o administrador financeiro Gonçalo Andrade Santos.
Na província de Inhambane
Cidadão queima casas de curandeiros e capelas
“Quando se descobriu que o que ele faz é anormal, os curandeiros e nós, os chefes locais, tentámos ver se podíamos conseguir o tratar”.
“Tsiyoye” diz que pretende ser líder local porque considera que os chefes actuais não conseguem satisfazer as necessidades da população, porque estão aliados ao Governo”.
Quissico (Canalmoz) – Um cidadão identificado apenas por Américo, mas vulgarmente conhecido por “Tsiyoye”, queimou três casas de curandeiros e duas capelas da Igreja Apostólica, em Guilundo, distrito de Zavala, alegadamente porque são todos “mafiosos”.
Devido à subida do caudal do rio Mossurize
Distrito de Mossurize encontra-se incomunicável
Chimoio(Canalmoz) – A comunicação entre o distrito de Mossurize, localizado a sul da província de Manica e os restantes lugares da província de Manica e do país, está interrompida devido à subida do caudal do rio Mossurize. A estrada Sussundenga-Dombe, que também dá acesso ao distrito, está bloqueada devido à subida do caudal do rio Tsiango.
Devido à persistência das chuvas
Governo diz que populações devem evitar atravessar rios
Maputo (Canalmoz) – O Governo moçambicano, através da Direcção Nacional de Águas (DNA), recomenda que como medida de precaução, se evite atravessar rios. Por outro lado, diz o Governo que as pessoas devem manter os equipamentos e bens em zonas seguras, particularmente nas bacias do Messalo, Licungo, Zambeze, Búzi, Púnguè, Save e Inhanombe.
Na cidade de Maputo
MDM solidariza-se com vítimas das chuvas
Maputo (Canalmoz) -- O MDM – Movimento Democrático de Moçambique, a nivel da cidade de Maputo, manifestou no último sábado, pesares às famílias enlutadas e que perderam os seus haveres em consequência das chuvas ocorridas no dia 15 de Janeiro corrente.
Em Manica
Juristas do IPAJ capacitados em matéria de direitos humanos
Chimoio (Canalmoz) – Um total de 27 juristas do Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ), de entre eles estudantes finalistas da Universidade Católica de Moçambique (UCM), em Chimoio, capital provincial de Manica, estão a beneficiar de uma capacitação em matéria de direitos humanos.

Sem comentários: