sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Frustrar militares em tempo de paz precária: um erro crasso do poder politico...

Borges Nhamire

Os militares andam furiosos desde ontem, hoje... Estão a ser pagos 13º salário fora dos parâmetros definidos pelo Governo e comunicados pelo Ministro da Economia e Fianças. Ao invés de receber 50% do salário base estão a receber 50% do subsídio de patente!
Um exemplo para melhor compreensão: um militar com nível superior de licenciado aufere salário base de aproximadamente 34 mil meticais. A este valor são acrescidos subsídios, incluindo o chamado subsídio de patente.
O ponto da discórdia é precisamente este subsídio de patente. Um militar com patente de alferes tem direito a um subsídio de aproximadamente cinco mil meticais. Muitos militares recentemente patenteados sequer recebem este subsídio. Porém, ao nível das Forças Armadas de Defesa de Moçambique decidiu-se que o salário base sobre o qual será deduzido 50% do 13º salário de 2016, é o subsidio de patente.
Ou seja, um alferes licenciado recebeu como 13º salário de 2015, 34 mil meticais que é 100% do seu salário base. Mas de 2016 recebeu (ou vai receber até amanhã), apenas 2 500 meticais que é 50% do subsidio de patente.
Os militares estão frustrados por que entendem que deviam receber 50% do salário base (no caso do nosso exemplo, 17 mil meticais) e não o que estão a receber...
Mais um dado: os funcionários civis do ministério da Defesa, que não ostentam patente algum, receberam 50% do salário base fixado em função do seu nível académico...
Alguns já dizem que o problema é da trégua. Com a trégua ninguém os acha mais úteis para a nação. Um erro crasso, o de frustrar militares, principalmente em tempo de paz precária...
Nhamire Faz Bem, Pedro Cristovao Mawai Jr., Alfredo Litsuge and 81 others like this.
Comments
El Patriota
El Patriota Que tipo de erro é esse? Brincando com fogo né?
Remove
Elvino Dias
Elvino Dias Muito triste, mas triste de verdade.
Remove
Eddy Prínce Simbine
Eddy Prínce Simbine #Borges #Nhamirre páh, você está a alertar estes políticos para valorizarem mais os militares? por forma a comtinuarem a fazerem dsmandos? neste país por comfiarem os militares? Eu digo é bom assim para ver se d uma vez por todas eles(os militares) colaboram cm o povo.
Remove
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda O caso aqui está se violando as recomendações do ministério das finanças.
Remove
Borges Nhamire
Borges Nhamire Eddy Prínce Simbine, os militares como qualquer outra categoria de profissionais merecem respeito para além de que os militares são ainda muito mais importante pra qualquer Estado que queira cumprir com a sua mais básica função: a garantia da segurança.
Remove
Elidio Fafetine
Elidio Fafetine #eddy #prince n diga isso pk isso ofende muito, por serem militares n tem direito a serem valorizados?? São pessoas k entregaram a sua vida pa defesa da pátria e vc diz k n merecem serem valorizados. Pense bem
Remove
Jemusse Abel
Jemusse Abel Triste.....
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Será que esses que auferem o tal subsídio de patente não são "automáticamente considerados" como titulares de cargos de chefia?... (Ou, no caso, de "chefias intermédias"... eh eh eh)

É que alguma fórmula (explicação) há-de ter sido usada - por muito estapafúrdia que seja ...
Remove
Jossias Ramos
Jossias Ramos Quando um 'brada' me disse, eu tambem pensei nisso, mas se fosse o caso, e se compreendi bem aquele Comunicado do Ministro Maleiane, referente ao 13 salaario, se fossem considerados como tais, nem poderia ter esse de patente. E, pelo que acompanhei, ee que, um Tenente com uma licenciatura e cuja Escala salarial -seu vencimento base- ee a do(s- de) Nivel Superior, teve o mesmo que um Tenente com Seetimo, oitavo, deecimo, deecimo segundo ano ou zero classe (havendo) de escolaridade.
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Sim, mas baseados em "alguma coisa" eles decidiram assim. resta é saber qual é a base...
Remove
Jossias Ramos
Jossias Ramos Concordo. Por isso solicitei, laa em baixo, alguns visados, embora entenda a Disciplina Militar.
Remove
Mário João Francisco Francisco
Mário João Francisco Francisco agitador! quer me fazer empurrar pneu? a disxiplina militar é dura e não é de desafiar. Eatamos numa tempestade. qualquer coisa de negativo o preço é altissimo
Remove
Zacarias Tsambe
Zacarias Tsambe Pode fazer sentido. Talvez o subsídio de patente entre a classe de oficiais superiores urbanos, seja muito alto em relação ao salário base. Há que dar vantagem a quem é próximo da gente.
Remove
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Uma situação triste. Mas também eles não venham aqui chorar. Eles próprios mais do que ninguém que façam greve ntsém, se quiserem ser valorizados. Foi assim com os médicos e parece que surtiu efeito. Já sei, alguns vão dizer que os militares estão proibidos de entrar em greve, mas também os médicos estavam.
Remove
Benício Da Cruz Baulo
Benício Da Cruz Baulo Mas a greve pode traduzir-se numa sabotagem de uma paz que já por si e frágil
Remove
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Qual é a solução que V.Excia acha que eles devem fazer para que lhes sejam pagos os 50% conforme o decreto governamental. Achas que lhes serão dados ouvidos? Das duas ou uma: ou estamos num outro país ou os nossos dirigentes ficaram tão bondosos de noite pra dia.
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Os militares podem entrar em greve (pela lei)?
Remove
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Não sei Homer Wolf. Pelo que eu saiba os funcionários públicos também estão proibidos de entrar em greve, mas mesmo assim os médicos entraram em greve.
Remove
Jossias Ramos
Jossias Ramos Qual lei, qual quee? Essas Leis que cheiram a didatura, mano? Tem que proibir-se greve (por Lei) aquele que vee todos os seus direitos acautelados. Foi por causa dessas leis que, um 'brada' meu ameacou a morte, na linha de fogo, a um entao Major laa em Bujumbura, em Missao de Manutencao, Apoio e Paz com Mandato 1 das UN e 2 da UA. Nao ee que ele notara que os chefes tinham lhes 'passado a perna'.
Remove
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Ntsém. Quando é para lhes enviar para o teatro das operações até são mimoseados. Agora que é para largar a massa estão aí a dar voltas.
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Eu só quero saber se na nossa lei está consagrado o direito à greve para os militares. Em vários países (ocidentais) não...
Remove
Jossias Ramos
Jossias Ramos Isso. Diz-se que o gajo lhe falhou de proposito, mas o Major sentira o 'smell' da polvora por perto. So que, regressados a Perola do Indico, o meu amigo ficou PRETERIDO. Quase 10 anos (se nao mais) sem apanhar no miinimo UM VEE PARA OS OMBROS DELE.
Remove
Jossias Ramos
Jossias Ramos Aqui tambem, estao proibidos. Nao teem direito a greve.
Remove
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Acho que não. Mas isso é de menos broh. Quando o assunto amarga, essa cena de leis não serve.
Remove
Jossias Ramos
Jossias Ramos Aliaas, isso ee antigo, so que reforcou-se, ainda mais, no Consulado do FILHO MAIS QUERIDO DA NACAO: Nao haa Direito a Greve para as FDS!
Remove
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Hehehehehehehehehebehe
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf E estás a imaginar o que é organizar um greve "ilegal" no seio dos militares patenteados, do Rovuma ao Maputo (por esse motivo - logo um gajo que ganha 34 paus)???...
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Jossias Ramos, sugestão: náo precisas de repetir as letras (ee): a malta já entendeu o ´blema da acentuação... é que assim só complica djo... escreva normalmente
Remove
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Subsídio da patente não é só para os que ganham 34 paus. Não anda inventar. Tem gajos também que estão a "rastar".
Remove
Jossias Ramos
Jossias Ramos Muito obrigado, mano Homer Wolf!
Remove
Homer Wolf
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Sim
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Releia o post
Remove
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Ele deu exemplo, broh.
Remove
Elidio Fafetine
Elidio Fafetine Quero nome de um país k o exército saio às ruas pa manifestar.
Mesmo tendo pouco pa sustentar a família as pessoas ainda ariscam as suas vidas pa te proteger
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Rogerio Antonio náo sei náo... reli o post e fiquei com mais duvidas ainda.
Mas o meu argumento mantem-se: se organizar/aderir uma greve LEGAL, já é o que é, achas que daqui-praqui, por causa de 13º às meias, alguem arrisca organizar uma greve ILEGAL?
Remove
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Nessa perspectiva tens toda razão ninguém arriscaria por causa do 13-mini, mas em todo caso, os nossos devem ver bem estas situações de militares, porque não é a primeira vez desmandos acontecer ali.
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Voce é que correu logo a sugerir que eles façam greve já, ntsém...
Numa de que greve de militares é style aquelas nossas manifs.... eh eh eh
Remove
Elidio Fafetine
Elidio Fafetine Kkkkkkkk
Remove
Bernardo-Madzime De Araujo Rodge
Bernardo-Madzime De Araujo Rodge Militar não faz greve em nenhuma parte do mundo. É pra levarem akm's pra marcha? Que jato de água pode repelir a bala da AK 47?
Remove
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio 😃😃😃😃😃
Remove
Dumangane Lazaro
Dumangane Lazaro Wena!
Remove
Dumangane Lazaro
Dumangane Lazaro
Remove
Dumangane Lazaro
Dumangane Lazaro
Remove
Alex Dau
Alex Dau Se fizerem greve talvez serão considerados anti patrióticos e anti a juramento que prestaram. Talvez até corram o risco de serem fuzilados.
Remove
Elidio Fafetine
Elidio Fafetine Qual é essa força k vai fuzilar militares????
Quem vai ficar a defender o país?
Remove
Mário João Francisco Francisco
Mário João Francisco Francisco somos proibidos de expor as nossaa fraquezas nas redes sociais. Penso que Borges Nhamire está sendo útil. Eu nem se quer sabia da minha importância.

vocês é que sabem.
Remove
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Infelizmente mano Jossias Ramos é verdade e é muito triste
2 · 17 hrs
Remove
Borges Nhamire
Borges Nhamire Calton, que estás preocupado com a veracidade da informação, leia aqui o que os próprios militares comentaram...
1 · 17 hrs
Remove
Stelio Chiule
Stelio Chiule Militares, professores e médicos não é só por mérito mas obrigação moral. Devem receber do melhor pois são estes os suporte de uma nação.
Remove
El Patriota
El Patriota Pena que os que governam não sabem disso.
Remove
Jossias Ramos
Jossias Ramos Amo bastante a docencia. Bastante, mesmo. Mas quando tive uma outra, relativamente melhor, proposta salarial 'abandonei o Giz e os alunos', por causa disso.
Remove
Zarito Mutana
Zarito Mutana 34 mil? Que tabela usa o Ministerio da Defesa
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Tambem estou a estranhar... Salário base 34 paus...
Remove
Eddy Prínce Simbine
Eddy Prínce Simbine Sim amigo #Zarito #Mutana 34mil e mais os subsídios d patente swiku txakala txakala acabam espreitando a casa 40mil sabes
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Basta ser licenciado?...
Remove
Emilio Francisco Chauque
Emilio Francisco Chauque Kkkkkkkk sinto vontade de se alistar às fileiras do exército na pergunta do meu mais velho Homer Wolf...
Remove
Elidio Fafetine
Elidio Fafetine Patente e subsídio de vida e tudo são 34paus
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Não é o que diz o post...
Remove
Eusebio Jose
Eusebio Jose O dono do post tomou como exemplo 34mil
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Tomou como exemplo! tsc... Então porque é que não tomou como exemplo 1754.6 dólares?
Remove
Eusebio Jose
Eusebio Jose Kkk so vce mesmo homer,achas mesmo tem essa mola como salario base? Hum comeco a pensar que formei-me numa area nao boa,quero ser militar na proxima encarnacao...
Remove
Elidio Fafetine
Elidio Fafetine 34 mill como base na classe de oficiais
Remove
Eusebio Jose
Eusebio Jose Hum ok...
Remove
Efraimo Neves
Efraimo Neves Muita mola para os militares
Remove
Joanguete Celestino
Joanguete Celestino Ministério da Defesa é único que tem tabela salarial diferente. Eles pagam todos os niveis académicos. Um liceciado tem salário acima de um PhD numa universidade pública.
2 · 18 hrs
Remove
Sonil Joanguete
Sonil Joanguete Joanguete Celestino ...serio?
1 · 17 hrs
Remove
Zarito Mutana
Zarito Mutana Elisio Bila venha aqui
Remove
Mansur Bazilio
Mansur Bazilio Brincadeiras de muitissimo mau gosto
Remove
Calton Cadeado
Calton Cadeado "Salário base de um licenciado com nível superior é aproximadamente 34 mil meticais". Por curiosidade, amigo Borges, qual é a fonte desta informação?! Só por curiosidade!
Remove
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Calton mano deixa de ser ridículo quando te apetece olha Borges esta a falar de praça cabos e sargentos oficial do exército e cargo de chefia não tem direito do famoso metade do 13
Remove
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Quem ganha 34 ou mas são oficial superior
Remove
Borges Nhamire
Borges Nhamire Amigo Calton,
A informação não está em nenhum manual de estudos militares. É resultado de investigação minha. Obviamente que não posso revelar as fontes. Mas é de fonte credíveis pra mim. Grande abraço
Remove
Chigamanhane Mazanga
Chigamanhane Mazanga Amigo Calton, acha que a essência deste "post" está no salário!?
Remove
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Estamos a confunde opinião no fb como tvm onde neguem deve opinar nada as opiniões que lá valem são dos miserável g40
Remove
Calton Cadeado
Calton Cadeado Borges Nhamire! A pesquisa científica ensina a citar fontes, mesmo quando se trata de proteção das fontes....! A pesquisa científica ensina a fazer triangulação de dados/ fontes...!
Remove
Calton Cadeado
Calton Cadeado Chigamanhane Mazanga, my friend! Eu não pretendo debater a essência do post. Só achei curioso o dado que eu perguntei e fico por aí. Eu estou plenamente consciente de que a minha pergunta de curiosidade não é a essência do post!
Remove
Chigamanhane Mazanga
Chigamanhane Mazanga D'accord Calton! Apenas receiei que nos perdessemos na discussão do supérfluo e não atingíssemos o âmago da coisa...

Mas quanto ao citar as fontes que devem ser protegidas, como é que se faz isso? É dizer "segundo um militar com a patente de sargento..." ou "segundo o alfer Chigamanhane..."?

Esse processo inclui também a ciência jornalística?
1 · 19 hrs
Remove
Joanguete Celestino
Joanguete Celestino Na investigação jornalistica, penso que é o caso, as fontes podem ser anónimas para protegé-las pois esta é a deontologia jornalistica. Por exemplo, a Garganta Funda ( a fonte anónima do caso Watergate) nunca foi revelada até sua morte há dois anos.
1 · 17 hrs
Remove
Borges Nhamire
Borges Nhamire O Calton está ciente de que esta questão de fontes é marginal, tal como o Chigamanhane disse. Até por que os números que usei são exemplificativos e não taxativos. E o que o Prof. Joanguete disse também é do conhecimento do Calton.
Seja como for, Calt
on, fica tranquilo que tudo o que escrevo é verdadeiro. É verdade que o salário base de um militar com formação superior afecto a determinados sectores das FADM era, em 2016, dos números que referi. Se tens informação contrária podes trazer aqui ao debate.
2 · 17 hrs
Remove
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Mano eu nem sei si isso é verdade porque até Hoje meus amigos que estão na defesa ainda não tem metade do famoso 13
Remove
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Agora os da uir nem sabem quando vão ter e caso para dizer viva a trégua
Remove
Schauque Spirou
Schauque Spirou Afinal não se ganha tão mal ali..m e na polícia o princípio é o mesmo? !
Remove
Hobety Luys Muhamby
Hobety Luys Muhamby Isso é lamentável e o nosso Governo está a brincar com fogo
Remove
Antonio Faquira
Antonio Faquira Este país está falido. Não será surpresa se amanhã acordamos com a ordem constitucional alterada.
Remove
Mário João Francisco Francisco
Mário João Francisco Francisco Assentam-se na máxima de que o militar é o último no benefício, o primeiro no sacrifício.

Só firme!
Remove
Chigamanhane Mazanga
Chigamanhane Mazanga Mas isso é ridículo!
Quando há austeridade os subsídios são os primeiros a serem sacrificados, como é que neste caso são usados como base para se deduzir o sexto&meio?
Produzimos um decreto que não conseguimos interpretar nem implementar convenientemente, que tristeza!
Remove
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Triste
Remove
Mário João Francisco Francisco
Mário João Francisco Francisco só suportar fardo....
Remove
Tomo Junior
Tomo Junior E ,os nossos representantes na AR como estão? Espero que o amigo Ivan Mazanfa, me ajude a ter resposta.
Remove
Tomo Junior
Tomo Junior Em termos do 13.
Remove
Chigamanhane Mazanga
Chigamanhane Mazanga Meu caro Tomo, o decreto é claro nisso.
1 · 19 hrs
Remove
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio
1 · 18 hrs
Remove
Diana Gamboa
Diana Gamboa Lamentável e ridículo. Onde é que pretendemos chegar assim! ?...
1 · 18 hrs
Remove
Álvaro Xerinda
Xavier Jorge Uamba
Xavier Jorge Uamba Mano Borges não houve nenhum erro. O que acontece é má interpretação desse assunto. É justo sim o que o ministério da Defesa fez mas como as pessoas estão acostumado a receber aquele valor torna ou se alarmante. Para mais informações vamos inbox.
1 · 15 hrs
Remove
Alfredo Luis Cuco Fedinho
Alfredo Luis Cuco Fedinho Xavito nada de inbox, queremos ver tambem
1 · 13 hrs
Remove
Acacio Chacate
Acacio Chacate Gosto duma coisa neste post: o salario dos militares nao eh mau...
Remove
Julio Lilito Boene
Julio Lilito Boene Muito bem dito. Triste.
Remove
Moçambique Sim Moçambique
Moçambique Sim Moçambique Borges Nhamire, a patente nao é nenhum subsidio. Os salarios das FADM sao pagos em funcao da patente, depois sao acrescidos subsidios tecnicos entre outros. Nao é verdade que um oficial superior licenciado tem 34mil mt como salario base. O que sucede é que os militares ate 2015 recebiam 13 salario na sua totalidade, excluindo o subsidio de jantar, diferentemente o que acontece com o pessoal civil que recebe somente o salario base. Esse ano eles receberam 50% do salario da patente ( que pode se equiparar ao salario base para os civis). Aconselho a procurar informacoes com o pessoal que trabalha n RH. A maioria so se preocupa com o salario liquido, nao sabendo dos calculos efectuados.
2 · 8 hrs
Remove
Borges Nhamire
Borges Nhamire Obrigado Moçambique sim, pelos pontos adicionais e esclarecimentos. Se tiver acesso aos militares por favor explique isso a eles.
Parece que a comunicação não fluiu. Eles acreditam que o salário base deles é fixado com base no nível académico e não na
patente.
Mas já agora, muitos oficiais dizem que ainda não recebem o subsídio da patente. Sabe se isto é verdade?
E se for verdade, com que base é calculado o respectivo salário?
Por fim, quem se sente injustiçado são os militares. Espero que eles sejam satisfeitos, com informação esclarecedora ou com o pagamento do valor descontado em timings errados.
Abraço
1 · 6 hrs
Remove
Borges Nhamire
Borges Nhamire Qual é então o salário base de oficiais superior afectos à marinha ou ao MDN, carMoçambique Sim Moçambique?
1 · 6 hrs
Remove
Moçambique Sim Moçambique
Moçambique Sim Moçambique Isso depende da patente, se major, tenente coronel ou coronel
Remove
Borges Nhamire
Borges Nhamire
Remove
Jossias Ramos
Jossias Ramos Das minhas fontes , chega me a informacao segundo a qual, esta a ser reposto o valor subtraido do 13 salario destes oficiais das FADM.
2 · 7 hrs · Edited
Remove
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Sim
1 · 6 hrs
Remove
Jossias Ramos
Jossias Ramos Obrigado, mano Borges Nhamire, mais uma vez, serviste a Nacao. E, muito obrigado, mano Álvaro Xerinda pela confirmacao da informacao!
2 · 6 hrs

Sem comentários: