domingo, 4 de dezembro de 2016

O legado de Fidel e a duplicidade moral da esquerda

Fidel Castro
744
20
O legado negativo de Fidel transcende em muito o sofrimento imposto ao martirizado povo cubano. Ao longo de décadas ele e o seu regime semearam o terror e a destruição em vários pontos do mundo.
A semana ficou marcada pela morte do brutal ditador cubano Fidel Castro – responsável directo pelo assassinato de muitos milhares de pessoas e pela pobreza, repressão e desespero de milhões – e por muitas reacções que comprovaram – uma vez mais – a profunda duplicidade moral de uma parte importante da esquerda. Entre nós, para além do expectável – mas nem por isso menos lamentável – desfile de elogios mediáticos, fica para o julgamento da história a marca dos vergonhosos votos de pesar pelo brutal ditador aprovados com os votos de comunistas e socialistas inseridos em vários partidos políticos representados na Assembleia da República.
Entre nós, o melhor resumo breve da vida e obra de Fidel Castro foi provavelmente o conseguido por João Carlos Espada que, de forma tão sintética como certeira, lembrou que “o torpe ditador terceiro-mundista construiu em Cuba uma horrível prisão comunista”. De forma um pouco mais desenvolvida, Sebastião Bugalho descreveu de forma objectiva e assertiva o essencial da figura de Fidel enquanto protagonista político: “Fidel Castro não era um “comandante”, um “líder”, um “ícone” ou um “histórico”. Era um ditador. Um tirano que prendia quem discordava dele e que se manteve no poder durante cinco décadas sem eleições.”
Para o povo cubano, o legado de Fidel é inequivocamente de repressão, isolamento, pobreza e sub-desenvolvimento, numa ilha-prisão construída à medida dos grotescos e desumanos planos do castro-comunismo. O gráfico seguinte (via Mário Amorim Lopes com dados do Maddison project database) ilustra bem as consequências económicas do castro-comunismo:
Gráfico_Observador_128
Como o mesmo Mário Amorim Lopes resumiu: “Até aos anos 50, Cuba era um país rico, pelo menos em comparação com os restantes países da América Latina. Mesmo quando ajustado à bitola dos países ocidentais, Cuba, não sendo um portento económico, comparava bem com Portugal ou com Espanha, tinha a mesma riqueza per capita do que Itália e era mais rica do que o Japão.”
O assassinato deliberado de seres humanos inocentes seria sempre condenável, mas as numerosas tentativas de redenção de Fidel são ainda mais chocantes considerando a natureza assumida pelo seu regime ao longo de décadas e o facto de o seu abismal registo de brutal desrespeito pelos mais elementares direitos dos cubanos ter perdurado bem para além dos momentos de implantação do regime. A duplicidade moral da esquerda já foi aqui bem dissecada por Maria João Marques e José Manuel Fernandes, mas parece-me importante reforçar dois elementos.
O primeiro é que Fidel, ao contrário por exemplo do igualmente celebrado Che Guevara, não era um mero psicopata a quem o fanatismo ideológico comunista e as circunstâncias possibilitaram colocar em prática os seus brutais e desumanos delírios sanguinários contra inúmeras vítimas inocentes. Fidel era bem mais metódico e oportunista, de tal forma que só caiu nos braços da URSS depois de fracassar na busca do apoio dos EUA. Foram aliás essas características que lhe terão permitido perdurar no poder ao longo de décadas.
O segundo é que o legado negativo de Fidel transcende em muito o sofrimento imposto ao martirizado povo cubano. Ao longo de décadas – e em especial no auge da Guerra Fria – Fidel e o seu regime semearam o terror e a destruição em vários pontos do mundo, desde Angola ao Chile. Este é um aspecto relevante e que importa não esquecer na avaliação histórica do castro-comunismo e das suas consequências globais.
Por tudo isto, é fundamental denunciar a duplicidade moral da esquerda e – como bem apelou Zita Seabra – impedir as tentativas de apagar a memória dos inúmeros crimes do regime comunista cubano e de Fidel em particular. Segundo os relatos recebidos, o brutal ditador cubano terá morrido na cama, pacificamente. Importa recordar que, infelizmente, as suas milhares de vítimas não tiveram a mesma sorte.
Professor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa

fernando simoes
5 h
Jerónimo de Sousa tem esta afirmação no Congresso do PCP: "o PCP presta homenagem à sua excecional figura de patriota e de revolucionário comunista evocando o exemplo de uma vida inteiramente consagrada aos ideais da liberdade, da paz e do socialismo”. De facto a cegueira e a loucura dos homens não tem fim à vista.
Eusebio manuel Vestias Pecurto Vestias
7 h
O futuro de Cuba pense sobre a situação desastrosa da Venezuela sobre a orientação perto de Castro Eles tinham aprendido nada com Vietname ou China onde voçê ainda tem um partido comunista dirigindo o pais Mas melhoria da economia a dar 100% mais liberdade para pessoas  porque ambos caminham de lado a lado a menos que voçê tem medo do  seu povo e querem continuar a governar como Reis no século XV. Uma vez que Castro morre há alguns da familia de Castro em posições de poder de mondo que a mesma história pode continuar por muito tempo 
truth warning
13 h
Tem a mesma justificação de existir um regime Comunista como tem a mesma justificação de existir um regime Nazi, ou seja, NENHUMA!!

Não há nada que justifique os milhões de mortos do regime Nazi, assim como nada Justifica os milhões de mortos dos regimes comunistas!!

Afinal Hitler parece um menino, quando que Estaline consegui só num ano massacrar 7 milhões de Ucranianos!! No genocídio de HOLODOMOR!!!
Manuel Antunes
15 h
De tudo o que foi dito desta figura tenebrosa, da esquerda a alguma direita, é que teria morrido o "último ditador romântico". Nada mais verdadeiro e devidamente comprovado. Ele era um homem poético, extremamente sensível e preocupado com o bem estar do seu povo e demonstrava uma condoída paixão pelos opositores que encerrava nas prisões. Consta que os afortunados que ele encostava na praça ao "paredon", antes da ordem de fuzilamento, recebiam da sua boca um beijo de despedida, o desejo de boa viagem e um ramo de flores como recordação daquele que tanto os amava. Era um ditador romântico até dizer chega!
Alberto Sampaio
20 h
Fidel foi um assassino.
Francisco Pinto
22 h
Mas porque critica tanto a esquerda, especialmente os comunistas? O apoio ao regime ditatorial castrista não é dúplice coisa nenhuma. Apoiam-no porque é esse tipo de regime que preconizam! Santinho!
chegaparali chegaparali
23 h
Que raio de crónica. Comparar Cuba com países falidos como Porto Rico, Portugal e Espanha, dá vontade de dizer que entre Angola e o Chile há um mar, o pantanal, os Andes e o Brasil que, francamente, ninguém sabe como funciona. 
Fidel era um ditador, ponto.
Alexandro De Pinedo
23 h
Thanks Acevedo Alves;......... Being Cuban % and living in the exile for more than 25 years, I feel the mandatory necessity of giving support to a free of ethical issues journalism article. Having ties to Portugal by family bloodline;  all ways I think of that beautiful country and the possibility of the communism building a stronghold there, and destroy your land with their obsolete ideology and demagogy. Hope that intellectuality, politicians, artists and professors like you, have the vision to stop in time, the nightmare that bring Castro to Cuba .................Thanks for a serious time to make a reflection in a country more than 1900 miles from Portugal........ Sincerely: Thanks again.
Anibal Duarte Corrécio
1 d
Excelente escrito!
josé maria
1 d
A duplicidade moral da direita

1 - Quando o PSD chora a morte de Fidel 


2 - O CDS ama o MPLA, José Eduardo dos Santos e a sua rica filha

 O CDS está muito mais próximo do MPLA, partido no poder em Angola, e agora com "muitos mais pontos em comum". 


3 - PSD e CDS são a favoráveis à existência de presos políticos






André Silvajosé maria
1 d
És um pobre pateta alegre.
No To BrainwashingAndré Silva
1 d
e tu asno de palas laranjas... olha aí o pulha mentiroso que tanto gostas...

https://www.youtube.com/watch?v=qd3AK0PyiVQ

sem comentários... FACTOS!

josé mariaAndré Silva
21 h
Os patetas são aqueles cobardes, como você, que não conseguem refutar sem insultar.
Paulo Coelhojosé maria
19 h
josé maria cassete
fernando simoesjosé maria
5 h
josé, tornaste-te num case study, e dos graves.
Joel Gabriel
1 d
lembram-se do 25 /11 /75 alguns sim muitos não.
senão fosse travado ? como chamaria a Portugal  hoje ?  >Cuba a ilha da liberdade,  (Portugal Ibérico da Liberdade ) 
Nunca votei em MS , mas reconhece o grande feito de ter enfrentado cunhal.
grato por esse feito histórico.
(Tinha um tio q esteve preso no Tarrafal 14 anos .) falar de comunista para ele era fala no diabo . nem gostava de ouvir falar em tal gente.

ditaduras sejam  de esquerda ou direita , são sempre ditaduras NUNCA SÃO  FOFINHAS .são sempre brutais.

truth warningJoel Gabriel
13 h
Deixe-me lhe dizer, que MS, foi ajudado pela maçonaria Francesa...

Os maiores males deste mundo são estes dois o Comunismo, que atua visivelmente e a maçonaria que atua às "escondidas".

Mas os dois têm uma coisa em comum, são bons em fabricar mentiras!!!

Em tempos foram parecidos, como na revolução francesa e na carbonária.
Mas hoje em dia, atuam pelos mídia, ensino, saude, industria de cinema, industria da musica.
Ou seja, hoje em dia temos uma sociedade que foi moldada por estes dois sistemas.

Quais são as pessoas de hoje que não vêm filmes, que não ouvem musica.
Programas infantis violentos, e series supostamente infantis que têm linguagem na fronteira do obsceno.
Pais que deixam os filhos noites e dias inteiros na rua para assistir a Justins Biebers... e outros...

Se os pais já estão neste estado imagine esta geração!!!
Telemóveis de centenas de euros nas mãos de crianças!!!

Salazar não tinha controle sobre a PIDE, por isso, infelizmente, pessoas inocentes foram mal tratadas, mas a vontade dele, era sem dúvida erradicar estes dois males, a maçonaria e o comunismo.



martins bento
1 d
Da experiência cubana,há que tirar boas e más consequências.Que Baptista tinha de ser corrido,é um facto evidente.Que Fidel tivesse de usar a propaganda e organização do seu tempo ,também se compreende.Que o "romantismo" da situação se extrapolasse a outras situações é compreensível e com isso alguns avanços sociais e políticos.Que tivesse evoluido para repressão e um beco politico ,é o clássico,mau grado alguns benefícios em sectores  da sociedade.A História tem destes custos e é um privilégio poder apreciá-los,DE FORA
Nuno Granja
1 d
Retrato sucinto mas completo, do legado da besta.

Face ao que vi nas reportagens sobre o Congresso do PCP, em votos de pesar e noticias,  este e os artigos referidos nunca são demais.

Cuca Neco
1 d
Deste artigo retiro  que AAA lê os artigos todos que o Observador publica. Fica-lhe bem.

Soube ontem que o camarada Jerónimo chama a Cuba "a Ilha da Liberdade".

Perante tal tirada é sempre um conforto ver o ar alarve com que jornalistas e comentadores cobrem o congresso do PCP. Houve um que da redacção do Expresso avisava os leitores a não ligarem muito às atoardas ideológicas do Jerónimo que o PCP internamente é um docinho.

Espero que um dia não tenhas que provar o docinho na plenitude.

Um ponto interessante neste artigo é sabermos que o nosso Rectângulo da Liberdade Ainda não Total já foi ultrapassado no PIB per capita por Porto Rico.

Com as novas contribuições do Costa Maduro, Catarina e Jerónimo o Rectângulo da Liberdade vê agora em Cuba um novo ideal.
 


    A FRELIMO CONTINUA A MENTIR, UTILIZANDO MÚSCULOS E O PODER IN-DEVIDAMENTE, CONTRA O SEU PRÓPRIO POVO, CONTRARIANDO, 25 MILHÕES DE INOCENTES E EMPOBRECIDOS CIDADÃOS.
    EXISTE UM CONCLUÍO E IMPUNIDADE, DA COMUNIDADE INTERNACIONAL, DAS ORGANIZAÇÕES COMO, AMNISTIA INTERNACIONAL, TRIBUNAL PE-NAL INTERNACIONAL, QUE OUTRORA, JÁ PUNIRAM SEVERAMENTE, DIRI-GENTES E PARTIDOS TIRANOS, POR MUITOS POUCOS FEITOS, COMPA- RATIVAMENTE AO QUE A FRELIMO, VEM REALIZANDO, EM 4 LONGAS DÉ- CADAS, ARRELIANDO E INFLIGINDO LEIS DE GOVERNAÇÃO, EMANADAS DA CARTA DAS NAÇÕES, NO PADRÃO MÍNIMO, COMO:
    INCUMPRIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS, CORRUPÇÃO E SABOTAGEM ECONÓMICA, ANIQUILAMENTO IMPIEDOSO DA OPOSIÇÃO, SUSTENTAÇÃO DE GUERRA DESNECESSÁRIA, PONTAPÉS NA DEMOCRACIA E, NAS LIBERDADES CÍVICAS E POLÍTICAS DO POVO, PROMOVENDO A IGNORÂ-NCIA, O PÂNICO E ENFRAQUECENDO A MORAL E A UNIDADE NACIONAL, EM PROL DA ETERNIZAÇÃO GOVERNATIVA DA FRELIMO.

    A ISTO TUDO JUNTANDO, TEMOS A FRELIMO SENTADA NA MESA DAS NE-GOCIAÇÕES, JUNTAMENTE COM OS OPOSITORES, COM ÀRBITROS INTE-RNACIONAIS A QUEM DESRESPEITA, UMA VEZ QUE A FRELIMO PÕE AS MÃOS NO CIMO DA MESA, MAS POR BAIXO PONTAPEIA COM BOTAS BIC-UDAS MORTALMENTE, OS PÉS DOS INTERLOCUTORES, COMO O CASO DO DR PONDECA.
    NESTE MOMENTO EM QUE PUBLICO ESTAS LINHAS, NA SERRA DA GORO-NGOSA, ESTÁ UM EXÉRCITO MUITO FORTEMENTE ARMADO, COM MATE-RIAL BÉLICO PESADO, SOFISTICADO E CARO, CONTRA UM HOMEM QUE COBARDEMENTE, HÁ 39 ANOS TENTAM CAPTURAR E OU ASSASSINAR, SEM NENHUM ÉXITO.
    ESSE HOMEM É POR DIREITO PRÓPRIO, NA ACTUAL CONJUNTURA, O HERÓI VIVO E CIDADÃO MAIS QUERIDO DO POVO, PATRIOTA NÚMERO UM DE MOÇAMBIQUE E, GRANDE ESTRATEGA, DA PRIVAÇÃO DO SONO DA FRELIMO, DESDE 1977.
    CHAMA-SE AFONSO MAKACHO MARCETA CHLAKAMA, ESTÁ ACOMPANHA-DO DE CENTENAS DE FIÉIS, COMPANHEIROS DUMA VIDA, DE DEFESA DO TERRITÓRIO NACIONAL, CONTRA OS USURPADORES DAS RIQUEZAS DO SUB-SOLO, DOS DENTES, CORNOS E PELES DE ANIMAIS EM VIAS DE EXTINÇÃO, DAS MADEIRAS PRECIOSAS E RARAS E, PIOR DE TUDO, ATÉ DO PÃO QUE O POVO, PÕE NA MESA PARA OS FILHOS COMEREM.
    ESTÃO OS NOSSOS HERÓIS NESTE MOMENTO, COM MUITA ASTÚCIA A DEFENDEREM-SE, DOS ASSASSINOS COM FARDA DE EXÉRCITO NACIO-NAL, COM COMPORTAMENTO DE TERRORISTAS, O QUE DAVA NO MÍNIMO PARA IMEDIATAMENTE, AS INSTÂNCIAS ESPECIALIZADAS NO ASSUNTO, ANUNCIAREM O ESTADO MOÇAMBICANO, IMPRÓRPIO PARA O CONSUMO NACIONAL E INTERNACIONAL, TITULANDO-O DE "ESTADO TERRORISTA", AJUDANDO A ACELERAR A SUA QUEDA, O QUE ALÍVIARIA OS TRISTES MOÇAMBICANOS.
    GostoMostrar mais reações
    Comentar
    Comentários
    André Manuel Chissico Cambula
André Manuel Chissico Cambula Fala verdade além de matrecar povo! Pork o povo ta num situação mal.
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo ESSA PERGUNTA, MEU AMIGO ANDRÉ, FAÇA-A A UM MIÚDO DE 7 ANOS, ELE VAI RESPONDER-LHE PERFEITAMENTE. FICO ADMIRADO O SENHOR AINDA NÃO PERCEBER O Q SE PASSA NO NOSSO PAÍS...
Sandro Luis Lourenco
Sandro Luis Lourenco o andre é adiantado no atraso
André Manuel Chissico Cambula
André Manuel Chissico Cambula É PORQUE TODO TEMPO TOU NA BÍBLIA, JÁ O QUE ACONTECE MUITA DAS VEZES, NÃO SEI AQUI NO NOSSO PAÍS. SÓ O QUE EU SEI É ISSO D'QUE O POVO MOÇAMBICANOS TA EM CRISE, MAS SIM APESAR DE TUDO PEDIMOS A DEUS QUE: ELE TENHA MISERÍCORDIOSO DE MOÇAMBIQUE, POR QUE D'VERDADE DIABO AMARROU ESTE PAÍS. QUERMOS PAZ MAIS SÓ TEM AGUERRA, ENQUANTO QUE AGUERRA Ñ MODIFICA NADA. OBRIGADO MEUS QUERIDOS EU PENSO A DEUS QUE: MOÇAMBIQUE PEDIMOS DISCANSO, POR QUE HÁ AS PESSOÃS QUE ROUBAM PARA O POVO MOÇAMBICANOS, MAIS TEM AQUELES QUE DIGAM QUE; QUEM PROVOCA MERDA À GUENTA COM CHEIRO. NÃO PROVOCAR E DEPOIS OUTROS SOFREM POR ACASO DA OUTRA-A. OBRIGADO.
Gosto · Responder · 3 · 1 h
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo MUITO BEM E OBRIGADO PELA SUA SINCERIDADE. O MOÇAMBICANO É SINCERO, LEAL E PRINCIPALMENTE HO-NESTO, É ISSO Q A RENAMO ADVOGA. ACONSELHO O AMIGO A LER COMENTÁRIOS, NÃO SÓ OS MEUS, MAS DE MUITOS, TEMOS O RANCOR, UNAY CAMBUMA, SATÉLITE E MUITOS OUTROS QUE NÃO ME RECORDO, ASSIM DE REPENTE, NESSES COMENTÁRIOS IRÁ ENCONTRAR MUITA MATÉRIA DE CONHECIMENTO SOBRE O QUE SE PASSA EM MOÇAMBIQUE E CONTRA O NOSSO POVO. FORÇA AMIGO.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Mario Mapossa Mapossa
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo DE NADA E SEMPRE ÀS ORDENS, MEU AMIGO E COMPATRIOTA MARIO MAPOSSA.
Matin Sabin
Escreve um comentário...

NA 6ª FEIRA , NA REPÚBLICA DA GÂMBIA, UM PEQUENO PAÍS AFRICANO EX-COLÓNIA BRITÂNICA, CONSUMOU MAIS UMA VITÓRIA, PARA A DEMO-CRATIZAÇÃO DO NOSSO CONTINENTE AFRICANO.
UM DESCONHECIDO COM 51 ANOS DE IDADE, DENOMINADO ADAMA BAR-ROW, EMPRESÁRIO PROFISSIONAL, APOIADO POR VÁRIOS PARTIDOS POLÍTICOS DA OPOSIÇÃO, QUE INESPERADAMENTE, GANHARAM APOIO POPULAR INIGUALÁVEL, FOI O JUSTO VENCEDOR DAS ELEIÇÕES, QUE NO DIA 2 DE DEZEMBRO, ACABARAM COM 22 ANOS DE CONTÍNUA LI-DERANÇA, DO ACTUAL E DESBARATADO PRESIDENTE DA GÂMBIA, SR YA-HYA JAMMEH.
COM 22 ANOS DE TIRANIA, O EX-PRESIDENTE APARENTEMENTE, JÁ ACEITOU O INSUCESSO, OUTRORA DIZIA QUE APENAS "ALÁ" O PODERIA DESTRONAR DA CADEIRA PRESIDENCIAL E, QUE IRIA LÁ ESTAR MILHA-RES DE ANOS.
PARA QUEM CHEGARA AO PODER, NUM GOLPE DE ESTADO, COM PRÁTI-CAS DE INÚMERAS CORRUPÇÕES, DESRESPEITO DOS DIREITOS HUMA-NOS E EXECUÇÕES DE MUITOS OPOSITORES, TEVE NA AMNISTIA INTER-NACIONAL E NO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL, OS QUE O TOLERAR-AM IMPUNEMENTE, FECHANDO OS OLHOS.
O EX-PRESIDENTE YAHYA HAMMEH, CAÍU FINALMENTE NA TENTATIVA DE OBTENÇÃO DO 5º MANDATO CONSECUTIVO. CHEFIAVA O PARTIDO ACRP - ALIANÇA PARA A CONSTRUÇÃO E REORIENTAÇÃO PATRIÓTICA.

É ASSIM QUE ÀFRICA ESTÁ A CAMINHAR, PASSO A PASSO, GRÃO A GR-ÃO, ESPEREMOS QUE MOÇAMBIQUE TAMBÉM, RESPONDA A ESTA CHA-MADA EM 2018, ONDE ANSIAMOS COM A SAÍDA DA FRELIMO E DOS SEUS TIRANOS, QUE DURANTE 39 ANOS, IMPEDIRAM A SUBIDA AO PODER DA RENAMO E DO SEU PRESIDENTE, GENERALÍSSIMO, AFONSO MAKACHO MARCETA DHLAKAMA, QUE É NESTE MOMENTO E DESDE 1977, O ÚNICO MERECEDOR DA HONRA DE COLOCAR, BEM ALTO NO PAÍS, A BANDEIRA DA DEMOCRACIA, JUSTIÇA E UNIDADE NACIONAL.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Inocencio Alegre Vieira
Inocencio Alegre Vieira Isso é verdade???
Gosto · Responder · 2 · 4 h
Pedro Alfredo
Pedro Alfredo LEIA NO MEU COMENTÁRIO
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Djek Ndaneta
Djek Ndaneta Mano DHLAKAMA é messias.
Gosto · Responder · 2 · 4 h
André Manuel Chissico Cambula
André Manuel Chissico Cambula
Traduzido do Inglês
Cuidado para suas palavras.Ver Original
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo SR ANDRÉ MANUEL CHISSICO CAMBULA, NÃO AMEACE A NINGUÉM, PORQUE A VONTADE DO POVO DA GÂMBIQ, VAI ALASTRAR ATÉ MOÇAMBIQUE, E DEPOIS COMO FARÁ IRÁ AMEAÇAR AOS 25 MILHÕES DE MOÇAMBICANOS???ISSO SERIA TENTAR TAPAR O SOL COM UMA PENEIRA, OU TALVEZ ENTERARRÁ A SUA CARA DE VERGONHA, NA TERRA COMO FAZEM AS AVESTRUZES???
Djek Ndaneta
Djek Ndaneta E COMPORTAMENTO DOS SEUS CHEFES.
André Manuel Chissico Cambula
André Manuel Chissico Cambula Não não oque eu não é apalavra messia só, por que palavra ñ se dá qualquer pessoã. Isso de Gâmbia tou forá disso, porque se deixar na cabeça posso ficar balado disso.
Pedro Alfredo
Pedro Alfredo QUERIA DIZER COM ISSO, CARO COMPATRIOTA?
Pedro Alfredo
Pedro Alfredo QUERIA DIZER O QUÊ COM ISSO, CARO COMPATRIOTA?
André Manuel Chissico Cambula
André Manuel Chissico Cambula Epa Moz ta no mercy meu t, .
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Adriano Amone Muxanga
Adriano Amone Muxanga O primeiro na foto ganhou na Gâmbia
Mario Mapossa Mapossa
Mario Mapossa Mapossa Dhakama lider d povo.
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Jossias Noe Sithole Mussassa
Jossias Noe Sithole Mussassa Força Pai Dhlakama
Gosto · Responder · 2 · 3 h
Pedro Alfredo
Pedro Alfredo Isso é verdade, eu teria informado que o derrotado reconheceu e disse que ia abandonar e entregar o poder ao vencedor, mas aqui os camaradas nao reconhecem nada, quando queremos saber usam violencia contra os eleitores. Parabens o novo presidente da GAMBIA.
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo MEU IRMÃO PEDRO ALFREDO, OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO, MAS TEREMOS NÓS TAMBÉM ESSE PRAZER, DEUS É GRANDE E ESTÁ COM OS JUSTOS E SOFREDORES, HAVEMOS DE OS VERGAR...
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Juma Rafim Rafim
Juma Rafim Rafim A direita manu Davez
Marcus Harris
Marcus Harris Dito meu Comandante General!!!
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Pedro Alfredo
Pedro Alfredo OLHA MARCUS, ESTAMOS COM INFILTRADOS NA REDE, VAMOS CONTROLAR OS BEM, JÁ ESTAO A DEFENDER OS CAMARADAS.
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Marcus Harris
Marcus Harris Estamos juntos mano Pedro Alfredo
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Unay Cambuma Júnior
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo OBRIGADO AMIGO E COMPATRIOTA UNAY CAMBUMA, ESTAMOS JUNTOS E FORÇAAAA...
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Domingos Candrinho
Fonseca Cussaiavida Quissimisse
Fonseca Cussaiavida Quissimisse Papa djakama é ele é presidente desde de muit tmp
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Edmundo Jose
Edmundo Jose Não há comentários num texto bem elaborarado e relatando factos reais e concretos . 2018 é já amanhã.
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo MUITO BEM DITO E PENSADO, AMIGO EDMUNDO JOSÉ, ESTAMOS SINTONIZADOS, ASSIM MELHOR O POVO IRÁ PEERCEBER O Q FAZER NA ALTURA DE PISAR O BOTÃO DAS ELEIÇÕES.
Samussone Luís
Samussone Luís Exemplo. Democracia é assim
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Edmundo Jose
Edmundo Jose Agradeço bastante! Força e força...! Não há dúvidas quando o bolos já na mão, o deatino dai é só boca. Um abraço, bom domingo santo e boa tarde.
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo OBRIGADO COMPATRIOTA.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Edmundo Jose
Edmundo Jose Agradeço bastante! Força e força...! Não há dúvidas quando o bolos já na mão, o deatino dai é só boca. Um abraço, bom domingo santo e boa tarde.
Cesar Mawai
Cesar Mawai Dlhakama ja esta velho,pod morer no dia da tomada d posse,qtal davz,queremos politicos inovadores meu,nao pessoas q passao 4 anos no mato so aparec n processo eleitoral.
Gosto · Responder · 2 · 1 h
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo AMIGO CESAR MAWAI, VOCE NÃO FALOU MAL, ESTÁ BEM PENSADO POR SI, MAS ACONSELHO-O A FAZER UMA REINTROSPECÇÃO DA VIDA DO DHLAKAMA E DA RENAMO, DOS RANGERS E VERIFICAR AO MESMO TEMPO A VIDA E CONDUTA DA FRELIMO. AÍ IRÁ ENCON-TRAR O MOTIVO FORTE DA VELHICE DO DHLAKAMA. POIS É VERDADE Q, EM IDADE ELE JÁ TEM 60 E 4, MAS ATENÇÃO Q NÃO ENCONTRARÁ NINGUÉM NESTE MOMENTO, EM TODO O MOÇAMBIQUE COM A CAPACI-DADE, ASTÚCIA E CONHECIMENTOS PLENOS E PROFUN-DOS QUE O DHLAKAMA POSSUI DO NOSSO PAÍS, DOS MALES EM Q A GOVERNAÇÃO ESTÁ VICIADA, E DAQUILO Q SE DEVE IMPLANTAR PARA ACABARMOS COM A DOENÇA CHAMADA CORRUPÇÃO, E NÃO HÁ NINGUÉM MAIS DO Q ELE, Q TENHA LUTADO PELA DEMOCRACIA E AVANÇADO TANTO. POR ISSO EU NA MINHA HUMILDE OPINIÃO, ACHO Q O NOSSO LÍDER AINDA TEM MUITO PARA NOS DAR E ENSINAR AOS JOVENS, AÍ SIM O PAÍS IR+A FORTALECER PARA SEGUIR AOS PATAMARES DUM FUTURO, JAMAIS ALCANÇADO PELOS PAÍSES AFRICANOS, Q ESTÃO AINDA MERGULHADOS NA CORRUPÇÃO, NO DESPOTISMO DO PODER E INTRIGAS PARTIDÁRIAS E PALACIANAS, COM DHLAKAMA MOÇAMBIQUE TEM TODAS AS CHANCES DE ULTRAPASSAR ESTAS PEQUENAS MAS VULNERABILIZADORAS DOENÇAS CONTAGIOSAS, E RUMAR O POVO PARA DESENVOLVIMENTO, DIGNIDADE E ORGULHO DUMA NAÇÃO MODERNA E UNIDA.
Carlitos Carlos
Carlitos Carlos Cesar quem e voce que diz que Dlhakama esta velho? Primeiro dizer k panela velha faz boa cumida outra coisa se te lembras Mandaela entrou no puder c quantos anos?
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo Carlitos Carlos MUITO BEM VISTO E RESPONDIDO, ASSIM O NOSSO COMPATRIOTA CÉSAR, VAI APRENDER MUITO BEM COM O AMIGO CARLITOS CARLOS, UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE BEM COM A FAMILIA E AMIGOS.FORÇA ESTAMOS JUNTOS
Cesar Mawai
Cesar Mawai Acatei,mas n acha que esta na hora da RENAMO comecar a identificar novos quadros nas quais possao servir de alternativa,a quanto tempo dlhakama lidera este partido,desd 1994 dlhakama esta a concorer,parec haver falta da democracia interna,custa uq,a RENAMO confiar a lideranca a um membro e dlhakama estar a monitorar a pessoa,eu acho q cm falta d opcoes tinhao q pautar por ai,porq as pessoas estao a comexar a ver e esta a dar mao especto,para um partido q fala todos os dias da democracia.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Simango Mulombo Magimba
Simango Mulombo Magimba Apelo a todos para pormos o DHLAKAMA na ponta vermelha em 2018.
Gosto · Responder · 2 · 1 h
Helio Joao Afonso Afonso
Helio Joao Afonso Afonso Nunca, ponta vermelha do selvagem velho caduco é sandjungira
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Vlitos Renamo
Vlitos Renamo ESTE DEVE SER O GRANDE OBJECTIVO DAS VIDAS DOS MOÇAMBICANOS, PRESENTEMENTE, E NÃO DESCANSARMOS ENQUANTO TAL NÃO CONSEGUIRMOS...FORÇA ESTAMOS JUNTOS.
Djek Ndaneta
Djek Ndaneta Mandela ficou muito na cadeira mais qndo saiu opovo lhe confiou o puder. Por isso sr César não está dizer nada. DHLAKAMA vai governar este país.
Helio Joao Afonso Afonso
Djek Ndaneta
Djek Ndaneta Um homem informado na sociedade vale por dois. O sr hellio cmo n está informado, fica informado k a RENAMO e o nosso líder carismático DHLAKAMA é já k vai governar as seis províncias. Este é o começo, depois todo país.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Vlitos Renamo
Vlitos Renamo APOIADO AMIGO DJEK, BOA RESPOSTA, FORÇA ESTAMOS JUNTOS...
Rhuko Rheta
Rhuko Rheta 2018 a' longe, queremos comecar ja com as zonas auto'nomas.
Helio Joao Afonso Afonso
Helio Joao Afonso Afonso Dhlakama nem uma localidade nao vai tomar, porque é matreco fala muito
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo É SUA OPINIAÕ E EM DEMOCRACIA TEMOS DE RESPEITÁ-LA. FIQUE BEM COM FAMILI E AMIGOS, SR HELIO.
Helio Joao Afonso Afonso
Helio Joao Afonso Afonso Muito obrigado, ja estou cansado d tanto esperar e nunca se concretiza, que tipo d mafia voces andam a publicar, por que o velho nem esta ai

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook