segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Jovem moçambicano fica cego após ter olhos arrancados por tráficantes de órgãos

VOA Portugues
23/12 às 9:40 ·


O insólito aconteceu quando a vitima, Júlio Vasco, de 22 anos, acedeu a um convite de três amigos, incluindo um primo, para alguns copos, que se tornou numa “isca” para o conduzir ao lugar do crime, contou à VOA Elsidia Filipe, porta-voz do comando da Polícia de Manica.
Os três traficantes embebedaram a vítima e, de seguida, bateram-no e introduziram dedos na cavidade, tendo extraido de forma violenta um dos olhos.
Filipe adianta que acredita-se que os olhos continham mercúrio, que seria vendido por muito dinheiro.
“Os malfeitores apenas conseguiram extrair um dos olhos, tendo o segundo ficado totalmente destruído. O olho extraído foi levado pelos bandidos”, explicou a porta-voz, adiantando que a vítima perdeu os sentidos como resultado da violência de que foi alvo e só viria a ser socorrido quando se recuperou e gritou por ajuda.


Jovem moçambicano fica cego após ter olhos arrancados por tráficantes de órgãos
Polícia deteve um suspeito e acredita que os traficantes procuravam mercúrio.
Saber Mais
voaportugues.com|De André Baptista

A ORAÇÃO DE NATAL, DO ANO 2016, FOI DETERIORADA PELO NYUSSE!!!
O FILIPE NYUSSE PARTICIPOU, NA ORAÇÃO PARA O ESTABELECIMENTO DA PAZ, PARA MOÇAMBIQUE.
O FILIPE NYUSSE NÃO TEM A NOÇÃO, DO SIGNIFICADO DUMA ORAÇÃO, QUE NÃO É COMO FALAR MENTIRAS, A QUE SE HABITUOU QUANDO DI-SCURSA ARMADO EM GRANDE POLÍTICO.
NUMA IGREJA NORMALMENTE, VAMOS EXPRIMIR AS MÁGOAS, E SUPLI-CAR A DEUS, QUE NOS AJUDE A MELHORAR, INÚMEROS ASPECTOS DA VIDA, QUE NOS ESTEJAM FUGINDO AO CONTROLO.
AO NYUSSE ALGUNS DESEJOS, NA VERDADE ESTÃO IMPOSSÍVEIS DE SEREM CONCRETIZADOS, PORQUE NA LISTA DOS PECADOS, QUE DEUS ESTRUTUROU, ELE PRATICA TODOS, PORTANTO É UM PECADOR ENORME JÁ QUE, PECAR É ERRAR CONTRA DEUS.
OS PECADOS SÃO:
A GULA, A AVAREZA, A LUXÚRIA, A IRA, A INVEJA, A PREGUIÇA E, O OR-GULHO OU VAIDADE.
TODOS ESTES ERROS SÃO, DIÁRIAMENTE E A CADA HORA, PRATICADOS SEM PESTANEJAR PELO FILIPE NYUSSE, E AINDA HÁ O PECADO MORTAL, QUE DEUS ORDENOU: "NÃO MATARÁS"
MAS O FILIPE NYUSSE, MANDA MATAR IRMÃOS, CO-CIDADÃOS NACIONA-IS, INOCENTES E INDEFESOS.
POR ESTES MOTIVOS, MAIS QUE SUFICIENTES, SE DEUS FOSSE PORTEI-RO DA IGREJA, ESSE FILIPE NYUSSE, JAMAIS ENTRARIA EM NENHUM LOCAL DE CULTO, DE NENHUMA RELIGIÃO, PORQUE ELE ESTÁ SUJO E, CHEIRA MUITO MAL, MESMO A PODRIDÃO, PELOS CADÁVERES QUE AN-DA A EMPURRAR, PARA AS SEPULTURAS DAS VALAS COMUNS.
Gosto
Comentar
Comentários
Mr'Peter Casimiro Esse é o melhor perfil da frelimo deste a sua fundação são satanista irmão
GostoResponder18 h
Vlitos Renamo BEM FALADO PORQUE É A PURA VERDADE, OBRIGADO AMIGO M´PETER...
GostoResponder18 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Mario Mapossa Mapossa CARA SE VERGONHA
GostoResponder5 h
Dinis Francisco Cossa Andam a cantar queremos a paz enquanto eles são os sabotadores do mesmo
GostoResponder5 h
Dinho Da Rocha Sem kerer discordar eu acho k e hora de Nyusi frekentar nas igrejas ver se aprende alguma coisa k presta. Ele nao entende o significado dos dez mandamentos e alem disso, nao sao os santos k vam a igreja mais sim,os pecadores.E nao sao os saudaveis k prpcuram hospital mais sim,os doente. Tenho dito.
GostoResponder5 h
Cristina Ussene Deus é amor, Deus é Misericordioso.
GostoResponder4 h
Evane Jo Beste Pagará por isso
GostoResponder4 h
Bene Alberto Bofo Um Dia Vão Pagar Pelos Seus Erro, Avante Filho Povo, Avança Nâo Recua
GostoResponder3 h
Sandro Luis Lourenco Dinho da rocha, vc xta errado, kem vai a igreja é pecador?
GostoResponder3 h
Sandro Luis Lourenco O unico pecador k vai a igreja é Nyusy
GostoResponder3 h
Benedito Cangela as valas comuns assassinatos esquadrões deslocados tudo é dele,65cm
GostoResponder13 h
Mangane Mangane Isso mesmo Vlitos Renamo, o erro e que não ha como bloquear as portas para esse sacana não entrar. De dia reza e de noite mata
GostoResponder12 h
Matin Sabin
Escreve um comentário...
NÃO HÁ DÚVIDA NENHUMA QUE, POR TODOS OS MALES, QUE OS 25 MILHÕES, JÁ PASSARAM E CONTINUAM, A SENTIR NA PELE E NA ALMA, SE FOSSEM CONVIDADOS A ELEGER, OS INIMIGOS NÚMERO 1º E 2º, DO NOSSO PAÍS, APONTARIAM SEM HESITAR DUAS INSTITUIÇÕES:
A 1ª SERIA APONTADA A FRELIMO, QUE GOVERNA O PAÍS A FERRO E FO-GO, CONSERVANDO O POVO NO SOFRIMENTO, NA IGNORÂNCIA E, ACTUANDO COM OS MÉTODOS, DE TIRANIA E TERRORISMO DE ESTADO;
A 2ª SERIA A REPÚBLICA DA CHINA, PAÍS DITADOR, CONFUSO NA IDEOLO-GIA, POIS QUE EXIBE EXTERIORMENTE, O USO DE REGRAS DE CAPITALI-SMO SELVAGEM. ROÇANDO ATITUDES DE TERROR, PARA NEO-ULTRA-CO-LONIALÍSTICAMENTE, NA CALADA DA NOITE, "ROUBAR" POVOS INCAUTOS E ADORMECIDOS.
AINDA INFORMAMOS QUE, ADMINISTRA OS CHINESES INTERNAMENTE, SERVINDO-SE DE TRATAMENTOS, COM TÉCNICA E TÁCTICA, MEDIEVAL E ARCAICA.
ESTES DOIS GRUPOS DE ASSASSINOS, SÃO OS MAIORES MALES QUE, MOÇAMBIQUE INFELIZMENTE, DEVE-SE LIVRAR O MAIS RÁPIDO POSSÍ-VEL.
25/12/2016
A dura batalha pelo repovoamento das espécies ameaçadas
Celso-correiaPor Argunaldo Nhampossa
Apesar de o rinoceronte seruma espécie considerada praticamente extinta, o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) anunciou, semana
finda, a existência de sinais de renascimento deste mamífero, muito procurado pelos caçadores furtivos.
Dados avançados por Celso Correia, titular do pelouro, apontam que, em 2016, a população de rinocerontes no país passou de 10 para 35.
Correia defendeu a recente aprovação da lei de conservação pela Assembleia da República, que agrava as penas de prisão aos intervenientes da caça furtiva, como um dos grandes contributos na preservação desta e outras espécies ameaçadas.
A par destes números, Celso Correia congratulou-se com a introdução de 890 animais de diferentes espécies para o repovoamento da Reserva Especial de Maputo e do Parque Nacional de Zinave, na província de Inhambane.
Trata-se de espécies como zebra, cocones, pivas, changos, fococeiros, inhala e elefantes. Dados da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) reportavam a existência de 10 mil elefantes em 2014, uma cifra que representa a metade da população desta espécie até 2009.
O MITADER diz que, no ano em curso, o abate do elefante abrandou. Antes, em média anual, eram mortos 1200 elefantes, um cenário que se tende a inverter. No ano passado, foram abatidos 300 e este ano 175.
O ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural falava, semana finda, no decurso do II Conselho Coordenador desta instituição, que decorreu no distrito de Bilene, província de Gaza, sob o lema: “Crescimento rural, sustentável e inclusivo”.
Gosto
Comentar
Comentários
Nelito Da Mara BT NÃO BASTA CRIAR SOMENTE AS LEIS MAS DEVE PROCURAR CORTAR OS PROBLEMAS A PARTIR DA RAIZ.... MOÇAMBIQUE É UM DOS PAIS ONDE VERIFICA SE ABATE MASSIVO DE ESPÉCIES PROTEGIDOS....
Comentários


Domingos Vinho Aumento do que é contra lei é sinal do fim do sistema de satanas o diabo. Quem poderá verdadeiramente ajudar a humanidade em grito de socorro? O homem? desde quantos milhares de anos e hoje o mundo está ficando cada vez mais grosso do sangue sem nenhum travao. Isaías 11:1-4;Salmos 72:14; Apocalipse 21:8;
68 · 23/12 às 11:25


Nadio Nhachengo Nhachengo Ya, Epa, Ta Se Mal, O Mundo Ta Cada Vez Mais Pior Segundo O Livro D 2 Timoteo 3:1-5, Deixa Claro Sobre O Ke Ia Acontecer Hoje Em Dia E Ja Ta Se Cumprindo Para Ver Ke A Biblia É Um Livro Exata E É A Palavra Real D Deus.
1 · Ontem às 1:41


Viictor Liinah de Jesus bem aventurada a naçao cujo Senhor é o nosso Deus! assim diz a palavra do Senhor!! essa naçao nao tera nenhuma bem aventurança se Deus nao for O Senhor dela
1 · 4 h


Saber Ver Copiar A pena de morte por fuzilamento, seria um bom travao para crimes pesados como esse.

Bandido cruel, nao deve ser considerado ser humano, por isso, nao deve benefeciar-se dos direitos humanos....Ver mais
86 · 23/12 às 20:03

Ocultar 16 respostas



Marcelo Nhantumbo Falou e disse!
Estamos num país onde se respeitam os direitos humanos? Os tais direitos humanos só se exigem à PRM?
Muitos países desenvolvidos têm Pena de Morte!!
4 · 23/12 às 21:08


Gilson De Oliveira Oliveira .
24/12 às 11:15


Sheybi Belishey Porque respeitar os direitos de alguem viola os do alem?
Sinceramente, isso nao faz sentido!
1 · 24/12 às 12:21


Murisse Matilde Sheybi Belishey relea apart k dij:

Bandido cruel, nao deve ser considerado ser humano, por isso, nao deve benefeciar-se dos direitos humanos.

Resumist tud mano Saber Ver Copiar
2 · 24/12 às 12:52


Andrisse KB O Intercessor tens razaô mano......tem pessoas que eu olho e digo: um preservativo teria evitado muita coisa
1 · 24/12 às 17:28


Nora Machalela Tens razao no tempo do saudoso machel era s pneu no pescoco e gasolina no resto do corpo nao havia tanta bandidagem mas agra avida da pessoa ja nao sgnifica nada.
24/12 às 20:45


Natercia Muhuro Natercia Muhuro O mais importante é descobrir as causas que levam o homem a ter esse tipo de comportamento, para definirem-se estrategias pra a longo prazo nao termos uma sociedad tao violenta. Esta provado q a pena de morte nao reduz a criminalidade.
Ontem às 1:18


Saber Ver Copiar Nao reduz a criminalidade, mas acaba com os criminosos.
23 h


Carla Denise Handa

22 h


Yudney Maywana apoiado,pena de morte vale
19 h


Orquidia Ussiquete Toda razão
17 h


Adon Moznota Se a pena de morte por fuzilamento fosse decretada reduziria 62,8% dos seguidores do islam. Maior numero de terroristas sao eles por isso recorrem à essa sentença barbara para revelarem o seu lado ruim. Enquanto esse sistema de coisa nao terminar, nada irá por fim à essas práticas criminosas.
12 h


Edson Novele Bem nos EUA, Dificilmente ha homicidio ou crimes d genero porque o criminoso tem consciencia e sabe muito bem que isso lhe destroi a vida num piscar de olhos. E nos o que temos?
11 h


Albino Mbava Cuna Indempendentment do crime, a pessoa assassina merece a 2nda chance, tem cadeia, aplicar pena de morte seria voltar a lei d mesopomea d olho por olho....... E ninguem sobraria nest mundo.......
7 h


Viictor Liinah de Jesus Jesus é a soluçao, nem pena de morte nem oque podem fazer o trabalho do Senhor, ele é a Paz, essa naçao precisa de Jesus e nao pena de morte
1 · 4 h


Dionisio Almeida Pena de morte eu acho não ter espeço pra um ser, portanto apoio na prisao onde o criminoso se lava por completo. A titulo de exemplo como o jovem que matou os seus pais e agora passara o resto da sua vida cumprindo. Sao 31anos pra este jovem
33 min


Fábio Dias Foi um crime idiota... se é que não são todos.. mas este é mais porque não pode fazer nada com o que foi levado... Mercúrio? Sabem do que falam ao menos? É que a não ser que ele injetasse mercúrio nos olhos (seria letal) era impossível la estar.
16 · 23/12 às 12:41


Eduardo Ndongue A policia exagerou, MERCURIO NO OLHO? Essa doeu, ou a corporacao nao sabe o que é mercurio ou tao a arranjar desculpas esfarrapadissimas para justificar a sua incapacidade em proteger os cidadaos.
6 · 24/12 às 12:01


Kaisaack Macucule Pois é preciso investir muito na policia, dos cerca de 25 milhoes de moçambicanos, pelo menos 22 milhoes deviam ser polícias para que cada um tivesse segurança garantida.
1 h


Filomena Romeu Correia O teu melhor amigo pode ser o teu pior inimigo...Eu vi esta notícia ontem num canal de notícias moçambicana e pude ver o jovem que dor meu Deus. Tanta crueldade tdo por dinheiro😢😢😢
13 · 23/12 às 16:40


Isabel Correia Muito lamentavel.
1 · 24/12 às 12:40


Filomena Romeu Correia

24/12 às 13:31


António Jemusse Com certeza. Infelizmente
1 · 24/12 às 13:45 · Editado


Yolanda Engracia Domingos Uamusse Oh meu Deus! Cada dia que passa vejo o quao a nossa nacao esta endemoniada. Nem em familia devemos confiar. Olham pra seu ente querido cobicando orgaos?ja nao basta nos odiarem quando conseguimos ter um "alfinete", agora ate orgaos?onde vamos parar?
1 · 24/12 às 18:23


Karla Tallentino Duce Manuelinho Albino Soares o mercúrio é um veneno para o homem sim. mas há casos k ele serve de medicamentos pra alguns casos e é legal receitar a alguém. tem gente k se alimenta de mercúrio. Assim sendo pode ocorrer sim que a concentração do mercúrio só estivesse nos olhos da vítima. só espero k ele recupere os sentidos e paguem os responsáveis. Obrigada
2 · 24/12 às 2:17


Fernando Cau Peço uma explicação Karla, como é mesmo que o mercúrio pode concentrar-se nos olhos? Que tipo de mercúrio seria esse? Qual é a origem? e acima de tudo, o que é mercúrio?
1 · 24/12 às 21:48


Amélia Duccy Isso e o resultado do governo k nao aceita k alguem pagar por mal.mata um dos meus familiar te mato tabem me leva na cadeia,agride menor da idade te mato me leva na cadeia veja o.k. hoje acontece no mundo queremos Peneu de Volta
5 h


Aly Yassin Sr Adon Moznota aconselho te a saber ler e perceber o texto das pessoas antes de tecer comentarios demagogos k demostram ares de ignorancia e sinal de tu seres um dakeles k cometeram tal barbaridade, assim tenta camafular, por acaso disseram k islamos ek dessiparam orgaos visuais dakele jovem? Enk paragrafo xta isso plasmado? Bem k se eu te conhecesse indicaria o estado islamico pra te executar pork vce xta defamar o Islam a troco da sua ignorancia (nanhoco wa minho) seguidores do islam n sao pobres. Mentais como tu muito menos precisam de orgaos de ninguem pra ficarem ricos eles ja tem dinheiro demais k ate usam pra destruir caes nojentos como tu,,,, algum islam ja foi entregar o cu na sua casa a troco de moeda? Cachoro de merda,,, comentarios enfames repletos de ignorancia custou oke colocar preservevativo na sua boca pra ejacular suas bujardas sem defamar os outros....
5 h


Octavio Saene É possível que tenha bebido a custo dos outros e esta foi uma forma encomenda pelos compareças para reaver o dinheiro.
Melhor é não aceitar convites sem seu próprio dinheiro no bolso.
15 h


David Alfredo Manjate Nao nao, ainda nao temos condicoes pra decretar a lei pena de morte. O insolamento ainda é a solucao pra gente violento. Na cadeia o recluso vivem 95% de emocoes infernais possiveis de se arrepender. Nao a pena de morte, isso nao doe.
Agora mesmo


Cle Cle Este e o nivel da ignorancia, a pobreza e tal que falta conhecimento, educacao e informacao, as pessoas cometem crimes de trafego de albinos, orgaos e mais por mera ignorancia.
23/12 às 14:08


Joao Rimao Nhanala Eu acho que o cientista por cada dia que passa tem mas estudo para saber dos nossos corpos, porque albinos dizem que tem bolada, agora o meu olho tem mercúrio, afinal esses coisas não se pode ser tirado nos porcos cães rtc?
22 h


Nelson Dos Santos Raice È muinto triste esse sucedido,esses malditos que presdicaram a vida deste jovem, merecem apodrecer atràs das grades. Seus gatunos que mercurio que nada.
24/12 às 11:44


Mariana Chacha Que barbaridade é essa meu deus? Estamos mesmo em Sodoma e gomora, moçambique precisa d pena de morte, que deus conforte esse jovem.
4 · 24/12 às 7:00


Nivaldo Dario Fernandes Tá certo, só peço para editares o nome Deus, com D maiúsculo.
24/12 às 22:19


Constantino Adão A pena de morte é uma necessidade em mocambique ou medidas proporcionais. Quem tira olho a pena é tirar olho com mesmo objecto usado assim sucessivamente
12 · 23/12 às 21:34 · Editado


Manuelinho Albino Soares Compatriotas! O mercúrio é um veneno para o corpo humano. Como pode um olho ou outro órgão humano conter um veneno no corpo humano vivo? Deixem de ouvir os charlatães da África central e oriental que fomentam esses boatos que só causam desgraças em beneficio da magia diabólica.
13 · 23/12 às 12:46


Marcell Impaciente Bubezinho Cobra tem veneno ii é um bixo vivo
24/12 às 12:31


Kast Jack Rapper Moz Ele escreveu "Corpo humano vivo"

Nao bixo
Outras Coisas temos que analizar bem
24/12 às 21:58


Manuelinho Albino Soares Tem razão Kast! Existem "humanos cobras " como os que destroem a Guinê...
19 h


Isolda Wilson Fombe meu colega da escola julio,jovem alegre, simpatico,sempre fasia diferenca na sala cm suas piadas,quando recebemos a noticia ficamos chocada.o q mas me emucionou quand fomos lhe visitar no hospital quando ele disse isolda ja n eid ver mas tua cara apenas irei ouvir tua voz e n eid conhencer a cara da minha filha
1 · 24/12 às 23:34


Samuel Mazanga Essas palavras me apertão o coração eu k sou pai, todo pai sonha ver os filhos a crescerem. Sera k ele não merecia? Me doe isso também. Lhe aperte a mao no meu lugar e diga,,,, Deus e justo e te provará isso
21 h


Isolda Wilson Fombe amem
20 h


Suzete Felisberto Veliamuane

5 h


Caren Fernandes Fernandes Hiii??
É preucupante.
E triste.
Nos q temos esposo.
Copeiro, ja fico cm medo.
Que Deus faça uk avitima n pude
Fazer, por esses animais.
Merecem uma morte lenta.
Cortar toda part do corpo.
E lhes temperar, cm muit alho,
Sal, e limao
Cmo um frang preste a uma
Assadeira.
Bem amados e estendidos n sol.
Feitos mapape...
So assim iram sentir o tamanh.
Da cruelidad e ador dos outros!
Cm uma mort lenta e dolorida.
4 · 23/12 às 20:02


Franc Rock Meus amigos moçambicanos. Eu sou português. Vocês queriam a independência para terem dignidade, justiça, liberdade e melhor nivel de vida. Aí a tem. Agora Vivem abaixo da idade média. Peçam explicações ao grande partido da justiça Frelimo.
3 · 24/12 às 4:41

Ocultar 31 respostas



Francisco Gaita Do tipo, na tua terra não há crimes deste género? outras coisas, pah.
1 · 24/12 às 5:29


Luís Coelho Guerreiro Esse tipo de resposta sua está ao mesmo nível da mentalidade de quem praticou os actos em causa. De qualquer maneira, faça o seguinte.: se tem saudades dos salazares,dê um tiro nos cornos e vá ter com eles...ignorante!!!
2 · 24/12 às 6:44


Franc Rock Para me darem um tiro nos cornos basta ir para Moçambique. É a unica linguagem que percebem - tiros nos cornos! . Sinceramenre. Assim vivem.......
24/12 às 10:00


Franc Rock Sou mais anti Salazar que tu meu caro senhor. Lutei muito contra o sistema colonial. Mas não era este tipo de independência. Uns arrancam os olhos aos outros. Alguns roubam o povo e enriquecem a custa dele ( a tal princesa africana filha do guebuza enriqueceu a trabalhar? Se calhar como tu.....será? Dá resposta sem usar linguagem de carroceiro.
24/12 às 10:03


Natalia Dias Boa professor, diga o que lhe vai na alma. sei do que está a falar porque o meu marido nasceu em Moçambique e viveu lá até as 27 anos, quando se deu a independencia esteve preso 52 dias só porque estava a comemorar um aniversário de um familiar, foi humilhado na rua, despiram-no da cintura para cima fazendo-o varrer uma avenida nobre de Maputo. É um país que maltrata os seus próprios filhos, pessoas que ajudaram o país a crescer. Actualmente, a maior parte do povo vive na miséria e a criminalidade é o pão nosso de cada dia, infelizmente. Boa vida.... é só para alguns.
1 · 24/12 às 11:17


Franc Rock Pois Natália se calhar são esses que "alimentam" a criminalidade e se sentem mal com as criticas. So pode estar de bem com este sistema quem enriquece com ele. Como bem sabe a droga da Colômbia mata na Europa mas ha alguns que ( ao contrário do povo que vive na miseria) vivem a grande e querem manter o sistema. Quem sabe dando "tiros nos cornos " a quem discordar deles. .......
1 · 24/12 às 11:25


Rachid Djau Franc Rock, o que pressupõe afirmar ser português ( considerando que a materia não se trata de ostentar nacionalidade ou coisa do tipo) ? Querer ser independente face ao jugo colonial é um ato digno de elogio. Algum problema nisso ?? Acho que vc esta com problemas de interpretação. Ainda incorreu um erro elementar em achar que os moçambicanos vivem abaixo da idade média. Discurso de baixo nível. O que é viver abaixo da idade média ? De onde vc esta fabricando esse tipo de discurso ? Que coisa hein meu caro prof...
6 · 24/12 às 12:44


Rachid Djau Natalia Dias, o que uma coisa tem a ver com outra ? Generalizações não vale ... Reconsidere. E vc vive no paraíso ? O que é viver na miséria ? Redefine seu conceito de miséria. Desigualdade acontece em qualquer parte do mundo. Procure argumentos consistentes no seu discurso. Não vale achar que o "outro" é pior e vc é "superior". Isso sim vale somente pela lógica colonial minha senhora.
5 · 24/12 às 12:54


Franc Rock Arrancar olhos meu caro. Arrancar olhos! É viver nas trevas. É muito antes da idade média. É viver sem regras morais, sem decência, sem ética, sem piedade.
24/12 às 13:07


Franc Rock Quando referi a questão da independência meu caro não foi para criticar o acto em si mesmo. Isso tem a ver con a dignidade de um povo sim. Mas 40 anos depois disso, acha natural arrancar-se fígados, olhos, outros órgãos para vender? Isso nem é apenas delito criminal comum ou contra a humanidade - é contra o facto de alguém poder viver à solta num país sem as mais elementares regras. Matar elementos da oposição, porque pensam diferente, chama-se o quê? Quem lidera deve dar exemplos. E os moçambicanos não vêem esses exemplos. ( nem os angolanos)
2 · 24/12 às 13:12


Franc Rock E quando eu disse que era português foi tão somente para me identificar. Não por me achar superior ou inferior ou impedido de criticar. Se os moçambicanos ou angolanos ou mesmo brasileiros acham que o papão do colonialismo foi culpado pelos "defeitos" então Portugal ( que foi potência colonial durante 500 anos ), também se pode desculpar do seu atraso culpando os Árabes por 700 anos em que colonizaram o nosso país, ou ainda Cartagineses, gregos e romanos por centenas de anos a administrar Portugal. Tantos anos que até falamos uma lingua Latina. Pense bem......
24/12 às 13:18


Franc Rock Além fo mais, a minha decência vai no sentido de poder discordar de vc ( que julgo ser brasileiro pela forma como escreve) sem precisar de lhe "dar um tiro nos cornos ". Dava-se tiros nos cornos das pessoas ou limpava-se a honra com espada, na idade média. Aliás no México os cartéis de drogas usam muito esse método do tiro nos cornos. ....como bem deve saber.
24/12 às 13:24


Rachid Djau Waw ... Franc Rock. Viver nas trevas ? Não aprendeu ainda de que os fatos históricos não acontecem linearmente ? Sua formula ( idade das trevas , idade média, modernidade e pós... ) não tem relevância nem para ensino básico. Se quer ser prof, procure adequar seu discurso acadêmico em consonância com a realidade concreta. Mera abstração... Reiterando, os fatos não seguem essa sua lógica linear. Nunca passou na sua reflexão de que os fenômenos históricos não precisam ser concebidas apenas pontualmente ? Eles perpassam épocas e momentos diferentes. Ecoam... oscilam... Confere ? Meu caro prof, se vive ( ainda na pós modernidade ou qualquer outra nomenclatura correlata ) o chamado idade das trevas ou idade média. Concorda comigo ? Por outro lado, vc esta sendo ultra moralista em achar que os moçambicanos vivem sem regras morais, sem decência, ética, etc... Vamos lá : Com base em que critério vc categoriza esses adjetivos ? Consegue responder minha pergunta ? É tão difícil assim reconhecer que as pessoas controem sentidos diferentes ? Veja bem: Vc não consegue distanciar desse seu discurso típico da lógica colonial ( sou "superior" e o outro é "inferior"). Dá uma olhada no seu dicionário aí ao lado, e procura saber o que é ALTERIDADE. É estranho! Fica até contraproducente postar um monte de coisas na sua página de face, mas apresentando discurso desse nível. Repare nessa contradição. Esta lendo para quê? Ser doutrinado na acadêmia sem quaisquer sensibilidade crítica ? Hah não... reproduzindo os mesmos erros ( bizarro, desumanno, cruel, etc ) que cometeram no passado... no processo colonial. Puxa! Abraço... Por aqui é basta... Não adianta... É perda de tempo.
1 · 24/12 às 13:48 · Editado


Simone Simbine Tinhamos que nos libertar do colonialismo, a ideia da independência é universal ou acha que não tinhamos esse direito? Falta agora nos libertarmos daqueles que o colono educou mal os neocolonialistas, se puder e for melhor que as duas pragas contribua com uma ideia de valor!
24/12 às 13:49


Franc Rock Quem pôs o direito em causa? Antes de vc nascer eu ja lutava contra o colonialismo Simone
24/12 às 13:51


Franc Rock E para vc Rachid experimente dar uma de filosofia ao tal sujeito que ficou sem olhos. Ele vai se sentir melhor. Meu caro vamos lá : idade média, idade das trevas ou outra idade qualquer não tem a ver com calendário. Tem a ver com métodos. Se acha que Alteridade é aceitar que os Africanos possam "também " usar da faculdade dos europeus divulgada nessas epocas, a arrancar olhos, ou fazer justiça de talião, boa. Vc vai no bom caminho. Se acha que a desumanidade em África começou com o colonialismo, meu caro vc leu a história de trás para a frente. Nunca é tarde para fazer um refreshing......
24/12 às 13:58


Juma Momba É com esse tipo de pessoas com mentes prostituta que o país ñ cresce o errado é errado mesmo que muitos façam e certo é certo por menos que pouco façam tirar a vida de alguém é mau e até e um comportamento hienideo atitude de quem está num estado de maníaco crônico ha anos pensávamos que expulsar colono teríamos uma vida fácil em vez disso parimos neoburgues pretos sem escrúpulos autênticos gângster texanos com ideologias inquisicionista pior que coluno
3 · 24/12 às 14:03


Rachid Djau " dignidade de um povo" ... novamente, reproduzindo as mesmas colocações alicerçadas nas construções epistemológicas coloniais ( desacreditadas) do tipo: uns povos são dignos e outros não. Percebeu que ainda esta com essa mesma mentalidade ?
Apontamentos da história de Portugal não tem nada a ver... faz perder foco da discussão.
24/12 às 14:10 · Editado


Rachid Djau Franc Rock, é brilhante esse tipo de subterfúgio ( tirar foco da discussão em detrimento de não assumir sua péssima colocação). Não estamos competindo... Não é questão de classificar o vencedor e o derrotado... pressupondo que Não PRECISA ficar na defensiva. Vc caiu na generalizações de achar que os moçambicanos são assim e assado, e que deviam permanecer colonizados. Sua fala supra... evidência isso. "Meus amigos moçambicanos. Eu sou português. Vocês queriam a independência para terem dignidade, justiça, liberdade e melhor nivel de vida. Aí a tem. Agora Vivem abaixo da idade média. Peçam explicações ao grande partido da justiça Frelimo". Não estamos discutindo sobre o ato em si mesmo, porém da sua colocação em rotular um povo considerando apenas um ato pontual. Entendeu o meu ponto ? Apreciar estritamente acontecimento reportado na matéria é outra coisa... aponta para outra discussão ... sob outra perspectiva. Me parece que vc esta com dificuldade em situar sua fala. Hah sim ... Agora esta falando em métodos. Que interessante! As vezes corremos o risco de cairmos na armadilha de vagueza quando deixarmos de explicitar o que realmente queremos com nossos discursos, e vc incorreu esse tipo de falha. Estava querendo falar em método e preferiu usar fórmulas. Correto ? Outra coisa, jamais vou achar que desumanidade começou no/com projeto colonial. Quem disse isso ? Achismo não vale meu prof. Sempre trazendo o que não tem nada a ver com o ponto central da discussão. A discussão não é sobre história da "humanidade" em África. Se é isso, vamos fazer um recorte, e discutirmos os pontos recortados então meu caro. Vc esta sendo infeliz na sua discussão ao tentar tirar do foco a sua primeira colocação. Mais uma vez provando que não tem maturidade suficiente para encarar sua falha... sua generalização superficial, rasa, e em última instância, de baixo nível, desonesto inteletualmente falando. Vc generaliza demais... Os africanos ... Os africanos ... Os africanos. Porque não os europeus ... os americanos... que cada segundos acontecem coisas do tipo ou as vezes piores. Abraço e Feliz Natal
1 · 24/12 às 15:32 · Editado


Franc Rock Meu caro profeta. Vc seguramente é político pela demagogia abundante e verborreia imparável.
Ou entao filósofo hindu de pacotilha. Claro que excluo que seja moçambicano mesmo de 4a geração indiana. Ou será português contratado a peso de ouro para "ajudar" os moçambicanos?
Certamente vc confunde poesia com gramática. Quem fez os livros que vc lê foi Gutemberg e não Samora, gungunhana ou Robert Mugabe. Só para lembrar!
E quem desenvolveu a Etica qye devia reger seu pensamento foi ali um povoseco ao sudeste da Europa, não o shaka zulu ou o idi amin ( que horror ). A fonética é outra coisa e a filosofia nao ajuda pessoas sem orgaos extirpados por outros. Crime ( deste tipo) devia ser crime em todo o lado e nao ser justificado com colonialismo e outros ismos. Vai querer fizer que o avanço ocidental é apenas uma questão retórica ou que se deve a.... ( a quê agora ) ?. Não tarda a( sua) frelimo não tem mais desculpas para manter o status quo. A propósito como justifica a riqueza da princesinha Guebuza morta a semana passada? E o pornográfico sistema de cartas lá na Índia distante, paradigma da paz? Pelo colonialismo, pela antropologia ou pelo aquecimento global ? Ser arrogante intelectualmente não é apenas desonestidade. É paranóia.
1 · 24/12 às 17:15


Franc Rock Bom natal e pense. Eu mudei muito ja em idade avançada. Nao é vergonha. É reflexão.
24/12 às 17:17


Franc Rock ....e a epistemologia nao devolve olhos ou fígados ou rins. Herbert Marcuse nao regulava bem e Franz fannon era um assassino disfarçado de lutador de liberdades ( tal como o pequeno burguês Che ). Que aliás era ché-ché pelos postulados revolucionários que vomitava " fuzilem-se todos dizia o gajo. ...". E não é que tinha tiradas pseudo-filosóficas como as suas, o grande maroto !!!
24/12 às 17:25


Natalia Dias Não será por acaso que Angola, Moçambique são considerados países do terceiro mundo, onde existem centenas de crianças e adultos a morrer de fome todos os dias, enquanto uma minoria (que todos nós sabemos quem são) ostentam riqueza de uma forma chocante. Que queiram ser independente concordo, não da forma como os nossos governantes entregaram as suas colónias, não assegurando a vida de tanta gente (uns que ai nasceram e outros que viveram nesse país muito anos e que o amavam de coração e que o adoptaram como seu). Todos nós fomos testemunhas de imensas famílias que ficara com as suas vidas completamente destruídas, perdendo tudo aquilo que tinham, e não estou a falar de luxo, apenas falo de uma casa e de um emprego, aquilo que dignifica o ser humano. Falando curto e grosso, criticavam tanto os "brancos" que escravizavam os colonos certo? e hoje como é que as coisas funcionam? miséria, criminalidade, corrupção mais que muita. Mas realmente não podemos comparar mentalidades e formas de estar numa sociedade, Europa/África. Desigualdade sempre houve por todo o mundo, mas não da forma chocante como todos observamos nos países africanos, onde os direitos humanos não existem e se vive uma verdadeira ditadura.
1 · 24/12 às 17:54


Natalia Dias Mas para terminar a conversa, cada um é para o que nasce, uns nascem para serem bons no desporto, maratonas, corridas 100 metros etc, outros nascem com inteligência (massa cinzenta), coloquem pessoas a governar estes países com inteligência e não corredores de 100 metros, pessoas que saibam valorizar aquilo que áfrica tem de bom e acreditem que tem muita coisa.
1 · 24/12 às 18:04


Franc Rock Sabe Natália ha la muitos interesses escondidos. Aquela miséria toda,aquela fome, aquelas doenças, escondem riquezas colossais e pornográficas. As 2 princesinhas ( uma filha do revolucionário guebuza e outra filha do revolucionário Eduardo Santos ) fazem parte de uma quadrilha que se justificam uns aos outros. A ver se o "filósofo " ergue a voz contra esses casos! . É o ergues. Ou faz parte da pandilha...ou era decepado. Julgam que os outros são parvos..............
24/12 às 18:17


Natalia Dias Filósofo não, um filósofo é aquilo que questiona, este parece-me mais corredor de 100 metros, não tem poder de argumentação é mais cassete gravada. Com isso disse tudo professor, é uma história de encantar onde as protagonistas são essas duas princesinhas que um dia tiveram um sonho, ficar ricas e ...
24/12 às 18:27


Franc Rock Esse Luis Coelho Guerreiro nao deve passar de um delinquente propondo " tiros nos cornos" aos que discordam dele. Quem sabe se ele não estará por detrás do crime de roubo de órgãos em Moçambique? Tipos destes que pegam em arma de qualquer maneira só podem ser energúmenos treinados para matar.
24/12 às 19:07


Dionisio Faife Gapara Marendiuraye Comentário de pouca vergonha! Da próxima pense muito bem antes de comentar. Feliz natal
24/12 às 20:39


Rachide Emerson Palhaçada, e estupidez!
11 h


Nora Nuvunga

7 h


Katia Bernardo Acho que nao gostei do teu comentário. Acredita mesmo no que disse? Ta a insinuar que Moz estava melhor nas maos dos portugueses? O colono nunca serviu os interesses do povo africano.
5 h


Nick Macule esses bandidos malandros preguiçosos seriam bons leitões para festas do final do ano bem temperados e grelhados no meio da lenha. vergonha é essa k tamos a passar no nosso país? pena dê morte a esses malandros..espero k deus c
Pai nosso conforte o jovem nas mãos dos médicos
1 · 24/12 às 9:55


Fernando Cau Se as coisas continuarem assim, daqui a pouco alguém vai ter a estúpida ideia de procurar petróleo em órgãos humanos.

Mercúrio nos olhos??? :-o
1 · 24/12 às 21:28


Quivo Matsinhe Mas desde quando pessoas têm mercúrio um produto químico muito perigoso....esses policiais devem estudar melhor química para não cair nessa desculpa absurda
9 h · Editado


Delesio Da Piedade Bape Todo diabo deve ser digolado porque ele nunca perdouou! 1234567890.........anos de prisão não valem nada na vida humana. A lei mãe devia ser assim: quem traficar é traficado, quem saquestrar é saquestrado e quem matar é matado para eles também sentirem. È muito estranho isso.
14 h


Hercidio Machacule Fiquem alertados,sede sobrios e vigiai pois o fim vem,ai dos que nao tem Jesus como salvador,Joao 3:16
14 · 24/12 às 9:26


Shankse Han O que custava esse jesus socorrer a vítima da violência?
13 h


Hercidio Machacule Livre arbitrio meu irmao,aceita a Jesus ou o nega ainda vivo cabe a cada um
10 h


Ramilson JC ://Para-quem-lee-o-livro-de-Apocalipse-vee-q-isto-ee-norm...
9 · 23/12 às 12:43


Kelven Jhn Cosseicao Só pra ver até onde uma pessoa pode chegar um ponto de decipar olhos de um ser humano igual. É lamentável ver este tipo de situação ainda mais quando se trata de vidas humanas , um algo q não se pode brincar ele i não tem preço.
24/12 às 17:31


Momade Ibraimo Assane Adon Moznota!!!!!!!! Paz;Paz;Paz; Se todo o Moçambicano tivesse o seu pensamento, hoje não teriamos Paz, muito embora exista uma e outra coisa que não nos deixa sossegados......O Islão não é nenhum problema, o problema são as pessoas com ideias como você....
Te esqueceste nos tempos em que você roubava galinhas e patos dos vizinhos?.... Será que o Sr é muçumano e professa o Islão? A sua saida naquele bairro aliviou-nos bastante...Obrigado Deus por ter nos tirado de Você no bairro.... Espero que a igreja lhe tenha modificado e livrado dos males que o levava nas suas costas.
Tenha piedade ao dar comentarios ediondos e enfames daquilo que não melhor não sabes....... Desculpa vizinho Adon por revelar o segredo que so nos vizinhos sabiamos, o racimos, o regionalismo, lhe leva a lugares incertos.
1 h


Laura Marieta Isso e muito lametavel como um ser humano te a coraje d fazer esse tipo d cruelidade sanbendo k causaria dor a proximo o mudo ta verando pra baixo por causa d dinheiro isso parece fim do mudo
23/12 às 23:26


Adon Moznota Se a pena de morte por fuzilamento fosse decretada reduziria 62,8% dos seguidores do islam. Maior numero de terroristas sao eles por isso recorrem à essa sentença barbara para revelarem o seu lado ruim. Enquanto esse sistema de coisa nao terminar, nada irá por fim à essas práticas criminosas.
12 h


Aliante Ali Nao fala mal do islamismo e nem ds muçulmanos, pr favor... o poste nem fala d religiao! Entao d comentar é preciso ler e reler pra entender melhr! Ai xta a se falar dum jovem k foi xtraid os orgaos visuais(olhos)...
10 h


Cidadão Do Mundo Mercúrio é tóxico demais para se encontrar no corpo humano. Só para verem a te que ponto a desinformação pode ser grave.
7 · 24/12 às 11:32 · Editado


Mario Maolela Cobardes os que cometeram isto...vi a reportagem e é realmente muito triste o aconteceu a este jovem.Que Deus o abençoe...
4 · 23/12 às 11:14


Deliwe Arminha Chauque Ámen amigo Oremos por ele. Ele tá precisando
23/12 às 18:45


Abel Juliao Vilanculos

Ontem às 2:15


Dumilda Filipe Meu Deus tanta mosntruosidade, pai misericórdia, lastimável😢😩
10 · 23/12 às 9:44


Deliwe Arminha Chauque Ámen irmã Oremos pelo nosso irmão pk ele precisa
1 · 23/12 às 18:46


Dumilda Filipe Com certeza irmã!
23/12 às 22:11


Nelson Da Virgínia Ngoca ...Ou o repórter ou porta voz incluí dados nao reais no caso em alusao.Eu assistí na televisao a vítima a relatar o acontecido na 1a pessoa. Nao bebedeira mas sim o seu oferecerá-lhe 30 mts para "conseguir uma mwana" mas sem sucesso.Voltado de lá foi rodeado por 3 indivíduos que extraíram os olhos usando as próprias unhas. Foi assim....
3 · 24/12 às 19:47


Domingos Vinho Tudo para enriquecer rapido para amanha morrer do mesmo modo? !!!!!!! Lamentações.
7 · 23/12 às 11:29


Deliwe Arminha Chauque Meu caro amigo acredito eu que naquele momento não lhe vem isso, só vê dinheiro nos olhos, sacrificando outro ser humano, deixando pobreza pra pequenada lá em casa, planando tristeza aos familiares, isso é muito triste, Só Deus pra nos salvar, o mundo tá revoltado
1 · 23/12 às 18:43


Pedro Fernando Chilundo Chilundo So deus e k sabe esses homens nao merecem a vida, nem cadeia e pouco esses homens kerem, dvem serem, keimads vivos,
6 · 23/12 às 10:36


Cláudio Euclides Rhl Sitoe Esse Diabo ,pode dar voltas ao vou das suas azas como sendo o governador do Mundo,tudo bem o Mal vai reinando mas, a nossa fé é imortal em Deus. Lamentar mais uma onda do crime santánico ao jovem,,,
-A MINHA PENA A ESSES CRIMINOSOS, ao captura-los usaria uma LAMINA E OS CORTEJAVA O CORPO TODO E DEPOIS SOLTAVA-OS...
24/12 às 22:06


Sofia Luis Chinai K coisa tao chocante e trixte...A policia deve trabalhar muito pra encontrar esses gatunos....eles merecem pena de Morte
23/12 às 20:42


Andrisse KB O Intercessor existe gente que eu só olho e digo: um preservativo teria evitado muita coisa. realmente esses individuos nao merecem viver no meio de gente
24/12 às 17:30


Ednilson Quiúma Meu deus, mas ainda existem pessoas que cometem essas barbaridades?
1 · 23/12 às 10:20


Simiao Salvador Eu cresci a saber que Mercúrio encontra em chifre de Rinoceronte, e que depois da transformação deste, pode se também retirar a Viagra, agora que existe também em olhos humanos eu não sabia, sendo assim, corremos o risco de ficar cegos com esses bandidos!
21 h


Idalina Ndemupehafo Vamos dar graças a Deus q sobrou com a vida e soube dizer quem era o malfeitor.
3 · 23/12 às 21:28 · Editado


Nuno Miguel Quelhes Esses criminosos deviam ter uma pena de morte. Esse crime é muito e muito grave. Espero k tenham uma puniçaõ muito forte
23/12 às 14:34

1 resposta



Luis Junior Fabião Gatunos, malfeitores esses merecem morer. Cadeia é pouco #penadmorte 👎
2 · 23/12 às 15:31


Budja Tiago Lopes Mercúrio mas quem é esse jumento do Filipe k só pode
Obs: isso não existe nos olhos d ninguém pk se essa modinha pega Tamos fritos
3 · 23/12 às 16:14

1 resposta



Juliana Lourenço Vilanculo É muito triste confiar alguém elegando que é teu amigo, enquanto é seu inimigo.
23 h


Manuel Alberto Alberto simto muinto ece jovem é meu vizinho esse primo merece fusulamento ele nao tem coraçao nem semtimento qui mercurio qui ta na vista humana bandido cem fe
20 h


André Vemba O Mentalista em tempo de crise vale mesmo tudo... até o ponto de achar que dos olhos pode se estrair mercúrio. Canibais.
2 · 23/12 às 13:34


António Matlombe E eu condeno esse orgao de informacao que diz que o olho tem mercurio pq assim ta incentivar a violencia. Hita famba hi suseteliwa matilho ja
17 h


Antonio Malandela Uma pessoa q sabe que quando fore a tirar uma vista sua pode fazer a sua vida sendo dele nao e crime podia vender livrimente so q com risco de um dia querer concluir a outra e nao conseguir ir vender
16 h


Melita Nhambi Nhambi Essa primo com os amigos merecem cadeia ficar fora da sociedade esse crime pena de morte cuide-se familia tambem não presta esse primo
7 h


Mariana Chirindza isso é horrível, meu Deus onde vamos parar. esses criminosos merecem perpétua e na solitária, só assim terão tempo para pensar na sua insanidade.insanos, psicopatas, delinquentes, sociopatas, esquizofrenicos. ....eles só podem ser isso tudo numa só pessoa
Ontem às 0:42 · Editado


Aly Yassin Mas k mente ignorante e essse meu deus! A pobreza faz as pessoas atingirem um nivel de ignorancia acima do anormal, ora, aonde ja se viu k olho de alguem possue mercurio, por mais k tivesse k kuantidade teria tal olho pra satisfazer tal necessidade na kual pretendiam.... Serak deus e tao distraido de usar ser humano como negocio rentavel? Pessoas na morgue nao seriam ricas por tanto olho ai k iam extrair aos acidentados empedassados? Isto virou povo de sodoma i gomora e kuando deus se saturar c isto o povo vai pagar e iremos sentir a dor na pele.
24/12 às 6:19

1 resposta



Sergio Maguidja Muhlanga A onde eq vamos com isso meu Deus? Liberta moçambique meu senhor nesse mão caminho papá,Aleluia.
24/12 às 5:32


Olga Fernando Triste de maisss... Meu Deus do céu onde estamos afinal?? Em que mundo?
19 h


Ancha Pedro Eish me faltam palavras pra expressar o meu sentimento pela tamanha brutalidade, fiquei chocada...
13 h


Joao Baptista Manjate Essas psssoas devem pagar por crime cometido e-mais a bebida e a isca mais fácil de morder tenhamos cuidado por aqueles que oferecem bebida
23/12 às 21:04


Leckson Alekss Pelo meu ver o governo é k semeia o terror na nossa republica.
Se tivesse uma justiça bem clara isto nao aconteceria.
É por isso que o povo acaba por fazer a justiça pelas proprias maos porque os agentes da PRM nao querem coordenarem com o cidadao mas sim com os parasitas.
Agora questiono:
O criminoso acaba com o povo ou povo acaba com o criminoso?
16 h


Benzenno Jose Bling Vald Deus o ajude hoje e sempre meu irmão e que perdoa as pessoas que te fizeram mal e deixe que o senhor dos ceus se encarregue pelo o julgamento pela era maldade que te submetera-te
Ontem às 1:30


Viriato Antonio Meu Deus, que pena da vítima. Esses bandidos que sejam castigados para toda vida.
24/12 às 13:23


Edson Chivale Sinceramente, sinto k o mundo está perdido, esse crime hediondo ñ pode passar em vão, devem ser responsabilizado.
23/12 às 23:44


Alberto Dique Quanto selvagismo e crueldade. De que material são feitas pessoas para terem tanta coragem de fazer isso tudo a sangue frio????
6 h


Noel Carlos Matsinhe Este mundo ja acabou mesmo, ate tirar olhos para vender por causa do dito mercurio.
5 h


Eduardo Quintino deveriam tambem tirar os olhos d malfeitor pra ver o kuao e' a dor: olho por olho dente por dente,
3 · 24/12 às 1:51


Abdul Manafé E lamentavel..... Jovenx malandros vagabundox preguiçosos ki andam a fzer ixxuh
23/12 às 21:50


Herminio Tavarius Mocambique nao e um bom país. Que vergonha ! A minha Angola afinal e melhor.
14 h


Sergio Salimo Mendonça Mendonça O mundo xtá cminhando pra o fim ñ fikem axuxtad por ouvir exax coisa, é o mundo k nos despede.
24/12 às 5:03


Mildo Stoe Encontrem esses bandidos, e antes de levalos a prisão tiren os seus olhos também, e restituem ao jovem.
21 h


Zelia Migera Nagimo Bandidos malandro preguiçoso, e muito triste o que aconteceu com o Jovem depois de 22anos a ver o mundo para que hoje por causa desses bandidos, malandros preguiçosos fique cego. Sinto muito.
22 h


Simone Simbine Eu acho k no norte de moçambique deve se fazer um trabalho a sério à respeito do comportamento moral e sívico desses nossos irmão, pois é cada horror k se vé ! Mas que tipo de pessoas são essas????
1 · 24/12 às 13:37


Julia Teixeira Jose Nota Meu deus onde extamos, o k exta acontecer cm o povo cada dia é mas uma história triste onde vamos parar
5 h


Lily Quinta que barbaridade, que Deus lhe conforte neste momento triste.😘
24/12 às 5:22 · Editado


Alberto Dos Santos Sabones Os mocambicanos sao mesmos malucos mercurio no corpo humano? So em mocambique kkkkkkkkkkk
1 · 23/12 às 15:07


Herminio Sèrgio Tanta violência, covardia, crueldade. Tudo isso pelo dinheiro...
23/12 às 21:53


Yola Leonor Leonor Meu Deus até onde vamos por causa do maldito dinheiro.
24/12 às 11:30


Che Pablo Sitivine Moçambique tem k ter lei de pena de morte.....talvez so assim pode se acabar ou diminuir com crimes macabros desse tipo
3 · 23/12 às 20:44


Flavio Dias Crueldade, impossível de acreditar que o ser humano é capás de tanto.
23/12 às 21:44


Tarcilia Tamele Esses bandidos que nao querem trabalhar so querem matar pessoas inocentes nao merecem viver.
Ontem às 2:17


Olívia Nicolau Branco Por isso que Moçambique tinha que ter pena de morte ou prisão perpétua. Esses são demónios.
24/12 às 1:08


Eduardo Catuma Idu Que barbaridade, o homem perdeu sentido, o amor pelo proximo ja não existe. Neste mundo o dinheiro vale mais que a vida
1 · 23/12 às 14:01

2 respostas



Alex Caetano O estado tenha que recorer medidads muit ceveras, a pena de morte pelnems pdia baixar o nivel de criminalidade neste pais gente
2 · 23/12 às 20:03


Luís Banze Banze Meu pai poderoso, suplico ki mande novamente o seu filho pra nos salvar deste inferno. Os teus filhos xtao a ser consumido pelo diabo.
1 · 16 h


Gomes Arao Mate A nossa lei não permite, mais tamanha brotalidade merece pena capital. Senhores mesmo os que nos ensinam a democracia esses crimes são punidos severamente. Temos que mudar de comportamento
17 h


José Lopes Crimes deste genero mereçem pena de morte, mas só que este país não tem essa lei.
19 h


Abelardo Inacio Massingue Massingue Bandido malandro juvenil deicha de trabalhar vai maltratrar urmaos kem disse ki olho tem merculho poliçia deve encmtar esse ki compra olhos
21 h


Emílio Lazaro Chauque Isto só dá pena de morte, infelizmente não existe em Moçambique
2 · 23/12 às 17:35


Lino Antonio Chirinda Triste o incindente...mas k dias..meses ou anos sao estes? Sera o fim ou o principio dss dores?
17 h


Isaias Matavele Exe pais em alguns actos criminais necessitam k a instancia juridica usa a lei de moises, muito mais nexe tipo de acto. Eles foram desumanos não merecem viver. Ou podiam ficarem cegos tambem, sentirem o desispero da xcuridão no
Indiduo.
24/12 às 22:02


Mantaua Taveira Tanta malidade, pork??? Em plena semana d paz e harmonia.
24/12 às 19:55


Juma Momba Ainda ñ viram nada isso é princípio vão render ñ si brincam com hienas ñ teêm Piedade esses de tanto terem coração grande a maldade do mesmo si manifesta na mesma proporção
24/12 às 15:36


Hermelindo Hermes Canhica África chora por dias melhores,clamamos por ajuda,até quando minha gente!
23/12 às 14:53


Shadreck Mashava A cada dia esse mundo governado por satanas piora,e a cada dia é menos 1dia pra esse mundo mau
16 h


Rosa Ernesto Oruile Numundo existem pessoas crueis..ki nao sabem k todox nós somos irmaos..
19 h


Emanuel Joao O fim dos tempos...por isso veja a quem confia ,nem a a tua propria sombra
24/12 às 9:20


Camara Paulo Mais tambem, o nosso governo não nos próteje. Luta para roubar o nosso dinheiro e mais nada.
23/12 às 20:56


José RManhiça "O jovem acedeu a um convite de 3 amigos (...) para alguns copos". Onde é que o Governo entra nisto ou qual deveria ter sido o seu papel? Ainda não se inventou "Meterocriminologia"!
1 · 23/12 às 21:07


Camara Paulo Você pensa pequeno.
23/12 às 21:13


Rita Henrique Covane Camara, por favor, onde entra o governo ai? O k aconteceu com este Jove e muito triste e lamentavel, deixa de acusar o governo, pork kuando recebeu o convite p o passeio nao pediu protccao ao governo nem a policia, pois achou k fosse p um convivio amigavel. Nao vamos juntar politica e criminaldade.
1 · 24/12 às 16:08


Ancha Pedro Camara,pense antes d escrever coloque se no lugar do governo por um minuto,o que farias?ahh cometemos "gafs" e culpamos o governo,te aconselho a ler muito bem essa historia triste phaa eish naconada jurro
13 h


Renato Antonio Naculezer A Policia deve trabalhar bem nesse assunto pra repreender os malfeitores no sentido de desencorajar esses e outros actos similares
23/12 às 17:44


Last Cardoso Tsingano Mercúrio no olho! Que direi eu, será que os meus professores pouco conheciam a Biologia ou a investigaç científica ñ xegava até lá. Os meus Profs de Biologia nunca teriam falado do olho ter mercúrio.
2 h


Someboy Baeco hiii nada ja è demais tirar olhos de outra pessoa,esse merceriam estarem mas maos da populacao serem arancados olhos tmbem nao ah cadeia para esses
24/12 às 23:03


Ofelio Felistre Gonçalves Esse tipo de pessoa a policia nao faz nada com esse de bandido, simplesment a polucia ped dinheiro para salvar esse bandidp
Ontem às 2:17


Ilidio Antonio Cherinda Coitados, nao sabem o que é olho e nem imaginam o que é mercurio.
4 h


Marcelo Mario Chipenete É triste isso...nesse convivo de bandidos avia tambem o primo......iiiii sinceramente esse primo encontra se aonde neste exacto momento
4 h


Boaventura Samuel Agora nos olhos tem mercurio k pena para onde vamos, mataram os Albinos cançaram agora kerem os olhos, vao ser apanhados e responsabilizados.
6 h


Flavio Elcidio Elcidio A pessoa que fiz isto é um diabo autêntico mas o meu Brother vai ficar bem
11 h


Ismael Ismael Cassamuge A probabilidade dos inocentes, fracos, vitimas do mal ficarmos sem olhos é maior, nos abracemos uns aos outros pra q tenhao espaço pra nos atacar
16 h


Hawa Abdul Carimo Daudo meus deus;olhe por nos; iso e o fim do mundo.e a tal apocalipse k se avisinha.
24/12 às 7:38


Nsj Joaquim O homem, perdeu escrupulo sob a forma de ganhar dinheiro. É triste...
24/12 às 7:04


Maria Emilia Mapenda Prk tanta maldade irmão tudo isto por dinheiro só k Deus kuide dese jovem
24/12 às 5:03


Guebson Kota King Maldade so gera maldade, primeir a batia si uma certa xpece d animais,dpois comecou a perceguicao d nossos irmao albinos, agora,e cm kualkwer um.policia,policia.xtamos a pidir socorouuuuu,nada justifica por falta d dinheiro, fazerms mal aos outros,ou vams implementar uma lei contra ess k so fazem mal aos outros, stop violencia,enkuato a ess delikuent arkitetou a enbuscada d primo a sua sentenca,deve ser ds 30 endiant,com com os seus peimeirs 2 anos n insolamento,,,,akuant a vitima, n sei o k dizer.mas acredito k algo d melhor deve ser feito,deus acima d tudo .melhoras irmao.
24/12 às 3:25


Paulo Pelecua É preocupante! pessoas assim não tem um sentimento humano e não consegue se colocar no lugar do outro! por isso são sensíveis a maldade ate quand com esses episódios!....
24/12 às 3:01


Yaninha Rodrigues Tem 3 bandidos k vi ser abatidos a sangue frio tive pena foi n zimpeto queria cometer um rapto ms se deram mal tivemos pena de corpos n xao na areia e na xuva tivemos pena pk nos nao somos assasinos pos eles matam sem dom nem piedade
24/12 às 19:38


Julio Massingue Esses malfeitores marecem morerem na cadeia, sao maladros preguocosos
23/12 às 22:11


Subversivo Angolano Que sirva de exemplo pra outros bêbados como ele

Rey Loy já disse nem todo amigo pra beber com ele.
23/12 às 12:04

1 resposta



Deidy Bilson lamentavel trixte tou sem palavras,o mundo ta d pernas pra o ar,espero k eles pague por essa maldade toda e k pesso a deus k cuide da vitima.
24/12 às 13:09


Wild Pensao Sou de opinião q eles deviam sentir a mesma dor e ms alguma coisa, lagrimas caem só de imaginar o sufouco que este irmão passou.
12 h


Eduardo Manuel Moçambique como é cópia autentica de Angola no q toca a violação de direitos humanos assim mesmo não vão fazer nada contra aqueles filhos das putas q praticaram aquela barbaridade, coitado da vítima, porrrra a Africa está paiado
18 h · Editado


Abrão Paulo Munguambe E triste qndo membros de familia participam em senas dessas. Tem se dito q vale a pena um inimigo q uma amigo falso
24/12 às 10:38


Maria Alipicira Amem. Meu Deus ate aonde vamos com essas maldades sem piedade?
6 h


Adao De Jesus Jesus Meu irmão, junto estamos não temans,são palavras do nosso Deus, nos cêus si ouviu a tua voz,no ouvido de Deus da justiça entrou o teu clamor,e da espada da justiça do Pai Celéstial, move

24/12 às 1:26


Titasse Chauque Meu deus ,em que pais estamos ,esses merrecem morte perante ao publico.
1 · 23/12 às 21:16


Ergildo Avemaria Parruque O estado ek cria bandidos pk quando encontram um determinado bandido e vai a cadeia amanha ja hasd ver fora.
Aqui devia se usar a expressao #O veneno corta-se pela raiz.
O bandido devia ser feito o mesmo tamb . devia morrer como forma de acabar esses problemas.
Mas nao se esqueçam meus amores #Quando trabalha pra o Santanas recebe por demonios
#Quando trabalha pra Deus recebe por benções
Acaba a si se trabalha a quem
1 · 24/12 às 21:52


Endo Atumane Isso me doeu.. esses criminosos drvem ficar na cadeia para sempre.
24/12 às 2:00


Horténcio Manuel Caetano Hooo meu pai tenha compaixão de nós, reconhecemos ser pecadores
4 · 23/12 às 15:54


Vidal Dias Dos Santos Esse tipo de crueldade, merecem sanções muito severa ,isso é para desencorajar os demais com esse tipo de atitude.....agora esperamos que a nossa policia fassa o seu trabalho de acordo o crime bárbaro....
1 · 24/12 às 2:06


Joelson Jossefa Pontes Mafuiane O sabor da vida ja era na Historia. O capitalismo trouxe apenas sofrimento ao proprio homem
23/12 às 21:00


Momade Muane Ha varias maneiras de aquisiçao do maldito dinheiro, mas esta é a pior forma e deshumana.
22 h


Antonio Malandela Mas afinal para onde vamos com esse comportamento macabro , quando um tira ou tenta tirar a vida de um ser igual a si e ser comprovado culpado tenha q pagar com a mesma moeda isto e ele tambem ser morto ou no caso deste caso serem tirados as vistas a todos q pertencem a esta quadrilha por q pessoa nunca foi negocio e nunca sera
16 h


Derovir Victor da Silva INFELIZMENTE ESTES LIXOS VIVEM A FAZER O MAL EM TODA AS PARTES DO MUNDO...
23/12 às 13:07


Sera Manuel Mouzinho Mouzinho É triste,mais o nosso pais tem vastas terras araveis e ferteis p a pratca da agricultura,favor vamos w p o bem do pais e das nossas familia e a vc
18 h


Antonio Malandela Esperemos q hoje estamos a celebrar o nascimento do salvador da humanidade q ele tras a paz fraternal nunca tinha hovido q uma pessoa podia ser transformado em um negocio rentavel
1 · 19 h


Jandira Simão Dos Santos Sem palavras meu pai... Só vce sabe ql será o dstino desses miseráveis!
23/12 às 10:51


Steven Alberto Alfaiate Alfaiate Meu deus o mundo esta n fim.
Agora é olho que tem mercurio
24/12 às 3:17


Vania Cravo Liddjone Pra onde vamos meu Deus, e todo mundo se matando por causa de dinheiro, meu Deus continue guiado e guardado a minha familia
1 · 23/12 às 20:12


Alexandre Banze ESSE MUINDO E DE DIABO E PALACIO DE FÀRAÒ,deus disse buscai o caminho certo em mim,inderetei o caminho da vereida pra k todos vocee venho a mim,joao baptista 3:35
24/12 às 15:19


Fraciscomorais Alfane TOTALMENTE ENGANADO POR UM COPO DE NIPA E FICAR NA ESCURIDAO TODA VIDA. Muita pena
2 · 23/12 às 12:11

1 resposta



Aercio Matimbe Gente sem caracter n nossa sociedade. Paremos d cadeia ixo e fuzilamento
16 h


Brisda Das Dores Machava Esses deveriam ser cortados penis. Como tamanh barbaridade ki eles fizeram
24/12 às 12:56


Esga Scobar Esquadrizy Estes malditos querem ver a elite dos vingadores na vida real ne,se começaram pois vao ter a resposta no momento certo.
23/12 às 10:17


Utall Vasco Macamo Homicidios voluntarios os autores devem ter mais cadeia nao compensa de facto concordo com a pena de morte
1 · 23/12 às 14:38


Utall Vasco Macamo Deve voltar o tempo de samora esses tipos timham medo de cometer esses crimes
23/12 às 14:32


Gideão De Deus Xiiiiiiii nao tenho palavras meus irmaos, hoje em dia ter melhores condicoes de vida é comprar a Morte;
Apalavra do Senhor é pregado todos dias, Vigiais pois chegará tempo em que o pai matará seus proprios filhos, tudo ao contrario.
Satanas tem um compromisso grande nesta terra, Matar, Destruir e Robar,,,
Mas Jesus veio salvar a todos cansados e oprimidos, Cheguemos a Deus enquanto o tempo permite,
21 h


Hortencia Isabel Filipe Deviam me chamar pra ensinar cmo le dar cm bandidos Porq Isto ja n xta a dar morte até é pouco pha esses malandros
23/12 às 21:30


Mãezinha Da Luisa Cardoso A melhor forma d combater isso è,quem mata seja morto cm a mesma espada,quem estupra seja estuprado,quem rouba seja roubo,quem tira olho seja tirado cada feitico tem d revoltar ao seu feiticeiro
1 · 24/12 às 11:18


Celestina Alberto Luanda Luanda Porque assim? Ja esqueceram do criador. Ate exe ponto? Deus pai, condena os
1 · 23/12 às 11:56


Jachidembue Jachidembue Temos que sermos mais vigilantes em qualquer sítio onde estivermos e até com amigos que as vezes ficamos algum tempo sie avistarmo pois facilmente podem nos seduzir
5 h


Sofia Matandire K Deus neutralize exes malfeitores e a justica seja feita. Malditos sejam exes bandidos malandros e preguicosos
24/12 às 13:33


Netilson Simåo José Gregório Um dia o cordeiro vai descer como um leão e vai devorar essas serpentes!!!
2 · 23/12 às 10:36


Finoca Paulo Paulo Hiii isso e muito preocupate assi que os nossos marindos e pais gostao de sair com amigos pra beber.
30 min


Albertina Patricio Tomas Mas os malfeitores deviam serem feitos oque dizem para com o outro porque depois de mortos não sentirão ador
21 min


Novo Combatente De Moz O que seria uma razao sem capacidade de raciocinar, questiona Bachelard.
21 h


Calucha Alfredique Meu Deus qdo voce diz k ja vi td te vem mais essa, que horror
1 h


Marta Zavala Zavala É lamentavel como hum ser humano pod ter tant cruelidade por causa d dinheiro
14 h


Rico Junior Rubirosa Convido vós á participar em um culto na igreja mundial do poder de Deus mais proxima de vós
22 h


Mateus Zacarias Bhless Daias Alguma vez ja viram mercurio nos olhos d alguem???? Xtamos no pais dos pobres mentais.
1 · 24/12 às 4:22


Andresa Sanches Misericórdia
1 · 23/12 às 11:37


Enriques Bolton Roque Belavista Manica esta crescer o indice criminal,ja e' novo caso este k se regista....
1 · 23/12 às 12:51


Joao Andre Credo que se voltassemos a epoch da guilhotina muita coisa voltaria a sua normalidade. Pena do meu coitado irmao que torna se dificiente ja number estado bem avancado por um burro coitado. Inferno para ele
16 h


Belarmino Papy Da Lanilda Inacreditável! esses são pior q o próprio demônio
1 · 23/12 às 10:49


Cassamo Inusso Amade Acredito que a polícia vai encontrar esses malfeitores e penalizar los
22 h


Ferrao Eduardo Neto Neto Alguém Pode me dizer como pode haver mercúrio no olho?
24/12 às 9:43


Ângelo Nakassenga Keremos a Pena d morte nesste pais.so assim limparemos a criminalidade
24/12 às 10:51


Azevedo Carlos esse sao segus nao sabem oki fasem merecem mesmo cabeca de velho.e esses transitos k prenderao dos mine bases com 60 homens trabalhadores de um chinese por me dou 0,0 eu kero k ele trabalhe mas pra isso isso ocoreu na cidade d chimoio no dia 22 por vol...Ver mais
13 h


Alexandre J. B. Alexandre Tudo por dinheiro.
1 · 23/12 às 12:14


Zinha Moiane

23/12 às 21:27


Pascoal Jaime Muchanga Muchanga Temos k fazer emxepulares destes criminos chega afinal onde esta papa samora machel doi me tanto sera que sao mocambicanos da patria amada ? Nyusi acorda
17 h


Cileone Djau Ho que pena muito ficou cego os merecem ser punidos de acordo com o crime
23/12 às 11:24


Aida Banze K mundo cruel
1 min


Carlos Alvaro Mesa Seja feita a justiça 'dente por dente olho por olho'....
15 h


Maria Da Graça Viage que maldade
24/12 às 14:43


Adelia Elisa Mondlane TRISTE
23/12 às 15:39


Marisa Alvaro É triste!
24/12 às 19:38


Carolina Cuna É TRISTE
4 h


Maria Gloria Simbine Esse assasino sao cruris demais
1 · 19 h


Edwin Siliya Shit
20 h


Gusmão Peixoto É PRECISO ESCLARECER LOGO QUE OLHOS NÃO TEM MERCÚRIO NENHUM SENÃO A MODA VAI PEGAR E SERÁ TARDE DEMAIS PARA PARAR.
9 · 23/12 às 9:49

1 resposta



Inocencio Hdias Riessa É triste isso.... Não temos como evitar ta dificil
24/12 às 22:06


Elias Paulo Gogote Matsimbe Muito extranhooooooooooooo
15 h


Josè Cardoso Júnior Novela Tá se mal
23 h


Adil Luso Franco Objane Meus pêsames. Comportamentos animalescos.
23 h


Santos Jose Mateus Ki barbalidade,isso so e feito por disciplos de satanas.
24/12 às 7:16


Lucinda Manhice Manhice KUEM TIPO DE PRIMO TEMOS MOLA
23/12 às 16:26


Caudencio Afaty Afaty força sao eses
1 h


Lïsia Da Këyla Campbell

24/12 às 4:28


Nat Abdula Pr mim a melhor soluçao, pegar esses criminosos e extrair olhos deles.
8 h


Fabricio Kenga

Ontem às 2:50


Fabricio Kenga

Ontem às 2:50


Vasco Amorim

1 · 23/12 às 12:48


Vumbi Samuiaze Vumbi O mundo é um negócio.
23/12 às 11:32


Elizeth Suraia Samando afinal arrancaram um ou dois olhos ñ estou a perceber
23/12 às 12:28

2 respostas



Inocêncio Albino Muito triste, sabe?
23/12 às 16:36


Micas Eduardo Eduardo

24/12 às 9:35


Benilde Auzo Meu Deus muito triste.
1 · 15 h

3 respostas



Cyntia Xadreque Muito triste meu Deus quando isso vai acabar
24/12 às 3:50


Anginha Simione Pereira lamentável.
23/12 às 21:26


Bihora Anas Porque que não extrairao os seus próprios olhos! Kuanta maldade
24/12 às 19:57


Nhambire Junior

23/12 às 23:28


Stella Cuna Revoltante
2 · 23/12 às 15:08

4 respostas



Hélder Fernando Ki o jovem tenha força de vencer as de fecundados da vida
9 h


Carmen Cau Chissas...que situação!!!
16 h


Valdemar Lemos Bernardo Eu to a desconfiar que o mundo esta acabar
Ontem às 0:00


Meriamo Alfredo Sipendo eish entao todo o corpo tem mercurio tams mal
18 h


Meriamo Alfredo Sipendo eish meu deus
23/12 às 20:25


Lulu Xibela Sitoe

5 h
202 de 560
Ver mais comentários

Sem comentários: