quinta-feira, 20 de junho de 2019

Onde está Ossufo Momade?

Onde está Ossufo Momade?
Alguma imprensa diz que Ossufo Momade, o ainda líder da Renamo, está desaparecido. Não sabemos até que ponto isto é verdade. E preferimos não especular nada. O certo é que tudo isto em nada abona ao senhor Ossufo Momade e o seu partido. Estamos em ano eleitoral e todo o cuidado é pouco.
É dever do senhor Ossufo Momade vir a público esclarecer o que está a acontecer na Renamo. Se não está desaparecido que fale por via das habituais teleconferências, inauguradas por Afonso Dhlakama. Podem ser poucos, mas ele tem o dever de acalmar os seus admiradores e membros da Renamo. O seu silêncio em ano eleitoral é estranho. Enterra-o cada vez mais. José Manteigas, o porta-voz da Renamo, é mais famoso que o seu líder. Até o António Muchanga. Qual é, afinal, a estratégia de Ossufo Momade? O que ele pretende?
Ao que se pode depreender, a Renamo e o seu próprio líder fazem política sem o conhecimento da estratégia de acção política, improvisam e não têm visão de longo prazo. Nada é planificado na "perdiz" e não há consistência organizacional interna. Esperam um milagre. Em política os milagres são raros.
Qualquer indivíduo de inteligência média não pode esperar, nas próximas eleições, por uma vitória da Renamo. A Renamo não trabalhou e nem está a trabalhar para isso. Está a gerir intrigas internas, controvérsias, preguiça. E isto tudo é desculpa para não sair ao terreno do trabalho político sério. Como é que um partido em decomposição pode ganhar uma eleição?
Ossufo Momade não trouxe nada à Renamo. Aliás, demonstrou com uma clarividência invulgar que não se identifica com o seu partido. O que, afinal, tem vindo a fazer desde que substituiu Afonso Dhlakama na liderança da Renamo? Em política, muitas das vezes, os frutos resultam de um trabalho árduo. A política não se compadece com quem passa a vida de preguiça em preguiça, hibernado e só aparece no dia da votação. O senhor Ossufo Momade e a Renamo serão os únicos culpados pela derrota que irão, de certeza, averbar em Outubro.
Que não tragam Kalashnikovs à rua para ameaçar o povo, em virtude da vossa preguiça e falta de organização. O senhor Ossufo Momade parece daqueles vulgares mercenários, aos magotes na nossa política doméstica, que só estão na política para a satisfação do seu estômago. Luta por uma modesta acomodação. Dele e da sua família. Não tem ideias. Não aproveita os conselhos gratuitos que lhe são dados. É dorminhoco. É esta a razão central da "insurgência" dos militares na Renamo. Eles não estão a ser contemplados no "tacho". Em todo lado são fotografias de Filipe Nyusi em saudação com Ossufo Momade em nome de uma paz podre. E este exercício, no fundo, só favorece a Frelimo.
A Renamo está a trabalhar arduamente em prol da sua derrota em Outubro!
(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)
Comentários
Escreve um comentário...

A opção selecionada é Mais Relevantes e alguns comentários podem ter sido filtrados.
Filipe Nyusi, "cadê" o novo presidente do Conselho Constitucional?
Passam hoje 14 dias desde que Hermenegildo Gamito deixou a presidência do Conselho Constitucional (CC)-empurrado por Filipe Nyusi. E o Presidente da República ainda não encontrou quem lhe substitua. Gamito foi uma escolha pessoal de Armando Guebuza depois do abandono, pouco dignificante de Luís Mondlane, o "campeão dos gastos".
Ou seja, depois de Rui Baltazar, o CC nunca foi o mesmo. Com este tinha uma reputação inquestionável por via da qualidade dos seus julgamentos. Luís Mondlane ficou um ano e dez meses no CC, mas transformou este órgão em sua vaca leiteira. Esbanjou a torto e a direito até que tudo vazou na imprensa e teve que sair pela porta pequena. Veio o Gamito. A situação piorou. Aliás, era de adivinhar. As duas empresas que geriu, nomeadamente a Mabor e a Maquinag, abriram falência.
No CC Hermenegildo Gamito exacerbou a falência moral do órgão. Seguindo a cartilha do regime da Frelimo, afastou sem mérito de jurisprudência, o AJUDEM de Samora Machel Jr. da corrida eleitoral na autarquia de Maputo. Validou os resultados da edilidade da Matola, mesmo depois de várias contestações. António Muchanga, da Renamo, estava a um passo de ser o novo edil. Marromeu foi o caos. A eleição autárquica de Marromeu foi grosseiramente fraudulenta, mas o CC de Gamito validou os resultados abonando sempre a sua Frelimo.
Talvez cansado de ser marionete do regime, preferiu nos princípios deste mês assinar o polémico acórdão que declara a nulidade dos actos inerentes aos empréstimos contraídos pela Ematum. Foi o que lhe fez entrar em rota de colisão com Filipe Nyusi. O mesmo Filipe Nyusi que até hoje ainda não encontrou um substituto de Gamito. De certeza um manipulável que o irá empossar como futuro Presidente de Moçambique, já que a manipulação do recenseamento eleitoral não nos deixa equivocados de que este será Filipe Nyusi.
Mas quem será o futuro presidente do CC? Por que a demora em encontra-lo? Gamito deixa uma batata quente ao seu futuro substituto. Talvez seja essa a razão na demora de encontrar quem está disposto a engolir sapos!
(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)
Comentários
Escreve um comentário...

Cofres vazios do Estado podem voltar a prejudicar pobre trabalhador!
Foi um fiasco. É isso mesmo. Terça-feira (11) o Governo regressou a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) para tentar financiar o deficitário Orçamento de Estado de 2019 através da emissão de mais dívida pública interna. Não houve procura.
A emissão de Obrigações e de Bilhetes do Tesouro tem sido a principal forma do Governo financiar o Orçamento do Estado de 2019 que tem o défice de 93 biliões de Meticais onde a expectativa é obter 65,4 biliões desse dinheiro em falta através de empréstimos ao banco central, aos bancos comerciais, instituições financeiras e através da emissão de Títulos de Dívida Pública do Tesouro.
Isto pode voltar a criar o mesmo problema que assistimos em Abril passado: o pagamento tardio de salários na Função Pública e a mentira generalizada do Governo quando disse que foi devido a uma avaria técnica. O certo é que não há dinheiro nos cofres públicos.
Contudo, esperamos que o pobre trabalhador não volte a ser prejudicado. Se o dinheiro está com a quadrilha de Manuel Chang é melhor procurar formas de recuperá-lo.
(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)
Comentários
Escreve um comentário...

  • Claudio Lombene O maior empregador anda falido,recorre a dívida para honrar seus compromissos.É hora de o meu governo criar condições favoráveis a um bom ambiente de negócios,onde haja alargamento da base de colecta de receitas sem sufoco ao bolso do empresário comum e da população em geral.Simultaneamente deve haver maior contenção na despesa pública,eliminando todas gorduras e gotejamentos financeiros.
    2
  • Fidel Carlos Mas DINHEIRO esta com os manda chuva do governo estado
Quo vadis Renamo?
Será que Ossufo Momade foi uma boa escolha para a liderança da Renamo? Já começamos a duvidar. Mesmo quando era só coordenador político da Renamo ele vivia na Serra da Gorongosa, no quartel geral da Renamo. O seu dia-a-dia era feito com os mesmos militares que hoje o querem escorraçar. Afinal, o que fazia o senhor Ossufo Momade na Gorongosa? Esta crise interna na Renamo não só fragiliza a posição do próprio líder, mas, também, o próprio partido. A pré-campanha já arrancou e Momade ainda está a resolver problemas internos, quando nem as próprias bases da Renamo o conhecem.
É mentira o que o porta-voz da Renamo, o senhor José Manteigas, anda dizendo por ai. O ambiente na base da Renamo, na Serra da Gorongosa, não é cordial e de união. E Ossufo Momade não controla nem tampouco o partido e o seu braço armado. Está sitiado na Gorongosa, mal pode até apresentar a sua candidatura porque os militares não o querem. É uma figura pálida, comida pela Frelimo de Filipe Nyusi. Aliás, é isto que levantou a poeira.
Mesmo sem esta crise interna na Renamo, a Ossufo Momade falta capital político. Ou seja, parte numa posição de desvantagem na corrida eleitoral de Outubro próximo. Foi um secretário-geral inexpressivo. Ninguém o conhece. Depois de eleito no último congresso, era suposto que começasse ai a trabalhar. A revitalizar as bases do seu partido. A interagir com o povo moçambicano. Dizer quem ele é ao povo e o que pretende. Esta falta de vontade do senhor Ossufo Momade em dirigir bem a Renamo só atiça a desconfiança de que a Frelimo lhe deu dinheiro para sabotar o partido.
E há sérias consequências dessas brincadeiras de mau gosto de Ossufo Momade. Isto o fragiliza como um interlocutor principal e válido na negociação com o Presidente da República. Ossufo Momade não se pode encontrar com Filipe Nyusi e falar em nome da Renamo. Qual Renamo? Os generais da Renamo, que são a força motriz do partido, não o querem. E não seria de admirar se ele saísse da cena. Se é que realmente recebeu dinheiro da Frelimo, ele deve devolver e pedir desculpas aos membros do seu partido e ao povo moçambicano que pensava que havia oposição no País.
Imaginemos que Ossufo Momade sobreviva a esta crise. Quanto tempo precisará para apresentar a candidatura eleitoral? Quanto tempo precisará para preparar essa candidatura? Já o dissemos mais voltamos a repetir: o senhor Ossufo Momade não é alguém conhecido no mapa político moçambicano. Precisa de se fazer conhecer. E só tem dois ou três meses para fazer isso, até chegarmos às eleições. Como é que fica tudo isto? Não virá a Renamo, depois das eleições, reclamar em vão quando sabe que não trabalhou mas quer colher como quem trabalhou? Até o Mazanga faria melhor…
(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)
Comentários
Escreve um comentário...

  • Zacarias Hoguane Cidadão sem carrísma para liderar
    Saudades Dlakama
    5
    Escreve uma resposta...

  • Tiago Arnaldo Zeca Camacho Na vossa opinião, quem pode ser o candidato ideal p levar a Renamo à vitória no dia 15? 

    Não sejam annalistas falsos!!!
    1
    • Luso Costa Dos Nzimo Queria muito o António muchanga é muito popular!
      1
    • Tiago Arnaldo Zeca Camacho Luso Costa Dos Nzimo o facto de ele ser popular não implica que seja o ideal p governar o país. 

      Não meta Cristiano Ronaldo na baliza como guarda-redes. 
      Ver Mais
      6
    • Lucas Herbert Mungondo A maioria s engana muito basta ver alguém a falar já queremos lhe levar como o presidente..... A RENAMO é um partido complexo que o muchanga ainda não possue capacidade suficiente para o dirigir ele está bem posicionado aí onde ele está...
      2
    • Gerson Antonio Changula Antonio Muchanga nao teria apoio por ser do Sul.
    • Fidel Carlos EU HUMANAMENTE FALANDO SE O PARTIDO FOR SERIO ANTONIO MUCHANGA DA PARA SER PRESIDENTE,ELE DA A VIDA PELO POVO,NUNCA VI NA RENAMO( ALEM DO VENANCIO,E MANUEL DE ARAUJO )ABATEREM DE FRENTE COM A FRELIMO OU BATER DE FRENTE COM QUE ESTA ERRADO,APRESENTAR SOLUÇOES,MUCHANGA,COMO ARAUJO E VENANCIO LUTAM PARA O BEM DE MOÇAMBIQUE
      3
    • Tiago Arnaldo Zeca Camacho Eu diria que nenhum desses que menciomaste são membros ideais. Apenas não comcordo tendo em conta o seu historial.

      Então, onde ficaria Manuel Bissopo que uma vez foi baleado e só recuperou na Africa do sul?


      😆😆😆
    • Saulino Pinto Na minha opiniao gostaria de ver o Dr.Antonio Muchanga na presidncia da renamo!
    Escreve uma resposta...

  • Oweni Esmael Leia a citação de Paragrafo, alias passo a citar "...Mesmo sem esta crise interna na Renamo, a Ossufo Momade falta capital político. Ou seja, parte numa posição de desvantagem na corrida eleitoral de Outubro próximo. Foi um secretário-geral inexpressivo. Ninguém o conhece. Depois de eleito no último congresso, era suposto que começasse ai a trabalhar. A revitalizar as bases do seu partido. A interagir com o povo moçambicano. Dizer quem ele é ao povo e o que pretende. Esta falta de vontade do senhor Ossufo Momade em dirigir bem a Renamo só atiça a desconfiança......" (Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)
    3
  • Mathause Sithoye Eu nem quero alinhar na existência de problemas ou não, porque problemas sempre existem e sempre existirão, em qualquer organização, seja ela política, social, etc. A minha questão é: Deixando de lado as clivagens internas, a Renamo acha que tem candidato à presidência da República?
    2
    Escreve uma resposta...

  • Bernabe Alexandre Concordo com a fonte..esta mais k claro k aqui dentro da renamo existem problemas graves que são internos k deven ser resolvidos o mais rapido possivel...
    1
  • Maguigwan Ney Momade é o grande homem foi o braço direito do pai djakama, ele está continuar com esquema trancado pelo pai djaka
  • Paulo Simão Jr. Para mim foi uma desilusão a eleição dele, ele não tem carisma.
    1
  • Longwe Mapatse Justiça Nacional está injustiçando o comandante em chefe da Renamo eleito por maioria.Náo foi imposto.Se a intençáo é de lançar outro candidato quem seria para JN?e quanto tempo teria para se apresentar sua candidatura?Náo vé que tenta distrair os menos atentos?O povo sabe quem é o OM e espera ansioso por sua apariçáo.Este náo é o momento de discutir candidaturas mas sim de definir estratégia que conduzam o OM a vitória com votos expressos nas urnas.
  • Carlos Domingos o que está em causa é a pessoa de Sr. Ossifo Momade então que o afastem . antes de aranjar problemas ao partido .
    4
  • Lucas Herbert Mungondo Eu não sei como as pessoas analisam isso e não pode ser novidade mesmo no tempo do Afonso Dhlakama já assistimos as pessoas a ir entregar as armas no meio da cidade o que sempre levantava a dúvida como é que alguém pode sair nas matas com Ak47 até chegar na cidade sem ser capturado pela a polícia antes de chegar lá..... mas isso não levou o Afonso Dhlakama recuar pela sua decisões... 

    As pessoas não podem ser invejosas de um líder qualquer a democracia é assim e era esperado que a RENAMO ia sair fragilizado depois das eleições internas....

    Oussufo jamais poderá ser Afonso Dhlakama e ele tem a sua maneira de ver as coisas e eu não acredito que ele seja parado como as pessoas pensam até a pessoa mais calada é a mais perigosa que.... até que ele poderá ser o mais perigoso do que o malogrado.

    E as pessoas devem lhe dar o tempo de trabalhar ele nem um ano tem, e as pessoas já estão a lhe comparar com uma pessoa k já tinha mais de 30 anos á dirigir o partido.... deixamos de julgar o livro pela capa.

    O povo quer a paz para desenvolver o país....
    4
    • Zacarias Hoguane Meu irmão, não precisa de uma dúzia de tempo para demonstrar trabalho, 
      Já ouviu falar de Jair Messias Bolsonaro? Leva tempo convencer o eleitorado, então é bom iniciar cedo a conquista
    • Lucas Herbert Mungondo Eu acho que não podemos lhe tratar com inveja.... o problema da RENAMO não é de hoje.... E isso que aconteceu pode ser o projeto dos outros para dizer que ele não é capaz.... nos já assistimos a entrega das armas no tempo do próprio Dhlakama.... então não podemos olhar do tipo que foi uma coisa nova. O povo quer a paz e ele com o presidente estão a trabalhar....
    • Miro Da Sillva Sillva RENAMO AVANÇA... B
    Escreve uma resposta...

  • Chamotho Ntikamaogenuino A responsabilidade sera somente dele? Eu acho que nao, quando se diz que a frelimo e um partido organizado eles nao mentem, lembra se vocês do felipe nyusi tambem era um indivíduo desconhecido dentro do partido, mas a familia frelimo uniu se em torno dele, arrumou o indivíduo ate ele ser o que hj agraciado por todas as bases. Se o senhor issufo esta a ser contestado todos ou cada um do partido deve ter a sua responsabilidade ou e uma partido maduro ou nao é, a grande responsabilidade tambem disso pode ser amputada ao antigo lider da perdiz que nao preparou o seu sucessor a tempo. Entao meus caros issufo cuitado e uma vitima de um processo, a renamo deve sair desse cenário, porque a própria frelimo deve estar a fazer pouco deles.
  • Fabio Micas Joaquim Já ficaram.
  • Frederico Dos Santos Chachuaio A Frelimo lhe deu dinheiro para sabotar o partido ? 

    Será ?
  • Narciso Tembe Porque nao poem Muchanga afinal ?
    1
  • Alexx Da Juliana Valeriano Esse foi o erro fatal, da Renamo o eleger!
    2
  • Ventura Nhaume Lamento que este e o partido Renamo já tenham a derrota antecipado!!!

    Esse nem tem imagem não tem punho...ninguém sabe o que ele defende é um pobre homem...e pior candidato que a Renamo podia ter nesse momento...
    1
  • Mario Pascoal Comege Essa jornal é partidário ou apartidário, porquê do jeito como difunde a informação parece fala com toda a certeza. É mentir é feio e é crime. Se são pagos para falar mal da FRELIMO que o digam.
  • Zinaido Francisco Dos Santos Vao falando viva ossufo momade filho do povo macua

Sem comentários: