domingo, 9 de junho de 2019

O barco recentemente inaugurado, foi adquirido na Europa (em estado de quase sucata) e recondicionado pela empresa MOZAMBIQUE ASSET MANAGEMENT (MAM), a tal das “Dívidas Ocultas”, por via da Maputo Shipyard, como documentam as imagens.



Sobre o barco KANYACA
Está de parabéns o Presidente Nyusi por apostar em empresas nacionais para resolver os problemas do povo.
O barco recentemente inaugurado, foi adquirido na Europa (em estado de quase sucata) e recondicionado pela empresa MOZAMBIQUE ASSET MANAGEMENT (MAM), a tal das “Dívidas Ocultas”, por via da Maputo Shipyard, como documentam as imagens.
Espero que o Conselho Constitucional não diga que a reabilitação da embarcação, com recurso a meios adquiridos pelas Dívidas também é nula.
Olá Paz!
Comentários
Vamos pensar juntos...
Depois do que ouvi da boca do comentador mais esclarecido no programa Linha Aberta, de ontem, na STV (a tal das perseguições de eventos infantis), segundo o qual o posicionamento da Assembleia da República (pelos factos, Bancada da Frelimo, sabido o posicionamento contra das restantes) se deve ao facto de não saberem com que linhas se cose a actual liderança política. Por outras palavras, pretende o citado e mais esclarecido comentador, dizer que a Bancada da Frelimo agiu a seu bel talante, primeiro, na incorporação da dívida da EMATUM na CGE de 2014 e, seguidamente, na resposta dada em jeito de contraditório, para tal convidado pelo Conselho Constitucional.
Em todo o caso, é mister esclarecer o seguinte:
1. A Comissão Política da Frelimo DIRIGE E ORIENTA O GOVERNO E A BANCADA PARLAMENTAR, e por assim ser, não é verdade que a mamã Talapa saiu de casa e disse a cada um dos deputados para votar naquele sentido. Aquela posição, vertida no acórdão do CC, foi algo debatido e decidido na Comissão Política, que tem alguns deputados de proa e completamente alinhados com os paradigmas do Novo Ciclo.
2. A Comissão Política da Frelimo é dirigida pelo Presidente do Partido, que no caso se confunde com o Presidente da República. Nesta conformidade, o cidadão não só se identifica com o posicionamento da AR no acórdão do CC, como também e sobretudo levou a que o órgão partidário que dirige orientasse a bancada a sufragar tal entendimento. Aliás, há dias o Ministro Maleiane mimoseou-nos com mais um acordo com os credores. Vão dizer que Maleiane também não sabe com que linhas se cose o seu Presidente e Chefe?
3. O Conselho Constitucional decidiu em sentido oposto ao defendido pelo meu partido, a Frelimo, concomitantemente pelo seu Presidente, Comissão Política e Bancada. Aqui não estou a dizer se isso é bom ou não, estou apenas a constatar!
4. Se for para pedir a cabeça de alguém (como defendem os sectários do comentador mais esclarecido do Linha Aberta de ontem) que sejam muitas e de alto nível. Caso contrário, deixem a mamã Talapa e, por arrasto, Edson da Graça Francisco Macuacua, em paz. Eles não saíram de casa, depois de uma boa dose de caracata ou tihove e escreveram aquilo.
Que isto fique bem claro...😅😅😅😅
PS: será na conferência de imprensa de hoje que o Dr Hermenegildo Gamito vai dizer que, há meses, colocou ao Presidente da República o seu lugar à disposição?
PS1: por favor, não me venham dizer que a decisão do Conselho Constitucional é graças à liderança pragmática, diplomacia silenciosa e visão de Estado...
PS2: noto o avolumar de azia a cada vez que se dá um passo e o nome de Guebuza não aparece em nada. Daí as mudanças psicadélicas e estonteantes de narrativas. Daqui a nada vão dizer que ele é que mandou o CC decidir neste sentido! Joe Williams já dizia: “vocês vai vomitar de inveja...”
Comentários
  • Miro Guarda "Vomitar de inveja"...
    1
  • Miro Guarda Alexandre Chivale meu caro estás equivocado. Aquela decisão foi só de Talapa e do Macuacua, o Edson. Assim como foi só de Talapa a decisão de barrar a candidatura do Júnior para a cidade de Maputo. Não nos tape o sol com peneira. Nós todos sabemos que acima do nosso Presidente e do partido estão aqueles 2 bem identificados...
    2
    • Miro Guarda Ops, faltou aquele Ministro todo terreno, o dono disto tudo. Ele é quem manda aos 2 bem identificados... Apwaka
  • José Alberto Martins A minha questao é : onde estava este Conselho Constitucional desde que o problema das Dividas Ocultas se tornou publico ???
    2
    • Alexandre Chivale José Alberto Martins, olha que ainda nem me pronunciei sobre o mérito desta decisão. Mas era bom perguntar: quem é que prepara a Conta Geral do Estado ? Sobre isso escrevo mais tarde. Vou continuar a labutar por cá!
      5
  • Julião Arnaldo O ponto 2 e 3, deixaram-me com muito piri-piri. 

    No ponto 2, com que então, “a Comissão Política é dirigida pelo Presidente do Partido que se confunde com o Presidente da República”; Desde quando isso?!


    No ponto 3, do que é constado pelo autor do post faz emergir duas perguntas: a petição submetida pelo FMO foi contra a frelimo ou pela aprovação pela AR na incorporação na conta geral do estado dos valores da dívida da Ematum e mais, contraídas pelo anterior executivo? 

    Ainda dentro da minha ignorância, gostaria de saber do ilustre, ainda que seja com o voto da frelimo, a dívida da Ematum foi e incorporada e bem na Conta Geral do Estado, uma vez aprovada na AR a decisão da aprovação é assumida como seja da frelimo ou da assembleia da república?!

    Já agora, a título de curiosidade, a inconstitucionalidade declarada pelo CC é da incorporação da dívida na Conta Geral do Estado ou, o sobre o processo de contratação da dívida em si, e as garantias emitidas pelo Estado sem obedecer o estabelecido na lei, e todo cambalacho e festival que ficamos a saber, depois, dai a nulidade de todos actos subsequentes?!
    1
    • Armistício Mulande O pedido feito pelos peticionários ao CC foi no sentido de "declarar a inconstitucionalidade da resolução que legaliza a dívida da EMATUM". É por isso que a AR é a visada neste processo.
      1
  • Jaime Langa Feiticeiro
    1
  • Ivan Amade Feitiçeiro
    1
  • Ido Alfred Epa, xiconhoquisses so.
    Buakakakakakakaka
  • Benedito Macaua Bravo! Assertivo! Parabéns pelo post.
  • Ana Maria
    🤔


1 comentário:

Anónimo disse...

Haaa