quinta-feira, 20 de junho de 2019

"cadê" o novo presidente do Conselho Constitucional?

Filipe Nyusi, "cadê" o novo presidente do Conselho Constitucional?

Passam hoje 14 dias desde que Hermenegildo Gamito deixou a presidência do Conselho Constitucional (CC)-empurrado por Filipe Nyusi. E o Presidente da República ainda não encontrou quem lhe substitua. Gamito foi uma escolha pessoal de Armando Guebuza depois do abandono, pouco dignificante de Luís Mondlane, o "campeão dos gastos".

Ou seja, depois de Rui Baltazar, o CC nunca foi o mesmo. Com este tinha uma reputação inquestionável por via da qualidade dos seus julgamentos. Luís Mondlane ficou um ano e dez meses no CC, mas transformou este órgão em sua vaca leiteira. Esbanjou a torto e a direito até que tudo vazou na imprensa e teve que sair pela porta pequena. Veio o Gamito. A situação piorou. Aliás, era de adivinhar. As duas empresas que geriu, nomeadamente a Mabor e a Maquinag, abriram falência.

No CC Hermenegildo Gamito exacerbou a falência moral do órgão. Seguindo a cartilha do regime da Frelimo, afastou sem mérito de jurisprudência, o AJUDEM de Samora Machel Jr. da corrida eleitoral na autarquia de Maputo. Validou os resultados da edilidade da Matola, mesmo depois de várias contestações. António Muchanga, da Renamo, estava a um passo de ser o novo edil. Marromeu foi o caos. A eleição autárquica de Marromeu foi grosseiramente fraudulenta, mas o CC de Gamito validou os resultados abonando sempre a sua Frelimo.

Talvez cansado de ser marionete do regime, preferiu nos princípios deste mês assinar o polémico acórdão que declara a nulidade dos actos inerentes aos empréstimos contraídos pela Ematum. Foi o que lhe fez entrar em rota de colisão com Filipe Nyusi. O mesmo Filipe Nyusi que até hoje ainda não encontrou um substituto de Gamito. De certeza um manipulável que o irá empossar como futuro Presidente de Moçambique, já que a manipulação do recenseamento eleitoral não nos deixa equivocados de que este será Filipe Nyusi.

Mas quem será o futuro presidente do CC? Por que a demora em encontra-lo? Gamito deixa uma batata quente ao seu futuro substituto. Talvez seja essa a razão na demora de encontrar quem está disposto a engolir sapos!

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)
Comentários

Sem comentários: