quinta-feira, 20 de junho de 2019

A tão aguardado visita do líder máximo da igreja católica está por um fio. A troca de mimos entre Filipe Nyusi e Ossufo Momad é causa que faz estremecer a vinda do Sumo Pontífice à Mocambique.

Repassando
*Visita do Papa Francisco em risco por causa da ameaça de morte a Ossufo Momad*
A tão aguardado visita do líder máximo da igreja católica está por um fio. A troca de mimos entre Filipe Nyusi e Ossufo Momad é causa que faz estremecer a vinda do Sumo Pontífice à Mocambique. 
Numa carta enviada por alguns bispos ao Vaticano, foi dado a conhecer o plano de Nyusi contra a Renamo e contra a vida de Ossufo Momad. Os bispos contam que Filipe Nyusi está a pagar e a induzir o descontentamento no seio da ala militar do maior partido da oposição.
Contam que uma brigada do Sise, comandado pelo seu director de contra-inteligência, o senhor Mutumbwida, está a pagar e a instigar a desobediência de militantes da Renamo a liderança de Ossufo Momad. Para além do dinheiro o grupo recorre a manobra tribalista para criar um confronto entre pessoas da tribo Ndau, a mesma do falecido Afonso Dlhakama, e da tribo Macua de Ossufo Momad. O chavão que é usados é de que os Macuas são traidores e que Ossufo está vendido a Nyusi.
Os dirigentes da igreja católica alertam ao Papa que Ossufo pode ser assassinado pelo Sise para culparem guerrinhas internas no sei da Renamo.
Advertem ainda que a morte ou o afastamento de Ossufo Momad pode significar uma guerra entre os muçulmanos e católicos em Moçambique.
Outro receio é que pairar entre os muçulmanos que o Papa vem a Mocambique celebrar a morte ou afastamento de Ossufo.
A carta do bispos fez soar um alarme em Vaticano e está em cima da mesa a não vinda do Papa à Mocambique. Os conselheiros papais temem que Nyusi queira usar o Papa para ganhar eleições.
Fonte do Ministério dos Negócios estrangeiros e cooperação confidenciou aos bispos que o fracasso da cimeiro entre os Estados Unidos e África teve que ver com a maior parte dos estadistas não querer ser usada como marionete de campanha de Filipe Nyusi. A mesma fonte garante que se Ossufo concorrer Nyusi não ganha.
Comentários

Sem comentários: