quinta-feira, 11 de abril de 2019

Só Pode ser conspiração!

Só Pode ser conspiração!
Os desenvolvimentos à volta do caso das dívidas levam-me a pensar que mais do que corrupção, este é um caso de conspiração contra o nosso país. Ou seja, gente de dentro conspirando contra nós e eles próprios.
Primeiro Maleiane, que na altura dos factos era PCA do BNI e que esteve envolvido nas operações, negou a existência das dívidas.
Depois Nyusi, o Ministro da Defesa na altura dos factos e que assinou alguns documentos, até porque todo o negócio estava a ser conduzido tendo como mote acções do seu pelouro: defesa, também refutou.
O governador do Banco de Moçambique, Gove que foi denunciado pela filha nas redes sociais vivendo bem na terra que provavelmente vai hospedar S.Excia Sr Deputado Manuel Chang, várias vezes disse desconhecer o assunto.
Na Assembleia da República diz-se que nunca tal assunto foi abordado antes de ser desvelado pela imprensa. Espero que não nos surpreendamos com assinaturas feitas à calada da noite! É surpreendente a rapidez com que se quis, naquele órgão, aprovar as dívidas e tendo o Chang na sala na hora da discussão e aprovação (claro que ele não votou, seria o cúmulo).
Os gestores do SISE, implicadissimos na burla contra o nosso Estado, tentaram inviabilizar a investigação da Kroll e escudaram-se no ambiguo e opaco "segredo de Estado".
Depois Guebuza, Presidente na altura e comandate em chefe das FADM, sem o qual se poderia decidir sobre aspectos cruciais da defesa e segurança, como compra de armamento etc, sem o seu conhecimento e consentimento, apenas disse: Exaltemos a Pátria.
Analisando com frieza, há que perceber que um grupo de pessoas juntou-se, nas vésperas do fim do segundo mandato de Guebuza (note-se que antes de se tomar a decisão final de investimento dos projectos da bacia do Rovuma) nalgum lugar e decidiu penhorar o futuro de uma nação inteira e fez pacto de silêncio. As intervenções dos Dambis, Nhagumeles e companhia são ainda kuchakanema!
Se o projecto era lícito, legítimo e de interesse nacional, porque os autores morais e materiais das dívidas "ocultas" comportaram-se de forma criminosamente irresponsável? Porque não abriram o jogo todo na primeira oportunidade- quando foi tudo revelado (reconheceram tarde e depois do burro morto e as consequências estão aí-só un criminoso reconhece o erro quando se vê encurralado)? Já não havia o que esconder!
O que mais me preocupa é a possibilidade de se ter tratado de questões ligadas a soberania do país sem o conhecimento do Comandante em chefe. Embora pouco provável, e eu nem acredito nisso e vejo um esforço titânico de o distanciar, mas ele tem responsabilidades, se tiver acontecido assim há gente que deve ser processada sob acusação de conspiração contra a segurança do Estado.
No geral, todos eles conspiraram contra o progresso do nosso país (as privinvests só entraram aqui porque sabem que há gente que vende até os filhos por dinheiro, de tão ambiciosos e desprovidos de sentido de Estado que são). Por causa da dívida, e se eles insistirem em pagar (óbvio que vão insistir), o país perderá directamente mais de 4 mil milhões de dólares (isso mesmo). É que só em juros por ano, durante 7 anos, são 331 milhões de dólares -com os juros de mora não quero imaginar quanto mais será. E depois paga-se o capital que são 2.1 mil milhões.
Eu me pergunto, depois de tudo isso continuaremos a ser um país assim? Continuaremos a tolerar tanto abuso de confiança dessa maneira, conspiração inescrupulosa contra nós assim??
Fátima Mimbire
Comentários
  • Da Cruz Exaltemos os Americanos!! 😉
  • Lino Zacarias Zacarias Nao abordou noticia da actualidade da ODEBRECH dividas dos 70 mil Milhoes estado Moçambicano devem.
    1
  • A imagem pode conter: texto
    6
  • Lourino Pelembe muito triste é ter gangsters a (des) comandar uma nação. Mas algo ainda pode ser feito. Precisamos é estar unidos, muito mais neste momento de incerteza.
  • Maguelane Muyanga Eu continuo a dizer que essas dívidas não existem é uma mentira, só para sujar a governação do Presidente Guebuza.
    8
    Ocultar 15 respostas
    Escreve uma resposta...
  • Dilermando Quive Espero sinceramente que esta situação passe de um mero teatrinho,
    para um caso sério,
    há que por mão dura nisto! Q
  • Antonio Júnior MUCHANGA JA DISSE, ESSE, É UM GOVERNO DE VAMPIROS, TENTANDO CONSTRUIR UM ESTADO COMO DE GOMORA OU SODOMA.
    1
  • Hilario Mahumane Pensar numa saida paulatina deste inferno não acho ser possivel, pois, o assunto é tão forte que precisa uma revira volta muito e bem violento. Uma intervençao do tipo IDAI gaiolando a todos os implicados e em celas bem separadas de preferencia em Djamanguane e Nicoadala.
    Triste isso!
    1
  • Berito Cleal Mussepa O que voce vais fazer num pais comunista/socialista como mocambique em que o partido no poder e estado-partido sendo assim a frelimo e Deus, frelimo e lei, mocambique pra sair na situacao em esta e preciso despartidarizar o estado pra capitalista/democratico em que o povo decide na eleicao dos governos
    1
  • Benedito Qwartz Esse pais vai entrar no estado ABSOLETO
    EM.ESTADO.DEFAULT(UM PAIS FORMATADO)por causa duns ABICIOSOS GANANCIOSOS GANSTARS(OS DITO ordens superioes)CORRUPTOS DA PIOR ESPECIE e o pior é que ainda tem gente que acredita neles isso sim é PIOR
  • Andre Uaciquete Matimbe Este filme é um terror que a justiça seja feita por Americanos. Na minha mente nao cabe que nós moçambicanos paguemos esta divida.
  • Durao Macuacua BeatKeepa TrackRecords vamos ajudar o teu governo a cumprir com o PQ. Kkkkkk com todo respeito.
    1
  • Helio Macanga Todos sabemos que o partido e o sistema por ele criado está podre. E Depois, o que vamos fazer? Eleicoes sao já em outubro?
    1
  • Bruno Sousa Estado capturado
  • DA Silva Sisal Yola Biza acompanha...
  • Toko Ambaka Custa muito enfrentar estas verdades! Doi demais e nos deixa sem chao!
  • Tomo Valeriano Testemunhando o pior momento da história deste país! Isto eh pior que dilúvio testemunhado pelo Noé e seus escolhidos!
    1
  • DellaCerda Langa Very sad.
  • Rico Roque Vou directo a sua pergunta no último parágrafo: Continuaremos sim a tolerar esses abusos todos que mencionaste. Sabe porquê? Porque aqui em Moçambique há falta daquilo que os Ingleses chamam de "accountability". Não existe nenhum senso de responsabilização para as acções dos nossos representantes. Eles bem sabem disso e se aproveitam desse facto para fazer o que lhes é aprazível. 
    A qualidade dos nossos representantes é nada mais do que um reflexo do baixo nível de cidadania do nosso povo, somos um povo que tolera, que convive e muitas vezes até compactua com a corrupção no seu dia a dia...cometendo infracções no trânsito, jogando lixo nas ruas, depredando bens públicos, sonegando impostos, etc. Esses comportamentos são tão endémicos na nossa sociedade que acabam se transportando pro nível mais alto (ou talvez o efeito é contrário? Quem sabe?). Só um evento revolucionário/radical para trazer uma mudança. Se dependermos da "boa vontade" e bom senso dos nossos administradores, nada irá mudar pois não existe nenhum vontade política para tal. Estamos entregues.
    8
  • Kuyengany Produções Vai Vai Vai Vai
    Vai....
  • Zefanias Macamo O sistema está danificado.
  • Sura Rebelo de Oliveira Esse desconhecimento não era possível ainda mais com a esperteza que tem. Demônios.
    1
  • Roberto Saviano SAMORA MACHEL, se fosse possível voltar, não ia gostar das brincadeiras que andam a fazer com o POVO moçambicano. A Oposição deste País 🇲🇿 andam a dar tiros nos pés, tem oportunidade de chegar ao PODER mais andam aí TODOS desorganizados.... Enfim, ESCRAVATURA e Colonialismo...
    1
  • Mindo D'avila Filho, amigos do filho, até amante "secretaria particular" comeu esse dinheiro, menos o Exaltador.

    Bullati Full
    2
    Escreve uma resposta...

  • Savage Lion Spartacus First Esse país não é sério.
  • Carlos Ntsambe Muitos são os que continuam a ignorar esta situação (dívidas ocultas/insegurança pública e muito mais). A questão tem ainda dimensões ainda maiores e alarmantes. Ora vejamos: Toda cúpula desestabilizando económica e financeiramente o País, qual a estabilidade social haverá? Os crimes tornam-se impunes o que tem vindo a acontecer: raptos/tortura/sequestros/boleamentos/fugas simuladas em prisões de alta segurança/exigências luxuosos e de 5 estrelas e inescrupulosas por criminosos que defraudara e lesaram gravemente o Estado; uma Nação inteira. Quem governará o povo desorientado? Pensemos seriamente e com urgência, porque os delapidadores ainda estão a orquestrar o sequestro do então Estado. Povo com todos recursos para viver em Paz/Harmonia mas vive em total penúria, como se estivéssemos ainda na idade medieval? Isso dói mesmo.😭😭😠😠😠😠😠😠😠😠😠😠😠😠🥶🥶🥶🥶🥶
    4
  • Awado Sabiti Apoiemos todas as iniciativas que possam nos ajudar a esclarecer este caso. O Povo não pode de maneira nenhuma pagar esta factura.
    3
  • Antonio Victor Camilo Fátima eu estaria "sossegado" se os arguidos fossem o presidente do banco de mocambique, presidente do TA, Presidente AR, Directora Nacional do Orçamento, Ministro das Finanças, Presidente da República, Procuradora Geral da República ... Significaria que o crime foi cometido por orgaos de soberania e orgaos superiores do Estado ( orgaos com competência para lidar, a diversos niveis, com contratação de dividas ). Agora, quando aparecem individuos, alguns alheios ao Estado, a sacar 2 bilioes de dolares, significa muita vulnerabilidade do estado
    8
  • Jose Eduardo De certeza que conspiradores houve. Conspiraram contra o pais e contra a propria Frelimo, pois acreditaram na perca de eleicoes na altura. Pena que as almas limpas do partido insistam na hipotetica uniao e por isso nao escorraca os malditos, ou sera porque sao a minoria?
    3
    Escreve uma resposta...

  • George Benjamin PÓS É MANA FÁTIMA ESTE O PAÍS DAS BANANAS, AO EM VÉS DE SE ISALTAR FOI ASSALTADO BRUTALMENTE, AUTENTICO GOLPE DE MESTRE QUE ASSISTIMOS EM RELAÇÃO AS DÍVIDAS OCULTAS QUE O POVO MARAVILHOSO DA PATRIA AMADA TERÁ QUE PAGAR A TODO CUSTO...É TRISTE MAS É REALIDADE
  • Alves da Silva O sistema esta corrompido com viro.
  • Albertino Macuacua Samora:o q sera de Moz agora e depois enqnto esses sem definic,ao continuarem no trono¿? Cade os Jovens q tem o dever de Libertar Moz desses sem classificac,ao nenhuma piores q o colono....
    1
  • Yola Biza Eu falei e repiso :
    "O famoso" Espírito de deixa andar........
    1
  • Stéllio Nuaila Epah vai vai vai vai
  • George Benjamin Se fosse SISTEMA OPERATIVO NO PC, solução seria FORMATAR e reconfigurar tudinho novamente, agora trata-se de um sistema que está governar this country,that is the problem to be repaired
    1
  • Vincent Nhavene Nisto tudo, o povo "eleitorado" têm toda a responsabilidade por ter confiado o país a este grupo de conspiradores e lesa pátria. Hoje, muitos dizem k o Chissano merece toda a honra, o célebre do cabritismo.
    1
  • Ly Guilaze Tudo isso é nojento, vontade de vomitar.
  • MssFraz Sande Tamamanbo ife!!!
  • Antonio Milane Esse governo atual tem que sair do poder para poder responder esses crimes todos.
    2
    • Magaia Magaia Isso mesmo que saio, mas como, porque via voto é aquilo que nos assistimos, afinal quando seremos liberto desse colono,,,
    • Antonio Milane É que muitos moçambicanos apesar de todas estas demonstracoes criminosas do governo formado pela frelimo ainda acham normal passar a vida toda tolerando injustiças.
    Escreve uma resposta...

  • Stiven Ferrao Failed state
  • Júlio Massango É um processo penoso.
    Efectivamente, todos os envolvidos afirmaram categoricamente que desconheciam do assunto. 
    Adriano Maleane, o expoente máximo da protecção das dívidas ocultas, em tom eufórico, porém, incisivo, disse na altura que as dívidas ocul
    tas não iriam pesar no bolso do cidadão, noutra ocasião, o homem do primeiro tiro afirmara que as dívidas ocultas eram para si a segunda independência de Moçambique, o presidente da República além de afirmar que a crise financeira era resultado da conjuntura internacional e que a solução era produzir e produzir mais (comendo menos) pouco adianta sobre seu envolvimento. 
    O mais caricato no meio deste enredo é a forma como o partido Frelimo e as instituições do estado defenderam com unhas e garras a necessidade desta operação em nome da SOBERANIA .
    Hoje, sabe-se que afinal de contas, a soberania não é apenas aquilo que os dicionários definem, ela é, também, cinquenta galinhas na conta de um e outro operativo.
    Vem tudo à tona, graças ao americano que interrompeu a viagem turística de Chang ante o clamor e ranger de dentes da sua malta.
    Devia sim, o americano, ter em mãos os operativos, única firma de haver julgamento imparcial porque de contrário e a julgar pelo que se tem acompanhado, a nível interno nada de bom poderá ser feito. 
    É uma cumplicidade com ramificações muito fortes e com poder decisório elevado.
    3
  • Magaia Magaia Realmemte Fatima Mimbire, sao perguntas que não se pode calar, qual Moçambique esperamos se de facto isso aconteçer.
  • Armando Jambo Abri a boca para dizer não devemos tolerar
    1
  • Fenias DG Temos que agir se não nosso pais será um inferno
  • Roberto Matsimbi infelizmente o cidadão moçambicano , com destaque aos académicos intelectuais e jornalistas tem se revelado autênticos defensores dos lesa pátria socorrendo se de teorias
    A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
    3
  • Marquitos Marquitos M'sipu Com um povo "parvo maioritariamente" não é de se espantar que vai se viver assim e admitir se que assim se continue. Não confio neste povo que pertenço, infelizmente.
    2
    • Joaquim Magaia Mabjaia Marquitos Marquitos M'sipu concordo plenamente contigo irmão,as vezes me pergunto povo povo deque você é feito
    Escreve uma resposta...

  • Osman Richgang Nao sei porque nao estudei pra ser procurador e mandar prender esses Guebusianos que empotecaram o pais por maldade, do tipo que se lixem
    1
    Escreve uma resposta...

  • Roberto Matsimbi Será no caso de Moçambique???
  • Maximo Bonifacio Bonifacio Este é o CLÍMAX do "cabritism0" ingenuamente defendido por um dirigente deste país.
    1
  • Roberto Matsimbi Será nosso caso???
  • Oscar Manhique Mesmo nos filmes nunca vi roubo de tamanha dimensão
    4
  • Alexandre Maculuve Maleiane disse qui não sabia sobre o agente do estado mais Ernesto gove deixou as botas lá.
    1
  • Juvencio Herminio Triste. .
    1
  • Canuma S. Canuma Juliao Julião Arnaldo por favor nao consigo leer o que a Fatima escreveu !
    Escreve uma resposta...

  • Kleimor Sting Belo Tudo uma farsa
  • Calvino Cumbe Não me surpreenderia se um dia descobrir que os amputados da FRELIMO deram seu aval ao calote.
    1
  • Jorgecarlosjorge Jorge Também algo me diz que o ministro das finanças o Maleiane está envolvido nesse calote, por isso ensiste em pagar as parcelas junto dos Bancos...
    1
  • Alfredo Mocumbiy Povo pobre enganado para ser empobrecido por um grupo de gente riquissima... so espero que eles paguem severamente por tudo porque isto esta mal,hoje em dia ainda nos tiram o nosso pouco e pobre my love que temos heey vhakahina socooorrro.
  • Oly Waka Banze Ele já tinha dito "o ambicioso é capaz de tudo, vender a pátria para sustentar o seu interesse individual".
    E ele tinha finalizado "o ambicioso é também criminoso".
  • Altaff Nurdine Triste REALIDADE
  • Albasine Sicavele Creio que precisamos sim de apóio internacional para se responsabilizar a todos os envolvidos no esquema, sem excepção. É um grande teste à nossa justiça. A comunidade internacional desde (...) da Krol , está atenta. No fim, may be poderemos exaltar a nossa Pátria, neste momento não vejo o motivo.
  • Martinho Damião Mandala Falou bonito Mana Fátima.
  • Muhamad Yassine Na minha primeira intervençao na A.R em 2015 eu disse que havia um crime que se estava a esconder, fui application de sonhador
    1
    Escreve uma resposta...

  • Zulficar Mahomed Enquanto txilar estiver a bater tudo estará "numawell"...
  • Domingos Cossa Eu vi e ouvi as acusacoes da PGR pra esses sres e fiquei quase louco por faltarem as mais importantes, como: 
    1. Venda ou epoteca da soberania naciona.
    2. Venda do pais.

    3. Permitir q a presidencia da republica como instituicao soberana seja invadida por negociantes e criminosos que entravam e saiam sem controlo.

Sem comentários: