sábado, 13 de abril de 2019

"Boss" da Terra Mar Logística, na Beira, já teve um caso de fraude


Felix_MachadoFélix Machado, Director da Terramar Logística, na Beira, uma empresa privada escolhida pelo governo de Moçambique para trabalhar com o Programa Mundial de Alimentação (PMA) na distribuição de ajuda às vítimas do Ciclone IDAI, no centro do país, já teve um caso de fraude e perdeu o emprego por essa razão, escreve a Zitamar News.
O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) anunciou, a 1 de Abril corrente, uma comissão conjunta para a distribuição de ajuda, composta pelo PMA e pela empresa privada Terra Mar Logística. Félix Machado, Diretor da Terra Mar, já foi Director Comercial da Corneider de Moçambique, a pint-venture moçambicana-holandesa, que opera o Porto da Beira. Machado encabeçava um departamento que deveria ter evitado, em 2015, um fraudulento esquema que custou ao Porto da Beira mais de 500 Mil USD.
Um representante da Corneider disse à Zitamar News, nesta semana, que Machado não foi considerado responsável por aquilo que foi descrito como "uma irregularidade interna", mas que "o seu departamento deveria ter detectado a irregularidade e, por isso, ele foi responsabilizado por este fracasso".
De acordo com uma reportagem do jornal "Notícias", de Fevereiro de 2015, a "fraude" envolveu funcionários ligados ao sector de manuseamento de cargas para a Zâmbia, Zimbabué, Malawi e RD do Congo. A reportagem refere ainda que Corneider disse ter lidado com as "irregularidades" internamente, descartando a necessidade -de procedimento criminal.
Machado disse à Zitamar que não discutiria o caso por telefone, mas que estava de "consciência tranquila". Na Beira, todo o mundo sabe que Félix Machado foi "expulso da Corneider por roubo".
CARTA – 12.04.2019
NOTA: É evidente que este senhor é mais um escolhido pela Frelimo (governo) pelos bons serviços prestados à comunidade. Parabéns!
Fernando Gil

Sem comentários: