domingo, 10 de fevereiro de 2019

MENSAGEM ESPECIAL CABO DELGADO TAMBÉM É MOÇAMBIQUE 🇲🇿

MENSAGEM ESPECIAL
CABO DELGADO TAMBÉM É MOÇAMBIQUE 🇲🇿
Companheiros, permitam-me começar por agradecer-vos por tudo. Pelo apoio moral acima de tudo.
O que todos voluntários fizeram foi inédito. Talvez ninguém faça ideia do que isto realmente significa para nós. Foi a primeira vez que nos mobilizamos para uma acção Nacional exaltando simplesmente Moçambique e a necessidade de se prestar maior atenção a nossa província de #CaboDelgado, sem "politiquices".
Sabemos que as receitas com os recursos minerais podem melhorar a vida dos moçambicanos futuramente, mas cá entre nós, nada é mais importante que a vida dos nossos irmãos naquela região.
A campanha de solidariedade correu muito bem. Organizar isto sem recursos financeiros, em 4 dias, não foi tarefa fácil, mas todos nós conseguimos. E o mérito de tudo vai para os jovens que sentiram-se tocados de tal forma que se apropriaram da campanha e mobilizaram inclusive os nossos amigos de fora que de #CaboDelgado só sabem dos recursos minerais, mas não tem ideia do que tudo isto está custar ao nosso povo e esperamos que tudo possa terminar o mais breve possível para que se restitua a normalidade nos distritos afectados há quase 500 dias.
Ontem, jovens de 10 províncias, com o objectivo de recolher donativos para apoiar os deslocados, dedicaram toda a manhã para esta causa. Tudo correu sem nenhum tipo de sobressalto ou qualquer situação inesperada. Todos estão bem e isso é mais uma Vitória. Conseguimos recolher roupas, produtos não perecíveis, calçado. Produtos de higiene, valores monetários entre outros artigos. Os detalhes de tudo que foi colhido estará disponível amanhã na página do Movimento Activista Moçambique. Os jovens interessados em ser activistas, também podem enviar uma mensagem na página do Movimento.
No geral, esta campanha foi organizada com uma média de 20.000mt, valor que saiu do bolso dos próprios jovens voluntários em todas províncias através de contribuições para comunicação, transporte, alimentação dos voluntários, marcadores, papel entre outros. Procuramos ao máximo usar a nossa criatividade para os cartazes etc.
No final, o que mais importa é que a missão foi parcialmente cumprida.
Tudo isto só terminará quando fizermos o envio de tudo que foi doado. E porque muitos não conseguiram fazer suas doações a tempo, na 2a Feira, partilharemos como poderão canalizar as suas doações durante os próximos dias.
Há muita gente por agradecer, desde os nossos amigos moçambicanos que se encontram no estrangeiro, mas que não poupam esforços para apoiar-nos. Os que estão cá e também ajudaram-nos e muito ( Alexandre , Edgar Cubaliwa , Fátima Mimbire, Dilermando Quive , Énia Wa Ka Lipanga , Crespim Mabuluko (...). Os Activistas do Movimento(nunca na minha vida conheci jovens mais dinâmicos em Moçambique, obrigada por fazerem parte da minha vida). A Actionaid(na pessoa do Alberto Fumo nosso oficial) por nos socorrer sempre quando precisamos. A associação dos naturais de Cabo Delgado em Maputo (na pessoa do King) palavras nos faltam para descrever como sua ajuda fez diferença no nosso trabalho. Foi possível sentir que ama sua província com todo coração. Tinha tudo para inventar uma desculpa e não nos dar a mínima, mas acabou se tornando num big brother.
Aos coordenadores de cada província(os heróis) não sou capaz de descrever-vos num texto misturado com outros assuntos, mas quero que saibam que foram vocês que inspiraram a mim e a todos envolvidos nisto. Nestes 4 dias, contrariamos a ideia segundo a qual os jovens não estão preparados para dirigir o país. O que vi em cada um de vós, foi pura liderança. Contagiante e animadora. Mais do que nunca, hoje eu acredito que os jovens devem e podem sim promover mudanças positivas no país. Poderiam ter reclamado que estavam a gastar seu próprio dinheiro e a perder tempo, mas não ouvi absolutamente nada, senão jovens que dormiam meia noite e acordavam nas primeiras horas prontos para o trabalho. Espero poder conhecer-vos pessoalmente(porque não conheço todos).
Por fim, quero agradecer aos jovens que me surpreenderam pela positiva, sem ser Activistas, acordaram cedo e passaram a receber os donativos e a perguntar o que mais podiam fazer. Eu estou particularmente feliz e em lua de mel com todos vocês.
A semente foi lançada em cada um, agora cabe a todos nós dar continuidade e continuar a disseminar a mensagem.
*CABO DELGADO TAMBÉM É MOÇAMBIQUE*🇲🇿✊🏾
Cídia Chissungo
Comentários
  • Devis Gimo Grande texto, muita didática, é impressionante como fluem as palavras aqui escritas, carregadas de impressões emotivas, que exaltam o dever que temos para com o nosso país, não queria usar a célebre expressão “exaltemos a pátria” pela conotações que ela tem levantado. Cidia Chissungo, parabéns pelo trabalho, vosso trabalho é inspirador e sereis lembrados como heróis sem capa por estas terras
    1
    • Cidia Chissungo Muito obrigada querido amigo. A luta continua 😊
  • Énia Wa Ka Lipanga Obrigada eu por tu estares na minha vida. Continue sendo essa inspiração.
    1
  • Alexandre Mabote Nós continuaremos a ti seguir sempre, porque as suas ideias o seu propósito é construir um Moçambique melhor...
    Eu estou contigo #Cidia chissungo...
    1
    • Cidia Chissungo Muito obrigada querido companheiro. A luta continua💪💪💪💪
      1
    • Alexandre Mabote Eu tive o meu primeiro contato contigo na Wakeup e logo comecei a ti seguir porque vi em ti a imagem que eu gostaria de ver em mim... força 💪💪💪
  • Géssica Macamo Parabéns Cídia.
    Well done
    1
    • Cidia Chissungo Estou surpresa. Achei que ninguém fosse ler esse meu jornal. Eu tenho doença de escrever😂😂. Obrigada pela força Géssica
      2
    • Géssica Macamo Hahaha... A gente salta alguns parágrafos mas lemos sim..
      2
  • Genito Mula Podia Eu, tentar fragilizar o tão plausível e bem considerável texto da + abençoanda mente da Cidia; recordo me que quando sube e conheci essa sweet 👩 lembrei e pensei que fosse aluna do MestreNataniel Ngomanee e continuei seguindo á a revelia Cidia Chissungoo Sagaz o teu agradecimento mulher.
    1
    • Cidia Chissungo Muito obrigada por estar sempre aqui para dar aquela força querido. Podes ter a certeza, a luta continua
    • Genito Mula Cidia Chissungo20:Cidia Chissungo],
      A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto
  • Edgar Cubaliwa Obrigado por existires em nós e nós em si. Obrigado por existires.
    1
  • Jose Domingos Mandlate Jr. Estão de parabéns todos os jovens deste país, e não só. Em especial a ti Cidia Chissungo pela iniciativa... se há algo que percebi nesta campanha é que mesmo com as dificuldades, todo trabalho é feito com muito gosto, irmandade e acima de tudo muito amor.
    1
    • Cidia Chissungo Muito obrigada a si tambem pelo apoio moral, não parece, mas faz toda diferença no nosso trabalho. A luta continua 💪💪💪
      1
  • Yäck Triëny YC Eu ando um pouco triste😭! Desde ano antepassado quero fazer parte deste movimento até agora nenhuma solução😭😭😭😭
    1
  • Lucia Leon Chitolo Parabéns a todos.
  • Duclesio Chico Juro que darei de mim pra estar mais presente. Parabéns e muita força. Moçambique agradece
  • Carlos Serra Orgulho!
    1
  • Nilza Ndzilo Muito lindo e profundo. Parabéns pra todos. Força Cídia.
  • Jessica Da Quina Arlindo Lindo..parabens Cidia Chissungo e aos demais jovens que abracaram esta causa forca
  • Crespim Mabuluko Thanks companheira de jornadas!!! Só fiz a minha parte!!! Vamos !!!

Sem comentários: