segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

MANUEL CHANG - “O SEU APOCALIPSE” Novas informações, novas ilações!

MANUEL CHANG - “O SEU APOCALIPSE”
Novas informações, novas ilações!
Depois de detido na República da África do Sul por crimes que ofendem a justiça norte-americana, conforme a acusação que já se tornou pública, Manuel Chang, ex-Ministro das Finanças de Moçambique, está à porta de ser extraditado para os Estados Unidos da América, para que o mesmo responda aos mesmos crimes, perante o juiz William Kuntz II.
O QUE SE ESPERA NO DIA DE AMANHÃ?
Ficou marcado para amanhã a nova audição de Manuel Chang, perante o Tribunal de Pretória, a audição para a verificação dos pressupostos legais de extradição para os EUA, atendendo ao que se mostra disposto em toda legislação atinente à matéria, incluindo os tratados e acordos internacionais. Nesta audiência, caberá ao Tribunal de Pretória averiguar, essencialmente o seguinte:
A) POR PARTE DO TRIBUNAL
◾️Identificação (nacionalidade e capacidade judiciária) do arguido;
◾️Análise minuciosa do despacho de acusação emitido pelo juiz americano;
◾️Análise da Legislação sobre a extradição;
◾️Análise dos acordos regionais de Extradição;
◾️Confirmação do Estado Americano (CIA, FBI, INTERPOL) sobre a premência e actualidade da necessidade de Extradição do visado;
◾️Possibilidade ou não da Concessão da Extradição;
Análise da argumentação (defesa) feita pelos advogados de Manuel Chang;
B)POR PARTE DE MANUEL CHANG
◾️Exposição escrita dos fundamentos (meramente técnicos) contra a Extradição;
◾️Exposição de pedido de liberdade provisória por caução à favor do Tribunal de Pretória (RSA).
C) DECISÃO PROVÁVEL
Atendendo aos dados que já se tornaram públicos, infere-se o seguinte:
◾️Manuel Chang não tem cidadania sul-africana, pelo que não se encontra protegido pelo princípio universal da proibição de extradição de nacionais;
◾️Os crimes de que Manuel Chang é acusado não se encontram previstos nos crimes proibidos de extradição (crimes militares, políticos e religiosos)
◾️A captura de Manuel Chang ocorreu fora do seu solo pátrio;
◾️Os crimes de que o mesmo vem acusado, são de cariz transaccional, pelo que compete aos Estados afectados perseguir, independentemente da inércia investigativa dos países da nacionalidade do visado;
◾️Os processos de Moçambique e dos Estados Unidos são incomunicáveis, podendo, em alguns casos, por via da operação internacional judiciária, se verificar a troca de informações processuais e investigativas;
◾️Os EUA, apesar de ter uma legislação mais punitiva para os mesmos factos, no caso em concreto, aos mesmos crimes não são aplicáveis penas de morte, prisão perpétua e não está previsto o uso da tortura para o caso em concreto;
◾️Processualmente, nos EUA, é aplicável a delação premiada, o que representa uma vantagem significativa se tiver que se comparar com a legislação moçambicana e a sul-africana.
Os pressupostos acima expostos me fazem concluir que MANUEL CHANG deverá ser Extraditado para os Estados Unidos da América.
D) FUTURO DE MANUEL CHANG NA JUSTIÇA AMERICANA
É facto assente na experiência comum que pelos valores monetários avançados pela acusação, não seria possível que apenas um cérebro concebesse tamanha engenharia delituosa. Prova disso é que há mais pessoas acusadas no mesmo processo de diferentes origens e que algumas delas foram detidas em diferentes locais (facto este de domínio público).
Por via da famosa delação premiada, poderá Manuel Chang, ser muito útil na investigação dos co-participantes da mega fraude e conspiração de que o mesmo vem acusado, podendo revelar à justiça americana, factos de tal modo intrínsecos de que nem os mecanismos mais sofisticados da tecnologia investigativa da CIA, pôde lá chegar. Isto é, nem todas informações ou comandos são escritos ou verbalizados.
Nenhuma tecnologia conseguirá decifrar os planos guardados nas zonas mais remotas do cérebro humano, o que faz com que a pessoa física de Manuel Chang ainda seja importante para desvendar alguns mistérios que nem a KROLL com toda teimosia investigativa, conseguiu. É mesmo nesse ponto que Manuel Chang poderá se socorrer para ganhar o bónus da delação e somar alguns pontos na justiça americana.
Não nos esqueçamos que a justiça americana é flexivelmente permeável à acordos judiciários. Mas uma coisa é certa: Para que Chang consiga beneficiar de qualquer acordo, precisará ele de dar informações válidas, credíveis e importantes das quais os americanos ainda não saibam.
Manuel Chang dever-se-á mostrar importante para os investigadores, se quiser escapar ou, pelo menos, diminuir a pena de 45 anos que lhe espera, se condenado pelos americanos, o que ao que parece, pela idade que o mesmo ostenta hoje, equivaleria, certamente, à uma pena perpétua.
E) FUTURO DE MANUEL CHANG NA JUSTIÇA MOÇAMBICANA
É de domínio público que Manuel Chang é uma das figuras citadas no famoso processo n.º 1/2015/PGR, relativo as “dívidas-já-não-ocultas”. Depois da demonstração de forças dos americanos, a nossa PGR não mais conseguirá segurar a onda de contenção do mesmo processo no seu ping-pong com o Tribunal Administrativo e terá mesmo que seguir em frente, nem que para isso tenha de pedir emprestado o USB-Drive contendo à acusação americana e fazer um copy/past daquela acusação, e acrescentando alguns nomezinhos mais.
A PGR não sairá honrosa desta história se deixar que os americanos façam o trabalho que por si deveria ser feito e pelo qual justificam os exorbitantes salários. Assim sendo, espera-se que nas próximas semanas a PGR venha a público anunciar a boa nova sobre as investigações que tem estado à fazer após a recepção do relatório da KROLL.
F) MANUEL CHANG ENTRE A ESPADA E A PAREDE
Se há uma situação mais complicada de todas neste momento, é a de Manuel Chang. Isto não se verifica apenas pelo facto de estar à beira de aterrar algemado no Aeroporto JFK, mas pelo facto de, no caso do mesmo, por qualquer milagre escapar à Extradição, o mesmo terá de acertar as contas em Moçambique. Não necessariamente pelo moribundo processo 1/2015/PGR, porque sobre o mesmo já nos pronunciamos acima. Nos parece que, toda dignidade que o mesmo ostentava até ontem, desabou.
Mesmo com todo dinheiro que terá acumulado pelo tempo em que o acumulou, não será tão cedo que o mesmo terá oportunidade de reerguer a sua dignidade. A sua figura representa a vergonha de Moçambique para os olhos do cidadão comum, algo que nem uma fastosa reforma poderá comprar.
Neste caso chamamos ESPADA a sua situação criminal nos Estados Unidos, que como sabemos por jurisprudência dos interesses, nunca se cansam de perseguir quem atropela os seus interesses, nem que seja para proceder buscas em sepulturas. Escapando, Chang viverá como um exilado, com a cabeça sob prémio e correndo o risco de ser alvo de uma das famosas operações da CIA, designada por “Extraordinary Rendition to Black Site for Prosecution” que é uma das mais bizarras formas de Extradição.
Por outro lado, a PAREDE seria exactamente a possibilidade do mesmo ser perseguido pelos próprios criadores, neste caso, pelos comparticipantes ou co-arguidos do caso em que o mesmo se encontra envolvido, como forma de silenciá-lo de futuras revelações e implicações.
G) PEDIDO DE PROTECÇÃO DE TESTEMUNHAS
Em Moçambique existe uma lei que trata da proteção de testemunhas, declarantes e outras pessoas. No entanto, trata-se de uma lei nova e de pouca ou mesmo nenhuma aplicabilidade entre nós. Contrariamente, nos Estados Unidos esta lei é de uma eficácia extrema, em que até se chega à ponto de se poder submeter uma pessoa à cirurgias plásticas para que se protejam pessoas que contribuem grandemente para a justiça, arriscando as suas vidas. Contudo, esses casos só se aplicam aos “peixes” que descobrem (de retirar cobro) os “tubarões”.
No caso concreto, resta à mim e provavelmente aos 28 milhões de moçambicanos, saber se o cidadão Manuel Chang é apenas um peixe ou o próprio tubarão.
Comentários
  • Sonia Mboa Mboa As condicies estao criadas pode seguir viagem
    Queremos procurar outros
    7
  • Nestor Macia Interessante
    2
  • António Daniel Sigauque È apenas o peixe...
    2
  • Mwenemutapa Fernando Excelente, sensacional artigo de opinião. 
    Doc, no lugar de "dilação (premiada)" acredito que quis dizer "Delação (premiada)", o famoso PLEA BARGAIN no direito judiciário da common law. 
    Bom dia!
    2
  • Aurelio Joao Mendiate Emprestar USB-drive kkkkk. Você tem abuso sabe.....
    3
  • Anita Morgado Yah. Criminalista tá escrever. Pelas análises feitas, Manuel Chang pode ser peixinho. Ainda tem peixe, peixao, e TUBARÃO. Força advogado (zao)!.
    1
  • Raul Tinga Mazá, muita lucidêz no excerto.
    1
  • Juma Aiuba Nem uma nem outra. Chang é ATUM.
    7
  • Calisto Júnior Agapito Dr Elisio de Sousa o senhor é nota mil. Obrigado pela aula de Sapiência para que não falemos atoa,os tempos mudam ninguém é intocável és a prova ...
    2
  • Saide Jacinto Ali Boa viagem MC
    3
  • Dina Pereira Boa viagem mesmo ñ te esqueças dos colegas. E DIZ BEM ALTO ONDE ARRANJASTE ESSA FORTUNA. ensina . 
    Tudo tem fim
    1
  • Kascaryno Nhampossa Política anacrônica e políticos corruptos produzem pobreza, esse é o Moçambique que vivemos hoje, que se preocupa apenas em formar consumidores vorazes e ignorantes, tornando o povo verdadeiros escravos do sistema ... onde só prosperam os Marimbandos.😒😒
    2
  • Peter O King Chambale Dr muito Obrigado pela aula não dada pelos Advogado(zinhos) da ordem... Deu para se enquadrar juridicamente nesta Estória ainda por começar
    1
  • Rodrigo F. Rocha Tirando esta pequena gralha (que menciono apenas para garantir que li o texto todo na íntegra), tenho de concordar na totalidade da tua análise, companheiro!
    A imagem pode conter: texto
    9
  • Poeta Pensador Peixe com escama de tubarão
    3
  • Antero de Almeida Bravo!

    Grande leitura.
    1
  • Túllio Carlos Fuel Fuel Good. Aula de sapiencia. Vontade d ouvir o dr frangoulis a respeito. Nota 1000
    1
  • Assane Augusto Samiro Que va para mostrar outros mbavas.
    1
  • João Carvalho Alimo Nota 17 Dr Elisio mas ele e os outros envergonharam os representates deta bela patria
    1
  • Pale Wa Herminio Grande cultor de Direito...
    2
  • Helmano Nhatitima Txeiiii Grande reflexão. Ta tudo dito...
    1
  • De Oliveira Excelente nota de reflexão.
    1
  • David Colaco Ribeiro Interessante...o homem está mesmo entre a espada e a parede, o que podemos dizer que está "na Corda Bamba".
    1
  • Domus Oikos Obrigado Elísio de Sousa por trazer estes conhecimentos.
    2
  • João Carvalho Alimo Parece q nao temos homens capazes para resolver espirito deixa andar vai afundar o beloMocambique.jovens de amanha acordemos viremos todos no desafio a corrupcao
    1
  • Izidro Ractone Esta tudo dito MESTRE Elísio de Sousa. Uma verdadeira aula de SAPIÊNCIA. Entretanto, salvo melhor entendimento, peço que verifique o quinto bulet do ponto ou al. C). No lugar de "... operação internacional judiciaria..." Julgo que queria dizer "... cooperação internacional judiciaria...", pois não???
    1
  • Remane Abudo Excelente aula Elisio. Permita-me partilhar partilhar outros que nao como te acessar virtualmente.
    3
  • Jojo Joao Manuel Este Peixe esta ferrado , vai escolher ser levado para EUA pelo menos la' tera uma morte lenta ao longo do tempo e aqui capaz de vermos o seu corpo na Circular .
    1
  • Supinho Mutela Jr. Excelente aula Dr. Elísio, cada vez que eu leio vossas publicações, mais me convenço de que preciso ler mais (risos). Obrigado.

    (...) Manuel Chand agora é uma mina de ouro em informações, as autoridades daquele país, terão de certa forma alguma interesse em obter tais informações, facto que pode colocar em risco a nossa segurança política, social e econômica (se é que já não foi o colocada).
    1
  • Alvaro Do Carmo Lobo Gato escondido com rabo de fora....
    1
  • Joao Fernão Bauque Esplêndida reflexão. Nota 10
    1
  • Alcidio Do Rosario Atento aos comentários de quem sabe.
    1
  • Johnny Jack Guittar “Novas informações, novas ilações!” Gostei das novas ilações. 👏🏾👌🏾
    3
  • Scalo Gui Wau, Mestre Elisio, estas de parabens, gostei , esclareceu as minhas inquietacoes sobre o caso... Wau
    2
  • Ricardina Francisco Chipewa Vivendo e aprendendo!! Obrigada pela nota de esclarecimento Dr.
    3
  • Hélder Dos Santos Majorntakarikwa Uma duvida DR;neste momento o estado moçambicano foi lesado em grande forma!será qui vai atempo de o estado moçambicano reaver aqui qui foi roubado????ou continuamos apagar as dividas qui o estado moçambicano a sumiu pagar???Caso confirmar se qui na verdade o estado moçambicano foi burlado por alguns individos ligados ou poder de decisão,qual será aposição do ministerio publico?(pgr)
    2
    • Elísio de Sousa Hélder Dos Santos Majorntakarikwapergunta mais pertinente que essa não há!
      1
    • Hélder Dos Santos Majorntakarikwa Elísio de SousaMuitissimo obrigado DR,rezo para qui meus deuses mi dê mais vida para ver.Bom dia DR
      1
    • Gaspar Chirinda Será que o governo Moçambicano tem condições de bloquear as contas do Chang, é sabido tambem que uma parte do dinheiro foi usado na compra de apartamentos, qual é o futuro dos mesmos perante o estado?
      1
    • Hélder Dos Santos Majorntakarikwa Gaspar ChirindaMuitas perguntas sobre este caso,menos respostas,quem viver verá?mas,do meu lado,não espero muito do estado moçambicano,em quanto existir este estado pequeno,mas mais poderoso tendro do estado moçambicano qui comando,e dita as regras do jogo nesta parcela da terra! Eu olho alguns,juízes,Advogados,procuradores,provedores de justiça do meu país,muito compententes de fazer face à este tipo de crimes,oqui esta afalhar neste caso?ou oqui falhou?
  • Fidalgo Da Ecineta Doutor assim o governo pode ou não continuar a pagar ou negociar a dívida?
    2
    • Izidro Ractone Fidalgo Da Ecineta este é um processo judicial movido pelos EUA. As decisões administrativas tomadas pelo Governo Moçambicano sobre o assunto mantêm-se intactas... É minha opiniâo. Porém, concerteza o MESTRE dará a sua respeitada opinião
      2
    • Elísio de Sousa Fidalgo Da Ecineta outra questão pertinente
      1
    • Che Sambila Elísio de Sousa, neste caso ainda vai prevalecer o espirito mau do governo da frelimo de tentar restruturar a dívida para o sufocar mais os moçambicanos?
      1
  • Carlos Correia Muito esclarecedor. Well done!
    1
  • Albertina Tinoca Elísio de Sousa tiro meu chapéu consigo. Bela visão
    1
  • Eduardo Gaspar Sambo Acho que não devia tentar escapar à extradição pois uma das formas de limpar a sua imagem é que vá tranquilamente aos EUA, provar a sua inocência.
    2
  • Francisco Vinho Eu acredito que esse plano da dívida veio do estrangeiro e os nossos dirigentes se emocionaram com os milhões de dollares!
    1
    • Bianca Braga Ummmm.. Esses nossos são os piores. Venderam a pátria
    • Francisco Vinho Bianca Braga realmente esse todo dinheiro para quê! Vao morrer e deixar! Ja perderam o respeito do povo! Nem direito a estátua tem
  • Carina Jaime Excepcional
    1
  • Óskar Ndzucula Ele é o Peixe, o tubarão ainda esta entre nós, misturado!
    3
  • PI Panachande Excelente! Aguardar vamos.
    1
  • Julio Livanhe Pois é Dr foi mais que esclarecedor.
    Sem nenhuma dúvida estou ou estamos (os leitores do post e ou seus seguidores), resta-nos então esperar as decisões judiciais. 
    Força a justiça ⚖️
    3
  • Titos Sentinela Simples peixe, tubarão é homem dos patos
    4
  • Juliofrancisco Francisco Exta mensagem esta cheio de conhecimento intelictual mas keremos coisas concretad,k o chang và pra cadeia k ele construi para ele.
    1
  • Agoxtinho Xirico Intelectual... Salva de palmas
  • Emilio Alberto tubarauzinho.ao próprio tubarão caberam muito mais galinhas no seu galinheiro q já estava cheio de patos
    2
  • Susana Kulitenda Francisco Simplesmente interessante ilustre.!!!!!
    1
  • Aldo Blaze Tudo dito... mais novidades até amanhã.
    1
  • Roberto Saviano Parabéns dr. Elísio Sousa... Excelente artigo opinião. Depois das suas primeiras análises sobre o assunto. Eis que nos brindam com análise científica. 
    Isto sim é uma Consultoria Grátis as nossas autoridades, mais as consultorias pagam se... 😀🇲🇿👌👏👏👏😎
    A imagem pode conter: 1 pessoa
    4
  • Ricardo Amândio Mondlane Só posso dizer li tudo.
  • Guambe Sociologoconteporaneo este macaco dever e não tenho dúvidas vai sim ser extraditado pois RSA e EUA. têm. esse acordo de cooperação. excepto Moçambique, outra coisa ele foi detido num país que tem cooperação
    1
  • Juma Sualehe Alado Jorge Puaneleque já teve oportunidade see ler isto?
    1
  • Albertino Corrente Grande abordagem, parabens DR
    2
  • Domingos Alexandre Simbine Confesso que estou surpreso com este artigo do Dr Elisio, mas pela positiva. Porque, outras intervencoes suas que vi em debates televisivos, me deixam muito desapontado. Com este artigo, renconcilio com o Dr Elisio. Estah de parabens, pelo trabalho de qualidade que apresenta neste artigo/post
    2
  • Arlindo Machava Excelente texto, análise apartidária...
    4
  • Albino Massembusse Júnior
    1
  • Konson Guente agora Dr Elísio_de_Sousa falou e não daquela vez que apareceu na STV.
    4
  • Castigo Fernando Mucavo Temos aqui no país, moçambicanos muito inteligentes assim? Obrigado doutor, sempre fico atento quando falas na televisão que bom ter um moçambicano assim Elísio de Sousa.
    2
  • Carlos Jafete CJ análise inspiradora. Avança
    3
  • Castigo Fernando Mucavo Dr. Elísio como será daqui para a frente para o partido Frelimo, PGR?
    1
  • Celio Buzi Cada um onde se mete sabe o que espera adiante.O resto é só esperar
    3
  • Chacate Thinker Grande momento de inpiracao!
    2
  • Arlindo Machava As cadeias dos EUA se forem daquelas que vejo no National Geographic, vxa excelência precisará de muito lubrificante
    5
  • Edmarf Armando Naconacavo Faça boa viagem e até no céu junto estaremos.
    2
  • Enoque De Jesus Catique Hum até que com esse post posso confessar que a minha empatia pelo EdeSousa retornou! Bem haja "sô doutor".
    1
  • Florinda Mauaie Os manos da frelimo tão cslados. Suazi, gosto macia.
  • Domingos Alberto Matola ESSE E O PROPRIO TUBARAO
    2
  • Bento Caetano Parabéns Dr. Elisio, pela sua de sapiência, agora sim fez análise como conhecedor da matéria, o primeiro seu comentário na Stv é que deixou me confuso. Parabéns
    4
  • Naine Mondlane Chega Aqui Bro Óscar Cardoso.
    1
  • Moisés Checunisse Moz esta animar estes dias kkkkkk.
    1
  • Inácio Cossa Sua análise é boa e inspira confiança.
    1
  • Lizete Chico Li o suficiente, parabéns Dr.
  • F.T. Amaral Afinal este jurista o "dono" da opinião que diz que "ninguém pode ser detido sem ter a oportunidade de ser ouvido" vive em Moçambique ou em Nova York?

Sem comentários: