sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

A EXTRADIÇÃO É INCONTORNÁVEL


A EXTRADIÇÃO É INCONTORNÁVEL
Uma das notícias que marcou a imprensa nacional e internacional ontem foi a de que as autoridades de Moçambique pediram à África do Sul a Extradição de Manuel Chang, ou seja, para se julgarem entre bradas.
Na solidão da minha pocilga, pesquisei para analisar se tal facto era possível ou não, tendo em atenção que os EUA também pretendem a extradição do mesmo INDIVÍDUO. Da pesquisa obtive as seguintes respostas:
1 . NA EXTRADIÇÃO VIGORA O PRINCIPIO DA PRIORIDADE, ou seja atende-se ao pedido do Estado que solicitou em primeiro. Os EUA solicitaram em primeiro.
2. A EXTRADIÇÃO RECAI SOBRE UM INDIVIDUO CONTRA QUEM FOI DEDUZIDA UMA ACUSACAO: Tanto quanto sei, Moçambique não deduziu qualquer acusação formal contra Chang, ou seja, este até aqui não é suspeito de ter praticado qualquer crime. Os comunicados de imprensa da PGR (claro para nos distrair) de que foi aberto um processo com este ou aquele número, não é acusação.
3. A EXTRADIÇÃO TEM COMO SUJEITO PASSIVO UM FUGITIVO: Chang nao era nenhum fugitivo, saiu de férias e estava numa wella a caminho de Dubai para desfrutar das benesses que as divida ocultas lhe proporcionaram. Nao estava em fuga.
4. Por último e com interesse relevante, Chang tem IMUNIDADES, e tanto quanto sei a AR ainda deliberou sobre a sua quebra.
E sem prejuízo do que disse nos pontos atrás indicados, MOÇAMBIQUE NÃO TEM QUALQUER ACORDO DE EXTRADIÇÃO COM A ÁFRICA DO SUL. Por tudo atrás exposto, julgo que a extradição será incontornável.
Comentários
  • Dario Lopes Mano isso já e sabido k o MC já está em estágio pra sentir a temperatura dos EUA 🇺🇸. Esse papel da PGR o pra fechar a mancha do papel da má competência no redor povo k já acordou.
  • Josefina Bosco Oioi tio na minha humilde opinião tenho a dizer é possível sim ser extraditado para Moçambique. Ora vejamos, não existe um acordo de extradição entre Moçambique e a RSA, mas, vigora um acordo de extradição na SADC, também tive conhecimento de que a tal extradição para Moz, pode sim ocorrer sem devidas se os EUA, não mandarem a carta seila de que até a audição de hoje, meu tio, se por acaso os EUA, não mandaram, então hoje MC , pode ser decidido a sua extradição para o seu país natal e vai permanecer durante 60 dias na RSA, só depois disso vem a Moz, que tenho também minhas dúvidas, ele pode pedir asilo lá ou noutro país porque pode não ser seguro ele voltar a Moz.
    3
    Ocultar 14 respostas
    Escreve uma resposta...

  • John Wetela BOA PESQUISA E CONCORDO COM SUAS RESPOATAS ENCONTRADAS.
    Frelimo só usará sua *magaivice* mais nada.
    E também tenho inquietaçoes. Daqui aqui a pouco na tela.
  • Telio Jf Chico
    👌👌👌
  • Simões António José As respostas da sua pesquisa são encorajadoras, contêm uma resiliência, são estáveis e inspiram confiança ao cidadão que fora roubado pelo gatuno do Chang. Obrigado pela lucidez.
  • Fidalgo Da Ecineta Ilustre Elvino Dias como terminou o caso Xiyivele? Aquela empresa!
    2
  • Rui Paqueliua Elvino Dias não entendo quase nada de direito, mas logo que vi a noticia, pensei comigo mesmo, e o meu pessamento recai no teu ponto 2. Se Moçambique não se sente lesado pelo Chang porque pede Dua extadição à Moçambique?
    4
    Escreve uma resposta...

  • Kascaryno Nhampossa informação de última hora... fonte: #CIP 

    Defesa muda de estratégia e retira pedido de caução para permitir extradição de Chang para Moçambique.


    Moçambique submeteu pedido de extradição de Manuel Chang para Moçambique nos termos de acordos da SADC. 

    A situação que não era esperada mudou os termos da audição forçando o adiamento do caso. A sessão retoma dia 5 de fevereiro para permitir que se discuta a extradição de Manuel Chang num outro tribunal, o Court C. (agora a audição decorre no Court B).

    Joatan J. du Poit, director adjunto do ministério público sul-africano em Joanesburgo confirmou o pedido de extradição de Moçambique e disse que o dos EUA ainda não chegou mas ainda há tempo para isso.

    O pedido de adiamento foi formulado pela defesa, aceite pelo ministério público e pela juíza do caso.
    1
  • Kascaryno Nhampossa Chang prefere ser extraditado para Moçambique

    Apesar da retirada do pedido de caução pela defesa de Manuel Chang, reserva-se o direito de voltar a formular o mesmo pedido caso a extradição para Moçambique seja recusada, o advogado de Chang, Rudi Kraus
    e, disse ao tribunal.

    A retirada do pedido de pagamento de caução significa que Manuel Chang aceita ser extraditado para Moçambique mas não para os EUA. Se a extradição for para os EUA, Chang prefere pagar caução.
    2
  • Mbuya Chaves Dezanove Obrigado pela aula de hoje ilustre irmão Elvino Dias estás a representar o Gile Cistac

Sem comentários: