domingo, 18 de novembro de 2018

Multibanco de Moçambique deixou de funcionar por falta de pagamento do software


AGÊNCIA LUSA / MOÇAMBIQUE / 18 NOV 2018 / 21:36 H.
Multibanco de Moçambique deixou de funcionar por falta de pagamento do software

O apagão de caixas automáticas e operações com cartão da maioria dos bancos moçambicanos, desde sexta-feira, deve-se a falta de pagamento e outros incumprimentos da Sociedade Interbancária de Moçambique (Simo), anunciou hoje a empresa portuguesa de novas tecnologias Bizfirst.

“A Simo/InterBancos utilizaram ilicitamente o software da Bizfirst durante mais de dois anos, sem nunca pagar”, anunciou a firma num comunicado em que diz ter-se esforçado para que um acordo fosse alcançado, com sucessivas cedências em termos de preços, “mas a Simo nunca aceitou nenhum acordo”.

A empresa portuguesa queixa-se do silêncio da Simo, detida maioritariamente pelo banco central do país, mesmo depois dos avisos feitos a 07 e 16 de novembro sobre a paragem dos serviços, caso nada fosse feito.

“A paragem de serviços da SIMOrede aconteceu com o pleno conhecimento antecipado da comissão executiva da sociedade e da InterBancos que nada fizeram para o evitar, nem um telefonema, e-mail ou carta, ou qualquer contacto para a administração da Bizfirst”, refere o comunicado.

A Bizfirst indica que a Simo (e a) Interbancos incorrem em “utilização ilícita e não autorizada do ‘software’, sem contratos assinados e sem nenhum pagamento efetuado. Foi esta a conduta destas entidades que determinaram a verificação desta indesejada situação”.

A resposta da Bizfirst surge depois de a Simo ter anunciado hoje, em conferência de imprensa, que a empresa fornecedora da solução informática lhe estava a impor condições insustentáveis e que algumas feriam inclusivamente a soberania do Estado.

Gertrudes Tovela, presidente do Conselho de Administração da Simo e administradora do Banco de Moçambique, disse que a sociedade estava a ser alvo de “chantagem” para que cumprisse as condições ou o serviço seria cortado.

No comunicado de hoje, a Bizfirst desmente, considerando as declarações graves e anunciado que vai fazer participações pelos crimes de calúnia, difamação e ofensa a pessoa coletiva, de que diz estar a ser vítima.

O apagão “é única e lamentavelmente imputável às entidades competentes” em Moçambique, acrescenta.

A Bizfirst fornecia ininterruptamente a plataforma que suportou, primeiro, o funcionamento da rede InterBancos, desde há cerca de 14 anos, sendo contactados na sequência da criação da Simo, que lhe sucedeu, o que levou à assinatura de um memorando de entendimento em 2016.

O pagamento que recebeu em agosto último, a que foi feito referência na conferência de imprensa de hoje da Simo, “foi efetuado pela InterBancos devido no âmbito do contrato anual de prestação de serviços de suporte técnico”, sem relação com o ‘software’.

“Todas as cartas registadas e e-mails enviados pela Bizfirst às administrações da Simo e da InterBancos, entretanto extinta, nunca foram respondidas”, acrescenta, listando as diferentes tentativas de comunicação.

Houve cartas de “disponibilização para o diálogo, sucessivas prorrogações de prazos para legalizarem a utilização ilícita do ‘software’, advertências de que, se a situação não fosse legalizada, as licenças iriam expirar, e, por fim, que o assunto estava já entregue aos advogados”.

A Sociedade Interbancária de Moçambique (Simo) anunciou hoje que não há previsão sobre quando a sua rede de caixas automáticas e POS, bem como outras operações com cartões, voltarão a funcionar.

Apenas cartões, caixas e terminais de pagamentos (POS) do banco Millenium Bim funcionam, por estarem ligados a outra rede.






Ericino de Salema
9 h ·



Anda-se a brincar com coisas sérias para depois se alegar “questões de soberania”. Fogo!!!



18 comentários
28 partilhas
120120

GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

Comentários


Mindo D'avila Gilder AnibalGerir


GostoMostrar mais reações · 9 h


Ellen Warming Bem esclarecida!Gerir


GostoMostrar mais reações · 9 h


Kamal Badrú Alguém deve ser super responsabilizadoGerir


GostoMostrar mais reações · 8 h


Elsa Xerinda Mas bandidagem nesse País é demais...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 8 h · Editado


Hobety Luys Muhamby Que vergonha a PCA da SIMO correu em dar conferência de imprensa só para distrair a opinião pública para o azar dela a verdade veio a tona.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 7 h


Kunene Luck Boladas.com
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 7 h


Ismael C. Gocaldas Este país tem azar sabem?isto já não é normal.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 7 h


Hercilia Marrengule Ismael C. Gocaldas isso não é azar, existem culpados e devem ser responsabilizadosGerir


GostoMostrar mais reações · 1 h


Douglas Harris Enquanto permetirmos abusos e nada fazermos para inverter a situação isto irá piorar...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 1 h


Pablo Osvaldo Osvaldo Sem duvidasGerir


GostoMostrar mais reações · 5 min


Óscar Fumo Precisamos reinventar MoçambiqueGerir


GostoMostrar mais reações · 5 h


Olavo Victor Óscar Fumo ou precisamos de uma governação séria, por estes minutos algumas cabeças já deviam rolar, ninguém faz nada e ninguém pensa em fazer nada
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 2 h


Douglas Harris Olavo Victor estão todos eles metidos no jogo... quem tem que agir para parar com estes abusos é o soberano povo desta Pátria amada.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 58 min


Narcyo Mula A entidade SIMO nem sequer é necessária. Ganham dinheiro pelo que os outros fizeram.Gerir


GostoMostrar mais reações · 2 h


Sergio Fondo O conselho de administração da SIMO é muito distraída(no mínimo ) esqueceu que estamos a viver numa "aldeia global " onde a informação gira em pouco tempo...E esta agora! !!!Gerir


GostoMostrar mais reações · 1 h


Rauna Ibrahimoi Falar "soberania" enquanto não confiamos nada.
Resultado está visto.Gerir


GostoMostrar mais reações · 1 h


Benedito Qwartz Eu so quero meu dinheiro é pouco +é meu 😓😓😓
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 47 min


Arca Mariza Alguem me falou que estamos a viver num sitio .....com toda razao.Gerir


GostoMostrar mais reações · 35 min


Alcy Amosse Agora é que a nossa soberania foi atacada...Gerir


GostoMostrar mais reações · 29 min


Brazao Catopola Não há soberania enquanto quem te defende, quem te alimenta é outro. INFELIZMENTE, tenho de concordar com alguem que disse onde há gestores mocambicanos em frente todas empresas falem ou estão em incumprimento. Basta olhar...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 25 min


Hi Mina E o culpado é o próprio povo(panhonho) que teima em apostar em GANGSTER's
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 min


Magacebe Majacunene Os nossos "hábitos" não são os mesmos a de outros Estados.
Podemos espernear,subir as paredes que no negócio não há sentimentalismo.
Um rude golpe na credibilização da economia mas isso não pode ser imputado a provedora do serviço por sinal estrangeira.
Temos instituições para resolver.Gerir


GostoMostrar mais reações · 13 min


Tutto Bento Catine Será que os PhD's que tornaram a UEM um cemiterio por tanto matrecarem estudantes, nao podem inventar um sistema para humular tingana.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 7 min









Ericino de Salema
21 h ·



SOBRE O EPITÁFIO DE UM SISTEMA BANCÁRIO: Estou fora do país, com todo tipo de despesas na manga - médica, medicamentosa, acomodação, transporte, alimentação, lazer, etc. - e o meu banco, o Standard Bank, há três dias sensivelmente que decidiu quebrar, dolosa e abruptamente, um dos contratos que tem comigo. E nem me diz palavra este tempo todo. Mas, mesmo estando fora, quando tem interesse a mesma instituição financeira sabe como chegar a mim. Nos encontramos naquele órgão de soberania cujas decisões prevalecem sobre tudo e todos.
Lamento não estar em condições de vos desejar um bom domingo!!!



43 comentários
7 partilhas
195195

GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

Comentários


Raúl Salomão Jamisse Força aí, o órgão de soberania saberá fazer a justiça mas hmmmm...Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Arao Jose Valoi Lamento quadro Ericino de Salema, estamos todos tramados, sem se quer uma informaçãozinha vinda do standard bank. Sempre admirei este banco, mas agora começo a pensar diferente.Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Vasquinho King Boa sorte que Deus lhe auxilie em tudo companheiro compatriota. Estamos passando isso sim amigoGerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Edwin Hounnou E nós cá estamos torrados.Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Raul Chambote LamentávelGerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Roberto Lamba Força aí irmão.Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Santos F. Chitsungo E há quem ache isso normal😥Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Barroso Vicente Lamentável a falta de cumprimento do dever!!!Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Avestino Augusto Fundai Situação difícil quadroGerir


GostoMostrar mais reações · 21 h


Miguel Paulo Munguambe Complicado o que a banca está a sujeitar-nos, carímo. Em nome da justiça, exigimos que os danos sejam compensados.Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


João Lameiras Eu acho que não é o SB, mas sim a umbrella ☂ que faz parte . O BM + os que tramam sempre o povo oprimido (....)
4Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Horacio Raposo Há que responsabiliza-losGerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Januario Guibunda Transtorno absoluto.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Julio Joaquim É triste e lamentavel a situaçao em que o país e os Moçambicanos se encontramGerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Rebeca Cipriano Mashava É demais!Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Hélio Manhiça É muito chatoGerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Linette Olofsson Triste, muitos na tua situação, tenta dar a volta da melhor forma , vale para quem tem contas no BIM ( situação dos cartões visa )
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Zainadiny Abdul Satar Esta mal até pra nós ca, ja nem imagino pra vocês que estão fora deve ser um pesadelo.Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Graciete Maria se tiver cartao de credito do sb funciona o debito naoGerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Tiago Valoi O problema não é do Standard Bank. Único pecado talves seja a falta de comunicação com os seus clientes. Vergonha para o Sherif do Center Bank
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Momade Juma Amade Foi com muita tristeza que ontem vimos a PCA do Barcleys nas televisoes do pais,dizendo que não deviamos nos preocupar com o problema quase generalizado dos bancos. Na minha opiniao PCA é muito inteligente,infelizmente não conseguiu tirar a capa politica e vestir a de gestora financeira,em outros pontos ela se demitiria apos aquele pronunciameto. Por lado,este caos,vai influenciar na economia.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Nilsio Jose Esta ja a influenciar na nossa pobre economiaGerir


GostoMostrar mais reações · 19 h


Ellen Warming Sim agora e tempo que o sherif mostra quem é!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Saide Jacinto Ali Lamentavel essa situacao.Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Momade Juma Amade PronciamentoGerir


GostoMostrar mais reações · 20 h


Miguel Manjaze Regredimos para idade da pedra, por causa da ambicao desmedida! Problemas de um arbitro que tem um filho avancado, num jogo em que ele ( o arbitro) eh parte interessada.(adepto do team do filho)
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 19 h · Editado


César Diniz Prezado Ericino: Veja na internet no search engine da google BizFirst ira para a um site de uma empresa portuguesa mas que tem o site escrito em ingles e percebera porque o seu ST cortou relacao consigoGerir


GostoMostrar mais reações · 19 h


Kunene Luck MOZ, I luv this game...
Gerir


GostoMostrar mais reações · Ver Tradução · 17 h


Zainadiny Abdul Satar
Gerir


GostoMostrar mais reações · 17 h


Nelson Jeque Ontem e anteontem o jejum foi a sério, por conta do Vovô SIMO.Gerir


GostoMostrar mais reações · 17 h


Zainadiny Abdul Satar
Gerir


GostoMostrar mais reações · 17 h


Kunene Luck Ga famba gonah....ndzo nguirimela...Gerir


GostoMostrar mais reações · 17 h


Joao Matlombe Simplesmente Lamentavel. Advogados serios estariam a trabalhar duro para defender milhoes de lesados. Mas como não è contra o Governo, silencio total!Gerir


GostoMostrar mais reações · 17 h


Elsa Xerinda Isto só é normal em Moçambique. O BCI teve o cuidado de informar aos clientes da situação absurda. Mas o Standard Bank simplesmente calou-se...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 8 h · Editado


Hélder Paulo E para piorar uma instituição X, com a qual os clientes dos bancos comerciais não tem nenhum contrato, convocou a imprensa hoje para dizer absolutamente “NADA”. 😂😂😂
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 16 h


Óskar Ndzucula Triste cenário...Gerir


GostoMostrar mais reações · 16 h


Star Neves E assim vai o nosso país, há uns tempos uma empresa estrangeira ganhou o concurso p emissão e fabrico dos BI e Passaportes, quando os estrangeiros se zangaram ficamos meses à fio à espera desses documentos, agora é a SIMO, não se admirem se os Chineses fecharem a monstruosa ponte. Enfim..... próxima encarnação quero ser marciana.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 15 h


Vitorino David MauGerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Muhamad Yassine Triste issoGerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Refinaldo Chilengue Sei de muitos que (igualmente) estão a passar por profundos transtornos e situações de pudor dentro e fora de Moçambique por causa disto meu caro Ericino de SalemaGerir


GostoMostrar mais reações · 11 h


Diamantino Nhampossa Vergonha, só?Gerir


GostoMostrar mais reações · 9 h


Andrade Muhale A triste realidade de MoçambiqueGerir


GostoMostrar mais reações · 9 h


Melo David Mogoa Forca ai ilustre, ate ja.Gerir


GostoMostrar mais reações · 9 h


Vera Sibinde Triste situação!

Sem comentários: