segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Ucrânia poderá instaurar lei marcial

Rússia ataca três navios ucranianos ao largo da Crimeia. 

EM ATUALIZAÇÃO783
19
Rússia atacou três navios ucranianos ao largo da Crimeia. Pelo menos dois membros da tripulação terão ficado feridos. Conselho de segurança da Ucrânia vai reunir-se. Poderá ser instaurada lei marcial.
AFP/Getty Images
A Marinha ucraniana acusou a Rússia de atacar e capturar três dos seus navios no Mar Negro, ao largo da Crimeia. De acordo com a BBC, os russos apoderaram-se de dois torpedeiros e de um rebocador depois de uma perseguição. O jornal britânico The Guardian fala em seis feridos, citando dados oficiais de Kiev, mas Moscovo garante que apenas dois terão sofrido ferimentos.
Segundo o The Guardian, que cita um comunicado da Marinha da Ucrânia, o incidente terá acontecido quando os navios estavam a navegar em direção ao porto de Mariupol, no Mar de Azov, uma zona de grande tensão entre os dois países. Um navio que guardava a fronteira russa terá disparado contra os ucranianos, danificando o motor e o exterior do rebocador.
Em resposta ao incidente, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, terá convocado uma reunião de emergência com o seu gabinete para a noite deste domingo. O conselho de segurança nacional e o conselho de defesa estão reunidos desde as 22h (meia-noite locais), de acordo com a BBC, e estará a ser proposta a instauração da lei marcial. Segundo a cadeia de televisão britânica, Poroshenko declarou que irá propor a votação da declaração de lei marcial ao Parlamento ucraniano, esta segunda-feira. Caso isto venha a acontecer, será a primeira vez que esta é instaurada desde a anexação da Crimeia e do início da guerra no leste da Ucrânia. Nem durante o apogeu do conflito, em 2014 e 2015, foi decidido avançar com esta medida.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Pavlo Klimkin, considerou que “a Rússia levou a cabo um ato de agressão contra a Ucrânia”, que viola “as normas da Carta das Nações Unidas” e as convenções da Lei Marítima. Kimkin disse que está em contacto com “amigos e líderes de organizações internacionais como a NATO e a União Europeia” para que se decida que medidas devem ser tomadas. “O presidente vai falar dentro em pouco com os líderes das organizações internacionais para construir uma coligação que resista aos atos de agressão da Rússia”, disse a um canal de televisão ucraniano, segundo a BBC.
A missão ucranina nas Nações Unidas já confirmou que o Governo ucraniano pediu uma reunião de emergência com o Conselho de Segurança da ONU.
Vários manifestantes já se reuniram em frente à embaixada da Rússia em Kiev, em protesto.

Rússia já confirmou ataque a navios ucranianos

O FSB, a principal agência de segurança russa (ex-KGB), confirmouentretanto em comunicado que a Rússia atacou a Marinha ucraniana ao largo da Crimeia. De acordo com a versão do FSB, os navios Berdiansk, Nikopol e Yany Kapu tentaram entrar ilegalmente no Mar Negro apesar dos “apelos legais” para que recuassem. Perante as “manobras perigosas”, os russos decidiram disparar. Na mesma nota, citada pela RTP, a agência de segurança salientou que as autoridades da Ucrânia conhecem os procedimentos acerca da passagem de navios da Marinha para águas territoriais russas.
Os marinheiros que ficaram feridos receberam assistência médica da parte dos russos, esclareceu ainda o FSB.

NATO reitera apoio à soberania ucraniana, UE pede contenção a todos

Oana Lungescu, porta-voz da NATO, disse que a aliança militar está a “monitorizar de perto” os mais recentes acontecimentos no Mar de Azov e pedir restrição.
“A NATO apoia a soberania da Ucrânia e a sua integridade territorial, incluindo os seus direitos de navegação nas suas águas territoriais. Apelamos à Rússia que garanta o acesso sem obstáculos aos portos ucranianos no Mar de Azov, de acordo com a lei internacional”, afirmou.
Lungescu lembrou que “na cimeira de Bruxelas, em julho, os líderes da NATO expressaram o seu apoio à Ucrânia e deixaram claro que a militarização da Crimeia, do Mar Negro e do Mar de Azov pela Rússia representa uma ameaça à independência da Ucrânia e mina a estabilidade da região fronteiriça”.
Federica Mogherini, alta representante da União Europeia (UE) para a Política Exterior, também se pronunciou. “Esperamos que a Rússia restaure a liberdade de passagem no estreito de Kertch e apelamos a todos para atuarem com a maior contenção para baixar a tensão imediatamente”, indicou em comunicado, relembrando que a UE “não reconhece e não reconhecerá” a “anexação ilegal” da Crimeia por parte da Rússia. Octávio César
O Regime Imperialista Russo violou , mais uma vez, quer o Tratado de 2003 com a Ucrânia, quer o Direito Internacional. O Regime Imperialista Ditatorial Russo tem que ser punido pela Comunidade Internacional....mais uma vez. 
Mendo Corvo
6 h
Inverno à porta e eleições em 2019...há q aquecer o ambiente
Mario GuerraMendo Corvo
4 h
O que o Poroshenko está a fazer é arranjar um pretexto para cancelar as eleições que ele sabe que não pode ganhar. 
Audio Vac
7 h
E porque é que a NATO não reitera apoio à soberania da CRIMEIA, que se quis libertar da Ucrânia em 1990 e 1994, e foi ocupada por esta última depois de ter feito um Referendo para aderiar à Rússia, que foi votado e aprovado no parlamento da Crimeia, e ignorado por Kiev???

A anexação da Crimeia pela Rússia, foi feita de acordo com a vontade do povo e devia ser respeitada!
Mario GuerraAudio Vac
59 m
Reunificação da Crimeia com a Rússia.
PortugueseMan .
8 h
Eleições, Inverno e gás.

Os ucranianos estão sem dinheiro, o FMI obrigou a enormes aumentos do preço do gás e há cidades sem aquecimento, agora que o frio aperta.

A Europa vai já entrar em pânico com o receio, de mais um corte de gás e vai abrir os cordões à bolsa e lá vamos nós pagar mais uns meses o gás aos ucranianos.

Senão como é que temos condições para as próximas eleições?
matt damon
10 h
Acho demasiado irresponsável o OB dar esta notícia com o título “Rússia ataca” sem antes se ter todos os factos e se ouvir ambas as partes. Eu bem sei que um conflito deste género daria muito jeito a quem está contra Trump. 

Para o bem de todos esperemos que esta história seja esclarecida nos próximos dias e que dela não saia nenhum conflito que se torne em guerra ou desgraça. Ainda bem que ninguém morreu e espero que Trump não embarque no circo se se irá montar nos próximos dias a pedir sanções e guerra à Rússia. 

Como nações, a Paz deve ser o principal objectivo, sempre! 
Antonio Fonsecamatt damon
9 h
Tretas! O OB só reproduziu o que foi noticiado um pouco por todo o mundo. 
Vladmir BabushkaAntonio Fonseca
9 h
As duas partes literalmente foram ouvidas e apresentaram as suas versões, mas este grunho não consegue parar de chupar o Trumpas tempo suficiente para ler o artigo.

Fetiches são lixados.
matt damonAntonio Fonseca
6 h
Se achas bem que o OB apenas deve noticiar tipo copy/paste o que a maioria dos main media dizem, ok, bom para ti. Se consideras isso jornalismo, tudo bem. Temos então arranjar outra ocupação para os jornalistas que lá “trabalham”.
joão Pardal
10 h
As guerras começam assim estupidamente.
Antonio Fonseca
10 h
Esta comunada não tem mesmo vergonha nenhumaO Pu.tin está cada vez mais parecido com o Hitler. 


joão PardalAntonio Fonseca
10 h
Hitler ou Stalin ou com os dois?
Antonio Fonsecajoão Pardal
10 h
Foi o Hitler com as suas políticas agressivas que provocou a WWII. 
joão PardalAntonio Fonseca
10 h
Quando o vencedor humilha e não é generoso com o vencido o ódio e o sentimento de vingança mais tarde ou mais cedo vai dominar a sensatez e isso sucedeu com  a WWI desencadeando a WWII.
Agora so faltava o Hitler ser comuna. Haja pachorra!
Jose GalazakAntonio Fonseca
6 h
António Fonseca, asseguro-lhe que não sou comuna e que está palhaçada que o Ocidente ( a que me orgulho de pertencer) preparou com o golpe de estado em Kiev não pode merecer o apoio de nenhum ser inteligente. E também não pode merecer o seu. A Rússia de hoje ja não é a Rússia comunista. É um país de gente orgulhosa que tem um presidente autoritário mas que governa em democracia. A Crimeia decidiu ser russa. HÁ que respeitar. Doi aos estrategas da NATO, admito, mas a NATO tem vindo a fazer jogo sujo para que todos os países do Norte do Mediterrâneo pertençam ao clube. Até produziu a divisão Sérvia-Montenegro para que a Sérvia perdesse o acesso ao mar. A Ucrânia tem um governo que não respeita o seu povo. Deixem o Donbass falar russo e permitam o autogoverno. Tudo acabará e voltará a paz. Mas isso não interessa. Apenas a guerra interessa. HÁ energúmenos a brincar com o futuro do planeta. Eu não apoio. Espero que o António, que acredito seja inteligente, não apoie também. Afinal basta pensar um pouco. 
José Silva
12 h
será que é hoje que finalmente PetroPoro declara guerra ou precisa de pontos para vencer Yulia Timoshenko ?
José SilvaJosé Silva
10 h
ou cancelar eleições. melhor jogar pelo seguro.

Sem comentários: