terça-feira, 27 de novembro de 2018

Hoje, todos querem dirigir a RENAMO mesmo fora dela

TODOS BUZINAM PRA A RENAMO!
Em meio a grande perda do seu lendário Líder, o qual dirigiu os destinos do Partido por cerca de 39 anos, um Líder pai, um homem que durante o seu tempo de peregrinação pela terra, longos anos, não lhe foi compreendido suas razões por muitos que num espaço de 6 meses após sua partida, dizem que ele tinha razão, esta a dar falta e tentam o buscar nos que ficaram, infelizmente essa busca não tem surtido efeitos, pois jamais existirá um Afonso Dhlakama.
Hoje, todos querem dirigir a RENAMO mesmo fora dela, hoje estes solicitam acções enérgicas, uns acham que o retorno aos caminhos de conflito é a única saída para terminar a fraude, alguns acham que se Dhlakama estivesse vivo, não teria acontecido a fraude, não haveria chumbo de cabeças de lista e ou já se estaria a troar tiros. E acham a actual liderança de fraca e sem actuação.
Todos estes são os mesmos que quando Dhlakama, retornou ao conflito o chamaram de Belicista, o homem de guerra, o homem das matas, e o solicitaram para parar com conflito, sentar com o governo e trazer a paz, pois os moçambicanos não deveriam morrer ou se matar por questões de diferendo político entre a RENAMO e a Frelimo.
Dhlakama, entendeu, regressou a mesa, declarou trégua e vivemos numa paz relativa, ele morreu numa paz heróica. É essa paz que ele nos deixou que devemos preservar, regar, construir, abraçar e não vende-la aos assentos nas Assembleias, retornando a guerra.
A memória real de que devemos e os moçambicanos devem honrar ao Saudoso Líder é a paz e não a guerra ou conflitos militares. Gostaria de apelar à todos os que neste momento, esqueceram se de que choraram paz, viram esquadrões de morte a sequestrar, assassinar, Quadros do país e membros da RENAMO e da Sociedade civil. Para recuarem a memória.
Perdemos Cistac, Pondeca, vimos os Macuanes e Salema baleados, vimos corpos sem vidas a tiradas em baixo de pontes, dívidas chanceladas pela Bancada da Frelimo na Assembleia da República, ninguém fez nada, todos os que hoje precionam a RENAMO a tomar atitudes extremas estavam cá.
Serão os primeiros a chamarem a RENAMO de belicistas, e vão novamente apelar ao retorno a mesa pra negociação e dirão, que falem entre eles os beligerantes, porque nós queremos paz. A frelimo e Nyusi vão reactivar os esquadrões da morte para dizimar gente na presença de filhos e esposas como o fizeram no passado recente.
A RENAMO, deve olhar para o cidadão como o dono do poder, e preservar esse cidadão, não pode levar o povo a guerra só porque quer chegar ao poder. Dhlakama, teve tudo na guerra civil dos 16 anos para chegar ao poder via militar, a RENAMO, controlava, quase 70% do território nacional, mas sempre disse " SOMOS DEMOCRATICOS E NÃO DESEJAMOS O PODER A FORÇA, POR SER O CONTRARIO AO NOSSO PRINCIPIO " preferiu ir às negociações que duraram 2 anos e avançou para eleições.
O dono do poder somos todos nós uma sociedade, então devemos fazer algo para não sermos retirado o nosso direito de escolha, essa herança que ele nos deixou. Acredito que tendo deixado paz ele não ficaria Feliz pelo o retrocesso.
Vocês que querem ditar as regras de conduta da RENAMO, chamando a mesma pra o conflito, gostaria de dizer. O Líder Afonso Dhlakama, combateu um bom combate, o regime o roubou em todas eleições, ganhou os Municípios de Nacala, Ilha de Moçambique, Angoche e Beira, depois a Frelimo retirou todos e deixou Beira com Deviz, porque razão ele não fez o que hoje apelam pra a nova Liderança?
Hoje pela primeira vez a RENAMO, sai de um processo eleitoral com 8 Autarquias, retirado 5, numa altura em que está a chorar seu Líder, a busca de realizar um congresso pra eleição de sua liderança, negociações para a paz. Alguém quer desviar as atenções do Partido.
Das 53 Autarquias, tirando Maputo e Matola, a RENAMO, venceu as mais importantes para o País. A Oposição levou as melhores, Beira, Quelimane, Nampula, Nacala, Chiure e Cuamba. Deve se concentrar para governar próximo ano.
Parem de agitar a RENAMO, deixem no preparar para os seus processos internos, se reorganizar discutir o processo no seu conselho nacional já na próxima semana, se alguém tem boas ideias, aproxime a ela e não andar a agitar via Facebook.
Dhlakama foi na Paz e vamos seguir na paz, vamos lutar para tomar o poder, nós como cidadãos, vamos nos mobilizar para travar a fraude via vigília e se possível manifestemos e não pensar em encomendar a RENAMO para a guerra.
Aquele abraço!
Comentários
Manuel Macocove Palavras sábias ilustre Gundana
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Joel Manhiça Zondiwane A verdade e que nao teremos mais um homem inteligente como o nosso saudoso Dlhakama. Deus esteja com ele na sua gloria
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Antonio Pombal Boa ideia.Munakalamba na ndzeru.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Clementina Bomba Palavras sábias.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Luis Pat Gande Grande homem com ideias certas
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Oga Dee Senhor Gundana,esse seu poxt eu percebi k a renamo so ker ganhar os assentos parlamentares mas de chegar na dianteira das legislaturas nao.
Entao nao mande sofrer o povo,durante os 5 anos é proibido um moçambicano de gritar viva renamo, caso contrario 
essa noite a policia da frelimo vai capturar.
agora k digito esse comentário na RDC estao a soar as armas envolvendo a oposiçao e militares do partido no poder.
Sr Gundana a renamo nao pode servir o povo de refés.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Francisca Celeste Manusso Olha Oga Dee, a ideia do Gundana foi clara, não a guerra q só trás dor e luto, a guerra diplomática é eficiente pode s continuar com roubalheira, vigarice etc mas a verdade é sabida internamente ou externamente ninguém lhes quer já mais, então vamos optar pela passividade nós não podemos nos igualar aos q praticam a tirania eu acho as palavras do Gundana iluminadas e perfeias
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Oga Dee Francisco,esse poxt do D
Gundana em outra linguagem se entende k a renamo so faz politica pra ter dinheiro nas suas contas,
Entao k nao mande sofrer o povo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder12 h
Oga Dee Francisco,imagina so,se o povo de moçambique nao assegurasse nas armas pra correr com o colono branco- portugues uki seria de moçambique hoje?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder12 hEditado
Francisca Celeste Manusso Amado essa foi uma fase e passou!!!! agora os tempos são outros, entre os colonos foi preciso e necessário agora entre irmãos a guerra deve ser diplomática entendes!?!?!?!
Porque sangrenta vai adoer a nós mesmos
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder12 h
Domingos Gundana Oga Dee lamento que leu o meu post mas não entendeu o meu fio de pensamento. Já trás decisões de proibição de cidadãos em dizer viva a RENAMO, outras coisas. 

Amigo, achas que o facto da RDC haver disparos a oposição está a libertar o povo do poder de
 Cabila? Quem te falou que é da guerra se chega ao poder? 

As guerras só força uma sentada e negociações e nunca vencem para poder. As manifestações e os golpes sim. 

Eu sou pela paz e diálogo, Dhlakama era pela paz e diálogo, a RENAMO deve ser pela paz e diálogo, o povo deve sim ser forte para se organizar e ajudar nesse sentido. 

Você quer guerra, começa irmão, esta que tivemos foi iniciado por homens como tu, mas não induza a RENAMO Partido para esse fim. 

Achas que um povo real, quer guerra? Brincadeiras de indivíduos mal intencionados
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Liedson Matusse força renamo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Angela Maria Serras Pires Domingos Gundana infelizmente terá de haver mais respostas para os vossos eleitores porque estamos todos muito desorientados e não entendemos qual a vossa estratégia
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Domingos Gundana Angela Maria Serras Pires, a resposta não é conflito minha irmã, a sociedade somos todos nós, então vamos juntos fazer algo. Mas não apelar à RENAMO voltar a sujar seu nome, sua trajectória. A RENAMO deverá ser um Partido da Paz, protectora de vidas e não aquela que é vista como o adversário quer, um Partido de guerra. 

Dhlakama deixou paz.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Francisca Celeste Manusso Q estrategia minha Ângela,?!?! Deus vai iluminar nossos caminhos o q não s deve fazer é guerra pq é dolorosa
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Cremildo Alfredo Mawelele obrigado Dr Gundane
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Ourives Da Nobreza Meu irmao Domingos Gundana se o comportamento da Renamo for esse da qui pra frente,vou me juntar a Renamo,somos muitos que estamos cansados com a Frelimo,mas o comportamento belicista da Renamo nos metia medo,goloooo avançaaaa
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder22 h
Francisca Celeste Manusso Sabes irmão Da Nobreza, a Renamo nunca foi belicista há quem está por detrás disso tudo e a Renamo não tinha como revelar essa cara q tá revelando hoje por várias razões; como hoje as eleições aconteceram enquanto os belicistas estavam distraídos aí não tiveram como entrar na estrada p fazer confusão em nome da Renamo, tentaram espancarem alguns compatriotas mas q todo mundo percebeu quem estava por detrás disso e aí a máscara caiu e o nome q davam a Renamo d belicista caiu por terra, ficou p a própria Tirania
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder22 h
Ourives Da Nobreza Obrigado pela explanação
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder21 h
Rodrigues Jacinto Bras "PEACE KEEPING IS NOT A JOB FOR SOLDIERS, BUT ONLY SOLDIERS CAN DO IT": Dag Ham. Meus compatriotas, devemos transpor estes dizeres para a realidade sobre a Paz vs Fraude eleitoral em Mocambique.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder14 h
Santos Gopane Muito obrigado meu irmao
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder12 h
Fonte Vicente Sera tam muito doficil comprieender se os cótanicos no podor, que alimentam se da politica da renamo os mesmo se fasem de boasinho de fundo eles sao atiradores das vidas humanas ,.
Seja atirio,em preços, em transpotes,em servisos basicos,em corpuçao, disvio de medicamentos e mas
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
Ilda Lino Quem sabe ! Sabe outra a verdade meu chefe Domingos Gundana
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Oga Dee Se o facebook carregasse audios,poderia eu carregar alguns audios pra ouvirem como a renamo ganhou em mtas autarquias
Minhas lágrimas da Segunda Feira. Está sexta feira dia 30 de Novembro 2018 será o dia do enterro da Renamo. O Nyussi sai como o maior líder de todos tempos. Enterrou o Dhlakama e depois da Renamo fez o seu cachorro obediente. Encheu os bolsos dos camarada com dinheiro que nunca mais acaba. Instalou a ponte para os carros dos ricos poderem ir à praia sem sujar os pneus. E entregou o gás aos Gringos que vão garantir que os ricos nunca serão pobres. A EU tem o nobre papel de sempre julgar que os rituais eleitorais foram livres e dentro dos seus limites Africanos, justos. Os pobres vão se multiplicando na medida em que morrem da fome e da doença. Um recurso humano que não se esgota. O mundo perfeito da Frelimo. Modelo paro o resto da África. Nyussi a caminho do prémio Nobel da Paz.
Comentários
Gary K. Busch Acho que nós nunca deve ficar sem os pobres nem escapar aqueles que prosperam em seu desespero.
Gerir
Aguiar Fogueiro Raios! Tudo por culpa de um punhado de politicos da Oposição que estão mais interessados em encher seus bolsos doque salvar o pobre e explorado Povo. Estou a procura de um dinheiro para percurtir a guerra contra frelis que ja iniciou em Cabo Delgado
Gerir
23 h
Luís Alexandre Carta Winter A PUCPR através da Igreja Católica de Moçambique abriu um programa de doutoramento, ao noroeste de Maputo, voltado aos direitos humanos. A ideia é formar uma massa crítica que possa, de algum modo, a médio prazo, fazer alguma diferença. Vamos ver os resultados. O agora está comprometido com o que é.
Gerir
38
Comentários
Fato Albino Sim Deve a ver gerra total em MOZ
Gerir
22 hEditado
Chambinijoaovontade Joao Vontade Guerras dito não é brincadeira requere condições , vejamos em cabo delgado
Gerir
18 h
Aguiar Fogueiro a maior e mais poderosa das condições, é moral, coragem e objectivo/foco/causa. E isto falta no povo de Moz. Mesmo que tenha misseis, tanques, avioes, canhoes, etc mas um exercito nao tem moral nem foco/causa será derrotado com todo este arsenal
Gerir
17 h
Emìlio Daùsse Quem vai tomar a dianteira?
Gerir
15 h
14 h
Aguiar Fogueiro Raios! Estou empenhado na busca de dinheiros para lançar uma ofensiva militar abrangente que nao cessará ate a eliminação total e completa da Frelimo. Em Moz temos o capital humano em numero bem aceitavel. De que é que estamos a espera oh jovens Mozambicanos???! Vamos, vamos mobilizar ideias e coragem para acabar com todos estes abusos ai mencionados. Rnm ja perdeu sua capacidade operativa em 1999 quando muitos de seus comandos decisivos foram aniquilados nas cadeias e pela FIR apos da espectacular manifestação pós eleitoral que ocorreu naquele ano.
Povos não aceitem mais que Rnm vos manipule para uma manifestação porque morrerão e os graudos da Rnm continuarão comendo com a frelimo ali AR e noutros negocios.
Se alguem estiver disposto a arriscar como eu melhor enveredar pela guerra. Vamos roubando muitas armas que andam por ai nas mãos de miudos da FIR e FADM que depois de se drogarem em seus quarteis ja perdem o auto controle.
100 espingardas do tipo AKM-47 e 20.000 balas podem ser suficentes para iniciar uma Revolução social Mozambicana - RSM - sem treguas nem traições. 
Nada de medo porque o medo tem sido o maior explorador do qui frelimo. Nos Povos/Sociedade somos a maioria doqui a força privada da frelimo os fir. 
Ate quando iremos lamentar, reclamar, denunciar, etc, etc meus senhores!!!
Gerir
17 hEditado
Zina Ngorinenhi Thomas Aqueles que lançavam pedra contra Nitafa hinomo está ai as profecias a si cumprir
Gerir
20 h
Orlando Ntaiamanja Guerra na rede social, depois de bateruma impala de milho, por favor! Acha que quantas pessoas lem essa fantochada da Facebook? Sai vai para um lugar incerto com o seu grupo não sei la de quantos, vai na floresta e comece que muitos depois de ver o seu trabalho irão te seguir!
Gerir
14 h
Dāňšā Ělïās Ňjăži Mořtăř DUVIDA: porq a rnm vai ser enterrado na 6ta feira?
Gerir
23 h
Ferrande Americo Mulavia É única via, não temos outra alternativa se não esta.
Gerir
22 h
Jose Majasse Dombe Pianga dummm
Gerir
22 h
Mwatho Muno Sem cmentário
Gerir
22 h

Sem comentários: