quinta-feira, 29 de novembro de 2018

A CNE diz que a Frelimo ganhou com 46 votos em Marromeu



Borges Nhamirre
2 h ·

A CNE diz que a Frelimo ganhou com 46 votos em Marromeu

Frelimo: 8 395 votos
RENAMO: 8 349 votos
MDM: 1 594 votos
A CNE anulou resultados de uma mesa, cujos resultados estavam acima de 800, o mínimo possível numa mesas.


Borges Nhamirre
23 de Novembro às 23:26 ·
Resposta à situação de Marromeu é determinante para Outubro de 2019

Como era previsível, a legitimação da fraude nos municípios de Monapo, Matola, Moatize e Alto Molócue, primeiro pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) e depois pelo Conselho Constitucional (CC) foi encarado como licença para cometer fraude no seio da Frelimo. Jaime Neto, nomeado recentemente primeiro-secretário provincial da Frelimo em Sofala, fez declaração à Imprensa na manhã de hoje a celebrar a vitória do seu partido. Elogiou o ”trabalho árduo” dos membros da Frelimo, sem nunca condenar a má conduta dos agentes eleitorais.

Para ser eleito primeiro-secretário provincial é preciso ter aprovação do presidente do partido, Filipe Nyusi. Assim, as declarações de Jaime Neto hoje serão vistas como aprovação, pela liderança do partido, do que aconteceu em Marromeu.

Ontem à noite, e em 5 outros municípios a 10 de Outubro, os membros da Frelimo nas Comissões Distritais de Eleições (CDE) excluíram membros da oposição do processo de apuramento intermédio e forjaram resultados totalmente falsos, sem nenhuma correspondência com os que foram obtidos nas mesas.

Em alguns casos, boletins de voto foram removidos de postos de votação ou armazéns do STAE com ajuda de agentes da Polícia, que provaram ser partidários da Frelimo em muitas cidades. Isto é fraude ao mais alto nível, como nunca fora visto antes. Até aqui, a fraude acontecia ao nível das mesas de voto, através de enchimento de urnas e de invalidação de votos da oposição. Este ano, os casos mais visíveis de fraude aconteceram ao nível das CDE e de Comissões Eleitorais da Cidade (CEC). Foi assim em Tete, Matola, Moatize, Marromeu (duas vezes), Alto Molócuè, Monapo. E não houve sanção para os infractores, com excepção de Tete, onde o Conselho Constitucional ordenou a devolução de mais de 800 votos da Renamo que haviam sido extraviados pela CEC local.

As situações de Marromeu e e Gurué em 2013 eram, teste à uma nova forma de fazer fraude. A Frelimo roubou votos em Marromeu para ganhar a eleição em 2013 e nada sucedeu. Entretanto, em Gurué, o CC anulou os resultados que conferiam vitória à Frelimo, obtidos por envolvimento ilegal dos membros da CDE e da Comissão Provincial de Eleições (CPE) da Zambézia. Uma nova eleição foi forçada. Isto marcou a linha do que era admissível como fraude nas eleições do ano subsequente, 2014.

Este ano foi permitida fraude a nível do que tinha acontecido e não fora permitido em Gurué, em 2013. O Conselho Constitucional, que tem amplos poderes e tinha investigado detalhadamente o caso de Gurué em 2013, desta vez escolheu não se mover, legitimando casos flagrantes de fraude, em municípios onde até a contagem provisória da própria CNE provou que as comissões distritais estavam a falsificar resultados.

O Conselho Constitucional chegou ao ponto de decidir que os partidos da oposição não podem reclamar quando são ilegalmente excluídos do processo de apuramento intermediário nas CDE e CEC, justificando que a participação dos delegados de candidatura nestes processos é facultativa. E Jaime Neto e outras figuras seniores da Frelimo tomaram isto como prática recomendável.

Parece que o padrão de fraude já está estabelecido. No próximo ano, as eleições presidenciais, legislativas e das Assembleias provinciais podem ser “ganhas” com a simples falsificação de editais nas comissões distritais de eleições.

Eleições livres, transparentes e justas no próximo ano, estão dependentes de como a CNE e o Conselho Constitucional irão reagir ao caso de Marromeu agora. Mais importante, é como a sociedade civil moçambicana e a comunidade internacional decidirão reagir.

A Frelimo aposta que a Sociedade Civil manter-se-á passiva. E aposta ainda mais que a comunidade internacional está pouco preocupada com questões de governação, dívidas ocultas, eleições. Está apenas interessada nos investimentos de gás e dos recursos minerais pelas empresas dos respectivos países – e assim estará feliz em continuar a negociar com Filipe Nyusi após 2019, pelo que não fará nenhuma questão sobre a flagrante fraude nestas eleições.

Estará a Frelimo certa das suas apostas? jh & bn

Foto: um dos editais falsos de Marromeu



5 comentários
9 partilhas
6464

GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

Comentários



NicriSs Manejo Jr. Tomemos notaGerir


GostoMostrar mais reações · 5 dia(s)


Mendes Mutenda

1Gerir

GostoMostrar mais reações · 5 dia(s)


Agostinho Albano Da Silva A Frelimo cada vez mais aperfeiçoando a máquina. Em Outubro irão nos brindar com mais criativa tática, está tudo como eles querem, não tens opção.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 5 dia(s)


Maximo Bonifacio Bonifacio Em termos de sociedade civilizada, estamos a ir de mal a pior.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 5 dia(s)


Almeida Oliveira ...por isso, ainda que se silenciem as armas, a guerra não vai parar!


Manuel Vulula E agora, como ficamos?Gerir


Gosto · 2 h


Naine Mondlane País Em Coma!Gerir


Gosto · 2 h


Arsenio Massango o que custa fazer a recontagem dos votos? O cenceito da democracia está longe de ser percebido na pérola do Atum
1Gerir


Gosto · 2 h · Editado


Júlio Massango Recontagem?
Para você descobrir a roubalheira?
Não e não e se discutir blindado está aí.Gerir


Gosto · 1 h


Arsenio Massango Se fala
Há balaGerir


Gosto · 24 min


Domus Oikos Estes gajos não tem vergonha.
3Gerir


Gosto · 1 h


Júlio Massango Quando o roubo é assumido como cultura a vergonha deixa de existir.Gerir


Gosto · 1 h


Simões António José O meu país está de cueca, juro. Isso é demais.Gerir


Gosto · 1 h


Mário Mabjaia Kkkkkk, esses gajos da Frelimo são mesmo perigosos.

Que nívelGerir


Gosto · 1 h


Francisco Chigogoro BandidosGerir


Gosto · 1 h


Salvado Novela A manifestação dos verdadeiros bandidos "armados" em Maromeu... Não é possível a anulação de 800 eleitores em uma mesa de voto, tendo em conta que os 800 correspondem ao número total de votantes numa mesa ou assembleia de voto. A gato aí.Gerir


Gosto · 1 h


Jemusse Abel eu acabo duvidando da humanidade deles.. honestamente falando.Gerir


Gosto · 34 min







Borges Nhamirre
2 h ·



Boicote...
Os da RENAMO nem apareceram. Na mesa do presidium só estão o presidente da CNE, Abdul Carimo, o vice-presidente proveniente da Frelimo, António Chipanga, o director geral do STAE, Felisberto Naife e a representante do Governo na CNE.
Está visível a cadeira vazia reservada ao vice presidente da CNE proveniente da RENAMO.

A RENAMO boicotou o circo.
Apuramento geral dos resultados da segunda votação de Marromeu...



2 comentários
6 partilhas

5757

GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

Comentários


Mukatikale Luciano Chega ser batotado no surfragio eleitoral.Gerir


Gosto · 5 min


Sergio Baloi Sergio seria uma palhaçada estar nesta comitiva de mega fraude.. estando neste mesa a Renamos estaria aceitar a fraude.Gerir


Gosto · 1 min







Borges Nhamirre
27 de Novembro às 19:59 ·



O copo transbordou na CNE

Vogais da Renamo e do MDM abandonam sessão de apuramento geral depois que os da Frelimo chumbaram a proposta de recontagem de votos de apuramento intermédio de Marromeu.

Desde ontem que a CNE estava reunida para apuramento geral e depois de constatar que há editais com mais votos do que eleitores inscritos nas mesas, o Sheik Abdul Carimo Nordine Sau propôs a recontagem de votos.
Os vogais da Frelimo rejeitaram, votando contra. Eles são a maioria absoluta. Os da Renamo e MDM saíram da sala de sessões.


É um facto inédito que nunca antes acontecera.

Parece que a fraude de Marromeu fez transbordar o copo.

Lei aqui sobre a escandalosa fraude na segunda votação em Marromeu:
http://bit.ly/ElAu80

E aqui a minha opinião sobre o mesmo assunto em entrevista a DW: https://www.dw.com/…/cip-alerta-para-sofistica%C…/a-46460931

Duas perguntas:

1. Vale a pena continurmos a organizar eleições em Moçambique?
2. Ainda está em curso a negociação da Paz em Moçambique?



25 comentários
32 partilhas
113113

GostoPartilhar

Comentários


Sic Spirou Fosse na Matola....maa já nada me espanta! Ou os partidos aceitam de vez que estes órgãos eleitorais sejam supra partidos, ou nem vale a pena gastar saliva e tinta. Que se batam!!
13Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Borges Nhamirre Existe algo supra partidário em Moçambique? Mesmo o Estado o é?
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Sic Spirou Pois!! Logo eu já nem me bato com estes assuntos.
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Euclides Flavio Pela curta experiência que carrego sobre processos eleitorais em Moçambique, sou de opinião que devemos parar com eleições, até roçarmos a civilização, ou seja, até que se reuna condições morais e jurídicais para tal. Enquanto a CNE através das CDE, e a polícia não forem imparciais, não podemos realizar eleições. Defendo que não podemos investir milhões e milhões, para legitimar processos duvidosos e que colocam em causa a nossa estabilidade política (paz).
41Gerir


Gosto · 1 dia(s) · Editado


Efraimo Neves Euclides Flavio concordo
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Naine Mondlane Subscrevo, Ilustre!!
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Pablo Osvaldo Osvaldo Nem mais..
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Carlos Muchiguere F'Carter Tudo dito 👏🏾👏🏾👏🏾
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Antonio A. S. Kawaria Euclides Flavio, a prova dos nove de Marromeu já não se trata de um processo duvidoso, mas um processo onde a Frelimo pratica fraudes a seu bel-prazer. Não fosse, não percebo de como a PGR não emitiu detencão imediata dos presidentes das mesas e o comandante da FIR.
8Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Felix Vicente Ilustre Euclides Flávio, nem mais. Mais palavras para o quê?
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Júlio Massango A Frelimo actual não está disposta a ceder o poder por via do voto e não estando vivo quem por outras vias conseguia contrabalançar o cenário político, está mais que provado que caminhamos infelizmente para o monopartidarismo e por consequência a ditadura.
A protecção do roubo nunca foi politica da Frelimo dos tempos idos mas, mudam-se os tempos e mudam-se as vontades.
A insistência da desmobilização do oponente "antes das eleições" está sendo gradualmente justificada.
O povo não quer mais a guerra mas há quem empurra o país para tal.
Queremos paz e paz sem roubos.
6Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Salvado Novela Nada mais me espanta neste país, se os partidos da oposição cederem a esta brincadeira, juro que um Dhlakama irá renascer em mim. O caso da Matola foi o mais crítico...
5Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Mauro Da Crise Mauro Em Moçambique enquanto nós tivermos os orgãos eleitorais partidarizados podem crer que nunca vamos ter um processo eleitoral limpo
4Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Euclides Da Flora devemos reinventar a o tipo de órgão de administração eleitoral. a composição partidária da CNE não garante confiança ,integridade e transparência .
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Pablo Osvaldo Osvaldo Gatunagem
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Carlos Muchiguere F'Carter O beneficiário chega sempre no fim: saúda os eleitores que confiaram e votaram no seu partido, parabeniza ao governo pela organização deste acto "que engrandece" a nossa jovem democracia e diz que Moçambique é um dos poucos países em África que organiza eleições regularmente, sem se esquecer da actual situação económica que se vive, a seguir parabeniza a CNE e seus membros pela realização das suas actividades com zelo e determinação..
Assim vão coisas por cá
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Jaime Carlos Foram pacientes em muitas ocasiões. Chegou a vez de dizer basta.Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Isalcio Mahanjane Que fazer!Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Paulo Simbine Lamentável 😤Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Ulsaya Maguibanyane Mophrime Tolstoy e Russell Vagner
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Antonio A. S. Kawaria Parabéns vogais da Renamo e do MDM por não colaborar com o banditismo:
Cá por mim agora quero saber se na Frelimo há alguma reserva moral porque existindo, repudiará publicamente a vergonha de Marromeu.
6Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Pablo Osvaldo Osvaldo Essa reserva moral é cobarde...estao a espera do camarada presidente falar pra seguirem...Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Linette Olofsson Banditismo silencioso
1Gerir


Gosto · 1 h · Editado


Dilermando Quive
Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Álvaro Xerinda
Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Felix Vicente Tal como os outros disseram, sou da opinião de que se pare definitivamente com as eleições, porque ainda não estamos preparados para isso. Lamentável a impunidade que se vive neste País (in Borges Nhamirre, DW Africa).
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Paul Fauvet Nao vejo como o sheikh Abful Carimo pode continuar a presidir a CNE nessas condicoes. Acho que ele deve contactar o President Nyusi para dizer: "ou a Frelimo permite a recontagem, ou eu vou sair do CNE. Nao vou legitimar com a minha presenca o rol de ilegalidades que aconteceram em Marromeu".
8Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Felix Vicente Paul Fauvet brilhante ideia.
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Pablo Osvaldo Osvaldo Nem maisGerir


Gosto · 1 dia(s)


Manuel Mucári Paul ele nao deve contactar o PR deve somente colocar o lugar à disposição e dizer que já engoliu sapos demais. Por uma questão de liberdade de consciência e ética essa é que deve ser a sua atitude. Quanto a Frelimo o dia do julgamento não está tão longe assim...
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Isalcio Mahanjane Justiça vs legalidade...Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Manuel Mucári Mais, este comportamento dos membros da CNE é vergonhoso. Vimos como os mesmos afastaram um candidato em
Maputo. Outro órgão que carece de depuração e o CC. Parece que este não vem boi na planície, age pelo coração.Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Tsemba Mahotse Tudo isso deve-se à impunidade. Se de facto se punisse seriamente quem comete estas indisciplinas, haveria receio de manchar-se os processos eleitorais. Falta de inspecção e punidade sérias.
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Narciso Daniel Cossa a minha opiniao e a seguinte: relativamente a primeira pergunta, nao vale a pena continuarmos a realizar eleicoes em Mocambique pois no nosso contexto elas estao desprovidas do papel que as eleicoes tem um regime democratico (meio atraves do qual as comunidades outorga o poder aos titulares dos orgaos de soberania, mas neste caso concreto aos orgaos municipais).
1Gerir


Gosto · 20 h


Narciso Daniel Cossa Facto curioso e que a Frelimo sozinha tem 5 membros na CNE e a oposicao tambem 5 (4 da Renamo e 1 do MDM). No entanto os grandes traidores sao os supostos representantes da Sociedade Civil, quando na verdade sao uma continuidade da Frelimo. Nao havendo Sociedade Civil em Mocambique, a minha opiniao e de que a CNE seja composta por representantes de partidos politicos, por um principio de paridade entre Frelimo e oposicao (parlamentar) como em 1994, e um Presidente advindo da Sociedade Civil, eleito pelos pares.
1Gerir


Gosto · 20 h


Manuel Araujo Aconselho meu Irmao e Presidente da CNE a colocar seu lugar a disposicao! Mano continuar com essa Malta e simplesmente sujar o seu nome...tudo tem limites.. MA
2Gerir


Gosto · 5 h


Manuel Araujo E essa experiencia que estamos a transmitir aos irmaos angolanos para evitarem na sua legislacao! E mais nao disse...
1Gerir


Gosto · 5 h


Catman Mandlazi Dinheiro gasto.Gerir


Gosto · 3 h

Muzungu Ndini
2 h ·



CNE atribui a vitória à Frelimo em Marromeu com 46 votos de diferença e apenas anula a fraude de uma mesa porque o número de votos produzidos pelos ladrões ultrapassa o de total de eleitores inscritos. Ou seja, o Carimo teria deixado passar se os ladrões tivessem roubado com mestria sem ultrapassar o número total de nomes inscritos naquela lista.
. Por Borges Nhamirre:
. ____A CNE diz que a Frelimo ganhou com 46 votos em Marromeu
Frelimo: 8 395 votos
RENAMO: 8 349 votos
MDM: 1 594 votos
A CNE anulou resultados de uma mesa, cujos resultados estavam acima de 800, o mínimo possível numa mesas.
. Nota:
. Os representantes da Renamo na CNE boicotaram a sessão e hoje nem se fizeram no local da divulgação escandalosa. Estavam apenas os membros da Frelimo e o próprio Carimo.




41 comentários
4 partilhas
4747

GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

Comentários


Muzungu Ndini Mangussos.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Gerson Frasncisco falou bm.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Escreve uma resposta...




Tonny Wallter Chissada Como assim, essa victoria vem do nada mesmo?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Joaquim Tomé Jack Já não ha maneira neste paisGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Joaquim Estanislau Sempre fraudeGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Tonny Wallter Chissada Nós povo será k não temos nossa posição??? E onde é k devemos recorrer explica um pouco muzungu
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Muzungu Ndini Mas que barbaridade!.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Filipenses João Alcandra
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Francisco Alexandre ENQUANTO issufo ESTIVER LA NA SERA A GARANTIR COM QUE A FRAUDE AVANCE A frelixo VAI ABUSANDO E ROUBANDO A VONTADE.
O PAPEL DO issufo É GARANTIR COM QUE OS LADRÕES DA frelixo ROUBEM A VONTADE E QUE NINGUÉM DA ALA MILITAR REIVENDIQUE, E POR CIMA ENTREGAR TODOS MILITARES NAS MÃOS DA frelixo. AI A RENAMO JA ERA. TIREM AQUELE CÃO SUJO COM RUGA FALSA ANTES QUE SEJA TARDE.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Florencio Goncalves Jose Francisco Alexandre, és o melhor na leitura de mp3
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Francisco Alexandre Florencio Goncalves Jose REALMENTE SOU.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 21 min

Escreve uma resposta...




Carlitos Carlitos Ta se malGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Vasco Albertino Vasco Vasco Esses pais nao quer so armas + tambem nôs povo precisamos de agir porquê xta fazer a frelimo ja xta demais. Sem isso nôs o povo vamos continuar a sofrer, lamentar os da frelimo a rir.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Pedro Sozinho Sithole Não havia outra saída por k tudo já estava feito.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Victor Nhabinde frelixo quer guerra mesmoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Maria João Maianga Esses ja nao tem cura,aprenderam roubar onde havia falecimento é muito difícil deixar sem melhor tratamento
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Agostinho Joao Filipe Mabunda Kkkkkkkk o culpado e' a renmo.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Macade Junior Triste isso,CNE.STAE E CC é uma comediaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Marques Paciência E o que vai acontecer com a mesa não validada???
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Jaco Nickel Ford Assim é pra ir mais votar? Que merda
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Muhuluxi Alfredo Tsakalo Não faz sentido mas, o que é deles está aguardo, tarda mas chega e devem perguntar o colono português quanto tempo fez sofrer este povo pacífico?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Luis António Macuacua Afinal oque o partido no poder quer?Nós não queremos a guerraGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


João Massango João A oposicao mocambicana deve boicotar as eleicoes gerais de proximo ano,deve exigir a presenca das nacoes unidas,uniao europeia,uniao africana,comunidade santo egidio e sociedade civil como condicao para a realizacao das eleicoes.
Aquele partido da oposicao k vai desacatar essa exigencia e traidor do povo.
O povo mocambicano quer mudanca
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Florencio Goncalves Jose Que valiosa contribuição?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Escreve uma resposta...




Feleciano Trinta Trinta O Deus pai d oniverso portador d oniverso vem a nos nos ajude nas mâos tads. amem!Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Albert Edward Agora falta destruir todas celas...TUDO DEVE SER JUSTO.
Vamos matar, vamos roubar, vamos violar as crianxas...ninguem vai pra cadeia.

Consumo d drogas (suruma) deve ser legal nesse pais...

Assim que fraude è justoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Daviz Tivane Junior A FRELIMO jamais brincaria assim na barba do saudoso Dlhakama,a voz daquele senhor tinha um eco que estremecia o governo,Assim a RENAMO perde os seus apoiantes que depositamos votos sempre que há eleições mas a RENAMO deixa com que lhes tirem o pão da boca,fodasssse pah
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Lucas Chave Depois exigem um ensino de qualidade no País!! Que exemplo dão aos nossos estudantes, se dia apos dia fala-se de fraude!Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Manjor Lopez Portugal Eu tenho dito que Esses sanguinários nunca irám SE civilizar sem que tenham apanhado um XÁ MBOCOGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Manjor Lopez Portugal Pelo que vejo , São so piores malfeitores da AfricaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Guido Banco Ijidor Ijidor mais k brincadeira pha esse carimo ta louco demais ante menos uma mesa votos d fraude protagonizado pel frelimo mesm frelimo vence k piada phaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Dercio Rodrigues Vergonhoso!!!!Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Gerson Frasncisco a culpa e da Renamo,ond q xtavam os seus membro qndo os editais verdadeiro saiam pela janela?ou dpois da contagm os editais ja eram invisivel.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Mazambane Said Vamos repetir essa mesma mesa com 800 votos para vermos de verdade quem será o vencedorGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Albertino Muconde
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 58 min


Gerson Frasncisco esses caes ja nao estam biz em governarem o pais.por isso vendem a vontade do povo em troca d megalhinhas q sai do bolso do colono preto,prq mesmo no tmpo dos Tugas isso sempre existiu.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 52 min


Mondjovo Zunguza A culpa nao é so da renamo.tambem o povo e cumplis ,todas coisas sobem o povo nao reiage só manda renamo tudo renamo tudo renamo.ate quando? A Frelimo a panhou povo dele matreco.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 50 min


Azaria Sitoe RENAMO, RENANO, TÁ SEMPRE CHORAMINGANDO,, ENTAO,, VAMOS AO DESEMPANTE NA 3 Round....Tá!!????Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 44 min


Gerson Frasncisco apoiadoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 min

Escreve uma resposta...




Muzungu Ndini Azarias, não venha aqui tentar defender estas práticas. Os moçambicanos que querem o bem-estar neste país devem condenar estas práticas sem reservas e sem olhar para a cor partidária.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 40 min


Mathod Novela VergonhaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 37 min


Muzungu Ndini Esses actos são de todo condenável. Temos que abraçar o projeto da democracia e nao oprimir o povo. São actos objeto de condenação. Por isso aqui bani na semana passada pessoas que apóiam essas práticas.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 36 min


Leonel Ponte Pra me em uma vergonha total tanto pra um povo que só vê e fica calado nos todos estamos a espera da Reinamo nos um povo te que reclamarmosGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 25 min


Oscar Johane Mutimucuio Mutimucuio Governar sem legitimidade, que vergonha, a Frelimo acabou mesmo, alias este regime vai cair nem que levar certo tempoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 min


Ferrande Americo Mulavia Mesmo assim, ainda não está confirmada a vitória dos gatunos, porque falta uma mesa, uma única mesa a RENAMO vai conseguir controlar.... essa vitória é da RENAMO.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 min


Jose Majasse Dombe Contra leiGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 min


Escreve um comentário...










Muzungu Ndini está com Francisco Alexandre.
5 h ·



Comissão Nacional de Eleições divulga hoje os resultados da vila autárquica de Marromeu.



.
. Dentro de sensivelmente duas horas, o também partidarizado órgão eleitoral do Estado com intenções de servir de salva-vidas dos camaradas na manipulação dos resultados para se manterem no poder ilegalmente, CNE, vai divulgar o apuramento geral da fraudulenta eleição no município da vila do Marromeu.
. Há muita expectativa no seio dos moçambicanos de bom senso e comunidade internacional, porque querem ver e medir até que ponto aquele Órgão por parte dos seus dirigentes se encontram comprometidos com a Frelimo e sem vergonha para considerar e validar uma tamanha falsidade e aberração daquela dimensão que foi praticada perante o olhar de todos.
. Se o Abdul Carimo aceitar novamente descer ao tão baixo nível desejado pelos camaradas em subverter os resultados, será o cúmulo. Quero acreditar que o Allah Maomé que é o santo Deus ele venera, não comunga e condena veementemente actos de banditismo contra um povo. Quero acreditar vigorosamente que o Islamismo não é religião de gente criminosa e sem escrúpulo que verga por vias de manipulação dos factos para promover conflitos e guerras entre um povo irmão da mesma terra. Eu conheço o povo da religião maometana como um povo com cultura, de boa educação exemplar, íntegra, gente decente e de paz. O meu Tchekuru Yaqub Sibindy, por exemplo, é gente boa e com bom carácter. Tenho muitos bons e grandes amigos muçulmanos que praticam o bem, aliás, todo verdadeiro muçulmano é gente bastante culta e boa por natureza. Portanto, esse Carimo que mente e coloca o país em guerras, que raça de muçulmano é ele?.




15 comentários
2 partilhas
5757

GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

Comentários


Zangu Ziange
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h


Muzungu Ndini Eu não o entendo.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h


Zangu Ziange
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h


Rofino Mbalame Tomara ki não haja vencedor prk todos viram uki aconteceu em marromeu, um pouco de vergonha deve faser parte na leitura destes resultados.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h


Francisco Deniasse TristeGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h


Juvenal Gabriel Maposse Muzungu Ndini, confirma que Tchekuro sonha em ser o referido pior malandro?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h


Wutau Massango Hail Lucifer! Os cristão que estiveram nesse orgao levaram seu quinhão. Faça o mesmo tambem.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h · Editado


Edson M L Manenja Porco de mussolumanoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h


Carlos Gue Esse ai pau mandado, ne se cagasse em cima da mesa esse dezia k nao cagou kk
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h


Waisson Mafuta VergonhaGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h


Calisto Jossefa Foi como jogo de cartas de rua"BATOTA"Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h


Maria João Maianga ESSE é porco mesmoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h


Francisco Alexandre ESTE É UM DIABO EMBRULHADO NA BATA.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Tonny Wallter Chissada Olhe tome cuidados com UK falam!!!Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Agostinho Joao Filipe Mabunda A maiorias dos muculumanos sao bandidos e traficos de drogas.

Sem comentários: