sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Ucrânia proíbe a entrada no país a homens russos entre os 16 e os 60 anos


A medida foi anunciada pelo Presidente ucraniano no Twitter.
Foto
O presidente da Ucrânia Petro Poroshenko LUSA/MYKOLA LAZARENKO / POOL
O presidente da Ucrânia anunciou esta sexta-feira que está proibida a entrada no país a russos, do sexo masculino, com idades entre os 16 e os 60 anos para evitar a formação de "exércitos privados”.
A medida surge no contexto do agravamento da tensão entre Kiev e Moscovo que começou no domingo quando a Marinha russa apresou três embarcações da Armada ucraniana tendo detido 24 tripulantes, ao largo da Península da Crimeia.
De acordo com uma mensagem do chefe de Estado, Petro Poroshenko, transmitida hoje através da rede social Twitter, a restrição imposta aos cidadãos russos tem como objectivo prevenir a formação de “exércitos privados” que possam vir a operar em solo ucraniano.
No início da semana o Parlamento de Kiev aprovou a instauração da Lei Marcial como resposta aos acontecimentos no Mar de Azov, ao largo da Crimeia.
Entretanto, fontes oficiais russas disseram que os três comandantes dos navios da Armada ucraniana presos no domingo vão ser transferidos para Moscovo.
Os três oficiais vão ser transferidos para a capital russa para serem interrogados enquanto que os restantes 21 tripulantes vão continuar detidos na Crimeia, território ocupado e anexado pela Rússia em 2014.
As autoridades judiciais russas na Crimeia já decretaram que vão manter detidos os militares da Armada da Ucrânia durante os próximos dois meses para investigações.
Segundo a Rússia os navios ucranianos entraram em água territoriais sem autorização apesar de Kiev afirmar que as embarcações não cometeram qualquer irregularidade face ao direito marítimo internacional.
  1. Por enquanto apenas Trump tomou uma atitude (cancelando o encontro programado com Putin na cimeira do G20) o que não deixa de ser notável para alguém que vive no bolso do residente russo.
  2. Joao
      Portugal 
    Ah Ah os tipos são racistas e xenófobos mas não são parvos de todo. Espero que o Costa siga o exemplo e que devido à anexação ilegal de Olivença proíba os homens espanhóis de cá entrarem e só deixe as espanholas visitarem-nos. Nessa eu cá alinhava, e se fosse tipo "senhora não paga" ainda melhor. Esperemos pelo que diz o Macron, ou a Merkel por exemplo. Brilhante, só pode vir mesmo de mentes brilhantes, embora mentes nazis mas claro que no melhor pano cai a nódoa.
    1. Atenção!... Em Olivença não foi feito qualquer referendo!...
  3. o mais certo e os militares da armada ucraniana detidos acabarem por desertar para a russia. nao sao os primeiros nem serao os ultimos. receberao melhor ordenado e perspectivas miliatares mais profissionais do que na ucrania.
  4. Si Maqian
      Lisboa 
    Este provocou os russos e depois queria que a Nato fosse iniciar uma guerra com a Rússia. Não me interessa se o Putin é um ditador perante o facto de se desencadear uma guerra, onde uma das partes é o nosso país que nada tem que ver com a anexação da Crimeia, ainda por cima quando esta tem muito mais a ver com a Rússia do que com a Ucrânia.
  5. Darktin
      Anti Comunistas da Extrema-Direita
    Sanções. Continuar com as sanções. Infelizmente é esta a única linguagem que Putin percebe.
    1. Filipe Sousa
        Dublin - Música do dia: "Só à estalada" (Ruth Marlene) 
      Claro! Carregue-se no cidadao comum, que nao tem como se defender! Mulheres, criancas... "a árvore da sabujice deve regada de tempos a tempos com o sangue de inocentes"! Quando é que sancoes económicas nao resultaram? Paga Dmitri!
  6. Conde do Cruzeiro
      Assinante. 
    Que vai fazer o chefe da junta de Kiev, aos russos que estão no país?
  7. Machista...pois então não poderão existir comandos de russas armadas até aos dentes?
  8. Não vai ser por aí q se os russos se quizerem infiltrar na Ucrânia... Vai deixar de acontecer!... É mais para controlar os ucranianos do q os russos!...
  9. A mim parece-me mais uma "acção" de campanha eleitoral por parte de um presidente-candidato em maus lençóis nas sondagens.
    1. Nem com a distribuição de chocolates se safa. E a medida é de um ridículo que bate recordes, existem milhares de ucranianos com nacionalidade russa e outros milhares que desejam um melhor relacionamento, e daqui poderia sair uma boa dor de cabeça militar (como acontece no Donbass). Este regime de Kiev só trouxe problemas e a Ucrânia está cada vez mais pobre e corrupta.
    2. Jonas Almeida
        Stony Brook NY, Marialva Beira Alta 
      Tb o que ouço dos ucranianos aqui - uma oligarquia encabeçada pelo dono das fábricas dos chocolates a tentar evitar a todo o custo a tareia eleitoral (e o acesso ao poder que alimenta os seus investimentos privados) que de outra forma o espera em Março.
  10. Ceratioidei
      Oceanos 
    Uma boa notícia para os outros turistas, menos concorrência e mais eficiência nos destinos turísticos a todos os níveis. Para os ucranianos e já agora para as ucranianas com profissões na área, a diferença não será muita.
  11. OldVic
      25 de Novembro de 1975, o dia que salvou a liberdade. 
    O turismo militar russo vai cair a pique. Mais um sector da "economia" russa que vai definhar por causa de Putin.
    1. Dâaaaaaa!....
    2. Conde do Cruzeiro
        Assinante. 
      Adoro este comentário do *Pereira típico da comum-nada.

Sem comentários: